After - Depois da Promessa

After - Depois da Promessa Anna Todd

Resenhas - After

juliatorress 12/06/2020

"Sei lá, talvez algumas pessoas só queiram
ler sobre felicidade e histórias de amor clichê, mas existem milhões de
pessoas que não são perfeitas e que passaram por muita merda na vida, e
talvez queiram se identificar com essa história." O último livro da série After, para mim, foi um dos melhores, pois a história era muito repetitiva e começou a ficar chato, mas nesse livro, muitas coisas acontecem, coisas que eu não esperava de verdade. O relacionamento do Hardin e da Tessa é e sempre foi bem tóxico no começo e ia piorando cada vez mais, mas ver que os personagens aprenderam com seus erros e tentaram melhorar a sua maneira é muito real, por isso fiquei tão apaixonada por essa história, de certa forma me identifiquei com alguns personagens. Não é um romance qualquer, é uma história pesada e linda ao mesmo tempo, te faz chorar, rir, ter muita raiva, e se emocionar com a mesma intensidade. "Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dela são iguais."

gralbuquer 12/07/2021

Só as próprias pessoas podem mudar a si mesmas
Essa série de livros não poderia ser mais tóxica, o final tem uma mensagem de que ' o amor tudo supera' e todo sofrimento é esquecido diante de um final água com açúcar. O começo é lento e muito exaustivo, eu me vi mais cansada que a Tessa lendo as brigas e vai e vem dos dois em um ciclo vicioso, enquanto o começo é arrastado o final é rápido, parece que foi feito de qualquer jeito, Anna Todd só se prolonga em cenas de discussões e reflexões que já lemos nos livros anteriores, odeio profundamente o uso de tempo cortado que é constantemente usado no final, isso só releva como é raso o encerramento da saga, me lembrou aquelas novelas em que os personagens principais sofrem por mais de 100 capítulos e no final vivem felizes para sempre. Outro aspecto que me incomodou foram as repetitivas comparações com os clássicos ( orgulho e preconceito/ o morro dos ventos uivantes/ Jane Eyre) e como é distorcida a visão da autora, Darcy não merece a comparação com o Hardin e o ' romance' entre a Catherine e Heathcliff não poderia ser mais doentio. O que mais me preocupa são as pessoas lendo essas livros e não vendo o relacionamento abusivo de ambas as partes, e idealizando um parceiro feito o Hardin, as pessoas não são feitas para consertarem alguém e por mais traumas que elas tiveram não tem o direito de serem grosseiras e rudes com outras pessoas.

BrokenHearts 05/08/2020

Link: http://www.maisquelivros.com/2016/05/resenha-after-depois-da-promessa-anna.html?m=1

Quando iniciei a série escrita por Anna Todd em janeiro de 2015, nem imaginava que estava sendo apresentada a história do casal mais problemático e amado de toda a minha experiência de leitora. E sim, para quem já leu a série e talvez discorde do que tenho a falar, volto a afirmar que mesmo com todas as reviravoltas e enrolações no relacionamento de Hardin e Tessa, After me consumia, me envolvia e me fazia rir, sofrer e chorar por esse casal que não tinha nada em comum, mas que se completaram mesmo em meio a dor.

Após todas as dificuldades e obstáculos enfrentados para amadurecerem e permanecerem juntos, Hardin e Tessa parece estar seguindo o caminho certo e o futuro do casal até parece promissor, mas não se engane, muito ainda está por vir e um segredo obscuro lançado sobre Hardin nas últimas páginas de After ? Depois da Esperança, promete desestabilizar mais uma vez essa relação.

Sem conseguir aceitar a verdade sobre fatos que marcaram tanto o seu passado, Hardin mais uma vez está perdido, e agora parece que nem mesmo Tessa será capaz de salva-lo da escuridão. Com tantos conflitos internos ainda a serem trabalhados e com mais essa revelação feita em Londres - lugar que já guarda tantas lembranças ruins de seu passado, Hardin não consegue lidar com a confusão que se instalou em sua vida novamente e mais uma vez acompanhamos nosso protagonista em um processo de regressão.

Muitas vezes na vida eu me senti indesejado, deslocado da pior maneira. Tive uma mãe que se esforçou de verdade, tentou mesmo, mas não foi o suficiente. Ela trabalhava demais; dormia durante o dia porque passava as noites acordada. Trish tentou, mas um menino, principalmente um menino perdido, precisa de um pai. (Pág. 07)

Como sempre acontece, Hardin não consegue lidar com a dor e a primeira coisa que faz é afastar Tessa para longe de si. Sem saber o que fazer para ajudar o namorado a passar por mais essa situação, Tessa luta com todas as suas forças, mas quanto mais tenta trazer Hardin para a luz, mais ele demonstra que já não há salvação.

?Por que está fazendo isso?? ele pergunta, o corpo balançando de um lado para o outro. ?Por que sempre tenta encontrar meu lado bom? Acorda, Tessa! Não tenho lado bom nenhum!?, ele grita, e bate as duas mãos no peito. ?Sou um nada! Sou um merda com pais fodidos e uma cabeça fodida! Tentei alertar você, tentei afastar você antes de acabar com a sua vida...? (Pág. 45)

Para completar a confusão Hardin encontra com velhos ?amigos? e decide que o melhor seria permanecer em Londres e mandar Tessa de volta para casa sozinha. Retornando ao ciclo vicioso de más companhias, drogas e bebidas, nosso herói jogo seu relacionamento pelo ralo e dá adeus a uma Tessa destruída e humilhada de todas as formas possíveis.

Olhando para ela agora, consigo ver o tom rosado de suas faces, o olhar sem esperança, a felicidade desaparecida de seus lábios carnudos. Peguei uma menina linda que vive pelos outros, uma menina que sempre viu o lado bom em tudo, até em mim, e a transformei em um caco cujos olhos vazios me encaram agora. (Pág. 53)

Desestruturada e abalada emocionalmente, Tessa volta para casa derrotada e sem direção, mas com a certeza de que precisa se reerguer e dar um basta em todo o sofrimento que Hardin vem lhe proporcionando nos últimos sete meses. No entanto ela nem imaginava que precisaria de toda a sua força para lidar com a tragédia que está por vir, capaz de acabar até mesmo com sua sanidade.

E é somente quando Tessa está à beira do colapso que Hardin acorda e percebe que o mundo não gira apenas ao seu redor. Desesperado e ciente da burrada que fez, Hardin tenta reatar o namoro e mostrar que pode ser o que Tessa sempre quis, porém é visível a repulsa que Tessa sente por ele agora.

Durante toda a série foi normal vermos Tess e Hardin em um círculo vicioso de idas e vindas, onde ambos sempre se machucavam, mas nunca conseguiam se afastar completamente. Mas em After Depois da Promessa Tess finalmente acordou e deu um basta no relacionamento abusivo que estava vivendo. Sua decisão mostrou que sempre foi ela a base da relação, sua confiança em Hardin sempre a fez acreditar que valia a pena dar mais uma chance e tentar seguir em frente, mas Hardin foi capaz de testar todos os seus limites e dessa vez Tessa deixa claro que não está disposta a aceitar menos do que ela merece.

No desenrolar da trama foi ficando cada vez mais claro que não haveria salvação para o casal e confesso que isso deixou meu coração em frangalhos. Tessa decidiu pôr sua vida nos eixos, reestruturou seu relacionamento com a mãe, voltou para seu lugar de origem e se dedicou apenas a realizar seus sonhos, algo que no caso não incluía Hardin.

Hardin por sua vez decidiu dar a Tess o espaço que ela precisava e se manteve a distância sem ter a real certeza de que um dia a teria nos braços novamente. Enquanto Tess ia reestruturando sua vida sozinha, Hardin também se permitiu amadurecer e aceitar seus problemas e dificuldades como nunca havia feito antes.

Chegar ao quinto livro dessa série sem me emocionar foi algo impossível e mais difícil ainda foi acompanhar Hardin e Tessa cada vez mais distantes. Anna Todd criou personagens com problemas reais e com características marcantes e acredito que isso seja o grande diferencial dessa série, uma história cheia de reviravoltas, com personagens que nos marcam e que nos provocam um misto de sentimentos conflitantes.

Embora tenha achado o final da história corrida e ter sentido falta do detalhamento de alguns assuntos que esperei o livro inteiro para ver acontecer (quem leu sabe do que estou falando), After me marcou e deixou sua história de amor e ódio para sempre gravada no meu coração. Para aqueles que adoram um romance ou simplesmente não resistem a uma história viciante, a série After é mais do que recomendada.

Xofana 27/05/2021

Acabou
Finalmente acabou não estava mais me aguentando por não conseguir para de ler esses livros, não dormi praticamente por uma semana pra ler essa saga, história ruim, personagens ruins, quase tudo é ruim só que vc não consegue parar de ler. Estou chocada comigo até agora kkkkkkkkk
Dama 27/05/2021minha estante
Tô chocada q é ruim e não dá pra parar de ler kkkkk Nunca tentei, mas prefiro nem tentar?

luanabtp 27/03/2018

Enojada.
Eu, sinceramente, fico entristecida em ver quantas mulheres elogiaram essa série e, mais ainda, em pensar que essa seja a visão - deturpada, ouso dizer - que a autora tem sobre o amor. Fiquei imensamente perturbada com essa leitura, cada página ansiava mais que acabasse, para que eu não tivesse mais que aguentar essa relação nojenta. Esta série descreveu ao longo de cinco cansativos livros, nada mais do que um relacionamento abusivo, tóxico, lixoso, nojento, que foi tudo de ruim menos amor. Sim, há altos e baixos entre um casal fora da ficção, mas não dessa escala, essa história não representa em nada algo saudável. O ?mocinho? é um desequilibrado, manipulador, egocêntrico, abusivo, machista, uma pessoa de alma tão obscura e ruim que beira a insanidade. Gente, sinceramente, não romantizem isso, não aceitem isso, não adorem isso. Nenhuma mulher deveria sujeitar-se ao papel de Tessa Young. Espero conseguir esquecer essa leitura, pois só me proporcionou nojo.
Amandinha 04/12/2019minha estante
Aquela parte do livro (não lembro agr se é nesse ou no 4) que o Hardin fala que o relacionamento deles ?NÃO era abusivo não importa o que os outros falassem? me deixou puta da cara

Dai Bazilio 24/10/2021

Eu vivi para ver o amadurecimento do Hardin.
Preciso começar dizendo: eu vivi para ver o Hardin amadurecer e me cativar! kkkkkk
Pode parecer impossível nos primeiros quatro volumes da série, mas ele, enfim, amadurece, se torna (um pouco) mais responsável e sensato e luta pelo amor dos dois. Mas, obviamente, não sem antes ter uma boa dose de drama, brigas, desentendimentos e péssimas atitudes. Afinal, não seriam Hardin e Tessa sem esses ingredientes.
Eu achei que esse quinto volume tem uma carga dramática maior do que os anteriores. É sofrimento do início ao fim, mas, finalmente, nós temos o tão esperado final feliz do meu casal disfuncional preferido!

?Não me importa como nem por quê. Se você me quiser de qualquer jeito que seja, não precisa explicar. Já sou seu.?

?Não se pode fugir de si mesmo indo de um lugar a outro.?

Acho que poderia ter um pouco menos de sofrimento no final, já que eles passaram por tudo que podiam e não podiam durante toda a série, acho que a autora pesou um pouco a mão no drama até o último capítulo. Gostaria de ver as coisas se resolverem mais facilmente depois do que aconteceu ao longo desse livro. Mas, como eu disse, o drama intenso é característica fundamental desse casal, então apenas manteve o padrão.
Depois de quatro livros eu comecei a ter muito mais empatia pelo Hardin do que raiva pelas suas atitudes. Acho que a história dele é bem pesada e deixaria qualquer pessoa traumatizada. Fiquei muito triste por ele em diversos momentos. E achei a separação deles no final desnecessária. Mas ficou coerente com toda a trama.

?Uma pessoa só sabe como tem sorte de poder passar a vida com a outra metade da sua alma quando é obrigada a viver sem ela.?

Eu gostei que no final mostra a evolução do relacionamento deles ao longo dos anos, os filhos e tudo mais, achei ótimo.
A escrita continua viciante, é bem difícil parar de ler qualquer um desses livros. O fato de ter capítulos curtos com bons ganchos te faz avançar facilmente na leitura.
Posso dizer com facilidade que valeu muito a leitura, não me arrependo nem um pouco. Gostaria que o final fosse um pouco diferente? Gostaria. Mas foi um final satisfatório para a série.
Acho que essa fala do Hardin reflete bem demais a série:
?Tudo na minha vida gira ao redor dessa mulher, e algumas pessoas podem dizer que não é saudável ou que é obsessão, até loucura, mas quer saber de uma coisa? Não ligo, estou pouco me f0d?nd0. Eu a amo, e ela é tudo para mim. Se as pessoas querem falar m?rd4, podem enfiar seu julgamento no r4b0, porque ninguém é perfeito, p0rr@, e Tessa me deixa perto da perfeição, o máximo que sou capaz de alcançar.?

Uma última observação: não se deixe levar por opiniões negativas, em alguns casos de pessoas que nem leram e só repetem o que ouvem. Leia se tiver vontade e tire suas próprias conclusões.
Thai 24/10/2021minha estante
Embora todos os pontos controversos da série, eu gostei muito de acompanhar o Hardin e a Tessa.

Dai Bazilio 24/10/2021minha estante
Também gostei bastante, apesar de achar que o final poderia ter sido bem melhor

Madu 10/07/2020

não estava pronta
Meu Deus que evolução foi essa eu realmente não estava esperando por tudo que aconteceu nesse livro.
Acho que esse foi o volume que salvou a série. Fico meio puta por tudo ter se resolvido e você pensar ?poxa era só eles conversarem? esse tempo todo.
Mas entendo que eles tiveram que passar por tudo isso pra chegar onde chegaram, a história é realmente muito bem escrita e eu sentia tanta raiva e a dor das traições que a Tessa tinha que passar que esse último volume conseguiu curar tudo.
Não sei ainda estou passada que terminei esse livro sem querer matar ninguém e só estou feliz.

Rafa569 10/04/2021

Eu gosto dos livros e da escrita da Anna mas é importante lembrar que conta a história de um relacionamento abusivo, que só termina em um final feliz porque é um livro!!
Vejo muitas meninas romantizando e desejando um relacionamento igual, é um absurdo isso, eu não consigo acreditar que alguém realmente queira um Hardin em sua vida, o livro deveria nos passar uma visão oposta disso, a Tessa aceitou coisas absurdas que Hardin fez, começando pela aposta, que é super pesada.
Tessa foi muito dependente de Hardin, sempre acreditando em suas palavras e aceitando suas desculpas, um reflexo da vida real!

Marcela87 18/03/2021

Melhor livro da série
Nossa esse livro foi um tapa na cara tão grande, quase q acaba meu marca texto de tanto marcar as coisas importantes.
Nesse livro conseguimos ver a evolução do Hardin claramente, ele está desde o começo da série se esforçando e muito para mudar mas sinto que nesse livro ele finalmente conseguiu alcançar seu ápice.
Sofri muito vendo os problemas da família do Hardin e da Tessa, eles tem uma família muito fodida e é bem claro que se eles não tivessem um ao outro eles estariam bem pior.
Porém o Hardin é bem toxico mesmo e a tessa, se formos pensar pelo lado da razão, deveria terminar com ele. Acontece que eles são apaixonados um pelo outro e por isso eles tem que ficar juntos e superar as dificuldades.
Em relação ao final achei tudo muito corrido e aconteceu muito rápido, até hoje não entendi pq eles não ficaram juntos depois do livro mas enfim.
A serie de after me ajudou a aprender muito, principalmente por ser uma adolescente que frequenta lugares que nem o Hardin frequentava e vou levar para o resto da vida.

babirios 04/01/2016

"É o tipo de história de amor que lida com problemas de verdade. Não é uma história sobre perdão e amor incondicional, e mostra quanto uma pessoa consegue mudar, mudar de verdade, se tentar bastante. É o tipo de história que prova que qualquer coisa é possível, quando se trata de superação. Mostra que, se você tem alguém com quem contar, alguém que ame você e não desista de você, pode encontrar o caminho para sair da escuridão. Mostra que, apesar dos pais que tivemos, ou dos vícios que adquirimos, é possível lidar com qualquer coisa que atrapalhe, e superar tudo para se tornar uma pessoa melhor. É esse tipo de história que o After é." Hardin - After, Depois da Promessa

Não existe melhor descrição para o que After é, do que uma dada pelo próprio personagem do livro. Indo além de uma história de amor, a obra de Anna Todd mostra as provações e superações de um casal, que provavelmente não deveria estar junto, mas que fez acontecer. Chorei, ri, fiquei aflita e viciei completamente. Li o cinco livros em poucas semanas, e acho que não vou aguentar ficar distante de Hardin e Tessa, disfuncionais e apaixonados, por muito tempo.
O amor não acontece como nos clássicos, não segue uma ordem cronológica de acontecimentos, e nem sempre termina com imaginamos. Esse casal é capaz de transmitir esse tipo de ensinamento melhor do que se pode imaginar. Não sei se tomaria as mesmas decisões que Tessa tomou, ou que suportaria algo do tipo. Abusivo ou não, os dois se amavam, e eles mudaram, o que me surpreendeu. O que achei mais interessante foi que observamos as mudanças dos personagens ao longo dessa trajetória, desde os principais aos coadjuvantes. Vi uma mulher forte nascer e um homem quebrantado se reerguer.

Depois de tudo eles conseguiram, pois, seja lá qual for a matéria de que suas almas são feitas, a dele e a dela são iguais.
Fran 07/01/2016minha estante
Adorei a resenha, vc falou tudo o que eu gostaria de falar sobre After. Acho que nunca um livro mexeu tanto com meus sentimentos como este. Acho que vale mto a leitura, mas vc precisa ter a mente aberta qdo for fazê-la.

babirios 09/02/2016minha estante
Obrigada Fran! Agora é só aguardar ansiosamente por Before e pelos filmes

Cíntia 15/02/2016minha estante
E o negócio é aguardar também pela spin-off do Landon... Também li toda a série em poucas semanas, e o teu comentário representa exatamente o que eu senti. Mesmo sem conhecer a autora, descobri a série do nada e viciei na hora. A forma como a Anna expôs um relacionamento tão complicado, e ao mesmo tempo tão real, é muito bacana. De uns tempos para cá fiquei fã desses romances modernos, não esperava muito do After, mas me surpreendeu e me fissurou... =)

babirios 25/03/2016minha estante
Obrigada Cíntia! Fiquei muito feliz, pois não sabia que haveria spin offs, ainda mais da história do Landon... Ebaaaa!!!

Yasmim_Haru 28/08/2020

Aceitação
Ver o próprio erro, entender que foi contribuinte para aquela dor toda, que a situação chegou ao limite e não resta mais nada dentro de si própria. Lutando contra se entregar ao que mais deseja, na busca pela reconstrução de sua estrutura fundamental, ela precisa renascer de novo, assim como ele. Nesse momento tudo é questão de tempo, de espaço, de esperar o momento certo, o momento em que ambos estarão prontos para enfim estabelecer uma relação saudável. E apesar de parecer distante, o fim de toda a angustia não demora a chegar, mas com ele se encontra uma nova luta, uma pela qual não se pode fazer muito, nessa tem se somente a espera. E com muito esforço e dificuldade o que parecia estar perdido retorna, presenteando o casal com aquilo que mais desejavam. E independente de tudo..." Seja qual for a matéria de que nossas almas são feitas, a minha e a dela são iguais."