Miniaturista

Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

Razuki 16/01/2021

"As coisas podem mudar..."
Uma história com profundidade e com a delicadeza que merece ser contada.

É 1686/87 e Amsterdã foi esmiuçada com todas as suas nuances dolorosas e sombrias e mesmo assim temos a vida de várias mulheres sendo contadas com toda a invisibilidade dada pela sociedade dominada por homens e dinheiro, mas sem perder a força de cada uma que rompeu o vocabulário e o tempo e trouxe intensidade nessas longas páginas que voaram de tão prazerosas.

As detalhes são primorosos, os segredos são contados com uma maestria encantadora, deixando o suspense no ponto ideal, inclusive, recomendo que releiam as páginas inicias quando concluir o livro, será mágico a impressão de não ter lido aquela parte da história ou como é forte o sentido que atribuímos a certas partes quando se conhece o todo.

Tive o prazer de assistir a mini-série em dois capítulos da adaptação do livro, ambos são fabulosos e valem cada minuto do nosso lazer.

"(...) o amor é melhor perseguido do que conquistado."

Kronecker 20/12/2020

Miniaturista
Bem, o livro te prende bastante com a quantidade de mistérios. O problema é que o livro vai acabar e quase todos eles não foram explicados. Se você gosta disso vá em frente, mas não é o meu caso.

Nayonara 03/11/2020

Terminei o livro há alguns dias mas ainda não consigo definir se gostei ou não, teve seus momentos muito bons mas em outros a narrativa foi um tanto confusa, senti que algumas pontas ficaram soltas na história e que ela poderia ter sido melhor desenvolvida

CarolineSeco Revisora 15/10/2020

É um drama muito bem construído.
A escrita é bastante imersiva. Muitos sentimentos vêm à tona.
Gostei bastante.

Gabi 26/07/2020

Sutil como um soco
Um drama histórico cheio de mistério e segredos, onde o amor tem mil faces... A dor é infindável, cheio de sentimentos, maravilhoso, lindo e encantador.

nomundodesalem 07/07/2020

Resenha por @nomundodesalem
Miniaturista // Jessie Burton // Intrínseca // 352 Páginas⁣

🤫⁣

Em Miniaturista conhecemos Petronella, uma jovem de 17 anos que após a morte de seu pai, se casou com Johannes Brandt, um comerciante muito bem sucedido.⁣
Nella morava no interior da Holanda e assim que chega em sua nova casa em Amsterdã da de cara com Marin, sua cunhada mandora e muito mal humorada, e com Otto e Cornélia, os criados da família Brandt.⁣

Nella tentando se adaptar a nova vida de casa, passa horas de seus dias se perguntando quando seu marido dará a devida atenção a ela, até que certa noite ele chega em casa com um peculiar presente para sua noiva: Uma réplica de sua casa em miniatura para que ⁣
Nella possa passar seu tempo.⁣

Apesar de achar um presente bem inutil, Nella entra em contato com um miniaturista e encomenda alguns objetos para decorar sua nova casa de bonecas.⁣
No decorrer dos dias Nella começa a receber encomendas da Miniaturista que ela não pediu, e é aí que as coisas começam a desandar.⁣

🤫⁣

Pois aqui temos a resenha de um livro que a maior parte das pessoas não gostam.⁣
Já eu simplesmente amei, e achei um livro fantástico.⁣
Li achando que não iria gostar, que iria dormir muito durante a leitura, mas foi o oposto.⁣
Foi um livro que me envolveu tanto e se tornou muito fácil de se lido.⁣

Me contem o que vocês acham de Miniaturistas nos comentários⁣

Um beijo e uma ótima leitura, Salem 🧙🏻‍♀️⁣

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Mila 06/06/2020

Uma leitura maravilhosa... super viciante.
Você fica instigado a cada página pra saber os mistérios.

Sarah 28/05/2020

Promessas, promessas.
Ao ler a sinopse logo imaginei que esse seria um ótimo livro de mistério, mas também com uma boa dose de drama. Não recebi nenhum dos dois, sinceramente. A ideia da autora de envolver os personagens mais interessantes da trama em segredos, realmente é muito boa, mas tudo que ela promete não compensa os segredos fracos e um tanto imagináveis. O drama também não evolui, não vai muito além do que foi prometido, é fato que é pouco tempo, apenas 4 meses dentro do livro, mas ainda assim, as intensidades do acontecimento dão margem para muito mais coisas acontecerem. E o mistério, apesar de estar no nome do livro, foi completamente esquecido, e entre o que foi apresentado e nada, é a mesma coisa. Tudo que foi discutido a partir das miniaturas poderia facilmente ser discutido a partir das fofocas, tanto das personagens da casa, quanto daqueles que conviviam com os principais.

Karol Garnier 23/05/2020

Esperava um pouco mais
Eu esperava um mistério e isso foi atendido, mas esperava que esse mistério fosse revelado e não foi o quw aconteceu.

Os pontos altos desse livro para mim foram: a leitura prendeu bastante e tiveram algumas reviravoltas de cair o queixo.

Dedê 17/05/2020

O livro que desfaz a premissa
Com certeza tenho sentimentos ambíguos em relação a esse livro. A história possui muitos altos e baixos, com momentos de vastos acontecimentos e muito interesse e outros de monotonia. Mas o que mais me incomodou, sem dúvidas, é o mistério, que dá nome ao livro, ter sido mal explorado, mal construído e mal resolvido. Por vezes, é possível até esquecer a existência dele durante o livro, que possui maior foco na vivência das mulheres na Holanda do século XVII e no comércio de açúcar existente no país.

Me pareceu que a autora tentou abordar vários temas ao mesmo tempo (o machismo no século XVII, a vivência dos ex-escravos, a sodomia, dentre outros), contudo não conseguiu dar pleno apronfudamento a maioria deles e mescla-los com o que promete na premissa; o mistério.

Ainda sim a escrita da autora é fluída na maior parte do livro e em certa altura é possível desenvolver o interesse pelos acontecimentos em relação aos personagens principais do livro, apesar da dificuldade de se apegar a esses, visto que este não é um livro com vilões e mocinhos e todos os personagens expressam preconceitos e discriminações presentes na sociedade que causam engodo ao leitor.

Leiri 13/05/2020

Livro incrível, o livro de época mais diferente que eu já li, uma história cheia de dramas e muuuitas reviravoltas, ela irá te prender até a última página, super recomendo principalmente para os amantes de livros de época como eu.

Lilo.soares 12/05/2020

Não supriu as minhas expectativas
Eu comecei o livro achando que o suspense em torno da história fosse ser melhor trabalhado, a questão é que existe alguns furos no enredo, e ao mesmo tempo que a história passa muito lentamente tem outros momentos que passam muito rápido, enquanto tem coisas que os leitores anseiam que sejam mais detalhadas e trabalhadas, em outras partes torna-se uma leitura enfadonha por detalhar muito algo que não será tão útil para a história. Este com certeza foi o livro que eu mais demorei para terminar, e tive que me forçar para terminá-lo, mas isso nn significa que é um livro ruim, essa foi minha experiência com a leitura, pode não ser a sua.

Luciana.Valentim 12/05/2020

Mistério em pequenos objetos...
Um casamento arranjado e uma jovem em sua nova família cheia de segredos.
Segredos que não são eternos e com o decorrer do livro tudo vai sendo revelado.
Gostei deste livro principalmente pq a autora não deixa pra acontecer tudo no final, os segredos vão sendo revelados e aparecendo os seus dramas.

Paula.Hirano 05/04/2020

Ainda absorvendo...
Esse livro tem tantas horas de espanto e surpresas, eu criava teorias e ainda assim consegui errar todas. E ele não te prepara para a bomba que está prestes a soltar, e não é uma só, são várias. Uma leitura que prende e não prende pelo simples fato de "a qualquer momento vai vir uma informação nova, ou será que tem alguma pista?"
Imagino muito a história desse livro num filme de drama com um toque de terror e suspense. Ou um suspense com um final que não é obvio.

Bom, ainda mais pela personagem existir no mundo real (apesar da história do livro ser ficticia)