Miniaturista

Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

rebeca 16/03/2020

Achei interessante a história se passar em Amsterdã no século XVII, mas poderia ter mais detalhes sobre como eles seguiram a vida depois de tudo que aconteceu.

Bruna.Menegildo 16/03/2020

Miniaturista - Jessie Burton
Há um tempo atrás em busca de novos livros me deparei com este que de cara já me chamou a atenção pela capa que convenhamos: foi muito bem produzida e tem tudo a ver com a história nele.
A sinopse também me chamou muita atenção por se tratar de um drama suspense em pleno século XVII em Amsterdã. AMO novelas e suspenses históricos.

O drama de Petronella Oortman começa quando recém casada, chega a "sua" nova casa, onde terá que se adaptar ao seu novo modo de vida e as regras da sua tão temida e misteriosa cunhada Marin Brandt. Uma mulher cuja a devoção protestante fala mais alto, além de ser muito reservada e ter gostos peculiares para coleção.
Os criados da casa também tem um papel significativo para a trama. Cornélia sendo a unica companhia de Nella, a ajuda em seus primeiros dias na casa e como conviver com Marin que desde sua chegada não aprova Petronella.
Otto, um criado negro e livre, que cuida dos afazeres mais pesados da casa e aos assuntos particulares de Johannes Brandt.
Seu marido apresenta comportamentos estranhos para Nella ao não a tocar apos o casamento e a tratando com diferença.
Com a chegada do presente exorbitantemente grande, caro e inútil de seu marido, uma réplica de sua casa, também chegavam seus problemas.
Com o contato de um miniaturista da cidade, Nella encomendava os pequenos objetos para decorar sua casa de bonecas, mas com esses pedidos também chegavam mini objetos que predestinariam acontecimentos que somente quem vivia nesta casa saberia.
Um dia Nella toma a decisão de seguir o marido até seu escritório, para descobrir o que tanto o prendia no trabalho e o afastava de seu casamento.
Petronella descobre que seu marido é um Sodomita, como era chamado um homossexual da época. Isso a estarrece e a faz não mais acreditar que possa ter uma vida em segurança em Amsterdã, enquanto o miniaturista misterioso continua a assusta-la com suas previsões em forma de miniatura.

Eu particularmente gostei bastante do enredo até pela metade do livro, após isso já fica bem previsível o que pode acontecer, mas não perde o rebolado.
A leitura realmente me prendeu e eu não achei muita dificuldade na escrita. O final de Marin isso eu não previ hahaha.
Achei o livro bem interessante em termos históricos pra quem não tem noção de como funcionava a sociedade na época na Holanda.
Existe uma adaptação Mini-série de mesmo nome "The Miniaturist"(2017) que condiz muito com o livro, vale a pena dar uma olhada.
Bruna.Menegildo 17/03/2020minha estante
Minha resenha também está no Clube do Gueto: https://clubedogueto.com/miniaturista-jessie-burton/

*azeviche* 06/03/2020

As coisas podem mudar
Certamente esse não foi um livro tão recompensador de ler, e não digo isso por achá-lo ruim, o que não é verdade, mas sim porque eu não estava preparada pra sua premissa simples e direta, com alguns rodeios que me cansaram e com um suspense que não me prendeu em muitos momentos. Claro, eu alimentei demais minha expectativa, então admito parte da culpa.
Cheguei ao fim para entender principalmente aonde ia a protagonista e os dois outros personagens com mais destaque; para entender se os segredos iam me compensar pela espera; e em grande parte, para saber a real intenção da miniaturista, sendo esta a que deixou um gosto mais agridoce ao finalizar a leitura.
Miniaturista é bem escrito, é interessante, tem uma boa premissa e uma capacidade incomum de me deixar sem saber se gostei ou não do que li. Sua maior conquista talvez seja não florear a vida ao mostrar seus personagens mais humanos do que imaginamos antes de ler.
E como uma prece aos personagens em sua jornada final/novo início, e a nós mesmos, espero que as coisas possam mudar. Para melhor, se possível.

Jana 16/02/2020

Uma história cheia de mistério
Esse livro é daqueles que prende do início ao fim... Durante essa leitura, tive a impressão de estar relendo O morro dos ventos uivantes, não porque as histórias são parecidas (não são nem um pouco), mas pelo tipo de narrativa, o comportamento dos personagens.
Em geral, achei uma história bem original, a autora sabe segurar o mistério e o faz de forma simples, sem enrolar muito. As vezes achei os personagens um pouco "secos", mas acho que isso se deve a época em que acontece, as pessoas eram mais austeras, né?
No final, acabei sem saber o que dizer, só o que sentir hahaha foram muitas surpresas e o desfecho é um pouco triste, mas valeu a pena por ter sido um livro que não é mais do mesmo.

Danielle 08/02/2020

null
Esse livro foi para mim simplesmente maravilhoso, eu amei cada detalhe, cada personagem, me deliciei com a narrativa e o com o universo contido nele. Um livro histórico que fala de preconceitos e foi emocionante demais. Ao chegar ao fim fiquei devastada e já saudosa dessa historia tão maravilhosa.
Bruna.Menegildo 12/02/2020minha estante
Assista a mini-série! É tão maravilhosa quanto o livro!

Nat 21/10/2019

Nella Oortman é uma jovem que acabou de se casar com Johannes Brandt. Ela deixa o interior holandês e passa a morar na cidade grande, acreditando que um casamento com um homem poderoso (Johannes é um comerciante muito bem sucedido) irá lhe dar uma vida de glamour, mas a coisa muda de figura quando ela chega na sua nova casa e conhece sua cunhada, Marin, e as pessoas que trabalham lá. Além disso, ela precisa lidar com as constantes viagens do marido, o que não o torna o homem mais atencioso do mundo. Tentando alegrar a esposa, Johannes a presenteia com uma miniatura da casa em que vivem. Nella encontra um miniaturista para fazer algumas peças, mas começa a receber peças que não encomendou, e que acabam revelando muito de sua vida, de uma maneira muito estranha...

Eu não sabia o que pensar dessa história. Na verdade, só tive interesse em ler mesmo por causa da série que adapta o livro. Foi uma dificuldade continuar a ler, não porque a história não seja interessante – ela é – mas porque no início a narrativa é muito arrastada. Só depois que Nella recebe a casa é que a leitura se torna mais proveitosa, e isso por causa do mistério das miniaturas. Tive que ler os últimos capítulos duas vezes para entender tanto o mistério do artista quando para me conformar com o final. Um livro muito envolvente, que valeu cada minuto inicial arrastado, recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/10/miniaturista-jessie-burton-dll-2019.html

Lau 18/10/2019

Não é o que diz a sinopse, mas LEIA
Esse é um livro em que não dá pra confiar muito pela sinopse. A história não tem elementos de fantasia, talvez um pouco de suspense sobre o miniaturista, porém mal construído e a protagonista não evolui.
Apesar disso, o livro é bom! Você deve ler sabendo que se trata de um romance histórico. A ambientação é perfeita, os cenários descritos como uma pintura, mas o melhor de tudo é como a autora utiliza muito do sentido olfativo pra chamar o leitor pra dentro da cena. Aromas muito marcantes que você reconhece e quase os sente de verdade. A história ainda aborda sutilmente algumas questões sociais delicadas que na época não eram muito debatidas, tanto que deu no que deu no final. Deem uma chance a esse livro.

Thainná 12/07/2019

Por exigência de sua mãe, Nella se casa com um ricaço bem mais velho para fugir do estado de pobreza que seu pai deixara a família ao morrer.

Ao chegar em sua nova casa, é recebida de forma bem singular pelos moradores da casa e descobre que seu marido está viajando e não tem data para retornar. Se sente isolada do mundo.

Conforme o tempo passa, ela percebe que seu marido está sempre ocupado demais para interagir com ela.

Após muita insistência da irmã, Johannes resolve agradar a esposa lhe dando um presente peculiar: uma casa de bonecas, uma réplica perfeita em miniatura de sua própria casa.

Nesse meio tempo, acaba descobrindo alguns segredos da família e resolve ir atrás de um pouco de liberdade pra si mesma. Encontra um miniaturista para decorar sua casa de bonecas.

A partir daí, o desenrolar da trama traz inúmeras surpresas, segredos revelados e a força de uma garota em pleno século 17.

A história é boa, envolvente... Se perde em alguns detalhes e no final parece que a autora quis terminar logo o livro, não se lembrando de histórias que ela abriu no começo e não concluiu.

Senti falta da conclusão de algumas histórias. Não deram aquele gostinho de quero mais, de suspense bem feito. Pareceram desleixo mesmo.

Ainda assim, li o livro em um dia, ansiosa pelo final. É um bom livro, conta uma história que se passa numa época de enormes preconceitos e onde a Igreja tinha grande poder de decisão sobre a vida das pessoas.
Vale a pena a leitura.

kathrein.oliveira 02/07/2019

Diferente do que eu esperava
Não sei se foi só comigo, mas comecei a ler esse livro esperando uma coisa e ele foi completamente outra, do meio para o fim ele fica bem lento e se alonga muuuuuito nas descrições, confesso que fiquei um pouco entediada, mas recomendo para quem gosta de romances históricos e temas tabus, além de uma dose de choque de realidade.

Evelin 20/06/2019

Bom, mas frustrante...
Petronella Oortman segue do interior para uma cidade grande, Amsterdã. Ao chegar em seu novo lar, com sua nova família, seu marido, ela se encontra em uma situação que a frusta bastante.O único consolo a que consegue se apegar é o presente do marido, uma casa de bonecas, cópia idêntica da própria casa dentro de uma cristaleira. E assim como ela se frustrou com seu destino singular, eu me frustrei com o desenrolar da história. Houveram momentos muito empolgantes e surpreendentes, porém a miniaturista, nome do livro, não é tão explorada como pensei que seria. Permaneceu um mistério, em parte revelado e em parte obscurecido. Talvez não considerem isso um defeito, mas lia os capítulos pensando que a autora iria explorar mais essa personagem. Porém não foi isso que aconteceu.

@luareisescritora @sempredoramando 08/06/2019

Miniaturista - Jessie Burton
É gratificante quando você começa a ler um livro e é surpreendido à medida que avança na história. Miniaturista é exatamente este tipo de livro. Quando se inicia a leitura não dá para perceber o que o mesmo irá proporcionar, apenas lendo cada capítulo se pode embarcar nas emoções presentes neste livro e nas vidas destes personagens. Uma história que usa de elementos de determinada época histórica para trazer reflexões sobre a posição da mulher na sociedade, o preconceito tão antigo e intrínseco nas pessoas, além de mostrar com dose misteriosa o fascínio do ser humano pelo desconhecido. Valeu cada página lida!

"As grades de nossa gaiola são construídas por nós mesmos."

"Toda mulher é arquiteta de sua própria sorte."

site: http://maniasdeumagarotasingular.blogspot.com.br/p/livros.html

Mayara.Bernardino 27/02/2019

Sobre ser
Tenho este livro na minha estante há muito tempo, nem me lembro quando comprei, só sei que foi bem barato e meu consumismo por livros me fez adquiri-lo. Antes de começar a leitura, li algumas resenhas, pesquisei e fiquei frustrada com muitos comentários e opiniões. Larguei mão do livro e desisti de lê-lo. Esse ano resolvi ler todos os livros emperrados na minha estante, por isso, escolhi o Miniaturista como leitura da vez e sinceramente, acredito que esse era o momento certo de leitura, se tivesse lido em outra época eu certamente ficaria tão frustrada quanto fiquei com as resenhas. Alguma coisa me fez gostar deste livro, não sei se foi a linguagem ou suspense, mas certamente foi um livro que me prendeu do começo ao fim. Foi uma leitura rápida com clichês e com um final que me surpreendeu um pouquinho. Muitas coisas foram bem previsíveis e consegui decifrar durante a leitura. Vou dizer que este não é um livro sensacional, marcante, inovador, que eu nunca tenha visto nada igual, porém é um livro que te prende no momento que você começa a refletir sobre pequenas atitudes e questões que são tão reais em nossa sociedade. O livro se passa no Séc. XVII, mas o machismo, a inferioridade da mulher perante o mundo, a mulher como um objeto, como apenas a cuidadora do lar e procriadora, sem direito a voz e autonomia. Como a Igreja, a religião predominavam com força, decidindo e definindo o que era certo e errado de acordo com a mentalidade de quem tinha o poder. Esse livro me fez sentir tristeza, raiva e vergonha do ser humano, pois apesar de ser uma ficção, o cenário tem seu fundo de verdade. Hoje, podemos dizer que muita coisa mudou na nossa sociedade, quando pensamos na mulher e na liberdade de ir e vir e de se expressar, porém eu ainda acredito que existe escondido o pensamento provinciano do Séc. XVII e isso é tão perigoso quando uma arma. O pensamento e as palavras do ser humano são mais cruéis que suas armas. Mais cruéis que a fúria da natureza. Sobre o suspense que rondou a Miniaturista, penso que ao mesmo tempo foi totalmente tolo e sem nexo, como também mostrou como as pessoas são manipuladas a todo instante e como essa manipulação interfere nas nossas crenças e nas nossas ações, ao mesmo tempo reflete como as atitudes que tomamos trazem resultados, sejam eles positivos ou negativos. Enfim, acredito que apesar de não ser um livro sensacional, cheio de delicadezas e imperdível e que tenha muitas pontas soltas e muitas falhas na história, este é um livro que reflete sobre questões importantes como machismo, feminismo, preconceito (e muito, por sinal) e confiança. Um livro que vale a pena perder um tempo lendo.

"No sofrimento conhecemos verdadeiramente a nós mesmos."

"Quando conhecemos realmente uma pessoa, Nella, quando enxergamos além dos gestos mais amáveis, dos sorrisos, quando vemos a raiva e o medo patético que cada um de nós esconde, então o perdão é tudo. Todos nós precismos desesperadamente disso."

"[...] às vezes é difícil amar alguém que conhecemos tão bem."

Laisciancio 15/02/2019

Instigante e surpreendente!
Se você ler esse livro apenas com a expectativa de entender o mistério por trás das miniaturas, poderá se decepcionar. Porém, se você ler esse livro permitindo que ele te passe mensagens que vão além desse mistério, sem dúvidas irá gostar.
É um livro que embora se passe na Holanda do século 17, aborda de forma leve temas muito atuais, como: racismo, homofobia e feminismo. Também mostra a fragilidade humana, a hipocrisia social e como pequenos momentos podem afetar nossa vida para sempre.
É um livro que me prendeu do começo ao fim e me fez sentir parte da Holanda daquela época. A narrativa te faz enxergar os personagens de formas diferentes ao começar a leitura e ao terminar ela. Gostei muito do livro e recomendo que leiam sem expectativas e sem se prender somente à trama das miniaturas.

Sandrics 12/02/2019

Nella (ou Petronella) Oortman é uma jovem de uma cidade pequena que após a morte do pai tem um casamento arranjado por conveniência com um rico mercador de Amsterdam. O ano é 1686 e ela está contente com o arranjo.

A partir do momento em que chega em sua nova casa, todas as perspectivas de Nella sobre o casamento começam a desmorronar gradativamente. Seu marido não a toca, sua cunhada é uma bruxa, os empregados são muito intrometidos. Ela recebe de presente de casamento do marido uma miniatura da casa em que vivem e após certo estranhamento ela resolve encomendar miniaturas com um artesão da cidade, pois não pode abandonar um presente tão caro.

Após as primeiras miniaturas chegarem, com detalhes deslumbrantes, o misterioso Miniaturista começa a enviar peças que Nella não solicitou. Personagens e objetos que parecem brincar com os medos dela, que parecem espionar sua vida particular e zombar dela.

Toda essa premissa do livro é super interessante mas não consegui me conectar nem com a história nem com os personagens, concluí a leitura com um sentimento de obrigação. Apesar de tudo isso, o livro aborda um tema importante de aceitação das diferenças em uma época em que quem ditava as regras era a igreja e as punições eram perversas.