Miniaturista

Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

Inlectus 12/01/2019

Bom.
Novelesco com um tempero de vodu.

Julio.Cardoso 03/01/2019

Eu gostei ou não?
Quando terminei o livro fiquei alguns minutos em silencio tentando consumir todo o desfecho e não sabia me decidir se foi bom ou ruim.
Miniaturista se passa no século XVII em Amsterdã, Holanda. A protagonista Nella (Petronella) tem o casamento arranjado com o famoso comerciante Johannes Brandt, após meses casada e morando ainda na casa da mãe, ela força sua mudança para a casa do marido, onde ele vive com a irmã Marin e dois criados. Nella mal tem contato com o marido, passa a maior parte do tempo com a cunhada e os criados, até que ele dá de presente uma réplica em miniatura da casa em que vivem e pede para ela mobília-la. Então ela contrata os serviços de um tal de miniaturista. A trama começa quando peças não solicitadas são enviadas e predizem o futuro ou revelam segredos jamais contados a ninguém.
Bom, para situar meus comentários, eu amo narrativas com suspense e sobrenatural, mas não sou muito fã de drama.
Miniaturista é uma narrativa “não-romance” com toques singelos de suspense, porém com uma carga dramática forte (a partir de certo ponto), gira em torno de uma possível tragédia envolvendo a família Brandt, as miniaturas são só um pano de fundo para o drama principal e o sobrenatural da estória é algo bem mais tímido que imaginei.
Eu terminei o livro olhando para a paisagem a minha volta (estava lendo no carro durante uma viagem) e me decidindo se eu odiava ou amava o desfecho, confesso que fiquei esperando um folego alegre nos capítulos finais e a carga dramática me deixou vulnerável, mas considerando uma estória europeia e escrita por uma autora europeia, acabei entendendo o contexto e gostei sim do livro.

Tainara 27/12/2018

Valeu meu tempo
devo adimitir que n consegui conter minhas lágrimas ao chegar mo final. Minha surpresa foi tão grande que nem acreditei que tinha acabado. Livro ótimo, a escrita e a história cativante, baseada em um casal de personagens que realmente existiram, conseguiu prender minha atenção durante o livro inteiro, apesar de ser bastante enrolada em algumas partes (adimito tambem que pulei alguns paragrafos), enfim, recomendarei sempre ele.

Celso 16/12/2018

Suspense legal
Li a sinopse e comprei em uma promoção.
Gostei bastante, foi uma boa surpresa, o livro tem um suspense bacana, a história se passa na Holanda de 1600 e tem um final surpreendente.

Danielle (@chimarraoelivros) 10/11/2018

Miniaturista, de Jessie Burton. A sinopse promete um suspense com elementos sobrenaturais, mas conforme fui lendo, percebi que não tinha nada de tão sobrenatural assim.
O livro conta a história de Petronella, ou Nella, uma jovem que ao casar vai morar na Amsterdã de 1686, onde seu novo marido vive.
Chegando a casa, Nella percebe que seu marido é um tanto reservado, não interage muito com ela. Eles nem mesmo tem uma noite de núpcias, o que deixa Nella ainda mais intrigada.
O marido, Johannes Brandt, presenteia a nova esposa com uma casa de bonecas – réplica da casa em que vivem –, para que Nella decore e mobilie.
Ela então começa a encomendar peças para a casa de um miniaturista que encontra na lista de serviços da cidade e se surpreende quando este começa a enviar objetos que ela não solicitou e parecem “prever” acontecimentos da casa (aí está o toque sobrenatural prometido na sinopse). Nella fica obcecada em descobrir a identidade do miniaturista e entender o porquê de enviar aquelas peças, se seria uma forma de aviso, ou alguém que a está observando secretamente.
Outra personagem do livro é a cunhada de Nella, Marin, mulher cheia de mistérios, que assim como o irmão, se abre pouco com Nella. Vivendo em uma casa em que a nova família parece a deixar de lado, ela descobre na criada uma amiga, que aos poucos vai lhe mostrando como as relações na casa funcionam e lhe revelando alguns dos segredos.
O livro é cheio de reviravoltas, muitas coisas inesperadas vão acontecendo que fazem com que a gente não queira largar a leitura. Ao fim vamos conseguindo compreender as atitudes da família e conhecendo todos os segredos, e que segredos!

site: https://www.instagram.com/p/BpMV3F6AJSU/

Natália | @tracandolivros 08/10/2018

Quando a capa é linda e o conteúdo é bom.
No frio do outono de 1686, a jovem Petronella Oortman chega a Amsterdã para começar a vida como esposa do comerciante Johannes Brandt. Na sua chegada ela é recepcionada pela irmã do marido, Marin, uma moça soturna e ameaçadora, que governa tudo e todos. Johannes esta numa viagem a trabalho e ainda vai demorar para voltar.

Na casa também vivem Cornelia, a cozinheira e faxineira, e Otto, um negro resgatado por Johannes, este último sofre bastante preconceito quando esta na rua, as pessoas caçoam dele.

Johannes é um homem muito gentil, mas nunca tem tempo para Nella, ele nunca para em casa, e quando esta, fica trancado no escritório. Numa tentativa de fazer Nella sentir-se em casa, ele lhe dá uma casa de bonecas, uma miniatura de sua própria casa. Mas ao encomendar os primeiros objetos com o miniaturista da cidade, Nella recebe algumas surpresas junto, e vários segredos começam a ser revelados.
“No sofrimento conhecemos verdadeiramente a nós mesmos”
“Miniaturista” é um livro que fala sobre segredos e mentiras, o poder que eles têm e a enorme bagunça que dá quando descobertos. O livro demora um pouco para engrenar, tem uma narrativa mais lenta e descritiva, mas depois que o primeiro segredo é revelado, ele corre e não dá mais para deixar de ler.

É um livro com um final triste e realístico, nada de flores e nem de carinhos. Uma história turbulenta, que mostra o que realmente acontecia naquela época com esses segredos específicos. Nella também amadurece muito durante a trama, e sua mente esta sempre sendo testava por mais um obstáculo. Genial e muito bem elaborado!

site: https://www.instagram.com/p/BmgTPRRncmH/

patita 03/06/2018

Estupendo
Um livro fascinante. Personagens minuciosamente construídos, em detalhes,. esperança e personalidades como se fossem, de fato, as miniaturas da estória. Sou ua leitora chata. Raramente dou 5 estrelas a um livro ou coloco alguns na minha estante de favoritos mas este merece cada estrela. O suspense mantido durante todo o livro, sem perder o fôlego, e a minuciosidade da autora na construção do drama, dos personagens e o cuidado na narração da história de Amsterdã no século XVII merecem a mais alta avaliação. Vale ler o glossário holandês do século XVII, as comparações salariais e os exemplos de custos domésticos da época antes de iniciar a leitura do livro,

Jenny 04/05/2018minha estante
Eu também esperava mais do desfecho... será que a série que fizeram responde algumas das nossas perguntas? Espero que sim rs! Gostei muito das reviravoltas com o Johannes, Marin e Otto, mas esperava uma explicação melhor das razões que motivaram a Frans Meermans e principalmente a Miniaturista. Que capitulo foi aquele com o tal do Lucas Windelbreke (pai da Petronella miniaturista)?? No momento em que pensei que viria alguma explicação... ele não explica nada. E a bonequinha da Nella com a Agnes? Quais eram as mensagens da miniaturista para os Meermans? Enfim... muita coisa não foi respondida, não pelo menos pra mim que terminei o livro com a sensação de não ter entendido a estória... uma pena. Do mais também gostei da escrita e do enredo, não esperava uma estória de amor como muitas aqui se queixaram da ausência de "romance" no livro. Em resumo eu gostei e avaliei com 3 estrelas, mas...

Aventura de aprender 12/08/2018minha estante
Que série é essa?

Sil 03/12/2017

O FINAL DECEPCIONA.
Olá,
essa é a história de Petronella Oortman. Nella teve um casamento arranjado com Johannes Brandt, um rico comerciante de Amsterdã. Seu pai morreu e deixou dívidas, por esse motivo o casamento será um ótimo acordo para ela, que vai sair do campo e ir para a cidade.
Ao chegar na casa, Nella é recebida por sua cunhada Marin, pela empregada Cornélia e por um grande negro chamado Otto. Ao ver Otto, Nella se surpreende, pois é a primeira vez na vida que ela vê um homem negro. Porém nem sinal de seu marido Johannes, que está viajando á negócios. Ela logo de início percebe um clima estranho na casa: os empregados palpitam na vida dos patrões, e todos comem de forma humilde, economizando em alimentos e não consumindo nenhum tipo de açúcar (grande novidade na época de 1800). Mas quando seu marido retorna a casa, fica ainda mais estranho, pois este não comparece ao leito nupcial.

Como presente de casamento, ela recebe de Johannes uma casinha de bonecas, a qual ela tem a tarefa de mobiliar. Procura então os serviços de um miniaturista, que não se identifica nem se deixa ver. Esse miniaturista passa a mandar várias coisas para Nella, coisas que só quem vive na casa poderia saber. Isso a faz pensar que está sendo vigiada, e o fato das portas baterem á noite, só cria um clima ainda mais misterioso. Após um tempo, ela passa a receber coisas que jamais encomendou, coisas que predizem o futuro.

Certo dia, por acidente, Nella faz uma descoberta que põe em jogo o futuro de todo mundo que vive ali. E é a partir de então que você entende o motivo de muitas coisas estranhas acontecerem naquela casa.
Este é um livro bom, com um contexto histórico muito interessante, com uma trama muito boa, porém com um final decepcionante. A resolução do mistério do miniaturista é fraco e beira ao ridículo. O que fez o livro valer a pena, é o mistério que ronda a vida das pessoas na casa. Confesso que fui pega de surpresa com isso. Existem algumas partes que nos deixam apreensivos e curiosos, e a atmosfera do livro é toda misteriosa.
A edição é linda e cheia de detalhes. Vale lembrar que a casinha de bonecas de Nella realmente existiu, inclusive temos uma foto da mesma que hoje se encontra em um museu na Holanda.
Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br

gabiberries 08/10/2017

Muitos segredos, poucas respostas
Começou a ficar bom a partir do momento que ela recebeu os primeiros itens da casa de bonecas. Tem bastante segredos que prendem a atenção, e o desfecho é interessante pq foge do esperado final feliz. Mas, em geral, foi uma leitura lenta.
Não entendi se existe um elemento de magia/previsão ou se foi tudo imaginação. Pela sinopse eu esperava algo bem mais fantasioso, e acabou sendo mais sobre relacionamentos complicados, segredos e comércio de açúcar rs.
É bom, mas não me conquistou.

Julia 22/09/2017

Decepcionante
Não consegui encontrar um propósito nesse livro além de retratar a Amsterdã do final do século XVII e da vida doméstica sobretudo feminina. Um mistério que permanece um mistério, personagens até interessantes mas não marcantes e uma narrativa bem maçante compõem o livro pra mim. Parece que a autora teve várias ideias mas não soube bem o que fazer com elas e saiu escrevendo qualquer coisa que vinha à sua mente - como eu disse - sem ter um propósito. Bem decepcionante.

Paula.Martuchelli 03/08/2017

Linda época e linda história, mas...
Gostei muito do pano de fundo da história ( Holanda século XVII) e da utilização de uma história real ( Petronella Brandt e sua casa em miniatura realmente existiram) como ponto de partida para a criação de uma história ficcional sobre como se deu a construção de tal casa em miniatura; saber que essa casa e essa personagem realmente existiram aguçou minha curiosidade sobre a história.
Ainda que o mistério e a curiosidade sobre o miniaturista prendam a atenção durante boa parte do livro ( que, somada a boa contextualização da época, foram o motivo de minhas 3 estrelas), achei que algumas questões foram pouco desenvolvidas e ficaram cheias de lacunas ou sem resposta; outras achei um pouco sem sentido levando em conta o contexto da época e a trajetória de cada personagem, mas não falarei mais para não dar spoiler e deixar cada um tirar suas próprias conclusões. Na minha opinião pessoal deixou um pouco a desejar.
Indicaria esse livro a quem se interessa por essa época histórica, pela história do protestantismo ( que circunda toda a trama) ou achou o tema da casa em miniatura interessante.
Aventura de aprender 05/09/2017minha estante
Gostaria de conversar sobre...

Thay 16/07/2017

Bom, esse é um bom livro. Não o melhor livro dá vida, mas os personagens dessa história 👏 maravilhosos. Assim, coisas faltaram, mas, me apaixonei. Foi uma bela história.
PS: Adorei Marin. Bj tchau.