Ozob - Vol.1: Protocolo Molotov

Ozob - Vol.1: Protocolo Molotov Leonel Caldela
Deive Pazos

Resenhas - Ozob

prof.vinic 11/12/2023

Esta resenha é um oferecimento Nux Cola, adquira logo a sua ...
Este livro estava na minha lista para leituras há mais de 5 anos, porém sempre aparecia outras coisas para ler antes ... agora resolvi este problema: ouvi o livro!
Confesso que a expectativa estava um pouco alta, até porque acompanho o Jovem Nerd e o Azaghal há muito, muito tempo. E ao eu gostei de Ghanor, que foi a primeira parceria entre o Caldela, autor deste aqui, com o grupo Jovem Nerd ...
Embora não tenha sido a melhor coisa que li/ouvi na vida, ele foi bom, com momentos épicos! Adorei as referências, não sei se percebi todas, mas notei desde um Blade Runner (óbvio) até Die Hard (mais no final do livro); ou seja, me pareceu algo na linha do Jogador Número 1 (o filme, pois ainda não li o livro hehehehehe) direcionado ao público brasileiro. Ou seja, para um cara que viveu os loucos anos 80/90 no Brasil o livro é um primor de referências, é praticamente impossível não parar para procurar algumas coisas daquela época na internet e relembrar.
Porém, eu senti o enredo um pouco pobre, o que é um problema real quando se tem muitas referências assim. Culpo o protagonista, um herói típico dos enlatados americanos dos anos 80 e não um anti-herói que a gente esperava, mas possivelmente isso foi deliberadamente escolhido. Explico melhor, o final, por exemplo, estava transparente para mim ainda antes da metade do livro ... no entanto a forma de chegar lá foi bastante divertida. Só por isso eu já gostei do livro.
Mas fica um aviso: a mente dos caras que pensaram neste livro estava um pouco perturbada, alguns momentos eu precisei mesmo dar uma parada e me distrair com algo mais tranquilo, como jogar Assassin's Creed!
Depois eu pesquisei e percebi que foi um sentimento geral, eu incluso, a mudança entre o presente e feedbacks estava confuso. Pelo menos no começo, mas com a leitura e prestando atenção no tempo de vida do Ozob fica claro de 'quando é' e 'o que está sendo contado'. O que quero dizer, no primeiro feedback fiquei tremendamente confuso e voltei alguns minutos para ver se não tinha perdido nada (estava ouvindo o livro, lembra?).
Resumo da ópera: um bom livro, cativa na ideia cyber-punk em um futuro distópico; talvez seja minha idade falando, mas eu realmente gostei e recomendo este livro.

Matheus656 08/06/2024

O século 22 é horrível
Um livro muito divertido e dinâmico, que sabe equilibrar a comédia mas se estende além da conta em alguns casos na ação, deixando os momentos de combate muito monótonos e chatos. No geral, um ótimo livro e com personagens marcantes, como Ozob, Guzzo e outros. Com momentos de reflexão e frases de efeito (as vezes) bem elaboradas.
"Não importa que você fique mal. Importa é que o outro cara fique pior!"