Uma vez você, uma vez eu

Uma vez você, uma vez eu Diego Martello

Resenhas - Uma vez você, uma vez eu

Isadora.Aguiar 18/10/2017

Uma vez você,uma vez eu.
Ano: 2015 / Páginas: 184
Idioma: português
Editora: Novos Talentos da literatura brasileira
Autor : Diego Martello

Sinopse :
Marcos e Willian, pai e filho, tentam se reconciliar após anos de desentendimento. Em paralelo, Eva, mulher de Willian, quer a todo custo engravidar, o que frustra o casal. A partir da visão do interior de cada um, esses personagens terão de reconfigurar o modo de pensar para enfrentar os seus conflitos. Nessa fase tão conturbada para todos, reflexões acompanham cada segundo da trajetória deles.

Narrada de forma surpreendente, provocativa e crítica, esta obra não tem a pretensão de apresentar soluções para os problemas enfrentados, mas, sim, mostrar as armadilhas de nosso fluxo de consciência, para compreendermos que as soluções dos problemas dependem, muitas vezes, da forma como se lida com as ilusões, ou, ao contrário, como se enxerga verdadeiramente a realidade.

O livro conta a história de pai e filho,Marcos e Willian,que devido ao seu relacionamento complicado,cheio de discussões e desentendimentos,buscam algo em comum : a reconciliação.Eva,esposa de Willian,apresenta dificuldades para engravidar,logo complica a vida dos dois.
Desde o início,o livro já nos prende com a sua narrativa,descrição e a profundidade dos personagens,o que achei incrível,que de imediato exploramos o que se passa na cabeça,ou melhor no coração dos personagens, o que nos leva a uma reflexão a cada capítulo do livro.
Com a instabilidade dos eventos,Willian é afetado por isso,o que o leva a uma reflexão sobre sua vida e decide dar uma segunda chance para si e seu pai.

A obra nos ensina que tudo está sujeito a continuar como está,e para mudar depende só de nós mesmos e que para tudo há um recomeço,aprendemos a importância do perdão e ver que o amor supera tudo,até mesmos as pequenas e grandes dificuldades e muita da vezes não damos valor as coisas e que percebemos isso somente quando não as temos mais.

O livro é completamente apaixonante,os fatos,os personagens,as reflexões,as palavras e os choques que tomamos de acordo com que passamos as páginas,a capa é linda,tanto o texto verbal e o não verbal.O autor expressa sua mensagem de uma maneira emocionante e profunda,o que é admirável. Portanto,esse exemplar merece 5 estrelas e recomendo a todos que leiam pois é uma leitura gostosa,rápida e encantadora.

"Por que o tempo nos ajudaria ? O fato de dar tempo ao tempo pode não resolver quando estamos somente a procrastinar...acredito que o tempo só se torna importante,real,perceptível quando estamos empenhados em algum objetivo"

Carol - @ressacaliteraria_ 16/10/2017

Resenha: Uma vez você, uma vez eu - Diego Martello
Em "Uma vez você, uma vez eu" temos como protagonista Willian, um homem bem sucedido, e marido de Eva, que tenta a todo custo engravidar sem obter sucesso. Além disso, não mantém contato com o pai desde um desentendimento na empresa do mesmo, a D&D, gerado por insatisfação pessoal e imaturidade de Willian.

"Ouvir ou desejar bom-dia, em minha mente, era como se descartássemos o dia anterior e começássemos este novo dia, nus e inocentes. O bom-dia lembrava um recomeço."

Possuindo alguns dilemas pessoais que o desestabilizam diariamente, Willian acaba se vendo infeliz quando acredita que sua vida pessoal está desmoronando lentamente. Após receber um telefonema com a notícia de que seu pai havia sofrido um acidente de moto, aceita se reaproximar visitando-o, ao mesmo tempo em que relembra memórias de sua vida, como sua infância e sua mãe. E é a partir daí, que observamos o crescimento de Willian e as surpresas que lhe esperam.

"Queria mudar minha vida, mas tinha medo de enfrentar o primeiro degrau que me levava à mudança. Não encarava a escada, mas sempre procurava saber onde ela estava para poder sentir que ainda tinha uma opção a escolher."

Chegando a casa do pai, lhe pede para que conclua o projeto que começou para os membros da empresa levando um envelope para o topo da montanha atrás da casa. Willian recua, mas acaba aceitando sem saber que ali estaria uma missão particular e a chave para refletir sobre sua vida, passado e presente, e decidir sobre a melhor maneira para vivê-la.

"Você é como uma música que toca nos ambientes em que entra. Cabe a você ser agradável ou não. Nenhuma nota passa despercebida."

Embora o livro possua parágrafos bem grandes, esta é uma obra que nos faz refletir juntamente com o personagem, nos lança ensinamentos e lições de vida que nos alcançam de forma incomparável. O autor foi extremamente inteligente ao transmitir suas mensagens, nos mostrando: posicionamento, arrependimento, valores, recomeço, auto-estima, e principalmente perdão, de forma única. Aprendemos que algo simples pode ganhar enormes proporções. E que as soluções somente são encontradas se forem observadas por outro ângulo, ao invés de problematizarmos ainda mais as situações, já que nenhum problema é solucionado no caos, mas no silêncio, quando procuramos compreender e enxergar da melhor forma.

"Portanto, não mais amaldiçoaremos as pedras em nosso caminho ou abençoaremos as planícies, mas entenderemos suas diferenças e benefícios firme com nossos próprios passos e podermos continuar a caminhar, independente do terreno".

O que o livro nos passa é exatamente o valor da vida. Lembrando, que é sempre necessário uma lavagem na alma para conseguir seguir em frente, sem guardar mágoas do passado, e que não importam as circunstâncias, é fundamental demonstrarmos amor e afeto a quem queremos e temos por perto, já que não sabemos o dia de amanhã e talvez ele se quer exista. Um livro que a cada página virada era como uma tapa na cara para a realidade (o que me fez marcá-lo quase todo), uma verdadeira obra para ser degustada, e gratificante é a palavra que eu tenho para definir!

"Os problemas e os obstáculos que aparecerão ou que você mesmo tenha criado, sempre estarão a um nível a mais que sua capacidade de superá-los. Eles estarão lá em cima, ansiosos, lhe chamando para alcançá-los lhe atentando para que suba mais um degrau, pois eles desejam ser vencidos, derrotados para que possam voltar ainda mais fortes, quando lhe provocarão para que os vença novamente."

A narrativa é em primeira pessoa, o que instiga a sair do automático, fazendo parar, refletir e propor-se a entender a história. A capa combina perfeitamente com a essência do livro. A diagramação ficou muito boa, tendo as letras de um tamanho confortável para leitura, páginas amareladas e com detalhes no início de cada capítulo.

"Mas, então, por que não recomeçar desde agora? Quer aguardar a morte chegar para uma segunda chance? O que o impede? O recomeço não é um ponto de início, e sim parte do caminho como um todo. Caminhamos, todos os dias, pelo mesmo gramado, porém não há nada de errado em aprender a caminhar de forma mais leve."

Sendo uma onda constante de emoções, é um livro perfeito para quem quer "acordar" e sair da zona de conforto. Super recomendado e favoritado!

''Se um dia a vida não estiver exigindo de você, então você já não estará mais vivendo.''

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/10/resenha-uma-vez-voce-uma-vez-eu-diego.html

Babi 13/10/2017

Uma leitura reflexiva
William é casado com a mulher que ama e acaba de receber a proposta de um emprego. .
Porem ele e sua esposa  enfrentam dificuldade de gerar filho e Willian esta afastado do pai Marcos.
Mas depois que o pai sofreu um acidente de moto ele resolve o visitar depois de muitos anos
Willian é un personagem cheio de incertezas e também orgulhoso .Durante a narrativa diversas vezes  encontrei o personagem principal tendo reflexões que a minha.
. "Uma vez você,uma vez eu " é um livro reflexivo sobre nosso interior e como nossos atos diante dos conflitos que nos deparamos em nossa vida.
.Esse não é aquele tipo de livro cheio de diálogos e ação aonde a leitura flui rápido .É um livro para ler em pequenas doses.
.Confesso que acho que podia ser mais interessante se houvesse  um pouco menos de reflexões do personagem narrador que as vezes deixava a leitura um pouco maçante.
.E o fim ?Sem duvida inesperado. .

Coruja Leitora 24/09/2017

Uma grande experiência
Hoje vou falar de Uma vez você, uma vez eu de Diego Martello. Nesse livro vamos conhecer a história de William, um homem bem sucedido mas com uma relação problemática com seu pai e consigo mesmo, isso acaba por interferir em seu casamento e suas tentativas frustadas de ter um filho com Eva, sua esposa.
A história nem sempre é fácil pois é extremamente reflexivo mas depois que entramos por completo nela passamos a entender com facilidade.
O livro me fez ver como guardamos mágoas por motivos pequenos, por ego ou por medo. Medo de seguir em frente, de encarar a nós mesmos e nossas culpas, nossas falhas. As vezes chegamos em uma etapa de nossas vidas onde queremos ficar onde estamos, encarar os fatos e encarar a vida pode ser assustador mas encarar e fechar as feridas é tirar um peso das costas.
Diego nos leva a encarar a nós mesmos junto com William em uma história incrível nos leva para dentro de nós mesmos em apenas 181 páginas.

BDL 19/09/2017

Uma vez você, uma vez eu
Resenha: Uma vez você, uma vez eu 👤❤
Autor: Diego Martello
Editora: Talentos da literatura brasileira

Sinopse:

William é um homem moderno, que passa por problemas familiares e ainda tem que lidar com o fato de sua esposa não conseguir lhe dar um filho, o que para ambos é muito importante, porém conforme a história se passa William tem vários sonhos que acabam ajudando-o a lidar com tudo que ocorre em sua vida.

Uma vez você, uma vez eu, tem uma narrativa muito gostosa e leve, com uma diagramação simples, lições de vida maravilhosas e com uma capa intrigante e bonita.

Confesso para vocês que eu demorei um pouco para ler o livro, já que são tantos sentimentos e tantas informações que temos que prestar muita atenção para poder extrair os melhores aprendizados. .
"Mas, então, por que não recomeçar desde agora? Quer aguardar a morte chegar para uma segunda chance? O que te impede? O recomeço não é um ponto de início, e sim parte do caminho como um todo. Caminhamos, todos os dias, pelo mesmo gramado, porém não há nada de errado em aprender a caminhar de forma mais leve." .

Galerinha, esse livro é fantástico e me surpreendeu bastante em todos os sentidos até o final, inclusive o carinho e paciência do Diego Martelo. Espero que vocês tenham a oportunidade de ler o livro e, claro, PERDOAR, que é algo essencial para nossas vidas!

Nota: 4,5⭐

site: www.instagram.com/p/BZKLktZFpWn/?hl=pt-br&taken-by=bibliotecado08

Rafaella Avelar 15/09/2017

@versosevirgulas
Aqui, vamos conhecer a história de William. Um homem que, apesar de bem-sucedido, possui muitos conflitos internos. Ele já não fala com o pai há algum tempo, além disso, a sua mulher, Eva, vem tentando engravidar - sem sucesso - e isso acaba frustrando o casal. William tem medo de não ser um bom pai, por conta da péssima relação com o seu. Eva, nada contente com isso, convence o marido a dar uma chance a Marcos, seu progenitor. William, decidido a realizar o desejo de sua mulher, vai visitar o seu pai, e, durante esse tempo, ele passa por vários momentos de relexão. Reflexões não só baseadas na relação de pai e filho, mas de toda a sua vida e de toda a sua tragetória até o momento.
Apesar de possuir poucas páginas, esse é um daquele livros em que você vai demorar para ler e absorver. Ele possui uma narrativa muito densa. Confesso que em alguns momentos eu fiquei confusa e tive que voltar algumas páginas para poder entender. O livro é muito bom, tem uma história muito interessante e as mensagens por trás dele deveriam ser levadas para a vida. Em alguns capítulos a história fica maçante e cansativa, justamente pelo fato de ser bem reflexivo, mas, com paciência e sempre respeitando o seu tempo, tudo flui. Não tenho nada a reclamar em relação à edição... a capa é muito bonita, tem uma boa diagramação e um bom espaçamento.
Recomendo!

site: https://versosevirgulas.blogspot.com.br/2017/09/resenha-uma-vez-voce-uma-vez-eu.html

@anfitrisea 10/09/2017

[BLOG] ATRAVÉS DA ESCRITA | RESENHA: UMA VEZ VOCÊ, UMA VEZ EU, DE DIEGO MARTELLO
Hey pessoal, como estão? :)
Hoje vim trazer a resenha de um livro nacional super lindo e incrível que li recentemente. Espero que gostem do post! :)

Uma Vez Você, Uma Vez Eu, de Diego Martello, conta a história de Willian, um homem bem sucedido, com uma vida estável e confortável. Casado com Eva, filho de Marcos e órfão de mãe, a qual ele era muito apegado.

Algumas coisas o angustiam constantemente. Sua esposa não consegue ter filhos, apesar dos dois tentarem com muita frequência. A relação de Willian e seu pai é conturbada, embora haja o desejo de reconciliação, mesmo que não seja algo demonstrado constantemente. Apesar da boa vida que tem, Willian se sente cada vez mais angustiado devido a esses problemas.

Eva sempre busca convencer Willian a se aproximar de seu pai, mas ele sempre se mantém relutante quanto a isso. Porém, isso muda quando sua esposa lhe avisa que seu pai quebrou a perna num acidente de moto, o que faz com que Willian decida, finalmente, a ir visitá-lo para ver como ele está.

A partir dessa visita muitas coisas na vida de Willian começam a mudar. Ele passará por inúmeros desafios internos em busca de resolver todos os problemas que estão afligindo sua vida.

A má relação de Willian e Marcos é descrita rica em sentimentos. Facilmente sentimos junto ao protagonista toda a tensão, tristeza, angústia e frustração que isso causa a ele e percebemos o quão verdadeiro e real isto é.

A frustração do casal por Eva não conseguir engravidar foi uma coisa que me tocou muito. A todo momento desejava que tudo desse certo e eles conseguissem construir sua tão sonhada família. Com certeza o escritor acertou em cheio na hora de abordar as emoções colocadas na história.

O livro oscila entre momentos atuais, lembranças e reflexões. Passamos boa parte da leitura mergulhados apenas no que se passa na mente de Willian. Apesar de ser algo que poderia fazer o leitor se perder na história, isso não ocorre, Diego soube adicionar isso na história de maneira bem construída.

Por estarmos constantemente imersos nos pensamentos de Willian, notamos o quão bem desenvolvidos e claros são a sensação de medo, insegurança, ansiedade e outros sentimentos negativos que o personagem sente e que muitas vezes são similares ao que sentimos no decorrer de nossas vidas. Entretanto, em sequência a isso sempre vem uma boa reflexão que nos faz pensar em melhores formas para lidarmos com essas emoções e nos tornarmos pessoas melhores para os outros e para nós mesmos. Com certeza um livro para reler sempre para nunca esquecer de seus ensinamentos.

Me identifiquei com algumas situações e sentimentos apresentados no livro, o que me fez gostar ainda mais dele e filtrar coisas maravilhosas.

É um livro com uma história surpreendente, com acontecimentos fortes e enredo bem construído. No decorrer da história nos deparamos com uma grande reviravolta, mas nada comparada com a do final, que foi totalmente inesperado.

O livro é curto e pode ser lido rapidamente (eu particularmente demorei um pouco mais pois gosto de parar após algumas reflexões para filtrar melhor). A diagramação é muito boa. A fonte é de um tamanho bom, apesar de estar mais próxima de ser pequena, e tem bom espaçamento, fazendo com que não canse os olhos durante a leitura. O livro é complexo, mas não de forma ruim e pesada, e sim de uma maneira super desenvolvida, mesmo que em poucas páginas. Além disso essa capa é maravilhosa! Eu me apaixonei por essa arte no momento em que a vi.

Super recomendo para todos, tenho certeza que vão admirar essa obra e melhorar muito suas vidas com as boas reflexões apresentadas.

site: atravesdaescrita.blogspot.com

Humberto 04/09/2017

Uma vez você, uma vez eu (RESENHA)
O livro conta a história de Willian, um homem, que não sabe o que fazer diante de suas vitórias e derrotas, com isso acaba muitas vezes tomando decisões das quais não se orgulha.

Ele está passando por uma situação um tanto complicada no casamento, uma vez que ele e sua esposa, Eva, estão tentando a todo custo ter um filho. Tentativas atrás de tentativas e não obtêm sucesso. Se por um lado o casamento não está grande coisa, por outro o relacionamento com o pai vai de mal a pior, uma relação movida a mágoa, ressentimento, falta de conversa e orgulho, impedem com que ele faça as pazes com o pai.

No desenrolar da história fui me prendendo cada vez mais nos personagens e despertando o desejo de saber o que estava por vir. E a cada página folheada uma reflexão diferente.
Apesar de possuir parágrafos grandes, em momento algum a leitura se torna cansativa e chata, pelo contrário, cada vez que lia, queria ler mais. E o final é surpreendente.
Indico de olhos fechados essa maravilha.

Vale muito a pena a leitura.

Jéssica - @Febreliteraria 03/09/2017

Maravilhoso e renovador.
Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos de mundo literário é que não devemos menosprezar os autores brasileiros, vejo muita gente aí só lendo livros de autores internacionais, mas esquecem que aqui também tem muitos autores bons. Estou dando como exemplo o autor Diego Martello , com este livro com capa maravilhosa e um conteúdo super bom.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• "Uma vez você, uma vez eu", vai contar a história de William, ele não se da muito bem com o pai, sua mulher não consegue engravidar e isso gerou uma frustração enorme. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Desentendimentos, decepções, sentimentos que vamos ver ao longo do livro e que vai acabar nos fazendo refletir sobre as coisas. Todos nós passamos por alguns problemas na vida, agora basta saber como é que você irá encarar esses problemas. E é isso que o livro nos mostra, ele nos ensina a como encarar da melhor maneira possível um problema de frente sem que isso acabe com seu psicológico. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Eu amei este livro, eu super recomendo! É um livro com uma escrita muito boa, com personagens marcantes e que te faz refletir, você vai acabar se colocando no lugar dos personagens. Diego conseguiu transmitir de uma forma muito inteligente sobre o recomeços, arrependimentos, sobre o perdão e principalmente sobre como você pode enxerga seus problemas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Digo e repito, eu recomendo muito este livro e espero muito que vocês gostem tanto quanto eu porque vale super a pena!

site: https://www.instagram.com/febreliteraria/

@leitoralbino 27/08/2017

Uma vez você, uma vez eu, uma vez quem somos nós
"[...] Quero que admita para si mesmo. Quero que você sinta que suas palavras e atitudes são ações que causam diversas reações no ambiente em que vive. Você é como uma música que toca nos ambientes em que entra. Cabe a você ser agradável ou não. Nenhuma nota passa despercebida. Você sentirá isso quando prestar atenção em cada movimento seu, em cada pensamento seu. Quando tiver o domínio de sua música, compreenderá de forma completa o que sente e o que as pessoas ao seu redor sentem."
William é um jovem empresário que além
muito bem sucedido, convive com Eva, sua espora com quem deseja forma uma bela família, todavia o casal tem complicações para engravidar. E como se isso já não fosse o suficiente para causar-lhe insegurança, William e seu pai, Marcos, não se dão muito bem.
Assim que chega em casa após uma reunião, William encontra com Eva na cozinha e recebe a notícia de que seu pai sofreu um acidente de moto enquanto estava organizando um evento de empresa - a qual William já havia trabalho antes - em sua casa de campo. Mesmo com suas desavenças, ele decide ir visitar o pai e a nossa história começa a se desenvolver a partir daqui.
Embora no começo o livro tenha uma vibe reflexiva que me lembrou um pouco a Lispector e ao desenvolver-se se assemelhar ao gênero de autoajuda mesmo não pertencente ao mesmo, "Uma vez você, uma vez eu" pra mim se tornou um livro necessário.
Não se deixe enganar, mesmo que a sinopse dê a impressão de que é um livro "mais do mesmo", "uma vez você, uma vez eu" vai totalmente além disso. Assim como é dito na parte detrás da capa: "uma provocativa viagem ao íntimo de cada um.", o livro faz com que nos percamos tanto dentro dele quanto de nós e também nos surpreende com suas reviravoltas.
O livro é narrado em primeira pessoa e não conta com muitos diálogos. A escrita do autor além de formal é acolhedora e cativante. Este é o primeiro livro do @ que estreia já com chave de ouro!!
"filho, a criação de um mundo novo e melhor é uma dádiva da loucura, torça para que esteja certo, que esteja louco."

site: https://www.instagram.com/p/BYUVs18Apds/?taken-by=leitoralbino

Extraordinaria Leitura 20/08/2017

Olá extraordinários leitores,hoje viemos com "Resenha Especial" em homenagem ao dia dos pais, e não tinha um livro melhor para apresentar a vocês neste dia né.. 📖💙💭😊
RESENHA 📝
Uma vez você uma vez eu, conta parte da vida de Marcos e Willian, pai e filho, que antes tinham uma bela relação, mas depois de desentendimentos, acabou sendo rompido o elo entre eles.
Willian, é um jovem executivo e imaturo, casado com Eva, que não consegue engravidar. E isso acaba abalando os dois, aí que ele passa a se questionar, mesmo com grande desejo de ser pai. Pois, não teve boa relação com seu, então, será que conseguiria ser um pai melhor e ter uma ótima relação ? ⠀

Dentre tudo isso, acontece algo inesperado, que faz com que ele vá de encontro ao seu pai. Lá ele se depara com situações, que o levam para uma "volta" em alguns momentos do seu passado, que deixa-o confuso, fazendo-o enxergar com outros olhos eventos antes vivenciados, com isso ele passa a perceber que poderia ter mudado tudo e ter sido um filho melhor, o que logo faz ele sentir necessidade de recomeçar e mudar o destino desta história.
Este é um livro que nos ensina e faz refletirmos muito em nossa vida, o escritor conduz o enredo de forma fluída, natural e deixa com uma sensação de fazermos parte dela, a cada página podemos sentir como se fosse um relato de forma que nos aproxima, o que me deixou encantada e emocionada com tudo pelo que o personagem passou.
Uma leitura rápida, mas que em momento algum perdeu sua essência.

site: https://www.instagram.com/p/BXv8xavBXUm/?hl=pt-br&taken-by=extraordinarialeitura

Nathy 06/08/2017

O livro que me deixou cheia de reflexões

“A realidade é a mesma para todos, ou cada tem a sua?”
William é aparentemente um rapaz bem sucedido, iniciando uma nova empresa, com uma proposta de emprego tentadora nas mãos. Casado com uma dentista maravilhosa e uma mulher dedicada, nada parece estar fora de lugar.
As aparências são muito superficiais. Por que na realidade ele vem enfrentando um problema sério de relacionamento com seu pai. E sua esposa parece cada dia mais abatida com as tentativas frustradas de terem um filho. Em meio a tudo isso, William não se prende a muitas especulações e está levando a vida como pode, como quer, se conformando “com o tem que ser”
Seus maiores inimigos são os ponteiros do relógio... Ou seria o tempo? Não se sabe, mas agora, no exato momento em que ele aceita, mesmo contra a sua vontade, fazer um favor para seu pai, o tempo pode ser seu maior inimigo.
Uma vez você, uma vez eu é uma narrativa profunda em primeira pessoa, cheia de questionamentos sobre a vida, sobre o próprio personagem e as coisas ao seu redor. Cheio de reflexões sore vivências e sentimentos. Um livro que deve ser lido com calma e paciência para que se absorva tudo que o mesmo tem a passar para o leitor.
Eu confesso que não é meu gênero literário favorito, mas o livro conseguiu me prender. Mesmo com seus parágrafos enormes, não me senti cansada ao lê-lo. Demorei para concluir a leitura por outras questões, como ficar pensando sobre o que aquela passagem queria me passar realmente.
O personagem principal tem os traços de um rapaz mimado e cheio de inseguranças que se esconde por baixo de uma armadura tentando demonstrar o máximo possível maturidade. E acompanhei uma jornada evolutiva sem tamanho, em descrição aqui. Acontecimentos se sucedem fazendo com que o personagem passe a se questionar e pensar sobre coisas que muitas vezes deixamos passar despercebidas, ou ignoramos intencionalmente para não raciocinar sobre.
Será um livro que lerei mais uma vez, porque tenho certeza absoluta que não captei tudo que o autor queria passar, muita coisa deve ter ficado nas entrelinhas e eu não percebi.
O final me deixou bastante confusa e tentando decifra-lo por alguns dias, até que desisti e precisei conversar com autor para entende-lo. É um final instigante para que se pense no livro mesmo depois de finalizado.
Recomendo para pessoas que gostem de livros que os leve a ler e repensar conceitos, que estejam abertos a ver mudanças acontecer e lhe levando a longas reflexões.
“Não se preocupe comigo, não foi você quem me levou a correr ao seu lado através muitas vezes, da escuridão, mas também da luz. Fui eu quem escolhi lhe acompanhar em qualquer caminho e para qualquer destino. Eu amo você”

Vini Birkheuer 30/07/2017

Monumento possante.
''Uma vez você, Uma vez eu'' é uma obra que expõe, acima de tudo, a aptidão do autor, até mais do que a história em si.
Vamos nos reter ao enredo: William é um homem de sucesso, casado e extremamente criterioso. Seus iluminados pensamentos são exatamente o motor que guia grande parte da história, condecorada desde os seus problemas pessoais até aos seus anseios profissionais. O nível intelectual do personagem merece importante menção pois é deveras grandioso, todos os seus discursos motivacionais já são capazes de definir o quão o personagem é bem resolvido.

Com sua esposa, Eva, ele divide uma angústia comum em vários casais: o embaraço resultante de não conseguirem ter um herdeiro. É evidente que tal dificuldade lhe traz frustrações, mas o interlocutor pode sentir o pulso firme de William ao lidar com essa situação.

Em outro momento, é trazido à tona a desagregação familiar ocorrida entre o protagonista e seu pai Marcos. As motivações para a separação são muito bem delineadas, recusando superficialidades e aprofundando-se no que realmente importa para o curso da trama.

O conflito fantástico entre as características e aflições de Willliam podem soar bem familiares. O fato dele ser autoconfiante mas ainda assim se abater por opiniões contrárias é um exemplo disso.

Complexidade e profundidade permeando as veias dos personagens. Todos com muito conteúdo.

Particularmente, demorei para sacar a essência da trama, bem como o sentido que nela habita, no entanto, quando acontece o momento de reencontro entre pai e filho, todo contexto se transforma, havendo assim uma explosão de porquês, sempre com uma coerência impecável.

A habilidade na escrita de Diego Martello foi de excelência exorbitante, mesmo em diálogos gigantescos, estes adaptados para que o romance não perdesse seu requinte. Essas conversações raptam a atenção do leitor mais atento por serem traçadas com perfeição até na escolha de verbetes.

Martello se saiu muito promissor em sua primeira obra, se ele quisesse se passar por um autor de grande curriculum, ele certamente conseguiria. Sua narrativa em pequena análise pode parecer engessada, mas engana-se quem assim define. A meticulosidade e ordem na escrita contribuem para que ele seja um magistral. Facilmente se encaixaria em qualquer outro gênero literário.
Notas
Construção de personagens: 20/25.
Condução da trama: 18/25.
Escrita/Tradução: 25/25.
Fim: 18/25.