Com Amor, Simon

Com Amor, Simon Becky Albertalli

Resenhas - Simon vs. a agenda Homo Sapiens

Aninha568 13/05/2020

Que livro, meus amigos, que livro!!
Ah, que livro maravilhoso!
Nem sei direito como começar a falar sobre ?Com amor, Simon?, mas posso dizer que estou completamente apaixonada.
Acho que posso começar dizendo que eu nunca torci tanto por um personagem como torci pelo Simon. Assisti ao filme quando foi lançado, mas não conseguia me lembrar quem era o Blue e, ao ler o livro, sofria para descobrir quem ele era.
Apesar de início o livro não ter me pegado por completo, depois do capítulo dez (mais ou menos), tudo que eu queria era terminar logo esse livro. Alternado entre capítulos narrados pelo Simon e e-mails trocados, com o passar das páginas o livro fica mais e mais viciante.
Me lembro de ter tido uma conversa com uma amiga sobre o filme na época em que ele foi lançado e lembro que ela reclamou muito, porque achou que a forma que Simon saiu do armário foi ?ridícula?, uma vez que nem todas as famílias tem esse tipo de reação. Sei que não é meu espaço de fala, mas não acho que isso seja um problema na história, já que a autora deixa bem claro: todo mundo merece uma história de amor. E é exatamente isso que o livro entrega, não vemos tantos sofrimentos por parte do Simon sobre sua sexualidade, porque nem sempre é um evento sofrido. É claro que depois que ele se assume para os outros, o personagem sente uma certa mudança e algumas coisas desagradáveis acontecem, mas o fato de Simon ser gay não é o foco do livro é isso é deixado bem claro desde o começo.
?Com amor, Simon? se trata de uma história de amor um tanto quanto clichê, mas a escrita da autora flui tão bem e os personagens são tão bons, que o livro se torna muito especial.
Acho que isso era tudo que eu mais precisava na minha quarentena: uma história leve e viciante!
Posso dizer que estou completamente apaixonada e totalmente satisfeita do começo ao fim.
- acho que nem preciso falar da amizade de Abby e Simon, né? Eu amei esse dois juntos.

Me desculpem qualquer erro de português :)

AnaJu76 08/05/2021

Q livro mais fofo, é uma leitura rápida mas muito gostosa de ler, os emails deles são tudoo.
"Branco não deveria ser o padrão, assim como hétero não deveria ser o padrão. Não deveria existir nenhum padrão".

Saori Malfoy 07/02/2023

Foi uma leitura bem divertida!
Eu gostei bastante do livro, até bem mais do que gosto do filme! Eu daria 5 estrelas, mas teve algumas coisas que acabaram me fazendo dar esta nota. Me deixou um pouco confusa o começo do livro, fiquei pensando ?cadê o começo?? até que entendi que aquele era o começo. Também fiquei surpresa com o fato do filme não ser absolutamente quase nada parecido com o livro e acho que o fato de ter visto o filme primeiro me fez sentir falta de algumas coisas. Também gostaria de ter visto mais momentos do Simon e do Bram no filme, senti que foi tão pouco em relação ao livro. Apesar de tudo, gostei bastante do livro.

ottygodk 15/06/2022

QUE LIVRO LINDOOOOOOOOOOOO!!!!!!!
JURO!

É um livro que faz você passar um pouquinho de raiva por causa de um personagem aí, faz você boiolar pelo casal que é super fofinho e assim, cada personagem maravilhoso, meu deus (meus maridos, inclusive).

Recomendo bastante, bastante mesmo para quem quer sair da ressaca literária ou só quer ler algo mais leve.

Muito fofinhooo. Com Amor, Simon>>>>>>>>>

Pavozzo 10/04/2021

Com amor, Felipe.
DE: pavozzo.lovetolkien@gmail.com
PARA: algumskoober.quelerisso@gmail.com
ASSUNTO: Já leu esse livro?

Caro(a) amigo(a) skoober,

Já que a gente vem falando sobre livros ultimamente, gostaria de saber se você já leu "Com amor, Simon" da Becky Albertalli. Olha, você sabe que sou meio chatinho com algumas coisas, mas até que gostei do livro.

Simon é um fofo - e é preciso dizer isso várias vezes se quiser ter sorte na vida. Aliás, todo mundo é fofo nesse livro (com exceção de dois ou três). As melhores partes são os emails, mas isso acaba sendo um ponto negativo também: li ansioso pelos emails enquanto passava pelas páginas intersticiais, que não continham lá muito enredo, nem um grande desenvolvimento das personagens.

Não concordo com algumas opiniões da autora (reveladas pela boca de Simon), mas isso é assunto para outro email.

Ah! E gostei muito da parte que fala do oceano que existe entre as pessoas. E que o objetivo de tudo é encontrar uma margem até a qual valha a pena nadar. É ISSO.

Com amor,
Felipe.
Libna Hayane 10/04/2021minha estante
Amei o jeito que vc colocou a resenha como se fosse um e-mail,que massa! Esse livro está parado aqui há anos vou tentar ler em breve.

pedr.santos 10/04/2021minha estante
ameei como tu fez a resenha jkjkkkkkk muito criativo!!

Biancabcp_ 10/04/2021minha estante
Vei, kkkkkkkkk, adoro suas resenhas?

Dan 10/04/2021minha estante
Resenha criativa!

Pavozzo 10/04/2021minha estante
Fofos, vocês.

Beatriz.Nascimento 16/04/2021minha estante
Uau, que resenha!

Keralina 05/02/2021

A leitura fluiu muito bem, e gostei demais desse livro. E já estou interessada nos outro livros da Autora.
E, ainda quero ir para Oreolândia hahaha.
Emi - Espider-Gil ;) 05/02/2021minha estante
De tanto você falar que quer ir para esse lugar, acho que eu fiquei com vontade de ir também ???

Keralina 05/02/2021minha estante
É kkkkk então, vamos?! Sério aquilo é o paraíso

Vanessa704 09/01/2023

Fofo!
O livro é bem fofinho e, apesar da temática, a estória é leve e fluida.
Gostei do mistério por trás da identidade do Blue e de como isso impactou de forma positiva a construção da relação entre ele e o Simon, a conexão deles foi genuína.

Mas... apesar de esse ser o meu primeiro contato com a escrita dessa autora, esperava mais do final, um desfecho melhor desenvolvido para os protagonistas.

nicoak 19/05/2022

Há alguns anos li pela primeira vez, mas por algum motivo que não lembro, não gostei. Quis reler pra ver se minhas impressões tinham mudado e gostei muito. A história é muito boa, os personagens são apaixonantes e a leitura é muito prazerosa. Tipo de livro adolescente que vale a pena ler.

Matheus Milagres 21/04/2022

Um convite de volta à adolescência para os membros da geração Y/Z
Confesso que demorei mais do que deveria para iniciar essa leitura, ao ponto de assistir ao filme antes mesmo de ler o livro (geralmente, gosto de fazer o contrário disso). No entanto, não senti que isso prejudicou minha experiência, visto que são duas obras (o filme e o livro) que divergem em muitos pontos e ainda assim conseguem ser satisfatórias, mas o livro é melhor. Aaahh, o livro é sempre melhor!

O que mais me impressionou nessa história foi a forma como eu me identifiquei com tudo aquilo que estava sendo narrado. É claro que eu não tive a oportunidade de vivenciar de fato um amor na minha adolescência como ocorreu com o Simon e Blue, mas muitas coisas que o nosso querido protagonista viveu, eu também vivi, e acredito que muitos pertencentes à geração Y/Z também. Além de todos os conflitos envolvendo a sua sexualidade, Simon também vivencia essa necessidade de conversar a respeito disso com alguém, e supre essa necessidade a partir da nossa querida internet. Também vivi essa experiência de estar em contato com alguém pela internet durante a minha adolescência, um contato estabelecido a partir da necessidade de ter alguém para conversar sobre o assunto, alguém que seja como você e que já não tenha feito parte da sua vida antes (o que torna tudo mais fácil). Outro ponto bastante interessante foram as referências à cultura pop que o livro possui, principalmente à Harry Potter e suas fanfics. Gostei que no filme eles souberam atualizar essas referências para que elas contemplem também um público mais novo, como aqueles que cresceram assistindo Game of Thrones. De longe, a identificação com o protagonista foi o que mais me encantou nesse livro.

Outro aspecto muito interessante na obra se trata das interações entre Simon e seus familiares e amigos. É tudo muito orgânico, bem construído e empolgante de acompanhar, principalmente a dinâmica entre ele e sua família, que é adorável. Minha única ressalva nesse aspecto se trata da Leah, é uma personagem que, apesar de o livro dar a entender que ela passa por questões próprias e complexas, essas questões não são tratadas de forma satisfatória, de tal forma que ela fica parecendo apenas uma pessoa MUITO CHATA. Espero mudar um pouco essa impressão dela no livro que ela protagoniza.

Por fim, devo dizer que o livro me agradou bastante, é uma leitura bastante prazerosa e leve, com alguns momentos dramáticos que me arrancaram algumas lágrimas, e muitos momentos de risadas. Além da importância que possui pela questão da representatividade e das problematizações (que são bastante pertinentes) que são feitas ao longo da obra, é uma história cativante!

Com amor, Matheus.

Kaah Utsch 09/04/2021

Um livro perfeito
Becky me fez pensar em porque temos
que assumir nossa sexualidade pro mundo? Por que
temos que assumir isso? Ninguém tem o direito de
decidir isso por nós. E nesse livro vemos como essa
decisão foi tirada do Simon, e ele tenta de tudo pra
isso não vazar pra todos os seus colegas de escola.
Um livro muito gostoso e leve de ler. Já tinha visto o
filme antes e já era apaixonada e agr estou mais
apaixonada ainda.
g4b5 09/04/2021minha estante
amo tanto esse livro, Becky Albertalli é ótima

Kaah Utsch 09/04/2021minha estante
Foi o primeiro livro dela q eu li e já estou completamente apaixonada

g4b5 09/04/2021minha estante
procura pra ler "leah fora de sintonia", é uma "continuação" desse livro, também é ótimo e muito fofo. tem também o " Com amor, Creekwood" que é todo em e-mails dos personagens na faculdade, valem muito a pena

Kaah Utsch 09/04/2021minha estante
Vou procurar sim, obg ?

sammy 21/07/2021

que livro incrível sério, nenhum livro nunca me prendeu tanto igual esse, eu não conseguia parar de ler, as vezes deixava de fazer anotações só pra ler mais pq tava incrível, superou minhas expectativas

Borboletário 19/05/2021

Impossível não se apaixonar
Bem, esse livro me cativou de um modo incrível. Comecei ontem por causa de um clube literário e, digo facilmente, que Simon é aquele tipo de livro "só mais um capítulo". É impossível não ficar super presa a tudo que acontece e cativar-se pelo Simon

Um livro sobre representativadades de modo necessário e cativante, você entende o Simon e todos os conflitos que ele teve que lidar até o momento que tudo deu certo. O amor é lindo e essa casal é lindo, to muito feliz por tudo ter dado certo

A escrita da becky é muito viciante e leve, no começo não gostei tanto do tanto de diálogos que tinha, mas depois você nota como eles deixam tudo mais incrível. Já quero ler mais livros dela, um de muitos

Se recomendo? MUITO! Se acho o Simon um amor? ACHO! Um livro muito necessário e gostoso de ler. Impossível não se apaixonar

Bel 14/11/2021

nossa, esse livro é tão, ele foi o meu primeiro livro lgbt e posso dizer que me ajudou muito na forma que eu pensava de mim, é um livro maravilhoso e eu acho que todos deviam ler, ele foi o meu primeiro abrigo onde eu podia me sentir um pouco eu mesma, é incrível, incrível, eu senti que podia ser eu mesma, apenas leiam e aproveitem.

Ingrid Pamplona 15/08/2020

muitoooooo fofo, levinho, e gostoso de ler!!!!!!! ?
Super recomendo!

Natália 22/04/2021

É tão fofinho !
É muito amorzinho, realmente para nos deixar com o coração quentinho.
Trata-se de um romance adolescente divertido e clichê. A leitura é bem rápida, pois queremos descobrir quem é o garoto misterioso que troca mensagens com Simon.
Quem gosta desse tipo de livro, vai amar !! E vai sentir vontade de guardar o Simon em um potinho kkkkk. Leiam e se apaixonem.