Com Amor, Simon

Com Amor, Simon Becky Albertalli

Resenhas - Simon vs. a agenda Homo Sapiens

Shanahan (Me Acabei de Ler) 11/04/2021

Maravilhoso!
Com Amor, Simon foi muito mais do que eu esperava! Inclusive foi melhor do que o próprio filme (que assisti antes).

A autora consegue trabalhar nuances que só quem viveu entende, e isso foi surpreendente demais! Fora a forma como ela construiu o relacionamento, nos fazendo torcer demais!

nat 23/12/2021

Leitura muito leve
Este livro conta a trajetória de Simon para desvendar a identidade de Blue, um garoto anônimo de seu colégio, com quem troca e-mails em segredo. Eu consegui surtar tanto quanto o Simon para descobrir quem era Blue e fui me apaixonando aos pouquinhos pelo que ele mostrava de si, ainda que sem nomes ou uma descrição física (não que isso importe).

E acredite, eu tive tantas teorias sobre quem poderia ser. Muitas mesmo. Eu ativei meu lado fanfiqueira e criei várias realidades possíveis para Blue.

Mas nada do que eu imaginei poderia ter saído tão mais único do que como realmente foi. Não chegou a ser um plot, mas fiquei feliz demais com a descoberta.

Sobre a leitura, no começo foi muito lenta, mas acabei em algumas horas quando peguei o ritmo. Também achei que poderia ter aprofundado um pouquinho mais nos problemas dos personagens secundários e dar um desfecho melhor para alguns deles. Mas no geral foi uma ótima leitura.
Eu amooo

Beatriz3364 24/12/2021minha estante
Que saudade do Simon!!! ?

nat 24/12/2021minha estante
o simon é muito pitchuquinho mesmo

Beatriz3364 24/12/2021minha estante
Você já viu a série Young Royals? É fofinho igual o Simon! ?

nat 24/12/2021minha estante
menina eu já tinha ouvido falar mas nem procurei saber direito sobre ela, aí fui olhar agora que vc falou e já adorei a vibe. salvei na lista pra assistir em breve uhul

Beatriz3364 25/12/2021minha estante
Assiste sim!! É perfeita! E foi renovada pra segunda temporada! ?

nat 25/12/2021minha estante
obgg pela indicação

Jessy.rq 19/05/2023

Simon eu te amo.
Não tenho críticas ruins em relação a esse livro, gostei des da primeira página. Esse livro é incrível. Surtei DEMAIS com eles. eles são uns fofos, não tem nada de imperfeito no livro. sinceramente, sem palavras. só achei que poderia ter se aprofundado mais na vida do Bram. Achei muito reconfortante o apoio de amigos e família dos dois. Me envolvi, quase chorei, sorri e dei muitas risadas, a história é simplesmente apaixonante. E os emails dele com BLUE, os dois são incríveis. Fiquei desesperada para saber se o encontro deles no livro ia ser diferente do filme kkkk. TAMBÉM esperei o livro todo pela fala na roda gigante, e ela nao veio.... Fiquei triste. Pois eu amo a fala. "as vezes sinto como se eu tivesse preso em uma roda gigante, uma hora estou no topo do mundo, outra no fundo do poço." Quando fui ler, não esperava que seria tão diferente do filme e TÃO MELHOR!! ???????????

raposisses 19/01/2016

5 estrelas em fofura
Simon vs A Agenda Homo Sapiens foi um dos primeiros livros que li em 2016, e imaginem minha surpresa e felicidade quando, após terminar o livro, descubro que ele já está com data para ser lançado no Brasil! Só faltou eu soltar uns fogos de artifício aqui, de tão feliz que estava. Falo sério quando digo que todo mundo merece ler esse livro.

Sinceramente, Simon vs A Agenda Homo Sapiens é tudo que eu queria que Aristóteles & Dante Descobrem o Segredo de Universo tivesse sido. É um livro bem YA, narrado em primeira pessoa, com tudo que uma voz de narrador adolescente implica: não só o estilo de escrita mais direto e simples, com várias referências à cultura pop, mas também todo o tema de ensino médio, grupinhos de amigos da escola, brigas com os pais, e dúvidas sobre quem ele realmente é ou quer ser. Porém, em nenhum momento o livro se torna bobo demais, ou o narrador se torna irritante com suas preocupações adolescentes. A autora consegue balancear o tom do livro com maestria, criando uma leitura leve e divertida mas que em nenhum momento se torna entediante ou irritante.

Grande parte do sucesso do livro está, é claro, em seus personagens. Simon é o protagonista ideal para um livro como esse: está cheio de dúvidas sobre sua vida, e comete erros como todo adolescente, mas é simpático e divertido; lendo o livro, você nunca se pergunta por que os personagens secundários o adoram tanto. E os personagens secundários, por sua vez, nunca parecem personagens secundários: eles tem sua própria história e trajetória a seguir, independente de Simon. Todos eles parecem humanos, e não apenas caricaturas criadas para preencher espaço no livro.

Falando em personagens humanos, me impressionei com a construção de Marvin, o personagem que chantageia Simon ao longo da história. Ele não é o típico bully que normalmente são os vilões desse tipo de história. Marvin é um humano como qualquer outro: tem suas qualidades e defeitos, seus pontos positivos e negativos. Em várias partes do livro, até mesmo Simon se percebe gostando de Marvin por alguns momentos; e apesar disso tudo, Marvin ainda é indiscutivelmente o antagonista do livro. Isso é algo muito importante, principalmente para os adolescentes que lerão Simon: muitas vezes, a pessoa que te faz mal não é um vilão típico de televisão, obviamente “malvado”. A pessoa homofóbica/racista/sexista é apenas uma pessoa, às vezes legal e simpática, com suas próprias qualidades…. e isso não torna o mal que ela faz menos terrível, ou mais digno de perdão. O desfecho entre Marvin e Simon foi perfeito nessa questão.

Quanto ao romance, estava preocupada que, por conta de Simon não saber quem Blue é durante boa parte do livro, o romance pareceria forçado. Porém, nada disso aconteceu: foi divertido tentar descobrir a identidade de Blue antes da revelação, e depois da revelação, é mais do que aparente o quão bem os dois funcionam como um casal. A parte de romance só é “concretizada” no final do livro, mas mesmo com um tempo tão curto, Simon e “Blue” já se tornaram um dos meus casais favoritos.

Simon vs A Agenda Homo Sapiens é o livro perfeito para quem quer uma leitura rápida, divertida, e positiva. Esse normalmente não é meu tipo de livro favorito, mas o peguei depois de ler três livros seguidos com finais depressivos e buscava algo para me animar; pensei que seria apenas algo leve para passar o tempo, mas me surpreendi com como me apaixonei pelo livro e seus personagens. Se você está a procura de um livro para se sentir feliz, essa é a escolha perfeita.

site: raposisses.wordpress.com
Artur 01/02/2016minha estante
Comassim vc não gostou de Aristóteles e Dante??? Aquele livro é um Amorzinho!!!

Lia Cavaliera 03/02/2016minha estante
Artur, estou tentando entender também. Eu AMO Aristóteles e Dante ?

sydney.grassmann 10/02/2016minha estante
:O Amo Aristóteles e Dante!

ElvisHenri 20/02/2016minha estante
Super concordo. Terminei Aristoteles e Dante decepcionado, o que não aconteceu com Simon. Ao finaliza-lo senti falta dos personagens e aquela vontade de quero mais, preciso de mais. Amei esse livro. Me conquistou de um jeito que eu não esperava. Comcerteza um dos favoritos de 2016.

raposisses 22/02/2016minha estante
O caso de Ari e Dante é que não é que achei ruim, mas não conectou comigo, sabe? Não gostei do estilo de escrita, não gostei do Ari.... aí já viu huashdau simplesmente não fez meu estilo, apesar de várias outras pessoas amarem. Simonvs, ao contrário, foi amor do começo ao fim.

Marcus Lisboa 23/06/2016minha estante
O Ari não tem conflitos internos aparentes sobre sua sexualidade o que faz o livro ser um pouco chato para quem espera uma tematica homossexual, esse quesito fica nas entre linhas quase o tempo todo e só vem a tona nas 3 paginas finais.

Gustavo 17/07/2017minha estante
não acredito que existem pessoas que não gostam de Ari e Dante descobrem os segredos do universo, já estou querendo ler o outro livro do autor que também se passa em El Paso

Alex 05/03/2022

Eu achei o livro muito bom, a história não vou mentir que é um romance gay clichê mas mesmo assim é uma ótima história, muito emocionante e inesperado
Nico 05/03/2022minha estante
mas eh bom justo por ser clichê!!!!

Alex 05/03/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk siiiim é bom por isso só quis ressaltar mesmo

pedro 26/07/2021

a história é muito boa, gostei muito como a becky tratou a sexualidade, diferente de muitos livros, foi algo natural (até pq é).
Tassio 26/07/2021minha estante
A escrita dessa mulher é tudoo

lu 31/03/2024

Falha de caráter: gostar de romance adolescente dos eua
Acho que depois de já ler tantas fórmulas parecidas, fica difícil chegar antes da metade sem saber como a história vai se desenrolar, mas eu gosto mesmo assim

muitas partes em que eu achei que tiveram vários furos mas que devem ser resolvidos no livro da leah, que durante o livro me deu muito mais vontade de conhecer do que o próprio simon

não gosto da maneira como os personagens são mostrados e o desenvolvimento deles, a escrita em um certo ponto chega a ser entendiante mas por eu ter gostado do romance ganha muitos pontos
(se a leah não for lésbica e não namorar com a nora no segundo livro, li esse livro da pior maneira possível)

napolitana 31/05/2020

Lindo
Livro simples mente maravilho vc pega e lê em uma tarde um romance muito fofo e um protagonista carismático. Adorei

Tamirez | @resenhandosonhos 01/08/2018

Com Amor, Simon
Quando o livro foi lançado em 2016 todo mundo comentou muito sobre a história e, por não ser meu gênero de maior afinidade e ter ficado sabendo muito sobre o plot, deixei a leitura passar. Em 2017 a autora lançou um novo livro chamado Os 27 Crushes de Molly e reacendeu a vontade de conhecer as histórias.

Num primeiro momento investi em Molly já que tinha ouvido falar em esse superar a primeira publicação, entretanto, mesmo gostando da história e encontrando ali um assunto super relevante, não foi o suficiente para me fisgar. Ai, como o buzz em volta do lançamento do filme, acelerei a leitura de Simon vs a Agenda Homo Sapiens e eis que fui bastante surpreendida.

Em 2016 eu li Três Coisas Sobre Você, um dos meus títulos favoritos do gênero e que tem uma fórmula parecida: duas pessoas trocando e-mails, onde só conhecemos a identidade daquele que narra a história. A diferença fica no fato de Simon ser uma história LGBT e que trabalha bastante a questão de “sair do armário” e da aceitação entre amigos, família e sociedade.

Então, logo que adentrei às páginas escritas por Albertally me vi super conectada com a trama e torcendo imensamente por Simon. Vale a pena dizer que essa, apesar da temática, é uma história leve e com vários picos de humor. A história contada aqui tem uma mensagem a passar, mas escolhe trazer ela entre momentos de descontração, em uma configuração bem amena. Simon é branco, tem uma família estruturada que o ama, é de classe média alta, tem seu grupo de amigos e vive uma vida muito boa. Mas nada disso diminui o fato de que ele ainda não se sente “seguro” para expor sua sexualidade ao mundo.

“Mas estou cansado de sair do armário. Tudo o que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.”

E é nesse ponto da exposição que a autora apresenta uma lógica bacana. Porque somente quem é homossexual precisa fazer todo o “ritual” de expor isso às pessoas? Porque há tanta “naturalidade” em você ser hétero, que é a suposição principal que não precisa ser anunciada? Mesmo com o tom sério do questionamento ainda há uma conversão para tornar tudo leve e bem humorado.

Além de sua relação com Blue que aos poucos vai ir evoluindo e a dúvida que paira sobre nós leitores sobre sua identidade, outro fatos também são abordados. O ambiente familiar, as piadas com relação a sexualidade, a relação de amizade entre os personagens, o amor na adolescência e o bullying escolar que sempre marca presença. Prém, como eu falei, Simon tem uma vida estruturada e consegue carregar a situação com certa serenidade, mesmo tendo pontos onde tudo está desabando.

“Ele falou como você pode decorar os gestos de uma pessoa, mas nunca saber o que se passa na cabeça dela. E ter a sensação de que todos somos como casas com aposentos enormes e janelas pequenininhas. Sobre como você pode se sentir muito exposto, de uma forma ou de outra. Sobre como ele se sente tão escondido e tão exposto, em relação a ser gay.”

Podemos nos questionar sobre o peso ou relevância da história por não ir além do conflito mais simples, entretanto, é exatamente isso que pra mim torna ela válida. Nem tudo na vida precisa ser rodeado o tempo inteiro de problemas. Existem pessoas como Simon, felizmente, que tem famílias legais, amigos e uma estrutura ao seu redor. Aliás, isso deveria ser o mais normal, né? São essas histórias mais “amplas” que abrem as portas para que pessoas com mais peso do que isso criem coragem para contar suas próprias histórias, acrescentar os seus fatos, expor o seu ponto de vista.

A escrita da autora fluiu muito bem pra mim e de forma ainda mais leve quando via os personagens trocando seus e-mails. Gosto de ambas as capas, mas não sei bem como me sinto com a mudança de nome, já que há toda uma explicação dentro da história para a “agenda homo sapiens”.

Com amor, Simon é uma história de amor adolescente que aqueceu meu coração pouco a pouco e me fez torcer para que esses dois jovens pudessem ter uma chance às claras, numa situação que começou nas sombras da solidão, onde muitos outros jovens homossexuais se escondem por medo do julgamento e das consequências sociais. É um livro sobre como é normal você ser quem você é e amar da forma como quiser amar. É um livro de pertencimento aos jovens e talvez até de encorajamento aos mais velhos, na escolha ou não de se “revelar” ao mundo.

site: http://resenhandosonhos.com/com-amor-simon-becky-albertally/

guto 21/01/2021

Perfeito demais! Amei a história e me apaixonei pela estrutura dos personagens.

Julia 28/06/2020

Juro que eu senti que esse livro era pra mim desde o primeiro capítulo, não precisei de muito mesmo pra me apaixonar pela escrita, pela história, por todo o "mistério" ao redor do blue. Eu amei tudo! Não poderia escolher uma coisa ruim sequer! Recomendo muito mesmo pra quem quer ler um romance super levinho, com aquele toque de realidade sabe? Sem nada muito irracional (sério, o mais existe nesse livro é racionalidade).
Li um pouquinho sobre a escritora, e ela é muito perfeita também lkkk (nada stalker), e agora mal vejo a hora de ler todos os outros livros dela!
Rauany 28/06/2020minha estante
Tbm quero ler outros livros dela

Fumiga 26/02/2022

Me tirou da ressaca literária
Um livro bom e demasiado descontraído de ler. Me identifiquei em diversos elementos do livro.
Confesso q a identidade de Blue me deixou um pouco surpresa, mas também esperava( n sei dizer).
Em geral o livro é bem sobre o cotidiano, uma história teen, mas não deixa de ser ótimo e de passar mensagens importantes.
llucasalk 26/02/2022minha estante
Uiiii

booksdreamz 24/06/2021

Simplesmente MARAVILHOSO
Um livro fantástico com bons personagens e uma ótima temática, a narrativa é tão boa que a leitura se torna bem viciante! Só algumas coisas me incomodaram um pouquinho, mas de resto eu super recomendo essa leitura pra todo mundo!
Suepra_ 24/06/2021minha estante
Aiii não estou conseguindo me prender na história ?

booksdreamz 25/06/2021minha estante
que pena amg ?

Dudu 10/05/2021

Ele é bom em termos de representação, mas é fraco em termos de enredo. Embora ele reconheça os erros, não deixa de ser babaca com os amigos. Além disso a típica representação de gays para um público hétero.

Rou 16/06/2022

Sem Alma, Simon
Eu fui ler esse livro após o assistir o filme super hypado, só para descobrir que a adaptação pegou um aspirante a livro e transformou-o em uma ótima história que iria inspirar vários garotos gays.
Simon vs. the Homo Sapiens Agenda não tem peso algum, tudo acontece só por acontecer e muito rápido, sem alma nenhuma. O início até que é legalzinho, a narração do Simon dá um q de comédia e intimidade, cheguei até a me reconhecer nas palavras do personagem. Porém, o resto é apenas vazio.