Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Vanessa Dias 11/02/2023

Resenha da editora:
Duas pequenas obras-primas, as narrativas aqui reunidas constituem excelente introdução ao universo de Dostoiévski. Se A dócil (também conhecida como Uma doce criatura) foi considerada "uma das mais vigorosas novelas do desespero na literatura mundial", O sonho de um homem ridículo desenha a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta.

Nathalia 19/02/2023

Como o próprio título diz, a obra trata-se de duas histórias, ambas sobre suicídio. A primeira delas entitulada "A dócil", é sobre a ótica de um viúvo. A segunda se chama "O sonho de um homem ridículo" e trata sobre um potencial suicida que acaba desistindo do ato por conta de um sonho utópico que o acometeu.
Extremamente existencialista, Dostoiévski faz refletir o sentido de viver.

Karuê 28/02/2023

Fantástico
Incrivelmente detalhado, nos faz sentir como parte da obra, intenso e posso dizer que apresenta ideias a se refletir.

Evelin 22/03/2023

A primeira narrativa é um monólogo de um homem que perde sua esposa para o suicídio e está nos primeiros momentos do luto de tentar descobrir o motivo, se ele é o motivo.
A segunda também é um monólogo, mas agora de um homem que estava decidido a se matar, porém ele sonha com um mundo perfeito e feliz caindo em desgraça e, não sei bem porque, depois que ele acorda ele decide não se matar.
É um tipo de leitura que eu deveria tentar ler mais devagar e mais atentamente para fluir melhor o que o autor queria passar, mas infelizmente não li assim e não sei se terei outra oportunidade pra "ler do jeito certo".

Icaro 22/03/2023

Incrível!
Duas novelas, A dócil e O sonho de um homem rídiculo, compõem esse livro magistralmente escrito pelo Dosto. Assumo que gostei muito mais do segundo que do primeiro. Acredito que, de forma bem sintética, ele consegue se aprofundar em 200 mil anos de história da humanidade, recriando símbolos, mitos e pervesões que estamos (re)construindo eternamente.

Vinicius 24/03/2023

O primeiro conto, A Dócil, eu não gostei tanto, apesar de nele ser possível extrair muita coisa interessante.

A leitura do segundo conto é bem mais fluída e a história é curta, mas muito interessante.

Tamy 30/03/2023

Primeiro contato com Dostô!
Meu primeiro contato com Dostoievski e o que encontrei aqui foi uma ênfase no psicológico, na angústia, nos dilemas emocionais do ser humano.

Em ?A Dócil? temos um homem que está diante do cadáver de sua esposa - que acabara de cometer suicídio. A partir dessa cena, vemos desenrolar todo o drama psicológico desse viúvo em relação ao que levou sua jovem esposa a cometer tal ato. Ele, um sujeito severo e que não demonstra seus sentimentos, começa a se desnudar, a expor os detalhes do que aconteceu no seu casamento, um relato confuso, mas que começa a tomar forma quando ele mesmo passa a compreender melhor a situação.

Já em ?O sonho de um homem ridículo?, temos um homem que já não vê mais sentido na vida, que diz não ser afetado por mais nada e que planeja matar-se naquela noite. Porém algo diferente acontece no caminho para sua casa e ao chegar lá, ele deposita sua arma em uma mesinha, adormece na poltrona e sonha com uma realidade utópica, um mundo que é igual a Terra, porém nele não há o mal. Um sonho que nos traz uma reflexão sobre a vida, sobre o bem e o mal e que apresenta uma nova possibilidade para o protagonista.

Emerz 30/03/2023

Apesar de ser um gênio da escrita tem algo nas obras do Dostoiévski que pra mim funciona assim: começa suas obras de um modo meio tedioso, uma narrativa lenta mas de uma hora pra outra sem mais nem menos já estou imerso em sua obra.

Não existe essa linha onde "a partir daqui a obra fica boa" é agora homogêneo, sem mais nem menos me vejo envolto na obra. Aqui não é diferente, nas duas narrativas me gerou o mesmo sentimento.

Laysa 02/04/2023

Um Dostoiévski não tão famoso assim?
?mas que, de maneira alguma, deixa a desejar. ?A Dócil? e ?O Sonho de um Homem Ridículo? tratam de divagações sobre a temática do suicídio. Já adianto que, mesmo ambos os contos sendo ótimos, o primeiro me cativou muito mais.

Mila 07/04/2023

Decidi começar a ler Dostoiévski pelas novelas e após Memórias do Subsolo decedi me aventurar neste livro curto, porém que toca de um jeito lindo.

Me senti conectada com os personagens e com as respectivas maneiras de ver a vida e as relações em sociedade como formas ímpares.

Continuarei me aventurando por Dosto e esse eu super recomendo pra quem quer iniciar literatura russa sem grandes quebra cabeças ?

Manuela222 08/04/2023

Adorei
Dei uma quantidade de estrelas baixa pois não faz meu estilo de livro. É uma narrativa sombria e pessimista sobre a humanidade

m.eduarda1 15/04/2023

Passei foi raiva e depois passei foi depressão
o estilo de escrita existencialista de Dostoievski me faz seriamente questionar um pouco da minha existência e como faz com que eu chore de raiva e tristeza. Não tem um final feliz gente, absurdo! Em questão dos contos, preferi mais o sebundo, o primeiro me fez arrancar os cabelos.

Elpidio 20/04/2023

Muito bom!!
Essas duas narrativas presentes no livro são profundas e muito bonitas ao meu ver. Os textos exploram muito bem a complexidade dos sentimentos humanos e suas facetas que se expressam naquilo que está sendo dito e também no não dito. Espetacular!!

Adinis 25/04/2023

Fascinante!
Dostoiévski tem essa coisa de trazer a consciência pensamentos e sentimentos profundos que se tornam tangíveis (por mais contraditório que isso possa soar)