Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

sofris 02/05/2023

Raiva e tristeza
Primeiro contato com a literatura russa, achei que seria de difícil compreensão, mas me encontrei maravilhada com a escrita
vou ler mais livros do fiodor, com certeza

Rafael549 06/05/2023

Esse é o suprassumo da arte
Não ligo para o A docil, é legal e reflexivo? É. Mas, o brilho mesmo está no O sonho de um homem ridiculo, que é lido em uma horinha e é a coisa mais fantastica do mundo, com crtz meu conto favorito da vida!

Carlos.Junior 16/05/2023

5/10
Sendo extremamente sincero, eu esperava mais. Talvez o autor russo tenha se esforçado verdadeiramente em outros contos ou livros e deixou esses 2 contos, com uma leitura pesada, de lado por um tempo. Porém, não se pode negar que há uma falta de qualidade na construção. Isso pode ser devido a tradução vinda do Império Russo (Motivo do qual eu me desafio a tentar entender esse idioma difícil) ou que talvez eu não tenha maturidade intelectual para entender a obra. Não obstante, ambas as explicações parecem rasas. O livro, composto pelos 2 contos em seu núcleo é vago, dissidente e te enjoa com o passar das páginas. O primeiro conto apresenta alguns embates sobre a questão patriarcal o casamento e da ideia de posse que sociedade russa antiga tinha sobre o corpo feminino, já o segundo é mais interessantíssimo, fala da epifania que um suicida tem ao dormir antes de conseguir apertar o gatilho do revólver que iria lhe pôr fim ao sofrimento. Ambos são bons textos introdutórios para começar a ler o russo romancista, mas na minha opinião final é a que Machado de Assis deveria ter dado aulas a Fiodor Dostoievski

Maria2140 17/05/2023

Esplêndido
Terminei tem uns 3 dias já, acabei me esquecendo de vir aqui.

o livro é muito cativante, a narrativa é maravilhosa, envolvente etc. gostei muito mais de "A dócil" do que de "O sonho de um homem ridículo", mas ambos são bons, bem escritos e despertam muitas emoções

Mel 24/05/2023

Dostoiévski
Duas narrativas realmente fantásticas e repletas de significado para reflexão a cerca da psicologia humana. Riquíssimo, como já é de costume observar em suas obras.

igsuehtam 25/05/2023

Grades Novelas
A dócil foi uma leitura bem triste, mas O sonho de um homem ridículo... O que dizer desse conto/novela? Eu nunca tinha lido antes algo assim.

Jamerson.Alves 25/05/2023

As flores de plástico não morrem
"Depois fui para a escola, depois para a universidade, e ora - quanto mais eu estudava, mais aprendia que sou ridículo."
- O sonho de um homem ridículo

Cintia295 27/05/2023

Que livro incrível, maravilhoso.
O segundo conto O Sonho De Um Homem Ridículo é simplesmente perfeito no 5 favorito que vou precisar reler, reler e reler.

Gabrielli 27/05/2023

Profundidade de Dostô
Dois textos maravilhosos tratando sobre um tema delicado. O sonho de um homem ridículo é um dos melhores textos do autor, imperdível!

SailorMagiccc 07/06/2023

A dócil n é minha favorita,eu daria 3.5 de 5?N sei,mais o homem ridículo é muinto bommmm, 5/5 recomendo

Cíntia 08/06/2023

O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO

"sem falar ainda que, talvez, não vá haver realmente nada mais para ninguém depois de mim, e todo o mundo, assim que se extinguir a minha consciência, vai se extinguir no mesmo instante, como um fantasma, como um atributo apenas da minha consciência, e, porque vão sumir, talvez, todo esse mundo e toda essa gente - só eu é que existo."

"senti de repente que ninguém me despreza ou ri de mim, que nem mesmo se compadecem de mim, e que a nossa viagem tem um destino ignorado e misterioso, relativo a mim e a mais ninguém."

Diogo310 09/06/2023

Poucos sabem mas "a dócil" foi inspirado em dom casmurro ;p as semelhanças sao muitas, ambos tem narradores ambíguos, nao confiáveis e chatoooooooos. aqui temos a perspectiva de um homem que JURA que tem uma história de amor, mas pro leitor só resta rir e ficar agoniado

mto.massa

http.christini 12/06/2023

Primeiro contato com Dostoiévski
No início em a ?Dócil? não estava tão envolvida e esperava outros sentimentos, mas ao decorrer da história me vi emocionada , com raiva e tristeza. É uma história de dor de arrependimento pelo outro e sobre amor .
Agora o que mais me surpreendeu foi ? O sonho de um homem ridículo? que história? fiquei abismada , encantada e chocada !, me envolvi tanto que me emocionei e fiquei pelo menos 1hr tentando refletir sobre aquelas palavras, ?glorificamos a consciência da vida acima da vida , e a consciência das leis da felicidade a felicidade.?, isso me fez pensar e pensar e me autocríticar por sempre querer saber sobre tudo e simplesmente não viver .
Obrigada Dostoiévski por encher minha alma de tamanha magnitude.
Leiam !

letresenhas 20/06/2023

Idealização
Este é um livro onde o protagonista se odeia profundamente, onde a personagem principal é uma criança (ela tinha 16 e ele 41) e todos os personagens secundários tem ressalvas.
Esse narrador é duvidoso, não confiável e é muito volátil, por isso temos que ter cuidado com suas descrições de mundo e comportamento. Entretanto, é uma obra muito profunda sobre um homem que nutre um profundo ódio e desprezo por si mesmo e busca apaziguar isso fazendo coisas que ele considera boas (que o beneficiem) para que sinta que ele é alguém bom.
É um livro coeso, profundo, triste, melancólico, surpreendente. Eu amo como o autor sempre consegue exprimir o desespero que cada personagem tem na alma, é importantíssimo levarmos em consideração a idade da protagonista para entendermos o que ela passou e o que levou seu final. Eu acho que o livro poderia ter acabado antes, mas foi incrível enquanto durou

Thauany 22/06/2023

Foi uma leitura que achei bem confusa, esperei muito pelo desenrolar da história, mas no final já estava me perguntando qual foi a substância que Dostoiévski usou para escrever.