Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

tr11zlma 12/01/2024

Gostei mt da leitura, a dócil é um conto bem facinho, enquanto o sonho de um homem ridículo já é algo mais complexo, mas os dois são repletos de reflexões bacanas, recomendo pra quem quer começar a ler dostoiévski

Pablo Marcelo 13/01/2024

Um devaneio
Lembra um conto fantástico de Borges, mas deve ter sido aquela tarde em que ele queria escrever algo extra-ordinário e escreveu isso. Óbvio que traz todo olhar único dele para o que é o ser humano.

Darcio 16/01/2024

Contos maravilhosos.
O sonho de um homem ridículo é meu conto favorito. Um homem descobre que o problema do mundo talvez não sejam os outros.

dudubelleboni 18/01/2024

Amai ao próximo como a ti mesmo
Esse título nada tem a ver com a bíblia, o livro mais consumido no mundo, se trata apenas de um modelo de vida em sociedade que o personagem vivencia no segundo conto do livro, que é muito mais marcante que o primeiro. As duas narrativas são realmente fantásticas não no sentido da fantasia. Vale muito a leitura!

Iarine 20/01/2024

Minha primeira leitura do autor. Achei a escrita um pouco rebuscada, as temáticas são legais, o ritmo de leitura é mais lento, acabei gostando mais do " a dócil". Mas eu acho que esperava mais.

madu.zi 03/02/2024

"O fato é que eu... perverti todos eles!"
A narrativa Dócil eu tive a oportunidade de ler anteriormente, é um conto simplesmente maravilhoso, onde Dostoiévski nos mostra o seu incrível talento de um romancista incomparável.
Em O sonho de um homem ridículo, Dostoiévski nos apresenta toda a sua veia filosófica e sociológica com todos os debates e reflexões do contexto social, como a indiferença pela vida, contaminação do mal e a desgraça na sociedade e a paixão descoberta pela vida.

Daniela.Argenta 06/02/2024

Esse livro foi o meu primeiro contato com a escrita de Dostoiévski, e acredito que tenha sido uma ótima escolha para isso.

O livro conta com duas narrativas curtas, a primeira ?a dócil? e a segunda ?o sonho de um homem ridículo?.

Na primeira, tive um pouco de dificuldade de entender a escrita do autor, mas já na segunda, senti muito mais facilidade.

Entre as duas, a que mais gostei foi a segunda. Achei muito interessante o desenrolar da historia, na qual um homem que iria se suicidar, acaba não fazendo isso por conta de uma menina que ele vê na rua.

Acho muito válida a leitura para conhecer melhor a literatura russa. Fiquei com vontade de conhecê-la melhor e ler outros livros do Dostoiévski!

mfanfa 11/02/2024

Visceral
Gostei bastante de ambos os contos, especialmente do último. O estilo de Dostoiévski de moldar a psique dos personagens é muito única e sublime. A complexidade e reflexões no que refere-se a moral e a ética, bem como dos desejos e sofrimentos dos personagens é descrita com elegância e cuidado. Recomendo a leitores que preferem livros mais introspectivos e íntimo dos personagens.

Trechos:

A dócil

?Ora, orgulhosa! Eu, quer dizer, por mim, gosto das orgulhosinhas. As orgulhosas são particularmente belas quando... bem, quando já não se duvida do poder que se tem sobre elas, hein? Ah, que homem baixo, canhestro! Ah, como eu estava satisfeito!?

O sonho de um homem ridículo

?Me irritei em consequência da conclusão de que, se eu já tinha decidido que nessa mesma noite me mataria, então, por isso, tudo no mundo, agora mais do que nunca, deveria me ser indiferente. Por que é que eu fui sentir de repente que nem tudo me era indiferente, e que eu tinha pena da menina??

Thais645 19/02/2024

Duas narrativas fantásticas.
Neste livro do saudoso mestre Dostoiévski, somos apresentados a dois contos, A Dócil, a história de uma jovem(muito jovens 16 anos) que se casa com um senhor ( mais de 40) já na intenção de fugir de uma situaçãode um destino ruim. Talvez encontra um pior Pois Seu marido trata com Tanta indiferença Através de um silêncio Que se torna mortal na qual escolhe um destino trágico. Já na segunda história somos apresentados ao jovem Que desencantado na vida Pelo suicídio ao escolher a data para tal tem um sonho Que muda a sua vida. Confesso Que são bons os textos mas eu curti muito.

20/02/2024

?Porque eu vi a verdade, eu a vi e sei que as pessoas podem ser belas e felizes, sem perder a capacidade de viver na terra. Não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos homens.?

Sinceramente ainda não decidi se gosto ou não da escrita do Dostoiévski, as vezes acho meio massiva e as vezes acho que flui bem. Preciso ler outros dele pra formar uma opinião sólida.

jonesygirl 23/02/2024

Perfeito.
Dostoiévski nunca erra!
bom, ambas as narrativas parecem de certa forma uma continuidade de notas do subsolo, personagens que querem se vingar da crueldade do mundo, personagens que carregam o peso do mundo para si. eu não esperava que a dócil fosse ser um romance (apesar de não possuir nenhum romantismo). e, como sempre, aquela descrição visceral do amor que o dostoiévski faz. a segunda narrativa achei MUITO interessante a ideia do homem, prestes a se matar, cair no sono e sonhar com a sua morte, e isso então mudar toda perspectiva da vida dele.
uma leitura bem rápida e reflexiva.

annikav.a 27/02/2024

Por que não consigo deixar de perdoá-los?
"A Dócil" e "Sonho de um Homem Ridículo" conseguem desenvolver bem algumas ideias complexas por meio de contos, ou monólogos, curtos (um que começa bem e termina mal, e outro que começa mal e termina bem) que envolvem a natureza humana, a miséria, o crime e o sonho, temas celebrados em Dostoiévski. Ambos têm seu selo de qualidade, mas, apesar de terem passagens incríveis, como um todo não me cativaram extraordinariamente. De qualquer forma, gostei das premissas e da construção psicológica dos dois homens, apesar de estar hesitante em relação à esposa, sem nome, do também não nomeado protagonista do primeiro conto. Ela merecia estar ao lado de Nástienka, Dúnia e Sónietchka.

FlavioHenrique23 03/03/2024

"Duas Narrativas Fantásticas" é uma obra brilhante de Dostoiévski, mergulhando nas profundezas da alma humana com narrativas cativantes e reflexivas. ????½

Maria Izabela 08/03/2024

Existencialismo fantástico
Apesar das duas narrativas fantásticas abordarem a temática do suicídio de modo profundo, a segunda narrativa contrapõe de forma ainda mais clara a perspectiva niilista do personagem e o encontro do mesmo com a lucidez.

As referências bíblicas, como o pecado original, o éden, e a serpente, que tem como produto a decadência da humanidade, constroem perfeitamente o vislumbre que o homem ridículo recupera ao encontrar novas concepções positivas sobre a existência.

Dostoiévski é impecável na construção desses dois contos, principalmente o segundo, que se consagrou como um dos mais aclamados do autor.

Ralle 12/03/2024

Designadas pelo próprio autor como "narrativas fantásticas", as duas novelas reunidas neste livro da Editora 34, foram publicadas pela primeira vez nas páginas do Diário de um escritor, publicação mensal redigida por Dostoiévski entre 1876 e 1881.A narrativa "A Dócil" (também conhecida como "Uma Criatura Gentil" ou "Uma Alma Submissa") conta a história de um penhorista que reflete sobre a morte de sua jovem esposa, que comete suicídio sem deixar explicação. Através de um monólogo interno do marido, Dostoiévski explora a complexidade das relações humanas, a incomunicabilidade, o orgulho e a profunda solidão que podem advir do casamento e da sociedade. A narrativa é uma dissecção aguda dos mecanismos sociais e psicológicos que levam a personagem feminina à sua trágica decisão, revelando uma crítica às pressões sociais e à falta de entendimento e empatia entre os indivíduos.
"O Sonho de um Homem Ridículo" é uma obra que mistura elementos filosóficos e existenciais, contando a história de um homem desiludido com a vida e à beira do suicídio, que, após adormecer, sonha com um planeta utópico onde reina a harmonia e a inocência. Ao retornar à realidade, ele se encontra transformado pela visão deste mundo ideal e se esforça para compartilhar sua nova compreensão sobre o amor, a esperança e a possibilidade de regeneração humana. A narrativa é uma poderosa exploração do desespero existencial e da busca por significado, além de uma reflexão sobre a capacidade do ser humano para a mudança e o bem.
Ambas as histórias são exemplos do talento de Dostoiévski para sondar as profundezas da alma humana, usando suas narrativas para questionar a moralidade, a sociedade e a busca individual por redenção e sentido na vida. Essas obras não apenas contêm elementos fantásticos que desafiam a realidade convencional, mas também oferecem uma visão penetrante da condição humana, destacando a complexidade e a ambiguidade moral que caracterizam a existência.