Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

letresenhas 20/06/2023

Idealização
Este é um livro onde o protagonista se odeia profundamente, onde a personagem principal é uma criança (ela tinha 16 e ele 41) e todos os personagens secundários tem ressalvas.
Esse narrador é duvidoso, não confiável e é muito volátil, por isso temos que ter cuidado com suas descrições de mundo e comportamento. Entretanto, é uma obra muito profunda sobre um homem que nutre um profundo ódio e desprezo por si mesmo e busca apaziguar isso fazendo coisas que ele considera boas (que o beneficiem) para que sinta que ele é alguém bom.
É um livro coeso, profundo, triste, melancólico, surpreendente. Eu amo como o autor sempre consegue exprimir o desespero que cada personagem tem na alma, é importantíssimo levarmos em consideração a idade da protagonista para entendermos o que ela passou e o que levou seu final. Eu acho que o livro poderia ter acabado antes, mas foi incrível enquanto durou

Thauany 22/06/2023

Foi uma leitura que achei bem confusa, esperei muito pelo desenrolar da história, mas no final já estava me perguntando qual foi a substância que Dostoiévski usou para escrever.

Jaqueline Silva 23/06/2023

Pessoas estranhas
Gostei mais do primeiro conto, acho que consegui entender melhor que o segundo, é complicado ler esse livro sem ter lido as referências que tem nele, mas mesmo assim até que curti

Alana.Leitao 24/06/2023

Introspectivo
Deve ser o livro perfeito pra começar a ler Dostoievski, já que nas duas novelas há uma narrativa perturbada e afetada pela própria consciência dos narradores. Apesar de serem novelas curtas, passam uma riqueza de sentimentos e profundidades dos sentimentos dos narradores. Gostei muito.

Jéssica Libranumo 01/07/2023

Duas pequenas obras-primas, as narrativas aqui reunidas constituem excelente introdução ao universo de Dostoiévski. Se A dócil (também conhecida como Uma doce criatura) foi considerada "uma das mais vigorosas novelas do desespero na literatura mundial", O sonho de um homem ridículo desenha a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta.

Luiz Roberto 10/07/2023

Como sempre dostoievski e seus personagens recentidos.

Trazendo reflexões profundas diante de situações extremas (A dócil). Aborda uma relação fora dos padrões, um homem no pior momento de sua vida, e um suicídio.

Ao mesmo tempo, fazendo críticas a um pensamento niilista. No conto "Sonho de um homem ridículo" podemos ver a história de um homem indiferente com a vida e com os outros, contudo, acontece uma reviravolta, e acaba por descobrir a "verdade", vendo tudo por uma ótica diferente.

Sem dúvidas, são duas narrativas fantásticas.

QUEIJO460 11/08/2023

"A Dócil" e "O Sonho de um Homem Ridículo".
Na narrativa "A Dócil" Dostoiévski faz um excelente trabalho em
retratar as relações humanas, como também, a mente humana através dos pensamentos do penhorista.Tornando assim, o penhorista dessa narrativa bastante humano.

Existe quem diga que nunca sentiu tais pensamentos orgulhosos, como também, pensamentos que desejam que o seu próximo enxergue e reconheça seu "verdadeiro valor". Tais pensamentos são comuns no ser humano. Uns tem de muito, outros tem de pouco. Esses que tem de muito, acabam se tornando pessoas odiaveis na visão de seu próximo. Como acontece com o personagem, a própria esposa o odeia. Coisa pior pode causar também tais sentimentos em excesso. Como acontece no final infeliz dessa narrativa.

A narrativa "O sonho de um Homem Ridículo" acaba sendo mais fantástica. Existe muitos elementos fantásticos em um sonho que o personagem tem quando adormece em certo momento da narrativa. Nesse sonho, descobre o sentido de sua vida. Assim sendo, decide pregar ao homem para que este volte a ser puro, ser bom, como no começo foi. O personagem chega a se perguntar se o homem realmente tem salvação, se vale tentar. Conclui que sim.

Entre as duas narrativas a que mais me agradou foi "A Dócil". Percebi que Fiódor não citou o nome de nenhum de seus personagens. Coisa muito curiosa. Espero ler mais livros deste autor.

Diangelo13 22/08/2023

"Em A dócil, um homem desesperado refaz, diante do cadáver da mulher, a história de seu relacionamento, tentando compreender passo a passo as razões que a levaram ao suicídio. Já em O sonho de um homem ridículo, o narrador, a ponto de acabar com a própria vida, adormece na poltrona diante do revólver carregado. Principia então um dos sonhos mais extraordinários da história da literatura, durante o qual Dostoievski anuncia a possibilidade de uma vida utópica em outro planeta antes de seus habitantes serem conta- minados pelo veneno da autoconsciência"
Sinopse

O que achei : esse é o segundo clássico que leio e segundo Dostoiévski também, gostei mais desde do que Gente Pobre, acho que por ser o primeiro livro dele (gente pobre) não tem aquele desenvolvimento que essas narrativas trouxeram. Achei uma leitura até que fácil de se compreender e achei as duas histórias maravilhosas.

alntbr 22/08/2023

Narrativas Fantásticas
Meta concluída de ler uma obra do Dostoiévski no ano.
Optei pelo sonho do homem ridículo por recomendação de amigos.
Peguei a edição da Editora 34 por causa do preço acessível e pela inclusão de mais um conto chamado "A Dócil".
As duas narrativas compartilham uma mesma temática e ambas são ótimas.

Rhaua.SOUZA 26/08/2023

Cirúrgico.
As narrativas são, sem dúvidas, FANTÁSTICAS, Fiódor é muito cirúrgico na hora de fazer o leitor parar e pensar naquilo que é colocado no livro... Mas tem um ponto que eu fiquei com muita curiosidade, o que aconteceu com a menina? Com a mãe dela?
Às vezes eu paro para pensar que essa menina é a espiritualidade dele, a tentativa dela não deixar ele se matar... Enfim, fantástico.

Francine122 14/09/2023

Sobre a "A Dócil", comentei quando finalizei a novela no meio do livro. A maneira como a insegurança secreta e as frustrações inevitáveis da vida se transformam em possessividade, cegueira, ciúmes e tormento é magnífica (pra quem lê, não pra quem sente). Além disso, as referências a outros indispensáveis literários, como "O Último Dia de um Condenado" de Victor Hugo e "Fausto" de Goethe, demonstram a minuciosa maestria de Dostoiévski. Ele excede no sórdido e faz com que você se entregue, exigindo doses de benevolência para saciar a derrota. Trata-se da derrota da alienação. Não é um exagero dizer que após ler qualquer obra dele, passamos a analisar as coisas de forma distinta. Talvez de maneira mais triste, talvez de forma mais tolerável. Isso depende de quem lê e de como o faz.

AGORA, SOBRE O NIILISMO DE "O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO", ESTOU SEM PALAVRAS! Que leitura desagradável! Sinto um aperto no peito, um desconforto profundo. Sou ridícula, assim como o protagonista. A diferença é que em mim não resta esperança alguma. Nenhuma. A redenção pós-êxtase onírico é bela. Não deveríamos apenas aprender sobre o amor, mas amar, não é mesmo? A questão da vaidade, da perdição, da ambição... É tudo arrebatador. Não que eu tenha ficado surpresa com a maldade humana, longe disso, mas fiquei afetada. Eu não busco consolo e tranquilidade nessas leituras, mas esse desfecho, não por ignorância, emana uma sensação de dúbia, de indecência, como se fosse um: "É isso, boa noite". No entanto, eu senti o desespero, por causa da responsabilidade individual. Terminei o livro há alguns dias e ainda o mantenho em pensamento, em um estado de torpor. É difícil expressar a decepção que sinto. Quando ele afirmou "Eu sou a origem do pecado do mundo", acreditem se quiser, um sorriso tenebroso se formou em meu rosto. Não de orgulho por ele, mas pela crença na capacidade de Dostoiévski de tornar brilhante qualquer perturbação do coração, que rege os sonhos dos quais eu preferiria nunca ter acordado.
Com o livro surgem, inevitavelmente, reflexões sobre o ser humano vivendo sua essência, contemplando o intelecto e o prazer do homem. Depois, vêm as trivialidades, o desprezo, a dor e, por fim, Sodoma e Gomorra. O que faço agora? Leio outro como se nada tivesse acontecido? Penso e não chego a conclusão alguma? Não posso deixar que o conhecimento sobre o livro supere o próprio livro. Enfim, que lama!

Tommesmo 30/09/2023

Gostei muito dos contos, pois ambos abordam um tema bastante delicado e complexo. Sobre o primeiro conto, adorei os personagens, apesar de ser uma história curta, foram bem construídos e únicos. Em suma, esse primeiro conto é excelente, deixou-me realmente ansioso para descobrir os acontecimentos futuros e entender o que levou a tal tragédia. Quanto ao segundo conto, simplesmente adorei. Amei as metáforas e a simplicidade e complexidade do protagonista.
Não escreverei mais, pois estou cansado neste momento.

v de vanisse 01/10/2023

Curtinho
Achei bom. Das duas histórias apresentadas, a minha favorita foi O Sonho de um Homem Ridículo. Dá pra ler em um dia e dar uma choradinha. Gostoso demais.