Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

Daniela742 24/11/2022

Passou um bom tempo que li esse livro e ainda não sei bem o que senti, nem sei como definir o que essa leitura me causou. Mix de confusão e surpresa.

O primeiro conto é bem interessante, mas gostei mais do segundo conto, o próprio título já é um tapa na cara. As duas histórias carregam desenvolvem uma trama fantástica, no sentido da loucura e insanidade. Da gente não saber se o que está acontecendo é mesmo real.

Em muito momentos tudo é muito turvo e acho que no final ficamos meio biló da cabeça que nem os personagens.

Rodrigo1185 28/11/2022

"Parecia-me evidente que, se eu sou um homem e ainda não um nada, e enquanto não me transformei num nada, então estou vivo, e consequentemente posso sofrer, me zangar ou sentir vergonha pelos meus atos."

ArnaldoJr 03/12/2022

A senhora e a menininha
Esta é a minha segunda incursão no universo de Dostoiévski. Dessa vez, o grande escritor russo discorre, através de duas novelas fantásticas e suas respectivas personagens principais, sobre a existência daquilo que Albert Camus considerava ser o único problema filosófico realmente sério: o suicídio. Através de monólogos introspectivos e sonhos, somos tragados e quando percebemos, já é tarde demais.

ana vicenza 06/12/2022

"Na nossa Terra não podemos amar de verdade senão com o tormento e só pelo tormento! De outro modo não sabemos amar e não conhecemos amor diferente. Eu quero o tormento para poder amar."

Gabriel Torres 10/12/2022

Texto niilista, existencialista. É ler e se sentir pisando na neve do chão de Moscou, caminhando por uma noite escura sem ter para onde ir e buscando a si mesmo em cada esquina, em cada janela acesa.

o desejo sendo utópico para o sujeito medíocre o permite sonhar e se livrar dessa mediocridade que o acorrenta a um mundo que para ele não faz sentido pelo fato dele não fazer sentido nesse mundo, feito um trem que não tem trilhos.

Beth 31/12/2022

Dostoievski é um dos meus autores favoritos e eu adoro ver seus personagens questionáveis em suas elucubrações sobre a vida, seus monólogos feitos para um público que não está lá, mas que julga como se estivesse e o julgamento feito pelo público invisível atinge os personagens como se estivessem confessando o mais hediondo crime perante o tribunal. As duas histórias apresentadas aqui falam de sonhos, a falta ou a abundância deles e como isso afeta a vida dos personagens. São histórias realmente envolventes e com certeza valem a leitura.

marietkmt 08/01/2023

sobre as duas narrativas
gostei muito da primeira narrativa ?a dócil? e de acompanhar todos os pensamentos do narrador para tentar entender o que levou à morte da sua esposa. A segunda narrativa ?o sonho de um homem ridículo? o narrador fala sobre sua indiferença à vida até o momento do seu encontro com a Verdade, onde muda a perspectiva do seu sentimento em relação a vida

Dudu Menezes 20/01/2023

Sobre o suicídio e a natureza humana
Retomando meu contato com a obra de Dostoievski, li, nos últimos dias, Duas Narrativas Fantásticas.

Aqui, temos dois textos, do final do século XIX, que se enquadram no gênero literário conhecido como novela - uma narrativa que não é tão curta quanto o conto e nem tão extensa como um romance.

Nas duas narrativas fica marcada a discussão sobre o sentido da vida.

Em A dócil, acompanhamos as reflexões de um homem, que acaba de ficar viúvo, após a sua jovem esposa tirar a própria vida, jogando-se pela janela de casa, abraçada à uma estátua da Virgem Maria.

Acredito que, aqui, a temática do amor se revela de forma extremamente provocadora. O que é, de fato, amar? Amar a quem? Amor por quem? Paralelo à esse sentimento, por óbvio, também se vai nas entranhas do ser humano para se pensar no ódio, no desejo, no desprezo, na necessidade de tentar impor algum tipo de controle e poder sobre quem se diz amar; e, consequentemente, o fracasso. O total fracasso de se tentar exorcizar os próprios demônios em um "ícone " que se cria como que um alvo para expiar as nossas culpas.

Na segunda novela, O Sonho de um Homem Ridículo, novamente a temática do suicídio se faz presente. Refletindo sobre o absurdo da existência humana, o narrador também faz diversas considerações sobre a existência humana. Este homem pesa suas contradições e pecados - à exemplo do que ocorre na primeira narrativa -, mas é ele próprio - o narrador - que está decidido a tirar a própria vida

Até que um acontecimento inesperado o faz pensar no quanto egoísta essa decisão soava. Ao ser abordado por uma menina, perdida na rua, que pedia ajuda para encontrar sua mãe e se negar a fazer qualquer coisa por ela, ele acaba sendo tomado pela culpa e olhando sua decisão por uma outra perspectiva.

Daí por diante somos provocados a pensar uma série de questões, inclusive sobre se, de fato, isso teria se passado na realidade ou faria parte de um sonho. O fato é que ele já não podia mais seguir com seus planos antes de resolver esta "pendência".

Eu havia esquecido o dom desse autor em tocar no mais íntimo da natureza humana. Ele nos disseca e deixa tudo exposto, sem meias palavras...

Quem curtiu a resenha, convido a conhecer o meu canal no YouTube: Sujeito Literário e o site www.sujeitoliterario.com.br

Yasmim 23/01/2023

Extraordinariamente perfeito!
As duas narrativas são esplêndidas e fascinantes!
A primeira, "A dócil", trata de assuntos bem pesados o que faz a leitura ser mais densa. Admito que precisei de várias pausas, mas não tira o fato de ter sido incrível.
Já a segunda, "O sonho de um homem ridículo", você pode sentir raiva do personagem principal no início, mas tudo isso é proposital para que nos capítulos 3, 4 e 5 chegue a revira volta. Foi impressionante e de se refletir muito sobre.
Perfeito e foi mais que merecido as 5 estrelas!

Everton 26/01/2023

Esse livro trata de duas obras que compõe-se em diferentes modos, contrastantes, de início, desenvolvem-se de uma forma deveras interessante, e se encerram com uma boa reflexão. Mais uma obra de Dosto, de escrita fluida e rápida, a qual aborda a estrutura de pensamentos da mente do personagem principal, em meio àquelas situações.

Ju 03/02/2023

Deus no céu e Dostoiévski na terra.
Me surpreendi positivamente demais com essa leitura. Ambas as narrativas falam sobre a morte, porém, de formas diferentes. Sinceramente não sei dizer qual gostei mais. As duas conseguiram me fazer ficar presa na leitura, e eu n consegui descansar até ter terminado de ler. Recomendo muito. Foi minha primeira leitura do autor, e que venham muito mais!

Raqueline 06/02/2023

excelente
Resenha | Duas Narrativas Fantásticas: A Dócil e o Sonho de um Homem Ridículo.

Confesso que comprei esse livro pelo título, me chamou bastante atenção, mas enfim, aqui, temos dois textos, que podem ser identificados como uma novela russa, uma narrativa que não é tão curta como um conto e nem tão extensa como um romance.

Em "A Dócil", acompanhamos as reflexões de um homem, que acaba de saber que sua mulher se suicidou, jogando-se pela janela de casa, abraçada à uma estátua da Virgem Maria. E a partir disso entra numa crise de reflexões, principalmente porquê dele acreditava que por alguns minutos poderia ter impedido aquela cena horrível. Ressalto que esse relacionamento era composto por um homem bem mais velho com uma adolescente de 16 anos, que ele acreditava que estava salvando de algum casamento horrível que pudesse acontecer.

Na segunda novela, "O Sonho de um Homem Ridículo", novamente tem a temática do suicídio, mas uma perspectiva e história diferente. Fazendo pensarmos na vida, a partir de um sonho louco, de um sujeito ridículo.

Ambos os inícios me fizeram querer continuar até acabar, e em alguns momentos lembrei-me de "Crime e Castigo", o livro é levado por agonia, pensamentos malucos, mas sempre com uma narrativa que rapidamente envolve o leitor.

- A edição da editora34 é maravilhosa, a melhor em quesito russo.