Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Rodrigo Fernandes 30/06/2023

Interessante. Indispensável para as mulheres.
A premissa do livro é muito interessante! Não à toa presenteei minha madrinha e minha mulher com ele. É meio óbvio que a leitura é direcionada para as mulheres, seu fortalecimento, seu re-conhecimento, mas não deixa de ser interessante e importante aos homens, porque convivemos com diversas mulheres que devemos respeitar, entender e ajudar a fortalecer.

Dito isso, a introdução é longa (36 páginas), e percebi que ia demorar bastante para avançar na leitura do livro. Depois percebi que a dinâmica era, primeiro um pouco da relação da autora com a história a ser contada, um pouco de onde ela teve contato com a mesma (sua historia e suas vivencias são bem interessantes e inspiradoras), um conto, seguido por diversas páginas da relação do conto com o tema central do livro.

O tema e esta interpretação fica repetitivo com o tempo.
Os contos são na maioria ótimos, outros nem tanto.

Ari 29/06/2023

O que eu achei?
O livro é uma obra prima. Fiquei muito surpresa ao saber que ele foi lançado de fato, no ano 1992. A escrita é realmente atemporal. Quando eu comecei a ler desanimei um pouco, nas primeiras 80 páginas não estava fluindo a leitura, além do mais eu não estou tão acostumada com a narrativa utilizada neste livro.

Começou a melhorar a leitura para mim, a partir do momento em que a autora narrou alguns contos e depois veio explicando e exemplificando sob o olhar da Mulher Selvagem e da psicologia. Seria um livro que todos deveriam ler, principalmente as mulheres. Ele reforça muito neste livro sobre a Mulher Selvagem, a forma de agir, a mulher não se esconder, não se calar, compara a mulher como um lobo na forma de ser, entre outros aspectos.

A autora sem dúvidas é uma mulher muito inteligente e genial. O jeito dela de pensar em meados de 1992, sobre independência e liberdade da mulher, me deixou chocadíssima kkkkk literalmente uma mulher muito à frente do seu tempo.

Excelente! ????, 5

Talita | @gosteilogoindico 28/06/2023

Minhas impressões de leitura
Iniciei esse livro em 04/08/22 com um grupo de amigas literárias e término hoje.
Tiveram seus altos e baixos de leitura, um capítulo por mês com discussão via chamada de vídeo, e eu amei!
Esse livro é denso, e ao mesmo tempo transformador. A Talita que começou esta leitura não é a mesma que terminou.

Cicin 27/06/2023

Levei um mês para acabar esse livro, pois não queria terminar e mesmo assim acho que li rápido demais, irei reler certeza!

Maylla2 25/06/2023

Cantando sobre os ossos
Esse é um livro que precisa ser lido, porém o leitor precisa estar no tempo certo para lê-lo. Vou explicar. Comecei a ler Mulheres que correm com os lobos por duas vezes no passado. Em ambas as vezes me senti interessada no assunto, mas não avançava na leitura. O tema chamava atenção, mas a leitura não andava é isso não tinha nada a ver com a escrita, pois é fluida e fácil.
Decidi então deixá-lo de molho e tentar depois. Melhor decisão. Esse ano me senti mais curiosa com o tema e comecei a ler. A leitura fluiu muito! Cada capítulo ou tópicos dentro dos capítulos despertaram inúmeras reflexões. Consegui absorver muito do conteúdo e relacionar com outras leituras que fiz ou estava fazendo no momento, além de fazer relação com a minha vida. Foi uma experiência muito boa e, com certeza, voltarei nele outras vezes.
le.soulluna 25/06/2023minha estante
Exato...também foi transformador pra mim?

nenos 25/06/2023

If you don't go out in the woods, nothing will ever happen and your life will never begin.
Harsh judgments about women created by our unacknowledged society, left a profoundly wounded aspect. Psychic barrier imposed for so long and still, keeping us from knowing what we know. Countless lacerations faced, the deadliness in being the too-sweet self for too long, punishment of the naïve destroying the path to self-knowledge ripping them apart from the intuitive nature, leaving behind the sense of self sabotage.
To deal with devaluation of the body, refused unconditional love for being a little different from imposed obsolete patterns, helplessness in women which suffered aggression and at the same time manage biological and emotional cycles seems too much for any creature to handle. It takes by force the true expression, vitality, flourishes the worst parts of oneself and freezes up a person. The death of creativity, relationships and satisfactions has the power to drag away your identity and strength, so, it is crucial to let live what shall live and to find a way to kill at any cost exploitative predators.
On top of all, we need to nurture an organic life even without knowing the answers to everything, to throw thyself in this finite existence carrying and passing along experiences, wisdoms, books and perceptions. Self-knowledge must not be contained, don’t let true nature be scary, find relationships in which you can express yourself and a partner that naturally knows, evolution of the self.
We tend to ignore signs of our wild nature, the creature yelling necessities, the hunger buried by over-domestication, the eternal confrontation between promiscuity and rationality represented by the wildish archetypal and the guiding psyque, comprehensions beyond such senses which sometimes leads to nervous breakdowns. As Camus says, the humiliated flesh is my only certainty and I can only live by it. Coherence in attitudes is an impossible expression for the wild nature, when the strength lives inside the ability to change and adapt.

Link to my highlights: https://drive.google.com/file/d/1mMPMzJDSUNz0ewwr__8S7NLqSmWrE1qo/view?usp=sharing

Sthephany16 22/06/2023

Simplesmente perfeito!
Após 5 anos lendo esta maravilha, (in)felizmente terminei e já quero ler novamente. Com certeza, entrou para a minha pequena lista de livros favoritos.

No início, o livro estava bem descritivo e introdutório, mas os contos e as significações começam e você se pega encantada, representada e abraçada pelas histórias. Me vi chorando várias e várias vezes e simplesmente agradecendo por ouvir as palavras da Clarissa.

Demorei tanto para terminar porque, para mim, o livro deveria ser aberto quando eu ouvisse o chamado. E era incrível perceber que, quando eu abria, era exatamente aquilo que estava precisando ler.

Mulheres que correm com os lobos traz uma escrita sensível, que te dá umas boas chacoalhadas e te faz querer levantar e enterrar o pé na areia e sair correndo, construindo, abraçando, cantando, pulando...

Nenhuma descrição minha poderá expor o quão especial foi essa leitura. Recomendo demais!

Nota 10000/10.

Martony.Demes 13/06/2023

Livro complexo e uma imbricação de histórias e realidade bem densa
Bom, eu esperava outra coisa desse livro! Imaginei-o com uma linguagem mais simples ou pelo menos mais clara. Vi que o cotejo dos contos, histórias e outros com a realidade são bem complexos. E prevejo que esse livro não vai alcançar muitas mulheres, por conta disso.

Imagine pessoas simples com baixa instrução e que se assemelham com várias mulheres com os arqúetipos citadas, como ela vai entender que é com ela e as reflexões e lições citadas.

Sei não! Ou não entendi em grande maioria ou por que não sou o público alvo ou relacionado a esse livro!

Eu tive até que ouvir do meio para o fim por que estava muito chato! Quase não termino!

Quem sabe eu precise ver algumas resenhas sobre o livro me faça entender e posteriormente eu o releia!

Guilherme.Bochinia 12/06/2023

Esse mostra contos que debatam dobre a sociedade ver e o comportamento de mulheres.
As mulheres podem ser o que elas quiserem. Elas tem uma luta ingrata por ser aceita as sua qualidades. Todas mulheres tem capacidade de ser o que elas quiser.

Chris.Gomes 11/06/2023

Até terminar esse livro foi um processo bem demorado, esse livro simplesmente mudou minha vida. A forma como a autora fala sobre a profundidade, complexidade do feminino me deixou deslumbrada. Para muitos pode ser uma leitura densa e chata porque a autora mastiga muito bem tudo o que ela fala, eu gosto de leituras assim e me prendeu bastante.
Se você não tiver preparado para mudar velhos hábitos, enxergar seus defeitos e se abrir para o novo, esse livro não é para você! Pois para mim esse livro foi um portal que me direcionou a ser alguém melhor. Indico não só para mulheres mas para homens também que querem entender mais sobre o feminino e a si também.

costa63 06/06/2023

10. Uive sempre
Vou citar aqui os melhores contos desse livro( minha opinião)
.barba- azul
.o patinho feio
.os sapatinhos vermelhos
.o urso da meia-lua
.a donzela sem mãos

Marques 31/05/2023

Leitura recompensadora
Essa foi uma das leituras mais demoradas que já fiz, mas também uma das mais recompensadoras.

Como é gostoso conhecer mais da psicologia e, mais particularmente, da psicologia feminina por meio de análise de contos. Por que demorei quase três meses para a leitura de "Mulheres que correm com os lobos"? Além de ser um livro denso, são reflexões extremamente aplicáveis à nossa vida.

Com análises profundas de diversos contos e histórias, Clarissa Pinkola Éstes, que é psicóloga, usa de seu conhecimento e das teorias Junguianas para debater, comentar e refletir sobre a vida feminina e como vivemos na sociedade - principalmente nós, artistas.

A cada conto uma descoberta. A cada descoberta, autoconhecimento. A cada pinguinho de autoconhecimento, perdão, ação, compreensão. Indico a leitura para todas as mulheres. Aliás, para todas as pessoas que dejesam entender o feminino e os ciclos criativos.

Viviane 30/05/2023

Primeiramente eu estava louca para ler este livro, mas acabei abandonando a leitura e agora surgiu a portunidade. Penso que o momento era este e foi uma leitura muito deliciosa. Se pode ver que a autora quis com este livro demostrar o poder da mulher verdadeira, do sexo feminino, do ser mulher, o poder da mulher em um todo. Mesmo quando você pensa que não tem este poder , ele esta ali escondido pronto para ser liberto, como uma Loba.

Mary.Aoto 28/05/2023

"O feminino selvagem é o que sustenta todos os mundos!"
Mulheres que correm com os lobos lembrou pra mim sobre mim mesma, coisas que eu havia deixado de lado em algum lugar no caminho da minha vida.
Foi o meu aconchego e aprendizado sobre como ser e estar nesse mundo caótico que vivemos sendo uma mulher jovem adulta cheia de dúvidas e medos em relação a tudo e em relação a si mesma também.
Com certeza o livro que me tocou nos lugares mais fundos e que eu sequer sabia que existiam. Transcrever o quanto ele me fez bem ainda não é tão fácil, mas posso garantir que foi uma vivência.
Apenas o livro da minha vida. 5 ?????

Daniela 26/05/2023

Mulheres que correm com os lobos.
Este livro é uma autoanálise de quem está lendo! Foi uma leitura demorada, li e reli alguns trechos para internalizar bem a mensagem! Mas não é uma leitura fácil!
Martony.Demes 13/06/2023minha estante
Realmente, não é fácil! Na verdade, é um livro bem chato! Tive que partir para o audiobook para finalizá-lo! E digo mais: complexo ao ponto de provocar digressão de muito leitor ou leitora. Poderia ser mais simples para atingir/provocar mais mulheres!

Dinah.Dias 18/06/2023minha estante
Também demorei pra terminar, é bom, mas na minha percepção, é necessário ter uma visão de arquétipos e jung, amo contos de fadas, e as várias interpretações que surgem, pela cultura de cada região.
Tem um ponto em que me vejo cansada mentalmente, quando a autora fica repetitiva, mas como é auto-análise, precisa de ser dessa forma, para nos encontrarmos internamente de forma verdadeira, pois as crenças limitantes, tendem à nos enganar.

Martony.Demes 18/06/2023minha estante
Hum, legal!