Lingus

Lingus Mariana Zapata

Resenhas - Lingus

Ester479 04/12/2021

Controverso
Acredito que esse é um dos primeiros livros da Mariana, a diferença e evolução é nítida. Esse eu não AMEI a relação do casal, como os dos outros, não deu pra ter aquele companheirismo, que é tão presente nos livros dela. Mas não dá pra ignorar que esse traz uma proposta diferente.
Esse livro é uma COMÉDIA romântica, e por isso não acho válido alguns argumentos que vi. Vi gente pedindo profundidade, o que motiva um personagem a ser o que ele é... Achei meio sem sentido pedir isso, dado o gênero do livro.
Confesso que estava com "preconceito" pra começar esse livro, dado aonde os personagens se conhecem e a profissão do interesse amoroso. Porque sei o quanto o mundo da pornogr4f14 é PODRE. Mas, Zapata decidiu não abordar isso de uma forma séria (o que eu acho válido, dado o gênero), e eu sei que isso é um problema, porque têm só algumas cenas que mostra alguns dos problemas (mais superficiais), achei até que ela romantiza um pouco, no sentido de fazer ficar mais bonito, e não trazer o que é de verdade.
Então, se você conseguir ignorar completamente isso, é uma leitura que traz o que promete, cenas clichês e muito engraçadas.
anndiary 29/03/2023minha estante
Todo livro da Mari ela cita alguma coisa sobre pornografia. Acho problemático. Mas, é a única coisa de negativa q vejo nos livros dela

Ester479 29/03/2023minha estante
Siiiiim. Acho que ela vai muito na do "feminismo" liberal, e acha que isso é empoderamento. Achei legal destacar na resenha, pq aqui não é só mencionado, é a profissão do interesse amoroso da protagonista. É beeeeem mais romantizado.
Pq a representação de latinas dela, tem todo o contexto dos EUA, que não dá pra ignorar.
AMO a escrita dela. Ela e a Lauren Asher tão juntinhas no meu top 1 de autoras

Julii30 26/07/2023

Não esperem uma história muito bem desenvolvida e construída
Eu não estava dando muito crédito para o livro, ele tem uma capa duvidosa e uma sinopse meio fraca, mas ainda bem que resolvi ler. Mariana Zapata - quase - nunca decepciona.

O livro é incrível, ele é bem gostoso de ler, mas como ele não é um livro famoso da autora, eu preciso avisar aos leitores que não esperem uma história muito bem desenvolvida e construída. "Lingus" é aquela comédia romântica para passar o tempo, ela não tem uma história incrível, desenvolvimento ou plot avassaladores.

Se é isso que você procura, passe longe desse livro.

Como eu disse acima, o livro não desenvolve os personagens, não é esse o objetivo dele, mas tudo bem, pois apesar disso deu para se apegar muito ao casal, mesmo eles tendo muitas cenas superficiais - o que dificulta para que o leitor possa conhecer os mesmos, mas nada disso importou nesse livro.

Tristan e Kat são ótimos, eu realmente me apaixonei por eles, principalmente pelo Tristan. Eu achei que demorou muito até que eles ficassem juntos, eu estava ficando louca rs. Ademais, faltou aquela forte tensão sexual entre eles, além do romantismo que deixou um pouco a desejar.

Apesar do que eu disse acima sobre esse não ser um livro sobre desenvolvimento, não nego que se tivesse, a história seria muito melhor. A autora poderia ter minimamente trabalhado o passado dos personagens, a vida do Tristan e até mesmo a pornografia - esse último não excesso, mas só um pouquinho não teria feito mal a ninguém, e também poderia ter dado um destaque maior ao Calum e a Nikki.

Mas apesar de tudo eu super recomendo "Lingus", ele é um livro bem leve e gostoso..

ellen 15/01/2021

Muito gostosinho de ler uma leitura que te prende do início ao fim, muito bom pra sair da ressaca literária.

Be Cortland 25/04/2023

Ok.... Foi diferente
Geralmente eu amo os livros da Mariana Zapata, sério sou apaixonada, mas a minha relação com Lingus foi diferente, não odiei ou desgostei, nada disso, porém tenho minhas ressalvas

Até achei a premisa super legal, o personagem principal é ator de filmes adultos e a melhor amiga da personagem principal também, a Mariana explora as relações deles com a questão do trabalho e tal, porém as vezes fica muito infantil, a Kat age como uma criança.

Tanta coisa teria sido resolvido se eles conversassem, porém não tem esse diálogo sabe, eu sei que é porque o livro é slow burn, mas uma conversinha seria importante

Outra coisa, a forma que a personagem se refere as amigas e as outras mulher me incomodou muito, sei que com as amigas foi de forma amigável, porém é repetitivo e irritante, só para citar, durante todo livro ela diz
Puta 30 vezes
Cadela 42 vezes
E 🤬 #$%!& 23 vezes
É depreciativo e repetitivo, me incomodou um pouco, porém é até um livro legal

Ps: Tristan e Callum poderia ter sido melhores explorados, nunca é citado porque eles entraram na indústria

Samara783 28/06/2021

Muito bom!
Provavelmente por ser um dos primeiros livros da Mariana Zapata, mas eu senti a diferença de escrita com os outros que já li, então acho que isso me fez não me apaixonar pelo casal perdidamente, como acontece normalmente.
O livro é muito bom, leitura rápida, os personagens secundários são incríveis, amei todos e super queria está dentro do grupinho deles, a Kat também é fantástica, amei que ela não ficou 100% esperando o Tristan, ela saiu, foi para encontros e beijou, algo que até então não tinha visto nos livros que já li da Zapata, o Tristan é um bebê, eu queria um pouco mais de atitude dele, parece que ele é o mais novo da relação com algumas coisas.

@eve 26/10/2020

Para sair da ressaca literária
Estou em alguns grupos literários e ontem uma pessoa de lá mandou um print sobre esse livro e o pdf, eu ameeei e fui correndo ler!
Antes de ler eu procurei resenhas sobre ele aqui no Skoob e confesso que quase não li, mas juro que me surpreendi! No começo a história estava super pacata e muitas coisas me deixaram desconfortável, mas com o tempo eu me acostumei com a abordagem da escritora.
Confesso que tiveram momentos constrangedores, atitudes e pensamentos idiotas, coisas "clichêramente" óbvias, mas eu gostei desse livro. Ri muito e me apaixonei pelos personagens, então se você está de ressaca eu recomendo esse livro!

Lêh 09/01/2023

Não gostei, achei a estória muito rasa, meio sem sentido.
Os protagonistas não possuem a relação de companheirismo como é característico em outros livros da autora que li e eu senti falta disso. Gosto de clichê, mas esse foi o clichê do clichê, muito apelativo, com frases genéricas demais. Aff!
Achei os protagonistas puritanos demais, nada a ver com a ideia do livro girar em torno da pornografia.
Para mim as últimas 100 páginas foram pura enrolação, foi só para encher linguiça e nada mais! Infelizmente esse é o primeiro livro da autora que li e não gostei!

Mary 17/01/2021

Amo demais tudo que a Mariana Zapata escreve e esse não poderia ser diferente!
É um livro leve e divertido que me fez rir em muitos momentos!

Amei o casal e toda a história deles, que tem um inicio de meio doido ?

Os personagens são maravilhosos,principalmente os amigos da Kat,super divertidos e autênticos.

Recomendo demais esse livro,com certeza é um dos meus favoritos dessa autora!

Fireheart.l 09/07/2022

O protagonista homem é um ator pornô. O slow burn é bem diferente dos outros livros kkkkk tipo, em menos de 70% eles estão felizes e juntos (estranho já que normalmente é pelos 90%) mas no geral eu gostei bastante

Barbara 27/07/2021

Voce acha que as pessoas nessa industria sao levadas a sério?
Falar que eu amo os livros da Zapata nao é novidade pra ninguem, alias eu tenho receio de ler os livros dela porque depois vou ficar comparando e achando que nenhum outro livro depois dos dela é bom o suficiente.
Kat conhece Tristan sem saber que ele tbm é Robby Lingus, um ator de filmes adultos, eles se dao super bem logo de cara. Uma amizade nasce desse encontro aleatório, assim como um interesse, mas como se relacionar com alguem que trabalha nesse tipo de industria?
Esse livro é um chuchuzinho! Divertido, fofo, leve. Tristan e Kat formaram um casal com uma quimica muito gostosa e que deixa o coracao do leitor quentinho.
Inclusive algumas partes me levaram a pensar em outros assuntos mais sérios, ou seja ótimo pra refletir. E encontrar o amor em lugares aleatórios? SIM POR FAVOR! Agora eu que sofra pra encontrar alguma outra leitura pra nao permitir que eu fique de ressaca.

nadi.bortoluzzi 20/08/2022

MZ me decepcionou
eu não gostei... o slut shaming constante era nojento e me irritou profundamente. Transfobia casual e Homofobia também não é divertido e peculiar.
Tristan mantém Kat firmemente na friendzone até que as amigas dela digam a ela para tirar a cabeça da bunda e parar de esperar que Tristan a veja como mais. Então eis que ela tem um encontro com outro cara que ele não gosta, e ele decide que quer ela, que hipócrita
O livro tinha uma ideia de enredo interessante, mas eu senti que não foi a lugar nenhum? Eu não cliquei com o casal ou qualquer um dos personagens e quando terminei eu tinha esquecido completamente o que aconteceu. Nunca foi explicado por que Tristan estava no porn business, ele tinha um bom emprego em um escritório de advocacia, estava estudando para ser advogado, tinha uma herança de sua avó, então não estava sofrendo por dinheiro.
No geral, essa história durou muito tempo para mim, perdeu o caminho no meio. Isso teria funcionado melhor como um conto.

Tive a sorte de não ter lido esse livro dela primeiro, pois teria ter preconceito com qualquer outro. A sorte foi ter sido um dos últimos que eu li dela.

Beks beks 07/03/2022

MARIANA ZAPATA
Geeente, ain, eu tô tão soft depois de ter terminado esse livro. Com certeza, se tornou um dos meus preferidos da Mariana Zapata. É uma comédia romântica muito gostosinha e rápida de lê. Os personagens são demaaais, eles tem profundidade, características tão humanas que você vai se identificando e isso torna a leitura bem mais "REAAL". Esse é um Slow Burn diferente, dos que eu já li da Zapata, porque ele não demora tanto pra acontecer. E eu amo o fato de que a Mariana Zapata não coloca conflitos "bestas" , no livro. Os personagens sempre sabem resolver as coisas de uma maneira tão saudável, sem aquele "c# doce", sabe?!. O melhor desse livro, além do romance, é a found family, os amigos da protagonista são personagens tão incríveis, chega dá um friozinho no coração de amorzinho, por eles. Eu surpe indico esse livro, foi uma leitura tão gostosa de lê. 5/5 ??
Ester479 07/03/2022minha estante
Único ponto negativo do livro é a romantização da indústria pornográfica.

Beks beks 07/03/2022minha estante
SIM, concordo

Kabizinha 18/04/2022

O puro suco de 2012
Literalmente as únicas personagens mulheres que a personagem não falou mal foram as amigas, porque aí também né, pelo amor! De resto era aparecer uma mulher no livro, ela não precisava nem falar nada com o garotão que a personagem já começava a chamar de siliconada para baixo! A sororidade que a perdoe, né?

Tudo o que poderia ser considerado "a frente do seu tempo"/contra-tabu era na verdade só mais uma reforçada de conservadorismo, mas levemente disfarçada: tudo bem uma das minhas melhores amigas fazer pornô, porque eu já conhecia ela antes disso e já conhecia a índole dela, tudo bem o cara ser um ator pornô porque ele tem repulsa a essa parte da vida dele e ele já pretendia sair mesmo, ter ela junto só fez ele tomar essa decisão mais rápido e tals, ou ainda os namoros da minha amiga atriz e bissexual não davam certo porque de começo os homens com quem ela se relacionava acham interessante já que ela atuava em vídeos/filmes apenas com outras mulheres, mas aí depois eles começavam a ficar com ciúmes da profissão dessa minha amiga e olha que ela nem ficava com homens ein! (a forma como tentou disfarçar bifobia como algo ruim, mas que infelizmente acontece foi ridículo, porque não havia crítica a isso, apenas "reiterava").

Um livro com uma premissa mega divertida se perdeu demais porque tentou ser descoladão quebrando tabus sem de fato quebrar nenhum tabu... ainda dou um desconto para muitas das escolhas feitas, principalmente a energia de "não sou como as outras garotas" que a personagem principal me passou porque foi escrito em 2012 e só quem viveu sabe que essa época foi o puro suco disso.

Ainda tenho esperanças de que vou achar o que fazem vocês gostarem tanto da escrita e das histórias dessa autora.

---- 29/01/2023

Tudo precisa começar de algum lugar
Mariana Zapata é claramente uma das melhores autoras de romance slow burn da atualidade, mas ela precisava começar de algum lugar.

E é isso que explica Lingus e Under Locke, que não são livros bons (em minha humilde opinião).

Porém, da pra ver aí nesse início o que se transformaria em uma autora brilhante, a mente por trás de Espere por mim, A muralha de Winnipeg e eu e All Rhodes Lead Here.

Esse livro também me deixou com vergonha em muitas cenas. E acho que Zapata tem acerto atualmente na quantidade de cenas de sexo nos livros, que são no máximo duas. Melhor ainda quando é uma só.