A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Barbara 17/09/2020

Ô livro bom, ein!?
O primeiro livro que li desse autor foi um não tão aclamado: "O Silêncio das Montanhas" (vira e mexe me pego relendo algumas páginas dessa belezura). Apesar de realmente não ser um dos melhores, me apaixonei por Hosseini e seus detalhes impecáveis. O autor descreve as coisas exatamente do jeitinho que eu gosto e me identifico. A partir desse ponto, eu quis mais. Quis apreciar mais dele. Então peguei emprestada essa obra do meu tio. Confesso que demorei para iniciar a leitura, mas depois de um tempo consegui. Me demorei em cada página, assistindo tudo aterrorizada ou ficando totalmente relaxada, em harmonia com as cenas, sorrindo abobada. Na minha cabeça os personagens ainda estão vivos tão claramente! Você, com certeza, se sentirá mais humano conforme as páginas vão se indo. Recomendo mil vezes.
Obs.: Sou péssima para títulos.

Ana Diniz 04/06/2021minha estante
Vc disse tudo! Nossa, esse livro é arrebatador

Teus 04/06/2021minha estante
Obrigado, e sim, esse livro me destruiu... Favoritado da vida

folkabe 19/09/2023

Vamos falar sobre 'A Cidade do Sol'
Esse livro é, sem dúvidas, um dos melhores que eu já li na minha vida.
Foi a primeira vez que experenciei a escrita e as ideias de Khaled Hosseini (aliás, obrigada tia, pela recomendação) e, confesso, em certos momentos pensei em deixar o livro de lado e voltar a ler depois, mas que bom que não fiz, porque esse livro é sensacional. A escrita é leve, muitos dos capítulos são curtos (o que me agrada muito), a história parece tão realista e o escritor consegue nos deixar tão imersos nas histórias que isso me deixou encantada.
'A Cidade do Sol' é um livro sofrido, angustiante e cheio de reviravoltas. Mariam que foi maltratada de muitas vezes sem o menor dos motivos, e Laila, tão corajosa e também rodeada de tragédias. Quando as duas se juntaram, tive a esperança de que tudo ia ficar muito, muito bem, já que desde o começo Mariam cuidou de Laila, mas aí acontece uma coisa, e mais outra, e o que temos a partir do capítulo 48 é uma bola de problemas gigante, que no final vai se amenizando, de um jeito ruim ou não.
Detestei Rashid, e ele infelizmente é uma representação de muitas pessoas que existem soltas no mundo por aí; Amei Laila, Mariam, Aziza, Tariq e, mesmo Zalmai sendo um pouco incoerente, eu o amei também, ele é só uma criança.
Khaled foi brilhante nessa produção, sem dúvidas merece mais reconhecimento.
brasiliyear 23/09/2023minha estante
Se gostou desse, recomendo "O caçador de pipas" do mesmo autor. As nuances entre amor e ódio do livro foram incríveis, a história é muito intensa e emocionante também!!

Aline.Gestal 29/10/2023

Dói.
É uma história LINDA! Mas dói, dói de várias formas. Esse livro me quebrou em vários pedaços. Confesso que foi difícil ler de forma rápida, porque a história realmente me tocou em cada detalhe, parecia tudo tão injusto. O que Mariam fez pra sofrer tanto além de nascer?

O que mais me impacta é que possivelmente aconteceu com alguém de verdade. O contexto é real, a ordem cronológica é exatamente a dos acontecimentos no Afeganistão na realidade. Isso foi o que tornou tudo mais palpável e doloroso.

É linda. O escritor é impecável. Mas o meu conselho para você que quer ler é: prepare o coração e um lencinho.
Jucy 29/10/2023minha estante
Livro mais triste que já li.

vivi 17/06/2021

INCRÍVEL ?
a estória prende a atenção do início ao fim. consegui mergulhar na essência dos personagens criando uma empatia enorme pela tragetoria das protagonistas. pra quem procura um livro pra se emocionar e ficar triste depois, esse é uma ótima escolha! kkk

Babi 02/08/2020

Uma das histórias mais fortes que eu já li na vida! Apesar de ser uma releitura, não pude conter as lágrimas.
Tantos questionamentos: que tipo de vida se tem no meio de uma guerra?! Quantas mulheres e crianças são violentadas? Quantas famílias são destruídas?!
Existe gente ali, no meio daquele caos... É um sentimento de impotência, de injustiça!

Vitor.Tavares 06/04/2023

Mariam e Laila, mulheres que o tempo nunca vai apagar
Pela terceira vez eu termino a leitura desse livro, e cada vez ele me marca de uma forma diferente. A história conta com um fundo histórico-político a vida de duas mulheres que são açoitadas pela realidade em um país extremista, o Afeganistão. Sem muitos detalhes, só lendo mesmo pra sentir como um soco no estômago a realidade da vida delas que nunca tiveram a verdadeira felicidade.

Camila 14/08/2010

Tariq... Ahh, Tariq
Fiquei apaixonada por este livro, não só pela história em si, mas também pelos detalhes da cultura, a descrição dos costumes, e afins.
Mariam e Laila são mulheres distintas entre si, mas que completam-se.
Vibrei muito com este livro.
Kah 22/08/2010minha estante
Sensacional este livro mesmo viu... não dá pra ler um qualquer após o término deste hehehe... Tariq my love oun sz'

Ellen 22/07/2011minha estante
Menina eu também amei o Tariq...

Mi Lopes 28/11/2023

Uma ficção bem realista
Eu já havia lido "O caçador de pipas" do autor, então sabia que esse não seria qualquer livro, com um romance e flores.

É uma história pesada, sofrida, que nos permitem enxergar uma realidade não muito distante do que até hoje se vê num regime tirano, onde a mulher é vista com a única função de ser mãe e ainda ter que ser um menino para ser considerada digna. Além de uma guerra interminável e muitas vezes sem sentido que muda e destrói a vida de milhares de pessoas em diversas gerações. Mirian tem uma história sofrida de mais, me tirou várias lágrimas perceber como a inocência dela foi roubada, como ela nunca conseguiu ser amada e ainda passou por um casamento infernal, desmerecida, humilhada, agredida e escravizada por não conseguir dar tudo que o marido queria. Tinha uma vida miserável, mas mesmo amargurada, se achando completamente inútil para tudo, conseguiu ser o porto seguro de Laila. A forma como a relação das duas se desenvolve é linda, é emocionante e cheia de amor. O respeito mútuo desenvolvido, a cumplicidade e por fim a lealdade fez com que o livro se tornasse um dos meus favoritos. Não tem como não nos marcar. É uma história linda e triste, mas arrebatadora, que nos marca e fica na nossa memória. Eu adorei!

joana 20/02/2022

Perfeição
Há um tempão que me tenho desiludido com leituras do Kindle. Aquela sensação de copy paste de histórias. Quando isso acontece gosto de reler meus favoritos e A Cidade do Sol é um deles.
Obra majestosa e tão bem escrita. Como amo esse livro. Indico mil vezes para todos.
E quando reli senti novamente como em muitos lugares ser mulher ainda é um pecado para muitos.

"Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre. Nunca se esqueça disso, Mariam.”

Talvez por esse mesmo motivo não consigo gostar de livros em que mulher é humilhada por macho eescroto Porque em nosso mundo muitas mulheres ainda perdem a vida por serem mulheres.

Leiam esse livro. É Perfeito.

paula 30/03/2021

amei
simplesmente maravilhoso, além de ser extremamente emocionante e envolvente consegue também ser de um caráter informativo de uma realidade que muitos nem têm conhecimento sobre.
Nicole.Levy 30/03/2021minha estante
??

Bianca 18/06/2020

Perfeito.
Fico um pouco receosa de falar sobre esse livro por ter certeza que não conseguiria colocar em palavras tudo que me passou. Lindo, rico e comovente; além de me levar à muitas lágrimas, tb me fez compreender muito sobre o Afeganistão, sua rica história e cultura. Recomendo demais.
Thaiza 18/06/2020minha estante
Amo tanto esse livro.

brunadafonseca19 18/06/2020minha estante
Esse livro é mesmo maravilhoso!!!

Rosane 18/12/2021

Tocante .
É um livro com uma história muito tocante ,me fez refletir sobre como é a vida das mulheres no país retratado.
O final teve uma grande reviravolta:)
mais senti muito por uma das personagens:(
Super indico essa leitura .

Laura.Bianchini 20/06/2021

Favorito da vida
Sem palavras para tudo o que li....
Esse foi uma releitura, e 4 anos não foram capazes de alterar a nota: 5 estrelas, favoritado.
Eu me apeguei muito às personagens, às histórias individuais e em conjunto... E falo com total certeza, Rashid é um dos personagens mais detestáveis da história da literatura, não sei se vou achar alguém que supere ele..
Um dos destaques é o pano de fundo histórico, faz a gente contestar o termo guerra ''fria''.. visto que tantas pessoas sofreram e tantos países foram palco para essa disputa ideológica absurda.. Com o fim desse período, o Afeganistão ainda sofre com uma guerra civil absurda, com o governo Talibã...
Na verdade, o país inteiro sofre, mas não há comparação com as mulheres.. Esse é o grande foco do livro; vemos duas personagens apenas, mas essas sintetizam o sofrimento de todas naquele contexto. As cenas de violência doméstica são fortíssimas, é um grande gatilho inclusive, e tive que parar várias vezes para respirar.
O meu apego com elas foi tão grande que meu coração acelerava junto; senti medo, tristeza, mas sobretudo, ódio por me deparar com um país (e com um mundo) em que ser mulher, por si só, já é um crime.