O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Sérgio 25/01/2024

Uma pequena amostra do efeito devastador do preconceito! Alguém incrível que sonhava em ser "normal"!!!

Nanda5Oli 25/01/2024

Às vezes semideus, às vezes, como um monstro
"...Quando meu pai nunca me viu e quando minha mãe, para não ter de me ver, me presenteou com minha primeira máscara!"

O fantasma da ópera, Anjo da música, Monstro, Amante dos alçapões, Erick... realmente um personagem cheio de camadas. Enfim, romance gótico com protagonista cruel, triângulo amoroso, suspense e terror.

Luana M Moraes 24/01/2024

Foi difícil terminar
Eu tinha grandes expectativas nesse livro por ser um clássico e a história ser baseada em um teatro que existe até hoje e por alguns acontecimentos e lendas que acontecerão nesse lugar. Mais infelizmente não gostei muito da história o começo é bem chato só continuei a ler pois tinha começado, não gostei de nenhum personagem, esperava mais dessa história.

Agnes23 24/01/2024

Amor e ódio
Amei cm a decorrer do livro tem vários plots e com me senti uma palhaça e me fez de trouxa,nunca me senti tão mal por odiar um personagem e amar outro, amei 5 estrelas

Ana Elisa 22/01/2024

Abaixo das minhas Expectativas
O livro em si não é ruim, mas como consumi filme e musical primeiro, esperava algo diferente. O Érik mal aparece, a Christine é meio fora de si e o Raoul é um mauricinho pirado de amor. Nas outras mídias eles são mais "encantadores", eu diria. De qualquer forma eu ainda gosto muito do Érik, e o final foi agridoce, do jeito que eu gosto.

SamaraF 22/01/2024

E o prêmio de melhor livro vai para?
O Fantasma da Ópera é impecável! Que história linda e emocionante.
A leitura é um pouco difícil por conta da linguagem sim (bom, o livro é de 1909) porém vale muito a pena o esforço.
A história se passa em Paris em uma casa de ópera que de fato existe (e pode ser visitada, o que aumentou muito minha vontade de ir para Paris) e que guarda um mistério: há rumores sobre um fantasma assombrar o local e fazer coisas horríveis quando assim deseja. Muitos alegam terem o visto, inclusive Christine, uma belíssima e aclamada cantora, que não apenas o viu como selou um pacto com ele.
Segundo o autor do livro, a história foi baseada em vários fatos reais e ele fez uma longa pesquisa antes de escrever o livro.
O livro tem drama, romance e tem o que mais me chamou a atenção: uma valorização lindíssima ao poder do afeto.
Espetáculos de ópera, mistério, baile de máscaras, mocinhos ?padrão?, vilão diferente, reflexão sobre a aparência e romance em cenário de época é o que você vai encontrar neste clássico atemporal.
Esse livro ganhou meu coração!
sasantosbr 24/01/2024minha estante
Você descreveu exatamente o que senti! ??

Ricardo743 21/01/2024

Com uma história envolvente e uma atmosfera gótica, cativa os leitores com seu suspense e romance, tornando-se uma leitura fascinante para quem gosta de histórias que exploram os limites entre a beleza e a monstruosidade.

Nany 20/01/2024

O Fantasma da Ópera, clássico escrito por Gaston Leroux em 1910, é uma narrativa envolvente repleta de mistério, romance e tragédia, desdobrando-se nas catacumbas da Ópera Garnier em Paris.

A trama centraliza-se em um triângulo amoroso composto por Christine Daaé, uma das cantoras da ópera, Raoul, seu antigo amigo de infância que a ama desde pequeno, e um personagem enigmático conhecido como o Fantasma da Ópera, cuja existência é conhecida por todos, embora poucos tenham realmente o visto.

O enigmático Fantasma, um gênio musical deformado que habita as sombras da ópera, apaixona-se pela jovem Srta. Daaé. Sua obsessão pela talentosa cantora o leva a manipular eventos para favorecê-la, garantindo que ela ganhe notoriedade.

Ao longo da narrativa, somos apresentados às perspectivas de personagens importantes para o enredo, testemunhando o desenvolvimento do romance e da tragédia entre Srta. Daaé e o Fantasma. A relação deles se torna cada vez mais complexa, com a jovem sentindo-se em conflito sobre a verdadeira natureza do Fantasma, ao mesmo tempo em que omite de sua figura enigmática a existência do jovem Raoul e seus sentimentos por ele.
O Fantasma da Ópera oferece não apenas um mergulho nas profundezas do mundo teatral parisiense, mas também uma exploração das complexidades emocionais dos personagens, destacando suas lutas internas e os dilemas que permeiam esse triângulo amoroso. A obra continua a encantar leitores, espectadores e amantes das artes ao redor do mundo, mantendo-se como um clássico eternamente fascinante.

O livro, inicialmente denso, apresenta algumas informações que, confesso, me deixaram um pouco perdida. No entanto, à medida que a história se desenrola, torna-se mais fácil e envolvente. Estava animada com a leitura, especialmente por ser uma obra tão comentada. Escrito em 1910, o livro não mergulha profundamente no desenvolvimento da conexão dos personagens, mas o que é oferecido já é suficiente para tornar a trama excelente em relação ao que promete.

Jemima5 19/01/2024

As consequências de não ser um homem padrão
No começo a história não me prendeu muito e era um sacrifício ler um capítulo, mas lá pela metade do livro eu sinto que peguei o ritmo e consegui me envolver um pouco com a trama. Os personagens em sua grande maioria são ok. Gostaria que o autor tivesse desenvolvido melhor o passado do fantasma da ópera, explicado melhor o motivo de sua aparência (não houve um acidente? um incêndio? ele só nasceu muito feio?) e que o mocinho, Raoul, fosse um pouco mais interessante e tivesse um pouco mais de personalidade.
Num geral, é um bom livro e a maneira como o autor narra a história quase te faz acreditar que ela é verídica.

liafrog 19/01/2024

Fantasma com mommy issues
Achei o desenvolvimento de personagens e da história sensacional, o começo não me cativou muito mas já para o final me prendeu de um jeito absurdo não consegui parar de ler, ?fantasma? roubando a mulher dos outros me quebrou!

Gabriela3649 18/01/2024

Um romance gótico fascinante, com momentos de terror, aflição, tristeza, paixão e solidão.
Gaston Leroux descreve os cenários com perfeição, e faz o leitor viajar pelo misterioso teatro.

Lua 17/01/2024

Uma história de amor, com grandes reviravoltas, onde o Fantasma ama verdadeiramente, mas vemos um amor doentio e repleto de atitudes inaceitáveis, leitura extremamente instigante e fluida. Um verdadeiro clássico arrebatador.

Débora 15/01/2024

?A vida é uma ópera, e uma grande ópera?
?...eu a beijei! [...] E ela não morreu! Oh, que bom é isso[...], beijar alguém na testa...Você não sabe...?.
Li que três palavras chaves guiaram todo o processo criativo da capa desse livro: ?instigante, rebuscado e contrastante.? Pois bem, essas mesmas palavras podem ser usadas pra descrever essa obra PERFEITA de Gaston Leroux. Eu AMO romances e AMO terror. O que dizer então desse romance trágico que une os dois gêneros com maestria!?
A história: nas passagens escuras e sombrias da Ópera de Paris, há rumores de que há um fantasma vivendo e aterrorizando os artistas que nela trabalham. Esse mesmo fantasma, aparentemente possui uma alma romântica e se apresenta à Christine Daaé, uma inocente cantora com quem é totalmente apaixonado, como o ?Anjo da Música?. Porém, quando Daaé se envolve amorosamente com outro rapaz, o Fantasma da Ópera finalmente prova que ele nunca foi um anjo.
A escrita: eu já havia lido a versão adaptada para jovens desse livro e acreditava que a versão original e integral seria bem mais rebuscada, principalmente pela data de publicação: 1909. Mas me enganei totalmente! A escrita é leve e a única diferença se compararmos com a versão adaptada, é a riqueza de detalhes, principalmente da estrutura da ópera.
Se você ama contrastes como eu, precisa colocar O Fantasma da Ópera com urgência na sua lista de leitura!! É uma obra de dualidades opostas: o belo e o feio, a elegância e as luzes da ópera que se contrastam com o horror e a escuridão do subsolo da mesma, a vida e a morte, o amor e o desprezo. Não é atoa que tudo isso inspirou o cinema, o palco e literatura.

Pengó 13/01/2024

Dor
Simplesmente incrível, estou destruída depois de terminar esse livro.
A demonstração de amor do Erik pela Christine no final foi única, nunca antes tinha lido algo tão forte.
Pobre do conde no final rsrsr coitado foi atrás do irmão e se lascou, ainda ficaram com essa fama póstuma de que tinham destruído um ao outro no fim de tudo.
Esse livro é simplesmente um sentimento.

Arthur.AmbrAsio 13/01/2024

Houdini se fosse um pouco incoveniente demais
Comecei a leitura desse livro sem pretensão nenhuma, e acabei me surpreendendo. A maneira como foi construída a história é capaz de te prender, seja pelo mistério ao qual se direciona a natureza do Fantasma, ou como os outros seriam capazes de lidar com suas artimanhas.

Devo dizer, a narrativa estava tão boa, que fiquei preocupado de como seria finalizado, pois isso tinha, para mim, a capacidade de estragar todo esse clímax produzido, principalmente nos últimos dois atos, que foram os melhores. Não teve a repercussão que eu imaginava, mas também não foi ruim, ficou numa zona morna, e por isso não darei uma nota superior a 4 estrelas.

**SPOILER**

Pra quem leu frankstein, já está familiarizado com toda a questão de como a nossa aparência é usada para nos prejulgar, e a estória de Érik, nosso fantasma, tem tudo a ver com isso, sendo que o mesmo fala "Tem medo de mim? No fundo, não sou mau. Ame-me e verá, Só faltou que me amassem para que eu fosse bom!". Não tem um quê tão filosófico quanto o livro citado, mas podemos tirar praticamente as mesmas reflexões, de como a sociedade define o bonito e belo como bom, e o feio e horrendo como ruim, e, por esse preconceito, perdem a capacidade de amar um algo ou alguém, motivo inicial e principal do porquê o indivíduo se vê sozinho e desprezado, acabando por concordar com os outros, julgando-se um monstro sem esperanças, mesmo com todos os dons e habilidades que possuía, que, num outro caso, poderiam ter contribuído enormemente para com essa mesma sociedade.