O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

BooksBi 16/03/2024

Depressão e loucura
Até onde pode ir a tristeza, o aceitar de imposições feitas por outras pessoas sobre a nossa vida. E como isso pode trazer efeitos devastadores em nosso ser...

lorena 13/03/2024

Ganhou pontos por ser um conto de leitura fácil em todos os aspectos e tratar de um tema tão importante para a época.
Porém não me cativou nem me intrigou em nenhum momento da leitura, na real desde as primeiras páginas é bem previsível aonde quer nos levar (isso claro com a cabeça de alguém do século 21), sei que pra época de seu lançamento era muito mais inovadora a premissa.

Max 10/03/2024

O feminino...
Neste conto, quase uma novela, lido superficialmente lembra levemente um bom conto de terror. Entendido profundamente, trata-se de um libelo feminista sutil e disfarçado de um tempo, ainda hoje, em que se vê a histeria de uma mulher como uma fragilidade, e não como um grito de liberdade diante da opressão masculina, da opressão de gênero. Eu, estando no topo da cadeia alimentar como homem, branco, cis, culto, não tenho propriedade nem direito para opinar sobre o que se passa dentro de uma mulher. Não o sendo, resta-me apenas supor, usando da força do sensível, da profundidade de uma empatia construída pela vida, experimentar e sentir no breve instante desta leitura, de quanta opressão é submetida o feminino, o quão perigoso, ainda, para a mulher é viver nesse mundo...
Graciene.Cunha 10/03/2024minha estante
Que bonito e sensível , Max ! Quem dera tivéssemos mais homens sensíveis como você !

Max 10/03/2024minha estante
Obrigado, minha querida Graciene! ?

Vania.Cristina 11/03/2024minha estante
Que bonito seu texto! Parabéns! Quero ler esse livro um dia.

Max 11/03/2024minha estante
Obrigado, Vania!?

Laísa 09/03/2024

Esse livro estava na minha lista desde 2015. Foi indicado por uma amiga que recomendou ler quando ele estivesse bem. Chegou esse momento, quase 10 anos depois.
O papel de parede amarelo é angustiante, tem cheiro, tem mulheres aprisionadas, tem homem aprisionando, e tem loucura. A leitura é rápida e fluída, você se aprisiona junto com a heroína, e rasteja também.

Eloah 08/03/2024

Incrível!
Por uma coincidência incrível eu calhei de ler esse conto justo hoje, no Dia Internacional da Mulher. Que obra prima! Maravilhoso! Estou arrebatada pela leitura. Não esperava nunca essa força toda em tão poucas páginas. Só leiam.

Diã 04/03/2024

Super interessante.
Uma leitura que não é facil, mas sem duvida se mostra necessária, uma vez que revela o quanto a saúde mental feminina  por séculos,  me atrevo a dizer que ainda hoje era/é tratada de maneira que diminui a mulher, definindo_a como ?mentalmente frágil? e subjulgando_a aos "cuidados" masculinos.
Luana Silva 08/03/2024minha estante
A escrita é tranquila ou é mais cabeçuda?

Diã 09/03/2024minha estante
Ela é uma leitura um pouco arrastada.

Caio194 03/03/2024

Um maravilhoso conto de horror escrito por uma feminista da primeira onda. Percursor de Robert Chambers e Lovecraft no gênero. Na história, uma mulher diagnosticada como neurastênica é confinada por seu marido, um médico, e submetida ao "tratamento de repouso", comumente administrado às "doenças dos nervos" no século XIX; o tratamento a impede de escrever e se engajar intelectualmente com qualquer coisa; tudo que lhe resta fazer é olhar o apodrecimento de um papel de parede amarelo - o que resulta em uma profunda loucura. Uma ótima ilustração de encontros entre saúde mental e física, patriarcado, loucura, horror, e biopolítica.

Daira.Himawari 01/03/2024

Complexo
Um livro que mostra como as mulheres eram invalidadas por seus maridos. Um livro que transmite a agonia de estar enlouquecendo e ninguém dá ouvidos.

Bia 19/02/2024

A história é bem rapida e bem escrita. Eu tô gostando muito de ler histórias da perspectiva de alguém que está perdendo a sanidade ao longo da escrita, então essa me agradou bastante.
Helô 19/02/2024minha estante
Que interessante!! Já coloquei na minha listinha :)

Anna 15/02/2024

Gostei da leitura. Conto curtinho de 1892, muito triste os sentimentos da personagem sempre invalidados pelo marido, aliás acho ele o grande responsável pelo estado dela, sei la

Marcela115 08/02/2024

Nunca li um livro que retratasse a loucura de forma tão real. Você se sente perdendo a sanidade junto com a protagonista. É um livro que eu sempre penso quando estudo sobre psicopatologia. Incrível.

Giovanna 30/01/2024

Escutei alguém falando sobre esse conto em algum momento da minha vida e resolvi ler já que é bem curtinho. De primeira eu estranhei MUITO quando terminei a leitura, mas depois fui pesquisando sobre os significados por trás das analogias da autora e agora eu finalmente entendi o propósito dessa escrita. A parte sobre negligência da saúde mental já tinha ficado bem clara pra mim, mas os outros debates em relação ao feminismo e aos estigmas da época são muito mais profundos do que parecem. Saí muito da minha zona de conforto mas até que valeu a pena, gostei!!

guinafelix 27/01/2024

Bem psicológico
Livro bem curtinho que retrata como aspectos psicológicos negligenciados podem causar sofrimento. Bem interessante como são descritas as questões mentais da protagonista

LudGuiotti 25/01/2024

Reflexão
O conto se mistura a autobiografia da autora, e em muitos pontos podemos interpretar as condições da época, da família, do casamento, da saúde mental da personagem? ligando pontos percebe-se a atualidade do tema. Um livro para refletir, entender e opinar.