No Seu Olhar

No Seu Olhar Nicholas Sparks

Resenhas - No Seu Olhar

Pedro.Henrique 31/10/2020

Espetacular
Mais um livro do Nicholas que vai ficar guardado no meu coração, cada livro que leio dele, tenho mais vontade de ler mais e mais.

Super recomendo a todos!!!

Scarllet 01/11/2020

Eu sempre consumi os livros do Tio Nicholas, e digo que esse tem uma pegada bem diferente dos outros, vejo o quanto a escrita dele amadureceu e ficou mais gostosa de ler e menos densa. Eu demorei a ler pq simplesmente não queria que o livro acabasse, é uma verdadeira montanha russa. Maravilhoso!!!

Fabiana 02/11/2020

Um advogada e um bad boy
Maria Sanchez é advogada. Colin Hancock um ex-garoto problema, um ex-homem problema? Dois mundos opostos e um amor que não teria nada para dar certo. Mas o amor enxerga além das aparências... de pano de fundo: erros que precisam ser superados, perseguições, casos policiais, amizades leais, recomeços e novas chances.

Nathalia.Nicola 15/11/2020

Diferente de tudo
Pela capa, julguei que este livro seria mais um romance do Nicholas Sparks que se passaria na Carolina do Norte, com um amor impossível, um final feliz e muitas lágrimas. Logo na primeira página percebi que eu estava equivocada.
?No seu olhar? é uma obra de suspense policial, com romance envolvido - claro - e com um final envolvente.
Na metade do livro a narrativa fica um pouco morosa. Mas vale a pena passar por essa etapa e aguardar fortes emoções!

CrisVieira~ 16/11/2020

Sobre um Título Sem Sentido e a Má Construção de Personagens
AVISO: Abaixo pode-se ou não conter spoilers:

A história é sobre um homem que busca se encontrar neste mundo enfrentando sérios problemas mentais e uma mulher que apenas precisa dar um jeito de amadurecer emocionalmente. E entre eles surge algo que pode tornar tudo uma tragédia.

Mas por falar nos personagens, há uma certa dificuldade do autor Sparks em se colocar no lugar de uma mulher jovem e solteira (algo impossível, claro!). Ela é uma advogada de vinte e nove anos Às portas de comemorar trinta, mas o autor a imagina tendo as mesmas preocupações de uma adolescente - com maquiagem, roupas, entre outras coisas - mas não como uma advogada que é ex-criminalista. E é por isso que Sparks a envolve com um homem violento...
Algo que só um homem acreditaria estar bem para uma mulher que, na história, teria trabalhado com casos de violência doméstica, entre outros cujos responsáveis ​​seriam... homens violentos.
Só isso já seria um gatilho emocional para um personagem que mostra total insegurança em relação ao mundo. Não é uma personagem muito bem organizada.
E não falo de perfeição porque nada é perfeito neste mundo. Falo de cautela ao "se colocar no lugar" do que não se conhece para criar uma personagem feminina COERENTE.
Não acho que Sparks tenha conseguido isso neste livro.

Continuando, existem inúmeras passagens na história que poderiam facilmente ter sido cortadas e sua remoção não alteraria de forma alguma a narrativa. Hemingway teria gritado de raiva se tivesse lido esse texto cheio de "encheção de linguiça"; isto é, com descrições de assuntos dispensáveis.
Não sei por que Sparks fez isso neste livro em particular. Parece como se ele quisesse "adolescentizar" a narrativa para continuar recebendo o mesmo feedback que teve com outros livros no passado (alguns que até viraram filmes de sucesso (outro, nem tanto!)). E isto, mesmo sacrificando um plot que parecia ser bom.
Talvez por isso, eu (pessoalmente!) nunca ouvi falar do livro dele.

É escrevendo como prática, mesmo diária, que começamos a perceber os erros e as equívocos dos autores que lemos.
Tenho dois livros do Sparks que adoro: 'Um Porto Seguro' e 'O Milagre'. Gosto desses dois porque gostei da forma como foi feita a construção dos personagens e das narrativas. E também gosto de 'Uma Carta de Amor', embora não goste do final.
Mas, em face dessas três obras, eu percebo que Sparks busca tocar as pessoas de seu lugar na sociedade como um homem branco da classe média alta americana. Esses três pontos são, na verdade, um obstáculo na construção de diferentes narrativas de seu mundo se ele não aceitar buscar as visões dos outros para suas criações, pois acaba estereotipando os personagens.
Na história, ele fala sobre uma "família de origem mexicana que venceu na vida" e aqui se encerra a explicação sobre todos eles. Então, onde está o erro?

Está no fato de ser outra cultura, outra forma de ver o mundo; que mistura, sim, um certo conservadorismo religioso, mas também uma certa paixão pela vida que mesmo os mais tímidos como a protagonista deveriam ter, ainda que leve. E acrescente a isso o fato de ela ter tido contato com um mundo que muitos não conhecem; onde a violência infelizmente é algo cotidiano.
Este choque de realidades muda uma pessoa. E eu escrevi MUDA! Não é sazonal. É PERMANENTE.
Policiais, advogados criminais, vítimas e parentes de criminosos nunca mais são os mesmos depois de terem contato com a violência por eles perpetrada. Então, como o personagem de Sparks não se tornou alguém endurecido pelo que viu e viveu, mesmo por um curto período de tempo? E lembrando que ela saiu porque “descobriu” que o sistema de Justiça é falho. Pela frustração e decepção com ele e por si mesma, tornando-se vítima da perseguição de um parente de uma vítima.
Mas na história, ela se fecha nisso e se esconde na terra de seus pais. Porém, uma coisa é não querer remexer no passado e outra é não mudar quem é - mesmo não querendo - por causa disso.

Sparks deu a entender que a personagem principal, tímida e insegura, nem sequer foi tocada pelo que viu e que continua a ser um "animal de estimação" fofo, doce, retraído e infantilizado, embora a própria vida tenha cobrado um certo preço para que ela pudesse "brincar de adulta como uma advogada".
Sparks criou uma personagem feminina absolutamente irreal.

É apenas um adendo, para não parecer uma chata que apenas critica negativamente a escrita do autor: o protagonista masculino é muito coerente.
Toda a psicologia por trás disso está bem organizada e até mesmo sua narrativa, que demonstra uma busca pela maturidade emocional, é lógica focada no que as pessoas buscam quando não querem mais viver uma vida de violência e irresponsabilidade. Sparks teve o cuidado de criá-lo como se fosse um filho que aos poucos deu asas para se desenvolver e voar, apesar de seu passado; ou por causa dele.
O personagem teve sua vida marcada pelo que viu e vivenciou e explica isso em seu comportamento e na fala. Então, por que a personagem feminina parece viver em uma bolha, embora ela tenha estado tão perto do mundo em que o personagem masculino viveu no passado recente?
Pois Sparks prefere romantizar histórias sobre mulheres e dar um tom de realidade à parte relacionada aos homens, sem tratar ambos de forma mais equilibrada.

A narrativa se desdobra e mostra cada vez mais como o personagem principal masculino foi bem construído e como o personagem principal feminino orbita ao seu redor. Nunca vi uma mulher que viu e conviveu com o pior dos seres humanos que, a partir dos trinta anos, age e reage como uma adolescente estúpida (com todo o respeito pelas adolescentes!) Não tenho a certeza se a ideia era que ela parecesse frágil, vulnerável e “salvável” pelo “príncipe encantado” mas a cada capítulo, eu sentia mais aversão pela personagem. As mulheres vítimas de violência (física ou psicológica) estão fragilizadas pela situação em que se encontram e precisam de apoio. Mas mulheres que agem assim sem motivação aparente, não consigo nem alcançar ou entender. É triste ver a incapacidade de um autor de não gerar a mesma consistência de construção de caráter para ambos.

Assim, a história se torna completamente sobre "o herói salvando as donzelas". E não cabe em mim entender como só ele conseguiu raciocinar sobre quem seria o vilão da história. Também não sei qual é a da personagem feminina principal da narrativa. Sua influência superficial é quase a de um papel coadjuvante em um filme. Nada acrescenta à narrativa para que o enredo prossiga e de forma alguma altera as direções criadas pelo personagem masculino principal.

Isso é muito fraco, Sparks!

P.S.: Não descobri depois da leitura qual é a do título infelizmente.

Gaby 22/11/2020

Dos três livros do Nicholas q eu li esse foi o melhor, sem dúvidas! Foi meio surpreendente , eu esperava um típico romance clichê e me deparei com um personagens com uma maior personalidade , com problemas reais e não o de não poder se apaixonar pq o papai rico não deixa , um mistério tbm envolto no Romance .

Karol 23/11/2020

Amo os livros do Nick Sparks
Colin Hancock é um homem forte, lindo, mas com um histórico de vida problemático. Hoje, ele se esforça para conseguir ser uma pessoa melhor.
Maria Sanchez é uma linda advogada, esforçada, focada em sua carreira e muito fechada em seu mundinho.
Os dois não têm nada em comum, um casal super improvável. Será que o amor vai ser suficiente para superar essas diferenças?
Amei esse livro! Tem romance, tem drama, tem amizade verdadeira, tem suspense policial, uma mistura que deu super certo no enredo. Lá pelo meio do livro a história fica um pouquinho morna, mas depois vale a pena.

Juliana 25/11/2020

Dificilmente Nicholas Sparks decepciona, mais um romance incrível, recomendo.

paulla.costa.779 29/11/2020

COLIN E MARIA SÃO DE PERSONALIDADE S DIFERENTES, COM MUNDO DE VIDA MUITO DISTINTA DE UM PARA O OUTRO. E POR UM ACASO DO DESTINO APROXIMOU ESSE IMPROVÁVEL CASAL. FORMANDO UMA SURPREENDE HISTÓRIA.

Mari 03/12/2020

Ritmo
Colin e Maria são cativantes e a relação deles é bem construída. Do começo até a metade é um ritmo mais lento, mas da metade pro final o livro fica ?ilargavel?. Personagens carismáticos e trama bem estruturada.

Gi 03/12/2020

Fantástico
O jeito que o Nicholas sabe fazer um bom livro é diferente kkk.
Cada história ele se supera mais e mais e não foi diferente nessa. Com muito romance no ar, no seu olhar trás também um que investigativo, onde você se pega tentando solucionar o mistério que gira em torno de Maria.
A leitura é agradável, não cansa, é daquelas que você entra tanto na história que só quer ler ler ler sem parar.

Super indico.

Leyzianne 06/12/2020

Nicholas sendo Nicholas. Sempre com o mesmo estilo de escrita, e eu sempre gosto bastante!

Neiva 06/12/2020

Maria e Colin
Maria e Colin vidas que se cruzam,um o oposto do outro.
Mas ao mesmo tempo a solidão os une ,
Dando um novo sentido de mudança a vida dos dois.Surge um amor que vai supera muitos obstáculos mas vai trazer muita mudança e esperança.Neim sempre o que olhos vê confere a verdade.Adorei

Nathalia1007 13/12/2020

Nicholas misturando suspense nesse romance foi muito bom. Todo mundo pode se superar... nunca se esqueça.