Seduzida Por Um Guerreiro Escocês

Andressa Urach

Resenhas - Nunca Seduza Um Escocês

Andréa Bistafa 12/07/2016

Seduzida estou eu!

Seduzida Por Um Guerreiro Escocês é um romance de época que se passa na Escócia, como o próprio nome sugere, onde não temos datas especificadas. Toda a trama acontece na época em que os clãs guerreavam pela posse das terras no país.

Montgomery e Armstrong são os dois clãs mais poderosos da Escócia, e também rivais mortais. O líder Armstrong venceu e matou o líder Montgomery no passado e hoje, Graeme, filho sucessor a liderança, comanda seu clã e alimenta juntamente a todos, um ódio corrosivo pelos Armstrongs.
Diante desse fato, que podeira geral um guerra poderosa, o rei Alexandre decreta que o Líder, Graeme, deve se casar com a filha do líder rival, Eveline. Filha do guerreiro que matou seu pai.

Por ai podemos ver que vai ser complicado esse casamento dar certo, mas temos um agravante para Graeme, pois sua noiva além de filha do inimigo, também é conhecido como louca. Sendo assim, ele toma como seu futuro infeliz a ideia de que ela nunca poderá cumprir com sua obrigação de esposa e gerar herdeiros.
Eveline não é louca. Ela sofreu um acidente à alguns anos, que lhe roubou a audição. Sem poder ouvir e com dificuldade de se comunicar, ela acabou deixando que as pessoas acreditassem que desenvolverá uma deficiência mental, assim podendo fugir de uma certa situação que não vou revelar para vocês.

"A mãe de Eveline não parecia se preocupar em discutir a condição da filha diante dela, mas Graeme não queria machucá-la com essa conversa,. Era assim que toda a familia de Eveline a tratava? Como uma idiota? Ignorante?"

Como faz parte de todo romance de época, o clichê precisa existir, e essa trama toda que contei para vocês, por si só já tem aquele clichês estilo Romeu e Julieta, onde as famílias se odeia e os filhos descobrem o amor. Mas o diferencial bem bacana que a autora colocou nessa romance, foi justamente a deficiência auditiva da protagonista. Esse toque faz toda a diferença pois cativa o leitor em busca do romance dos personagens.
Como Eveline é surda, ela desenvolveu a habilidade de ler lábios, e uma sensibilidade para percepção em relação ao caráter das pessoas. Para não fazer seus pais sofrerem ainda mais diante esse casamento, ela toma a frente decidida a se casar, já que casamento era algo que ela nem sonhava para si, pois em decorrência de sua deficiência, ela dificilmente conseguiria um marido, conseguiria ter filhos ou uma família. E além disso, se recusasse ou mostrasse resistência, o rei os consideraria traidores e o clã seria caçado e provavelmente todos seriam mortos.

Já Graeme não é um libertino (aleluia, aleluia!), ele já teve algumas mulheres sim, mas por ser um guerreiro mais rude, e líder nato, sua prioridade sempre foi o bem estar e a segurança de seu povo, então o amor nunca foi algo que ele buscou. Mas quando ele começa a observar sua esposa, que apesar de todos os boatos parece ser uma mulher forte e não ter nenhuma deficiência mental, ele percebe que o amor pode nascer da inocência e da determinação dela em fazer o povo inimigo admira-la e respeita-la como esposa de seu laird (senhor do feudo).

"Ela estava realmente sozinha e trancada em um mundo silencioso, no qual as pessoas a consideravam nada mais que a filha louca de seu mais odiado inimigo."

É aquele tipo de livro com um machão que apaixonado vira o sonho de qualquer mulher, com aquela protagonista forte e decidida, mas sem ser exagerada, que exala bondade sem forçar a barra, que apesar de decidida é inocente até demais.

É interessante ver a posição de cada lado com o "fardo do casamento". A família dele acreditava ter ficado em desvantagem e serem menos privilegiados já que carregariam a mulher problemática e o clã dela ficaria livre do estorvo. Mas não pensavam que o rival estava entregando sua única filha nas mãos de quem mais odiava. E como a narrativa (terceira pessoa) tem o foco maior no Graeme, é gostoso ver-lo descobrir que se fosse o oposto, seria muito pior, já que entregar a sua única irmã nas mãos do rival seria algo impensável. Ela vai constatar, mais do que nunca, o sofrimento da esposa quando perceber que a maioria das mulheres de seu clã a ridicularizam, maltratam e a ferem. Como agir sendo o líder? Defender sua esposa e ir contra todo um clã seria boa ideia? Seria a atitude correta de um líder?

O que eu mais gostei na narrativa, posso dizer que foi justamente a visão de Eveline diante dos fatos, que é pouco mostrada fazendo com que tudo que a envolve seja silencioso, e isso deixou a personagem ainda mais sensível e encantadora.
Os diálogos que a autora criou também são perfeitos, pois já que a protagonista não ouve, e acaba pegando as falar pela metade (pois precisa estar de frente para poder ler os lábios do locutor) as frases da narrativa, muitas vezes, começa pela metade e isso deu uma veracidade incrível.
Além de conciliar alguns costumes escoceses, como o consumo de cerveja até mesmo no café da manhã, a veracidade da surdez de Evelise foi baseada na surdez do próprio esposo da autora.

Para finalizar, já que me estendi ao máximo, a parte final tem muita ação para quem gosta de mesclar ao romance. Já que surge um traidor e não sabemos a qual lado pertence. Então espere por sangue, por dedicação, por sofrimento. Uma guerra está por começar!

"Mas... sempre parecia existir um "mas". Era o problema quando se cria uma teia de mentiras: elas acabam saindo do controle até tomar vida própria, e Eveline era incapaz de consertar tudo. Tinha ido longe demais."

------------------

*Pena a modelo da capa não ter os traços físicos da protagonista. Apesar da editora ter escutado seus leitores e mudado a primeira capa que não agradou, faltou caprichar nesse detalhe.
Evellyn 13/07/2016minha estante
Fiquei com muita vontade de ler depois dessa resenha !! *-*

Kris Monneska - Conversas de Alcova 13/09/2016minha estante
Deia tua resenha me fez querer tanto ler esse livro

Carol 10/02/2022

Muito lindo!
Gosto muito quando um dos principais personagens tem deficiências, doenças ou síndromes? Porque isso os torna muito mais especiais, os torna mais reias. Com tantas pessoas por aí com gigantescas dificuldades, esses livros seja de romance ou não, nos mostra as suas lutas, vitórias e jornadas para alcançar somente a felicidade.
No começo senti um pouco de raiva de Eveline porque ela aguentava tudo muito pacificamente e não fazia nada para mudar a sua situação, porém ao decorrer do romance entendi a situação, seus medos, inseguranças e traumas. Não tenho nada a dizer sobre Graeme, somente enaltecer o quento o guerreiro é MARAVILHOSO, ele é lindo gente, a personalidade dele, eu simplesmente o amei!
Enfim? recomendo muito esse romance, vocês não vão se arrepender de lerem!

luh 06/01/2023

Primeiro livro lido do ano ?
Eu nao poderia ter feito escolha melhor para começar o ano!
Esse livro vai contar a história de duas famílias escocesas inimigas à décadas.E elas nao esperavam um casamento entre Eveline e graeme, a mando do rei para que assim tenham uma reconciliação entre ambas famílias.
Eveline guarda um segredo desde de um acidente que a deixa surda porém ela deixa que todos a vejam como louca.
Graeme carrega o ódio e vingança pelo que aconteceu com seu clã no passado.
Será que o amor pode sair por cima de todo esse ódio guardado?
Ah como eu amei esse livro,primeiro livro que leio dessa autora que com certeza vou ler mais livros dela.
Recomendo muito!
Paulo561 06/01/2023minha estante
Ah vou curtir não kkkk

luh 07/01/2023minha estante

sweetmoon0 13/04/2022

Chato. O casal principal é sem química, achei muito do nada o romance deles . A personagem principal até que era legalzinha.

Erika 21/02/2023

Amei
Eveline Armstrong sofreu um acidente a cavalo que lhe custou mais do que arranhões e esse acidente fez com que seu clã a considerasse louca e para evitar se casar com o desprezível Ian McHugh ela decidiu sustentar os boatos, no entanto ela se verá tendo um problema maior ao ter que, por ordem do rei, se casar Graeme Montgomery o laird do clã Montgomery, seu pior inimigo.

Bia Franco 19/08/2021

Gostei muito do enredo. Os temas abordados pela autora são maravilhos. Gostei muito de como surgiu o sentimento do casal principal.

_bbrcam 26/01/2021

Perfeito, sem defeitos!
Um dos melhores romances de época que já li em toda a minha vida, principalmente por que aborda temas super importantes e coloca uma pessoa com deficiência como protagonista! AMO

TeresaRoque 24/05/2021

simplesmente amei
é um romance de época escocês (oq já mudou a ambientação desses livros para mim), e sem contar, tem uma protagonista extremamente única, maravilhosa, e diferente de tudo que já vi!
sem contar esse casal principal maravilhoso, que desde a primeira interação eu já tava arrepiada. quero um Graeme e uma Eveline para mim AGORA!
enfim para mim renovou muito esse estilo de livro, te deixa presa 100% do tempo, te deixa empolgada a cada minuto do livro, LINDOO!

Fernandes47 30/05/2021

Adorei
A história de romance de época com uma protagonista surda foi algo completamente inovador e adorável. Achei muito bom, o envolvimento dos personagens é muito bom e todo o desenvolvimento com a surdez dela foi muito legal, vale a pena.

clararaya 22/03/2020

Viciante
Uma história simples, estilo Romeo e Julieta onde duas famílias se odeiam. Gostei bastante da leitura, foi bem leve apesar de algumas cenas que pensei serem desnecessárias. A leitura flui bastante, com capítulos curtos e personagens cativantes.

Queria um Graeme na minha vida.

Única reclamação foi a falta que eu senti de um epílogo. Não sei se o livro tem continuações ou spin offs, mas seria legal saber como esses personagens terminaram após o último capítulo.

lleBooks 22/04/2023

Guerreiros escocêses tem um charme
Conheci esse livro através do tiktok com as recomendações de leituras. É um daqueles que você não consegue parar de ler.

Leve e romântico, conhecemos a história de Graemer um guerreiro com a sensibilidade de enxergar a ternura da Eveline, a sua esposa que pode parecer frágil, mas se mostrou ser muito corajosa e leal a quem ama e forma como ela teve que lidar com tudo a sua volta por causa da perca da audição.

É um ótimo livro para se ler quando você quiser um romance sem reviravoltas mirabolantes e fora do contexto, sendo maravilhoso e agradável tanto na escrita como o enredo.

A maneira como eles vão se apaixonando e desenvolvendo confiança um no outro é linda de se ler.

Alícia 13/04/2022

Entre a guerra, o nascer do amor...
Durante três anos Eveline, deixou que seu clã e sua própria família pensassem que ela estava louca, após um acidente caindo de seu cavalo. Quando na verdade a moça desenvolveu um modo curioso de entender quem estava a sua volta: lendo as palavras através de seus lábios.

Com a anos de tensão entre as gerações de seu clã - Armstrong - e o clã Montgomery, Eveline, se descobre em uma tarde, sem saída para um casamento arranjado entre ela e Graeme, o laird dos Montgomery, para que um acordo em nome da paz entre ambos seja selado.

E diante do grande guerreiro que causa amedrontamento à quem olhar, Eve, por outro lado descobre um coração caloroso ao qual se pode deleitar com muito afeto. E é diante dessa silenciosa história que descobrirmos as explosões de todas as barreiras do amor...

**Adorei a pegada da história, algo diferente do que já li até agora. É uma graça descobrir de onde veio tanta inspiração da autora para sua história. Amei a Eve, uma personagem muito segura de si, e do quer que queira conquistar. Graeme, um guerreiro e um herói de sua própria história, que se tornou de bela visão com sua profunda demonstração de amor à sua amada.

A escrita da autora apesar de não ser de grande riqueza e detalhamento, tem seu charme no momento de desenvolver o enredo e trazer as falas de seus personagens, sem uma pegada fútil e "bobajada". Gostei da experiência depois de tanto observa as capas das histórias da famosa "Maya Banks", com certeza me vejo lendo outros dela.**

Carol 09/06/2020

Lindo livro! A história é muito fofa, bem romântica! Nunca tinha lido livros nessa época medieval e adorei! Tem uma representatividade importante na personagem principal que é deficiente auditiva. Adorei mesmo, li em um dia.

nalums 05/06/2021

um livro muito bom que aborda de forma responsável a deficiência da protagonista, n conseguia parar de ler de tão bom q tava e esse foi meu primeiro livro lido da maya banks e n vejo a hora de ler outros.

Duda Rocha 22/06/2022

Uma obra de arte
Esse livro me pegou completamente de surpresa. A princípio eu acreditava que fosse apenas um romance de época medieval com highlanders e etc, porém esse livro consegiu ser além de tudo o que eu esperava.
Que história LINDA. De verdade é um dos livros mais bonitos que eu já li e com o mocinho mais perfeito também, enfim, vamos por partes kkkkkkkkkk
Acredito que a coisa que mais me encantou foi o desenvolvimento do romance. Eveline e Graeme tiveram um desenvolvimento impecável, eles se aproximaram aos pouquinhos e desenvolveram um amor tão puro, leal e bonito.
Outra coisa que eu gostei muito foi como a autora retratou a surdez da Eveline, foi de uma sensibilidade maravilhosa, gostei muito. E saber que ela basou a Eveline no marido dela foi o que mais me encantou.
E agora vamos dedicar um pedaço especial dessa resenha pra exaltar o Graeme. Minha gente... QUE HOMEM É ESSE? De verdade, creio q foi o protagonista masculino mais incrível que eu já li, ele é tão justo, carinhoso e cuidadoso que chega a doer. A forma que ele cuida e protege a Eve... aí aí
Vou morrer solteira ?

Enfim, o livro é maravilhoso, sem dúvidas o melhor do meu ano, estou muito feliz por ter dado uma chance.