Eles Merecem a Morte

Eles Merecem a Morte Peter Swanson

Resenhas - Eles Merecem a Morte

Eder Ribeiro 02/11/2016

Após a leitura desse excelente thriller psicológico, tenho questionamentos que seu que nunca terão resposta definitiva. Contudo, não tenho como fugir deles. Cito-os: A mente criminosa é aflorada na primeira infância? Ou ela é forjada durante o desenvolvimento do “EU” co-relacionada com o ambiente? Ou então, a maldade e a bondade estão intrínsecas em todo ser e o afloramento de um ou outro se dará de acordo como esse foi forjado?
Peter Swanson não responde a esses questionamentos com o seu romance, mas dá pista para cada um tirar as suas conclusões. A trama do seu livro é simplesmente espetacular e ao dar voz a cada personagem para contar a história, ele consegue prender o leitor. O enredo mnão tem buraco, tornando a história verossímil e o melhor de tudo, um final maravilhoso. Vale a pena ler.

fr.cosmus 10/03/2024

Se você procura um suspense cheio de plots, esse é o livro PERFEITO!!

O livro do começo ao fim não promete nada e te entrega tudo, ele é perfeito e eu super leria ele novamente de tão incrível que consegue ser!

FabyTedrus 19/11/2019

Eles Merecem a Morte - Peter Swanson
O começo deste livro não foi muito animador, apesar de ser interessante a premissa de um dos personagens o outro deixa a desejar na motivação dos seus atos, a ponto de eu ficar me perguntando se o livro teria como base somente essa motivação, até porque os diálogos e o desenrolar até que acontecesse uma reviravolta, eram sofríveis.
Essa reviravolta inicial, não é nada que não passe na cabeça de quem está lendo, mas mesmo assim é interessante de ler. Principalmente pelas consequências que isso trás para a história e também como os personagens vão reagindo.
Sobre os personagens, em suma maioria, achei pouco desenvolvidos. Tirando um dos personagens que de fato é interessante e a gente se pega torcendo a favor, por mais errado que seja, os outros são bem rasos.
Quanto ao final, é daqueles que tem um baita BUM e deixa a gente na mão, com vontade de saber como seria se tivesse só mais umas dez páginas para matar nossa curiosidade.

Atila Guilherme 13/07/2017

Uau
Que livro magnífico. Me arrependo profundamente de não tê-lo lido antes.

Que reviravoltas, que final, que suspense!

Me apaixonei pela Lily.

Um dos poucos livros em que torço arduamente para o "vilão" da história se dar bem no final.

Carolina1364 08/10/2017

Adorei!
Agora entendi porque se apaixonar pela Lily! Favoritei, muito bom o livro e a escrita!

Lúu 07/04/2018

Ambíguo
Eu quase gostei do final desse livro, mas como não curto mto finais que ficam "subentendidos", não consegui formar uma opinião concreta.
Porém o enredo como um todo vale a pena, a história é interessante e a forma como é contada é bem bacana. Vale a leitura.

Leonardo 22/05/2018

Mortes merecida?
Eles merecem a morte é um livro de suspense escrito pelo Peter Swanson e lançado em 2016. É um daqueles livros que que o título do livro já chama a atenção. Nesse caso, a história não decepciona. Cumpre o que promete, e ainda assim consegue surpreender. "Um romance onde nada nem ninguém é o que parece" - Sunday Mirror. Essa citação resume bem o livro, pois tudo vai mudando com o decorrer da história, fazendo com que mudemos também de opinião e nos deixa dividido. Sophie Hannah diz "Uma trama penetrante e escrita com estilo. Impossível parar de ler". Pessoalmente, foi um daqueles livros que quando eu terminava de ler, já ficava pensando em ler novamente, para saber como que a trama iria se desenrolar.

A história se inicia quando Ted, um dos protagonistas da história está em voo e encontra Lily, outra protagonista da história. Para passar o tempo, os dois fazem uma brincadeira na qual os dois falam seus desejos mais profundos e não poderiam mentir. Nessa conversa, Ted fala para Lily que sua esposa o estava traindo, e que ele queria matar ela. Lily acredita nele, e resolve ajuda-lo. É nesse contexto que a história se desenrola. Sabemos muito pouco dos dois no início da história. Aos poucos vamos descobrindo um pouco do passado de cada personagem, e isso nos dá uma outra imagem das motivações de cada um para cometer o assassinato.

Considero como um dos melhores livros de suspense que eu já li, não só pelo final surpreendente, mas também nas reviravoltas e pelo passado trágico de alguns personagens. Foi um daqueles livros que quando eu terminava de ler um capitulo já começava o outro sem uma pausa. Terminei ele em menos de 5 dias. Para as pessoas que gostam de um bom suspense, é um livro que recomendo.

Isabella (ig:@druidaliterária) 14/06/2018

Eles merecem a morte
Se você é um fã de thriller psicológico esse livro definitivamente não pode ficar de fora, um trama onde "ninguém é o quê parece" te faz entrar em um mundo repleto de segredos e reviravoltas. A narrativa é alternada por quatro personagens, o quê fica mais interessante te dando uma visão dada por cada personagem.
Ted severson e Lily kintner são quem iniciam a trama, se conhecendo no aeroporto e a partir dali conectados para sempre de uma maneira assombrosa. Lilly é uma ruiva misteriosa com segredos hostis e um passado sombrio. Ted um empresário riquíssimo com o casamento arruinado após descobrir a traição da esposa.
Ali com aquela linda e misteriosa estranha, ele desabafa sobre suas frustrações e é surpreendido com a maneira quê ela o sugere uma sugestão assombrosa, mas muito tentadora. A partir dai, um emaranhado de surpresas vai te esbofetear a cada capítulo terminado.
Parte do livro narrado por Lily :
Cercada por nada a não ser natureza e trevas. "Uma espécie rara de animal" como um dia meu pai me chamou, e era como me sentia. Totalmente viva e totalmente solitária.
Minha única companhia naquele momento era a minha versão mais jovem, imaginei-a ali comigo, nós nos encaramos, sem precisar falar nada.
Entendemos que a sobrevivência era tudo quê importava, e tirar outra vida era, de certa forma, a maior expressão do quê significava estar viva.
O final foi um tiro no ar quê ficou meio subentendido, mas a maestria com o quê tudo foi se fechando foi apaziguador.

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

Eles Merecem a Morte
Meu primeiro contato com o autor foi ano passado, quando ele lançou pela Novo Conceito o livro A Desconhecida. Infelizmente não tive uma boa experiência e achei o protagonista bastante apagado e o final previsível. Para dar uma nova chance para o autor, resolvi ler o novo lançamento, Eles Merecem a Morte.

O livro caminha bem nas suas primeiras 100 páginas intercalando momentos do presente e do passado dos personagens, nos mostrando assim que cada um deles tem mais pra nos contar do que a trama central, principalmente Lily.

Quando o desenrolar da história caminha para o planejamento do assassinato eu já estava começando a ficar entediada com a trama e é ai que Peter Swanson entra com uma virada que eu não vi chegando. Algo muda completamente na história e tudo o que vínhamos aprendendo sobre cada um dos personagens sofre uma mudança drástica e é como se uma nova história estivesse começando.

“Ele estava aqui para me matar e, em vez de entrar em pânico, me acalmei e racionalizei a situação, minha mente tomando o controle. Sabia que podia convencê-lo a não cometer o crime. Sabia que era mais inteligente que ele.”

E, essa não é a única vez no livro que isso acontece, proporcionando que o leitor nunca fique confortável com a narrativa, sempre esperando o próximo salto. Quando o caminho parece óbvio é só prestar um pouco mais de atenção, que logo algo vai acontecer pra sacudir as estruturas da história.

Lily é uma completa psicopata e eu adorei ver isso nela de forma simples. Ela planeja, executa e não há remorso, não há drama. É simples. É bolar um plano e matar. Mas Ted me deu alguns arrepios. A não ser que também se tenha essa veia louca em si, ninguém encontra uma estranha no aeroporto, conta que pensa em matar a esposa, naturalmente, e ainda aceita o fato de que ela quer lhe ajudar a fazer isso, também naturalmente, como se isso acontecesse todos os dias. Por mais que ele ainda se questione algumas poucas vezes durante o livro, é sempre muito de leve, e nunca dá a crer que ele realmente vá desistir. Ele entra de cabeça e é carregado pela maré, como se estivesse tudo ok. Praticamente almas gêmeas defeituosas esses dois.

Bem diferente do livro anterior de Peter Swanson que li, Eles Merecem a Morte realmente mantém a tensão por um longo tempo e, ao chegar ao final, nos proporciona um nova sensação de “what?”. Por um momento breve achei que teria outro final decepcionante, mas ai, com apenas um parágrafo, o autor muda tudo e deixa a dúvida e a incerteza novamente no ar. Você fecha o livro com um sorriso no rosto, imaginando que a cara do personagem que encerra o livro está bem diferente da sua.

Esse não é o melhor thriller psicológico que já li, mas chegou perto e, com toda a certeza, desfez o ranço que criei com o autor no passado. Por ser um drama de 2015, acredito que Peter Swanson tenha amadurecido em sua escrita, de um livro pro outro, pois já podemos ver uma complexidade bem maior na construção de história nesse título do que vimos em A Desconhecida.

site: http://resenhandosonhos.com/eles-merecem-morte-peter-swanson/

Vinny Britto 19/10/2018

Boa Trama com Final Surpreendente
No início da leitura achei que não iria gostar. Alguns diálogos sofríveis e confissões extremamente forçadas. Mas após 25 ou 30% de leitura a coisa embala e não dá mais pra parar.

A forma como é narrado também me agradou. Os capítulos alternam entre vários pontos de vista. Ponto negativo disso é que ficou muito coisa repetitiva, pois determinada situação acontecia e no capítulo seguinte outro personagem narrava a mesma coisa sem necessidade. Não acrescentava nada de novo.

O livro tem várias reviravoltas interessantes e um final forçadinho mas que me arrancou risos de satisfação.

RECOMENDO!!!

Suka 04/12/2018

Se vc se prender no começo achando q o livro todo será assim vc estará errado. Realmente o começo e meio devagar, chato até mas qndo vai pra segunda parte da uma reviravolta q tu ficar besta apesar se imaginar q a Miranda era um safada não imaginaria isso. Aí o livro pegar o ritmo e vai com outra reviravolta e mais uma no final.

Ronaldo 27/12/2018

Foi um livro que me ganhou de várias maneiras. A começar pela construção dos personagens. Lily é uma anti-heroína fascinante, achei interessante seu senso moral, admirei sua ousadia e me arrepiei com sua frieza. Tive muita compaixão por Ted, infelizmente há homens que atraem o pior tipo de mulheres e me repugnei com a vadia da Miranda. Também amei a maneira como a história foi contada, a partir do ponto de vista de vários personagens, vítimas, algozes e a polícia, muitas vezes a mesma cena sendo narrada sob diversos ângulos. Mas o melhor de tudo foram as reviravoltas. A primeira delas taivez seja a mais chocante, pois além de trazer um acontecimento que me deixou sem chão, me fazendo desejar vingança contra os culpados, muda totalmente o rumo da história dando uma outra perspectiva. Mas isso não quer dizer que depois disso a trama se torne previsível. Pelo contrário, o livro todo é um grande jogo, onde à cada capítulo a vantagem está com um dos personagens. E qualquer vacilo pode colocar tudo a perder. Mas, apesar das narrativas serem em primeira pessoa, nem todas as intenções dos personagens são compartilhadas conosco, por isso somos pegos desprevenidos junto com seus adversários em alguns momentos. A leitura segue nesse ritmo intenso até as últimas cinquenta páginas, quando a ação diminui um pouco, dando lugar a cenas excessivamente descritivas, em sua maioria, as perambulações da protagonista. Mas em compensação, o desfecho é genial. No último parágrafo somos presenteados com uma informação inesperada que muda tudo o que parecia já estar certo. Apesar de ter preferido outro final, este teve uma certa justiça poética, afinal algumas pessoas até podem merecer a morte, mas nem sempre é assim que se resolvem as coisas.

Tais.Oliveira 28/12/2018

Um livro surpreendente!
Esse livro é simplismente magnífico. A história lhe prende do início ao fim, e todas as partes do livro se tornam surpreendente, e o final é incrível. Está na lista dos melhores livros que eu ja li.