Eles Merecem a Morte

Eles Merecem a Morte Peter Swanson

Resenhas - Eles Merecem a Morte

Karini.Couto 02/05/2016

Eles Merecem a Morte é um suspense intrigante para ninguém colocar defeito!

Com uma teia emaranhada escrita por Peter Swanson somos apresentados a Ted um homem podre de rico com uma esposa infiel que se encontra em um saguão aguardando seu voo. Logo ele é abordado por Lily uma linda mulher que se prontifica a escutar seus problemas incentivando-o a contar, afinal são estranhos um para o outro, que mal haveria?

" - Por acaso a gente se conhece? - perguntei. Ela não era particularmente familiar, mas o sotaque americano, a camisa branca amarrotada e seu jeans apertado que terminava dentro de botas de cano longo, tudo isso a fazia parecer com uma das terríveis mulheres dos meus amigos."

Ted está bastante irritado em ter sua esposa o traindo com o mestre de obras que está construindo uma casa para eles. Então Ted acaba revelando que quer matar sua esposa. Sabe quando estamos com raiva? E desejamos a morte de alguém ou nós mesmos temos vontade de fazer isso? Então assim foi com Ted, mas ao dizer isso em voz alta ele tem completo apoio de Lily e fica pensando a respeito. Eles conversam durante todo o voo e Lily sugere um encontro para dali a tantos dias, caso ele depois de refletir ainda queira matar sua esposa. Ela diz que está disposta a ajudar.

"... todo mundo acaba morrendo. Se você matasse sua mulher, estaria apenas fazendo algo que a qualquer hora acontecerá de qualquer maneira. E você salvaria outras pessoas dela. Ela é negativa. Alguém que faz o mundo pior. E o que ela fez a você é pior que a morte. Todo mundo morre, mas nem todo mundo tem de ver a pessoa que ama com outro. Ela deu o primeiro soco."

A partir disso Lily e Ted planejam a morte não só de Miranda, como de Brad (o amante).

Miranda é uma mulher linda, que chama atenção por onde passa e que se envolveu com Brad, mas demonstra ser aquele tipo de mulher que só pensa nela mesma..

Lily tem um passado sombrio e marcado por fatos ruins que muito provavelmente levou ela a ser essa mulher receosa e cuidadosa com todos que se aproximam. Filha de um casal boêmio, sempre viu os pais traírem um ao outro e conviveu com uma casa cheia de estranhos entrando e saindo. Com isso aprendeu a se proteger desde cedo.

"Estava esperando por duas coisas desde que matei Chet: ser pega e me sentir culpada. Nada disso tinha acontecido ainda. E eu sabia que nunca aconteceria."

Ted é um homem que teve a sorte de ganhar muito dinheiro, não é bonitão, nem feio.. Apenas comum que encontrou Miranda em uma festa de amigos em comum e acabaram casando um ano depois. Eles viveram "apaixonados" por um tempo, porém atualmente parece que as coisas estão em uma rotina e que Miranda está sempre envolvida com as obras na casa nova e foi assim que acabou descobrindo a traição. Ele foi até lá e se esgueirou pela vegetação ao redor até presenciar Miranda e Brad transando; se ela tivesse confessado para ele, ambos poderiam se separar e cada um seguir seu rumo, mesmo que ele perdesse uma parte de seu dinheiro, ainda assim, teria o bastante. Mas Miranda quis jogar outro jogo, fingir que nada acontecia de errado e isso enfureceu Ted.

Ted parece estar muito interessado em Lily e quer se livrar de Miranda para poder viver sua vida. Ele está bastante confuso sobre matar e apenas se separar, mas mesmo assim segue em frente com o plano até que é surpreendido e as coisas mudam!

Uma história muito bem escrita que não deixa margem para erros, enquanto pensei que a história seria previsível me levando para o desfecho óbvio bem o autor e me surpreende completamente! Estou fascinada com a desenvoltura de Peter Swanson e muito interessada em ler novas obras do autor. Ele simplesmente é foda!

O final de Eles Merecem a Morte me deixou com um gostinho de quero mais, pois mesmo quando o autor revelou seu desfecho e chegamos à última página, ficamos com margem para imaginar o que viria a seguir!

Jessica Pereira 06/04/2020

É um thriller bom
premissa do livro é boa, mas senti o começo bem devagar, embora estivesse curiosa devido aos capítulos intercalados entre Ted e Lily ser de primeira pessoa, fazendo me envolver mais na leitura e ainda torcer para os vilões hahaha. Quando cheguei no primeiro plot twist da trama, eu fiquei chocada! Adorei! Aí narrativa ganha mais dois personagens: Miranda e o Detetive Henry Kimball.

No livro há outros plots com alguns bem previsíveis, senti que quando a principal reviravolta aconteceu, deu uma esfriada na trama, porque não tinha muita coisa para contar.

Mas o final foi realmente sensacional! Não esperava terminar dessa maneira. De uma forma geral é um Thriller bom. Vale a leitura nessa quarentena.

L 08/02/2020

Quase, mas faltou alguma coisa
Demorei algum tempo a encontrar as palavras para descrever a minha experiência com este livro.
Gostei, apesar de não ser um género que acompanhe muito.
Adorei a forma com o autor introduziu os diferentes pontos de vista das personagens. Nunca tinha lido um livro assim e foi interessante.
Os personagens também me cativaram, principalmente os motivos para justificar os seus crimes. Apesar de algumas vezes tomarem atitudes idiotas e burras quando no fundo são personagens inteligentes.
O final foi perfeito - quase perfeito - e a leitura no geral foi boa, mas mesmo assim sinto não me satisfez totalmente.

Rosy Sales 06/02/2020

Pra quem gosta de um suspense leve é uma boa pedida
Que livro bom de ler e nossa! Essas reviravoltas foram ótimas mas devo confessar q teve umas partes chatinhas de ler, mas foram bem poucas e esse final me pegou de surpresa!

Andrey Duarte 22/01/2020

Final muito bom, mas começo um pouco arrastado.
O livro me parece um Frankenstein de um livro da Gillian Flynn e do Charlie Donlea, me senti lendo uma mistura dos dois. O que não é necessariamente ruim.

O que não concordo ter ajudado, vindo dessas inspirações, é a falta de diálogos e predominância de detalhamentos, que tornou o livro meio arrastado no começo.

Mas a alternância de narrador deu um toque MUITO legal quando chegou ao meio do livro. E, com isso, o livro se tornou mais interessante e chamou mais minha atenção.

Alguns plots são bem previsíveis, outros realmente são interessantes. Achei o final bem da hora, diferente do que eu esperava, pode-se dizer.

De qualquer forma, recomendo a leitura, é um bom livro do gênero.

Nota: 3,8/5

FabyTedrus 19/11/2019

Eles Merecem a Morte - Peter Swanson
O começo deste livro não foi muito animador, apesar de ser interessante a premissa de um dos personagens o outro deixa a desejar na motivação dos seus atos, a ponto de eu ficar me perguntando se o livro teria como base somente essa motivação, até porque os diálogos e o desenrolar até que acontecesse uma reviravolta, eram sofríveis.
Essa reviravolta inicial, não é nada que não passe na cabeça de quem está lendo, mas mesmo assim é interessante de ler. Principalmente pelas consequências que isso trás para a história e também como os personagens vão reagindo.
Sobre os personagens, em suma maioria, achei pouco desenvolvidos. Tirando um dos personagens que de fato é interessante e a gente se pega torcendo a favor, por mais errado que seja, os outros são bem rasos.
Quanto ao final, é daqueles que tem um baita BUM e deixa a gente na mão, com vontade de saber como seria se tivesse só mais umas dez páginas para matar nossa curiosidade.

Amanda.Gabriela 04/11/2019

Surpreendente
O livro é maravilhoso, contagiante a estória nem se fala ... Uma reviravolta atrás de outra e você mesmo sem querer vai torcer pela vilã, os personagens parecem tão reais que eu me pegava várias vezes conversando com o livro mordendo meus lábios com as descobertas juro que leria mil vezes esse livro e recomendo muito quem está a procura de algo interessante fora do padrazinho esse é o livro certo

Hannah 26/05/2020

Bem okay
É o melhor livro de suspense do mundo ?

Não, mas teve umas reviravoltas que me deixaram de boca aberta.

Adorei o plot twist do final e o último capitulo também.

O livro é de fácil leitura e as páginas voam.

Achei ótimo para a quarentena, ajudou muito a passar o tempo.

Primeiro livro que leio do autor. A princípio não irei atrás de outros do autor não. Nada contra, mas tem mais coisa para ler por ai.

Se por acaso algum cair na minha mão eu posso até ler.

Tais.Oliveira 28/12/2018

Um livro surpreendente!
Esse livro é simplismente magnífico. A história lhe prende do início ao fim, e todas as partes do livro se tornam surpreendente, e o final é incrível. Está na lista dos melhores livros que eu ja li.

Ronaldo 27/12/2018

Foi um livro que me ganhou de várias maneiras. A começar pela construção dos personagens. Lily é uma anti-heroína fascinante, achei interessante seu senso moral, admirei sua ousadia e me arrepiei com sua frieza. Tive muita compaixão por Ted, infelizmente há homens que atraem o pior tipo de mulheres e me repugnei com a vadia da Miranda. Também amei a maneira como a história foi contada, a partir do ponto de vista de vários personagens, vítimas, algozes e a polícia, muitas vezes a mesma cena sendo narrada sob diversos ângulos. Mas o melhor de tudo foram as reviravoltas. A primeira delas taivez seja a mais chocante, pois além de trazer um acontecimento que me deixou sem chão, me fazendo desejar vingança contra os culpados, muda totalmente o rumo da história dando uma outra perspectiva. Mas isso não quer dizer que depois disso a trama se torne previsível. Pelo contrário, o livro todo é um grande jogo, onde à cada capítulo a vantagem está com um dos personagens. E qualquer vacilo pode colocar tudo a perder. Mas, apesar das narrativas serem em primeira pessoa, nem todas as intenções dos personagens são compartilhadas conosco, por isso somos pegos desprevenidos junto com seus adversários em alguns momentos. A leitura segue nesse ritmo intenso até as últimas cinquenta páginas, quando a ação diminui um pouco, dando lugar a cenas excessivamente descritivas, em sua maioria, as perambulações da protagonista. Mas em compensação, o desfecho é genial. No último parágrafo somos presenteados com uma informação inesperada que muda tudo o que parecia já estar certo. Apesar de ter preferido outro final, este teve uma certa justiça poética, afinal algumas pessoas até podem merecer a morte, mas nem sempre é assim que se resolvem as coisas.

Suka 04/12/2018

Se vc se prender no começo achando q o livro todo será assim vc estará errado. Realmente o começo e meio devagar, chato até mas qndo vai pra segunda parte da uma reviravolta q tu ficar besta apesar se imaginar q a Miranda era um safada não imaginaria isso. Aí o livro pegar o ritmo e vai com outra reviravolta e mais uma no final.

Vinny Britto 19/10/2018

Boa Trama com Final Surpreendente
No início da leitura achei que não iria gostar. Alguns diálogos sofríveis e confissões extremamente forçadas. Mas após 25 ou 30% de leitura a coisa embala e não dá mais pra parar.

A forma como é narrado também me agradou. Os capítulos alternam entre vários pontos de vista. Ponto negativo disso é que ficou muito coisa repetitiva, pois determinada situação acontecia e no capítulo seguinte outro personagem narrava a mesma coisa sem necessidade. Não acrescentava nada de novo.

O livro tem várias reviravoltas interessantes e um final forçadinho mas que me arrancou risos de satisfação.

RECOMENDO!!!

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

Eles Merecem a Morte
Meu primeiro contato com o autor foi ano passado, quando ele lançou pela Novo Conceito o livro A Desconhecida. Infelizmente não tive uma boa experiência e achei o protagonista bastante apagado e o final previsível. Para dar uma nova chance para o autor, resolvi ler o novo lançamento, Eles Merecem a Morte.

O livro caminha bem nas suas primeiras 100 páginas intercalando momentos do presente e do passado dos personagens, nos mostrando assim que cada um deles tem mais pra nos contar do que a trama central, principalmente Lily.

Quando o desenrolar da história caminha para o planejamento do assassinato eu já estava começando a ficar entediada com a trama e é ai que Peter Swanson entra com uma virada que eu não vi chegando. Algo muda completamente na história e tudo o que vínhamos aprendendo sobre cada um dos personagens sofre uma mudança drástica e é como se uma nova história estivesse começando.

“Ele estava aqui para me matar e, em vez de entrar em pânico, me acalmei e racionalizei a situação, minha mente tomando o controle. Sabia que podia convencê-lo a não cometer o crime. Sabia que era mais inteligente que ele.”

E, essa não é a única vez no livro que isso acontece, proporcionando que o leitor nunca fique confortável com a narrativa, sempre esperando o próximo salto. Quando o caminho parece óbvio é só prestar um pouco mais de atenção, que logo algo vai acontecer pra sacudir as estruturas da história.

Lily é uma completa psicopata e eu adorei ver isso nela de forma simples. Ela planeja, executa e não há remorso, não há drama. É simples. É bolar um plano e matar. Mas Ted me deu alguns arrepios. A não ser que também se tenha essa veia louca em si, ninguém encontra uma estranha no aeroporto, conta que pensa em matar a esposa, naturalmente, e ainda aceita o fato de que ela quer lhe ajudar a fazer isso, também naturalmente, como se isso acontecesse todos os dias. Por mais que ele ainda se questione algumas poucas vezes durante o livro, é sempre muito de leve, e nunca dá a crer que ele realmente vá desistir. Ele entra de cabeça e é carregado pela maré, como se estivesse tudo ok. Praticamente almas gêmeas defeituosas esses dois.

Bem diferente do livro anterior de Peter Swanson que li, Eles Merecem a Morte realmente mantém a tensão por um longo tempo e, ao chegar ao final, nos proporciona um nova sensação de “what?”. Por um momento breve achei que teria outro final decepcionante, mas ai, com apenas um parágrafo, o autor muda tudo e deixa a dúvida e a incerteza novamente no ar. Você fecha o livro com um sorriso no rosto, imaginando que a cara do personagem que encerra o livro está bem diferente da sua.

Esse não é o melhor thriller psicológico que já li, mas chegou perto e, com toda a certeza, desfez o ranço que criei com o autor no passado. Por ser um drama de 2015, acredito que Peter Swanson tenha amadurecido em sua escrita, de um livro pro outro, pois já podemos ver uma complexidade bem maior na construção de história nesse título do que vimos em A Desconhecida.

site: http://resenhandosonhos.com/eles-merecem-morte-peter-swanson/