O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto Rick Riordan

Resenhas - O oráculo oculto

Lulu 03/03/2024

TOTALMENTE NOSTÁLGICO
Voltar a ler o universo de Percy Jackson de verdade aqueceu o coração, acho que não consigo nem tecer reais críticas sobre o livro pois eu estava tão feliz lendo ele de novo, sobre o acampamento meio sangue, os mesmos personagens, eu realmente estava com saudade.

Mas sobre o livro eu amei ver a mente do Apolo e realmente como eu imaginava a mente de um deus e principalmente do Apolo, o egocentrismo deles, a autoestima e o "tombo" ao perceber que ser divino não faz as pessoas pensarem em você o tempo todo, ou melhor, descobrir que eles raramente pensam e ligam pra você, creio que esse choque seria para ambos os deuses.
Mas amei que no meio de muitas piadas, referências e um drama que so Apolo poderia nos proporcionar nos vamos presenciando um crescimento pessoal muito grande no deus, a forma como antes ele só enxergava todos de fato como seus "suditos" e no final ele se preocupa com cada um deles, percebe como a vida deles importam, ele vai adquirindo consciência sobre suas culpas durante diversos fatos no passado e no presente, seus "erros" que nunca foram repensados e vistos como erros, ele se vê como uma pessoa com defeitos, coisa que sabemos que os deuses são impossíveis de enxergar. (Inclusive maior parte de todos os problemas das sagas são pq eles se acham incapazes de errar e que com isso ninguém teria coragem de ir contra eles ne)

Ri bastante com o livro, com os pensamentos de Apolo principalmente, meio dramático com o ar teatral que o ele tem e as referencias musicais, artisticas e tudo mais me ganharam muito, tanto as do passado e como as do presente também. Os dramas dele são bem melodramáticos, a forma como fala, parece de fato um artista falando de suas experiencias que levaram a construção de um album, vi alguem falando e concordo, essas narrativas de desilusões amorosas dele poderiam facilmente estar tocando uma Olivia Rodrigo da vida no plano de fundo.

Mas enfim gostei do livro, acho que foi um livro de fato bem introdutório ainda, sem um plot gigantesco ou algo do tipo, foi mais explicativo pro que vem a frente, pro problema e pra situação em que o próprio personagem se encontra, tem suas surpresas, nós aos poucos vamos entendo o que está acontecendo mas ainda sim é bem um primeiro livro de uma saga, tem sua história mas é mais para contextualizar mesmo.
Eu só espero poder ver mais dos antigos personagens durante a história, além de citações. E um PS de que ameei ver o Nico e o Will, a gente tem acesso a um Nico que não se era visto antes, um Nico confortável e se sentido em casa e feliz por estar onde está e não mais deslocado ou que todos não gostam dele, ele se permite até ser "carente" e ser cuidado e amado, AMEI ver isso de verdade.

agatha57 03/03/2024

"? As coisas nem sempre precisam terminar da mesma maneira, Apolo. Essa é a parte boa de ser humano. Nós só temos uma vida, mas podemos escolher que tipo de história queremos ter."

que livro perfeito, acho que eu dei risada em praticamente todas as páginas. foi muito legal acompanhar a evolução do Apolo e como ele vai passando a se importar com outras pessoas. os mimos de solangelo ???????

Virginia 02/03/2024

O oráculo escondido
Após ter assistido à 1ª temporada de Percy Jackson, fiquei com uma vontade enorme de regressar ao Riordanverso. Para tal, decidi que estava mais que na altura de ler As provações de Apolo e Magnus Chase.

"Meg McCaffrey, as profecias são os catalisadores de todos os acontecimentos importantes, de todas as demandas, de todas as batalhas, de todos os desastres, de todos os milagres, de todos os nascimentos, de todas as mortes. As profecias não se limitam a prever o futuro, modelam-no, permitem que ele aconteça."

Dando continuidade a Heróis do Olimpo, As provações de Apolo tem como protagonista, adivinharam, o deus Apolo. Castigado por Zeus, Apolo torna-se num mortal. O deus sol tem de executar trabalhos por um certo período de tempo, se quiser voltar a cair nas boas graças do rei do Olimpo e voltar a ser um deus de pleno direito. Ele acaba por encontrar nas ruas de Nova Iorque Meg McCaffrey, uma semideusa estranha e enigmática, que reclama os seus serviços, tornando-se sua mestra. Uma vez no Acampamento Meio-Sangue, Apolo e Meg descobrem que o Oráculo de Delfos não está a funcionar e as comunicações também estão a ser sabotadas. Os dois procuram então solucionar os mistérios que rodeiam o Oráculo.

O Tio Rick realmente sabe como escrever um livro repleto de humor. Em termos de humor, Apolo não perde para algumas das personagens mais sarcásticas do Riordanverso. O único diferencial do humor deste livro prende-se com o choque de realidade. Apolo é um dos deuses mais egocêntricos do Olimpo e agora que se vê na forma mortal - e ainda por cima um adolescente -, naturalmente que a personagem não está feliz e até tenta negar a realidade.

"Apolo, meu neto, meu querido...alguma vez o facto de alguém ser um deus impediu que fosse estúpido?"

Eu vi muitas pessoas desagradadas com a narração de Apolo. Pessoalmente, não tive qualquer problema. Sim, Apolo é extremamente egocêntrico, mas isso é apenas no início. No decorrer do livro, verificamos um verdadeiro desenvolvimento da personagem, adquirindo um pouco mais de humildade. Além do mais, o Tio Rick deixa antever que, apesar de imortal, Apolo não deixa de ter arrependimentos. Há espaço para crescer e estou curiosa para ver como o seu desenvolvimento se vai desenrolar.

Grande parte do desenvolvimento verificado em Apolo é despoletado por Meg McCaffrey. Meg é uma personagem um tanto misteriosa, com mudanças de humor extremamente rápidas. A relação entre os dois é muito engraçada e fofa. É uma amizade que traz às duas personagens algo que eles não tinham antes: uma espécie de conforto e companheirismo.

"- Não devias estar na mesa de Hades, Nico?
- Sim. Mas se me sentar sozinho à minha mesa, acontecem coisas estranhas. O chão abre rachas por onde os zombies saem para começarem a andar de um lado para o outro. Um transtorno que eu não consigo controlar. Foi o que disse a Quíron.
- E é verdade?
- Tenho um bilhete do meu médico
- O médico dele sou eu
- Quíron decidiu que não valia a pena discutir. Desde que eu me sente a uma mesa com outras pessoas, como...como esta malta, por exemplo...os zombies mantêm-se afastados e toda a gente fica feliz.
- Não existe coisa mais estranha. É claro que Nico nunca faria mau uso dos seus poderes para conseguir o que quer.
- É claro que não."

Sendo uma saga que dá continuidade a Heróis do Olimpo e que tem como objetivo dar um encerramento ao mundo de Percy Jackson (pelo menos, esse era o plano original, creio eu), muitas das personagens que nós já conhecemos fazem uma aparição especial. De todas, gostei mais de reencontrar Will e Nico que agora estão numa relação oficial. Pessoalmente, gostaria de ver mais destas duas personagens, em especial Will - que nunca teve um grande desenvolvimento nos outros livros. Também temos a introdução de novas personagens. Creio que esta deve ser a saga mais inclusiva do Tio Rick porque temos a menção a várias personagens de outras nacionalidades que não estadunidense.

Em suma, O oráculo escondido apresenta um novo problema para o mundo dos semideuses, com um novo/velho protagonista com um grande potencial de desenvolvimento. Mal posso esperar para ler os restantes livros.

Numa nota à parte, fiz uma ligeira confusão por onde devia começar. Atendendo a recomendações por parte de amigos, irei então ler de seguida Magnus Chase e depois terminar com As provações de Apolo.

leanysz 01/03/2024

Amo os filhos de Apolo
Não posso mais ver a bandeira do Brasil sem lembrar do Apolo gritando: BRASILLLL
Amei conhecer Lester Papadopoulos e Meg Macffrey, como o desenvolvimento do ex deus é escrito, seu egocentrismo e vendo aos poucos como o mundo não gira em torno de si como o mesmo pensa. Admito ter descoberto o plot de Meg antes, achei meio óbvio, mas foi uma leitura curta e fluída, me tirou boas risadas

O Rick sempre arrasa, mas vou dar 4 estrelas pra esse aqui, pois esse livro não me proporcionou a emoção que senti lendo as sagas anteriores.
(migalhas de Nico e Will me deixam louquinha pra pular pro livro deles deusess amoo ?)

iris lendo 29/02/2024

Viver intensamente e sem medo
Foi bom ver o progresso do Apolo, ele descobriu algumas coisas q sendo Deus seri impossível, acho q quando ele voltar eld vai ser outro Apolo. Ele percebeu os erros dele, fez amigos, família.
O plot da Meg me pegou mt, quero ver como isso vai se resolver
Ansiosa pro próximo livro (tirando que vou ver mais da Calipso)

larissa 27/02/2024

Dei mta risada genuína com os comentários e metáforas que ele soltava aleatoriamente e fiquei xoxa com ele chamando os filhos de família ???

Carol 26/02/2024

Sou apaixonada pelos livros do rick, mas com esse livro percebi que talvez eu não esteja mais na idade pra desfrutar dele da maneira que eu faria quando tinha 11 anos, é um ótimo livro, muito engraçado, com uma proposta muito boa de mostrar outro lado de apolo, porém sinto que não foi pra mim

Tori 26/02/2024

Preciso falar que é muito bom??? Tio Rick sempre arrasa, eu amo demais a escrita dele e o humor, cara, incrível, eu gostei bastante desse primeiro livro, ri muito com o Apolo/Lester e estou animada pra ler o próximo.

no one 26/02/2024

"Sou lindo e todo mundo me ama"
Eu AMO as provações de Apolo. Simplesmente o humor, como nos apegamos de uma forma tão rápida, como o oráculo oculto é tão fluído, é tão bom e reconfortante ler esse livro. Reler foi uma experiência ótima, eu não lembrava metade das coisas.

Muita coisa me impactou muito mais que a primeira vez que li. Mas sim, dei boas risadas, principalmente do drama do Apolo, ele deveria ser deus do drama também,

E outra, é tão bom finalmente ter a escrita em um ponto de vista de novo, e principalmente em primeiro pessoa. Me desculpe, tio Rick, mas você não sabe escrever em terceira pessoa.

Olhem, talvez esse livro esteja no meu top 3 favoritos do Riordan Verso. Tem todo o meu coração e é simplesmente fantástico, a forma que conhecemos como os deuses pensam, como ficamos aflitos com o que está acontecendo, e como além dos livros em si ser um esquema de pirâmide, dentro do próprio livro ter um esquema de pirâmide, porque a Gaia precisava que os titãs falhasse, e o Triunvirato precisava que Gaia falhasse, tudo conectado!

Tine 26/02/2024

Gostei, e só
Eu achei o livro muito bom, como todos do tio Rick, mas foi o que eu mais tive preguiça, assim como o segundo de heróis do Olimpo, o filho de Netuno.
Não é ruim, só não me prendeu como a grande maioria dos livros dele. A escrita continua sendo do mesmo jeito: tranquila, rápida e fácil.
Amei os novos personagens e os vilões, porém sinto algo faltando. Não sei se é a narração do Apolo, ou se é porque eu já vi muito esse formato do Rick, só sei que não gostei tanto...
Vou continuar lendo, mas principalmente por curiosidade e para ver como estão os outros personagens de heróis do Olimpo.

Rachel 25/02/2024

Esse apolo é um chato
Assim, achei meio bobinho e os personagens me irritaram mas sinceramente so li pelo nico e o will KKKKKK, então pra mim valeu.

natsbooks0 25/02/2024

"Here comes the sun"
Como sempre, o rick nunca erra, o livro é maravilhoso pois traz vários personagens diferentes do acampamento meio-sangue mas também alguns antigos, o que causa uma nostalgia??, solangelo aparece bastante e o principal, o apolo é INCRÍVEL, um dos melhores personagens do riordanverso com certeza, além disso, o livro também traz muitas referências a músicas, só leiam?

Frank48 25/02/2024

INCRÍVEL
Acho que sou muito suspeito pra falar dos livros do Rick, amo todos incondicionalmente!!! Esse aqui foi maravilhoso, nunca pensei que ia gostar de uma história no ponto de vista de um Deus, amo as piadas e amo as referências bissexuais nesse livro! Ele é maravilhoso de ler em mil sentidos e se não fosse a escola teria terminado ele muito mais rápido!