Meio Rei

Meio Rei Joe Abercrombie

Resenhas - Meio Rei

Fábio 25/12/2020

A história de um anti-heroi...
Este livro possui uma narrativa eletrizante e fluída ao contar a estória de um anti-heroi. Com muitas reviravoltas que propiciam o crescimento e amadurecimento do personagem. Uma ótima leitura.

Ana 24/08/2020

Motivos para ler ou não
Primeiro livro que leio do Joe A., Meio Rei é o primeiro livro dessa trilogia que vai contar a saga de Yarvi, um menino que terá que enfrentar uma batalha interna e externa.
O livro vai ser dividido em partes....
Na 1ª parte....
Yarvi é o caçula de uma família real da cidade de Gettland, onde o seu pai é maior inimigo da cidade vizinha, o motivo? - Você saberá lendo -.
Mas Yarvi não é um garoto comum, além de ter uma mão aleijada, também não será o herdeiro do trono, nunca foi treinado para tal e sim para ser ministro real, e estudou para isso, até que sua vida muda totalmente. Seu pai acaba de ser morto, e não só ele, seu irmão mais velho também, e Yarvi agora é o único herdeiro legitimo para o posto.
- teremos uma traição na parte da família
- um usurpador de trono
- um meio rei vendido como escravo

2 parte...
- um escravo que é comprado como remador
- uma capitão bêbada que não se pode confiar, mas também deve ser traida
- conhecemos novos personagens que vamos amar
- outra traição de personagens

- vamos ter novos trações no decorrer da história
- revelações
- mortes
- acordos que nem sempre vão ser cumpridos
- mentiras
- aventuras

Não temos romance na história, esse livro é bem rápido de ler, teremos batalhas no decorrer da história.
Ah e uma surpresa no final

Alexandre Nabhan 12/10/2019

O Aço é a Resposta.
Sem dúvidas uma aventura fantástica cativante com reviravoltas interessantes. Bem do jeito que eu queria.

História muito boa, com direito a intrigas políticas e jornadas por lugares inóspitos.

Temos vários cenários, vários mesmo, em situações inusitadas onde acompanhamos o amadurecimento de Yarv, que senhor, ele passou de principe pra ministro, pra rei, pra ajudande de cozinha, pra escravo remador, e outras coisas até o final do livro.

E falando no final, me surpreendeu muito, realmente não esperava que algo como aquilo fosse acontecer, não esperava mesmo, o que foi muito bom. Todo o final da trama eu achei ótimo, mesmo sabendo que o Livro tem uma continuação, ele se sustenta muito bem como um livro único.

Bom agora vamos pro segundo.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 07/12/2016

JÁ LI
Eventualmente, criar expectativas a respeito de um determinado livro pode gerar uma grande frustração, e este é o sentimento que define minha leitura da obra Meio-Rei, de Joe Abercrombie. Em tempos onde o gênero de Fantasia parece estar em franco crescimento e pelo fato de ser meu tipo preferido de Literatura, nem sempre me deparo com obras interessantes.

Joe Abercrombie era editor de vídeos. Talvez por isso, muitas das cenas deste livro sejam vívidas e bem imaginadas, embora outros elementos da trama careçam de profundidade (e vou chegar lá ao longo do post). O ritmo dos capítulos também é ágil, como se fossem roteirizados para um vídeo, e a sensação é a de que estamos assistindo a um filme de muita ação e aventura.

Meio-Rei é o primeiro volume da trilogia Mar Despedaçado. Esta série conta a jornada de Yarvis, um jovem príncipe de Gettland. A grande particularidade do protagonista é que ele não tem uma das mãos e carrega o fardo físico e psicológico de ser aleijado. No primeiro volume, a estória é narrada pelo ponto-de-vista dele, mas nos livros subsequentes outras personagens passam a ter mais destaque na narração.

Embora a premissa da estória diga que o cenário dos acontecimentos é uma Escandinávia pós-apocalíptica que retornou ao modo de vida medieval, isto pouco aparece ao longo do livro. O leitor conta somente com um mapa e com vários nomes de lugares ao longo da trama, sem nenhuma contextualização histórica relevante do que acontece naquele universo. Somente fui compreender que outros dois locais citados - Vansterland e Throvenland - eram países quando dei uma breve pesquisada na internet sobre a estória. Este aspecto da narrativa já me frustrou logo de cara, pois gostaria de saber que reino é este onde Yarvis está inserido. Nada se diz sobre a política ou o governo do local, o leitor apenas sabe que ele é regido por um Rei Supremo tirano e cruel.

Quando seu pai e seu irmão mais velho morrem, Yarvis se vê na sucessão ao Trono Negro. Porém, ninguém, nem mesmo ele, confia que ele será um bom rei, pois ele é aleijado e não pode comandar exércitos e batalhas. Enquanto ele está no processo de ser coroado e começar a governar, seu tio tenta matá-lo para ficar com o trono. Yarvis é jogado de um precipício mas não morre, sendo comprado como escravo de um navio pirata. No navio, aos poucos ele faz amigos e conquista a confiança na capitã megera e bêbada e retorna à sua terra natal para vingar-se do tio.

Outro problema que tive com a estória foi a sucessão de clichês e estereótipos, tanto dos eventos em si quanto das personagens. Mesmo quando Yarvis está na pior, achei que era óbvio o rumo que o enredo iria tomar e não me surpreendi com a estória, nem mesmo no tal plot twist que soube que haveria no final. Senti como se estivesse lendo uma estória repetida ou assistindo a um filme da Sessão da Tarde.

E, para piorar, o protagonista não me cativou. No início do livro, Yarvis se subestima por ser aleijado e não cansa de se auto-denegrir a cada dois parágrafos, o que tornou o começo do livro bastante cansativo. E, mesmo depois de conseguir uma série de feitos ao longo da trama e superar um monte de obstáculos, Yarvis termina do mesmo jeito que começou: se subestimando. Não há nenhuma evolução na personagem, em nenhum nível.

Em tempos onde existem escritores de fantasia como Brandon Sanderson, Patrick Rothfuss e Neil Gaiman, não dá para engolir esta estória meia-boca.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/12/ja-li-30-mar-despedacado-vol-1-meio-rei.html
Mateus Oliveira 19/01/2017minha estante
O loko, altos spoilers aí kk, sorte que eu já li.

Fabrício Araújo 08/06/2022

Amei
Não estava esperando muita coisa desse livro, achei que seria uma fantasia sem grandes reviravoltas e só mais do mesmo. Mas fiquei passado que teve várias viradas inesperadas e o final foi totalmente diferente do que eu achei que seria

Emerson 19/10/2016

Divertido
"Posso até ser meio homem, mas fiz um juramento por inteiro."

Talvez eu não tenha gostado tanto quanto gostaria devido a proposta do livro ser voltada para um público alvo que acabou limitando a profundidade dos personagens e a exploração do worldbuilding criado pelo autor.

O livro começa bem e depois fica num ritmo estável. Achei alguns eventos previsíveis, e não consegui me identificar tanto com o protagonista quanto gostaria.

A parte final foi muito boa e deu um UP que o livro estava precisando.
No geral é uma boa história e garante uma boa diversão.

Andre.Breder 17/01/2022

Joe Abercrombie conseguiu mais uma vez!
Quando li a trilogia A Primeira Lei, me tornei um fã desse maldito chamado Joe Abercrombie. Ele é pra mim, o melhor autor de livros de ficção dos últimos tempos!

Li então Meio Rei, primeiro livro da trilogia Mar Despedaçado de Joe Abercrombie, e o resultado não teve como ser outro: mais um grande livro desse cara! A história é cheia de reviravoltas e traz personagens carismáticos e bem desenvolvidos, marca registrada de Abercrombie.

Já estou lendo o segundo livro desta trilogia, mas tenho quase certeza absoluta que irei gostar. Com Joe Abercrombie o tiro é sempre certo!

Pati 23/01/2021

Diferente do esperado
Eu não estava com altas expectativas pra esse livro, porém eu tive muita curiosidade em fazer esta leitura, pois ela apresenta algo fora da curva de fantasia. Porém achei que faltou certa profundidade, a escrita do autor é muito simples, me senti lendo um livro mais voltado pro público jovem do que uma fantasia adulta. No meio o autor até que consegue desenvolver bem, mas o final me tirou o gosto pelo livro. Tudo o que o autor te vendeu até então cai por terra. O ponto que fazia este livro ser diferente das demais fantasias fica desclassificado.
No fim posso dizer que é uma leitura mediana pra passar o tempo, pois ao menos temos alguns bons plots e personagens secundários legais, que fizeram a leitura mais divertida.

Jbaclg 01/12/2020

Gostei bastante
Meu primeiro livro do autor. O começo achei bem comum, mas a primeira reviravolta é de tirar o fôlego. E depois dessa, o livro entra em um ritmo muito bom de acontecimentos.
A escrita é rica, os personagens são incríveis e o final é maravilhoso. Ansiosa parar ler o segundo .

GabrielGSM 05/08/2016

Uma linda capa, mas....
Esse é um livro muito bom de se ler. Você se prende a ele facilmente e fica curioso com o que vai acontecer. Tem um trama bem construída sem duvida que se amarra do começo ao fim, mas porque apenas 4 estrelas?

O problema fundamental desse livro é os personagens no qual você não tem afeto algum. O Yarvi é um bom personagem mas apenas isso. Você simplesmente aceita ele e não liga para o que pode acontecer com o mesmo e muito menos aos outros personagens.

É um ótimo livro para se passar o tempo que possui muitas qualidades. Com um ótimo e surpreendente final e cenários bem interessantes, mas ele peca com os personagens fazendo com que esse livro fique apenas um pouco acima da media.
Caio 03/10/2016minha estante
A Primeira Lei também, começa desse modo. Você é indiferente quanto ao personagem nos primeiros livros, mas depois ele acaba fazendo gostar dele. Acredito que o autor tentará fazer isso de novo. =D

GabrielGSM 03/05/2017minha estante
Espero que sim!!

Celestino 28/04/2020

Esse primeiro livro de uma trilogia não conseguiu me prender apesar de ter me importado com alguns personagem. Vou continuar lendo os outros livros

Leitora Viciada 21/07/2016

Resenha para o blog Leitora Viciada www.leitoraviciada.com
O inglês Joe Abercrombie estudou psicologia, foi produtor de televisão e editor de filmes e é escritor de literatura fantástica adulta. Seu trabalho principal é a série A Primeira Lei (The First Law), composta por sete volumes. Os três primeiros foram publicados no Brasil pela Editora Arqueiro: O Poder da Espada (The Blade Itself), Antes da Forca (Before They Are Hanged), O Duelo dos Reis (Last Argument of Kings).
Dessa vez a Arqueiro traz livro de outra série do autor, que segue o gênero de fantasia clássica épica, porém tem os jovens como público-alvo: Meio Rei (Half a King), primeiro volume da trilogia Mar Despedaçado (Shattered Sea). Os próximos volumes, ainda inéditos no Brasil, foram intitulados Meio Mundo (Half the World) e Meia Guerra (Half a War).
O exemplar nacional é lindo, com bela arte de capa e título com efeito duocromático metalizado! Possui orelhas e ótima diagramação e revisão, além de trazer pré-visualização das capas dos próximos volumes.

Esta é a primeira vez que leio uma obra do Joe Abercrombie, portanto não posso comparar Meio Rei aos seus trabalhos anteriores. Por ser um autor muito elogiado por fãs de fantasia tradicional, estava segura da qualidade do livro. Além de pertencer a uma série nova, é literatura juvenil, então fica mais fácil, sem o risco de cair em leitura pesada. É uma boa recomendação para quem deseja conhecer o trabalho do Joe Abercrombie ou desgosta de fantasia minuciosa demais.
Pode ser classificado como Young Adult (Jovem Adulto), porém não é a impressão exata que tive durante a leitura. É juvenil, porém possui um lado sombrio em evidência. Mesmo quando há humor e alívio cômico, o sarcasmo prevalece. E sem se afastar da Jornada do Herói, entretanto, acrescentando um tom escuro constante. Inclui violência (pouca), escravidão, traições e vingança, mas também traz amizade, desenvolvimento pessoal, lealdade e coragem.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada. -> leitoraviciada.com

site: http://www.leitoraviciada.com/2016/07/meio-rei.html

GabrielShiva 28/06/2020

Uma ótima história para quem procura uma fantasia curta e rápida de se ler.
A descontrução de um herói convencional. Isso define "Meio Rei", uma história que consegue construir bons personagens, aos quais você não necessariamente deve se apegar, durante uma intensa jornada, ao qual te instiga a saber o que irá acontecer na página seguinte. É um livro que faz parte de uma trilogia, porém fecha a história do livro de uma boa forma, deixando um espaço para que continue no próximo livro, não afetando em nada caso você não queira ler o segundo livro da série.
Apesar de eu ter demorado mais ou menos 30% do livro para realmente me interessar pela história, quando eu entrei nela, eu entrei de vez devido ao acontecimentos que se sucedem constatemente tornando esta uma ótima literatura fantástica, ao qual mal posso esperar para ver o que vem a seguir.

Anderson Tiago 13/06/2016

Padrão Abercrombie de qualidade [INTOCADOS]
Joe Abercrombie é um dos nomes mais importantes do subgênero grimdark da fantasia ou, como é mais conhecido no Brasil, dark fantasy. Por esse motivo fiquei meio reticente quando ouvi falar sobre a série Mar Despedaçado. Isso porque essa trilogia seria voltada para um público mais jovem. Logo, esperava algo muito diferente do que estava acostumado do autor. Se você leu a trilogia A Primeira Lei, sabe que ele não economiza na violência, com cenas bem visuais e não recomendada para pessoas de estômago fraco. Mas até que eu estava bem enganado.

Em Meio Rei acompanhamos a história de Yarvi. Ele é o filho mais novo do rei de Gettland, uma terra situada em torno do Mar Despedaçado, com uma cultura que lembra um pouco os povos vikings. Yarvi é considerado um “meio homem” por ter nascido com uma deficiência. Uma de suas mãos é mal desenvolvida, tornando-o incapaz de realizar ações esperadas de um “homem de verdade”. Desprezado pelo próprio pai por não conseguir responder às expectativas de ser um guerreiro e príncipe digno, o rapaz decide se tornar um ministro - um conselheiro do rei. Tudo muda, porém, quando seu pai e irmão mais velho são mortos em uma emboscada. Ao se tornar rei, Yarvi faz um juramento: vingar a morte de seu pai e irmão.

"– O que foi? – perguntou Yarvi, a garganta apertada de medo.

Seu tio se ajoelhou, apoiando as mãos na palha oleosa. Baixou a cabeça e sussurrou apenas duas palavras, com a voz rouca:
– Meu rei.

E Yarvi soube que seu pai e seu irmão estavam mortos."

No entanto, ele é vítima de uma terrível traição, acaba preso e vendido como escravo. Para conseguir cumprir o seu juramento, Yarvi terá que passar por um verdadeiro calvário e encontrar o respeito que nunca teve como príncipe nos lugares mais improváveis. Mesmo no fundo de poço, Yarvi só pensa em vingança e fará de tudo para consegui-la. Não importam quais sejam as consequências.

O fato do protagonista não ser aquele herói fodão clássico que resolve todos os problemas com o gume de sua espada é algo que torna a leitura bem mais interessante. Yarvi tem uma deficiência e, apesar de ter vários outros talentos, não consegue repetir os feitos de seu pai ou irmão na quadra de treinamento. Em uma sociedade predominantemente guerreira, isso faz com que ele seja visto como fraco e não seja respeitado, até mais por aqueles que deveriam servi-lo. Esse tratamento acaba afetando o príncipe psicologicamente, tornando-o amargo e sarcástico. São várias as vezes que vemos o próprio Yarvi pensar em si mesmo com desprezo e se mostrar sempre na defensiva quando tem que se envolver com outras pessoas. Os únicos momentos que ele se sente bem é treinando para se tornar ministro com a Mãe Gundring.

Os personagens secundários não são tão bem desenvolvidos quanto o protagonista, mas isso é decorrente da urgência narrativa do livro. E é esse o maior diferencial em relação às obras mais adultas do autor, no caso a trilogia A Primeira Lei. Se nela o autor constrói a narrativa detalhadamente, através de vários pontos de vista, e com muita atenção no desenvolvimento do cenário, em Meio Rei tudo é mais direto. A trama gira em torno de Yarvi, sem muita descrição e detalhes, mas com o selo Abercrombie de qualidade. O único ponto negativo foi que percebi qual seria a reviravolta final muito antes dela acontecer. Acredito que o autor não soube esconder bem os indícios e não causou aquele choque que deveria ter causado.

“– Posso até ser meio-homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.”

Meio Rei é o primeiro livro da trilogia Mar Despedaçado, mas também encerra um ciclo em si mesmo. Meio Mundo, a sua continuação, traz outro protagonista e Yarvi em um papel secundário. Apesar de ter uma escrita mais amena do que seus livros anteriores, Meio Rei ainda traz as principais características que fazem de Abercrombie um dos mais geniais autores do gênero fantástico atual: uma história de ritmo acelerado, cheia de ação, personagens realistas, diálogos fantásticos e aquela dose de violência tão característica do autor. É um ótimo começo de uma série promissora.

site: http://intocados.com/