As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

Guilherme Ambrosio 09/08/2022

A série segue ótima
A série segue sendo ótima. Destaque especial para as batalhas e um certo general...

Não gostei muito do arco da companhia itinerante, mas as consequências dele foram muito boas.

Rand sempre com um desenolvimento beirando à loucura.

A roda segue girando e as eras vem e vão.

Wagner 03/08/2022

O mais lento até agora
Eu demorei muito pra ler esse volume, li vários outros livros durante ele e apesar de sempre querer voltar, porque eu gosto do mundo, foi uma leitura muito arrastada.

Me parece que o autor se apoiou no fato de que seriam mais de 10 volumes na série pra levar as coisas com calma, bastaaaante calma. Eu gosto dessa pegada mais lenta dos livros dele, mas dessa vez os arcos de história não estavam me interessando muito, e parecia só um grande spin off... Não posso chamar de filler porque muitas coisas importantes aconteceram, mas me pareceu um pouco repetitivo.

Aqui eu comento um pouquinho da história, mas não vou estragar nenhuma surpresa, prometo.

Eu senti que ele quis muito explorar a personagem da Nyneave, mas ficou um pouco repetitivo pra mim, eu cansei das brigas com ela, e as vezes parecia que o mesmo ponto tava sendo martelado da mesma forma novamente. Ele também tá cada vez mais batendo nessa tecla de homens são de um jeito e mulheres de outro completamente diferente. E eu gosto quando ele próprio aponta as incongruências dessa lógica, mas nesse volume eu comecei a cansar um pouco de ver as pessoas serem reduzidas a "homens" e "mulheres" como se realmente fossem seres de planetas diferentes. Dito isso, pontos pra uma parte mais para o fim, quando a Sulin questiona o Rand. Eu achei o arco do Rand meio... sem graça? Foram legais as coisas que aconteceram, mas foram poucos momentos surpreendentes. Eu senti muita falta do Perrin, eu entendo que não tem muito o que contar agora, mas um capítulo dele com a Faile já me satisfazia.

Eu tava decidido a dar 3 estrelas pro livro por causa da lentidão, até que ele começou a acabar, e ficou muito, muito legal de novo. O Robert Jordan que a gente ama aparece de novo com cenas impressionantes e reviravoltas de deixar o queixo caído e nos emocionar. Recuperou a pontuação do livro, a ponto que eu queria dar 5 estrelas mas isso seria ser desonesto com o resto da experiência.

Acho que o que eu tenho a dizer é que esse volume da série é um tanto cansativo, mas vale a pena seguir nele, já quero começar a ler o próximo agora, e espero que siga desenvolvendo o mundo e a história dessa maneira legal do fim.

Felipe Paranhos 05/07/2022

A saga continua excelente
Para quem tem saudades de uma longa saga, porém com boas histórias, personagens, plots etc? ler a roda do tempo é essencial.

Math 29/06/2022

Lágrima do paraíso
Esse livro foi perfeito para mim, até as partes que muita gente acha chata (a parte do circo) eu amei, achei super divertida.
Foi um livro mais lento em algumas partes, mas com muita ação e coisas q não esperava também... e com certeza foi o q mais ri, principalmente com as partes da Nynaeve hahahah que inclusive teve uma evolução muito boa!!
Bom, não è uma resenha, mais minha opinião msm.
Amei o livro, ri e chorei muiiitooo com o final, q na minha opinião foi uma das melhores batalhas, mas me deixou devastado, quem leu sabe doq estou falando...

Nathalia.Ramos 28/06/2022

Eu gosto muito de ver os diversos pontos de vista nessa história
E vejo grande desenvolvimento nos personagens, mesmo eles me irritando muito
Mas é muito complicado engolir os desfechos dos livros dessa série, como problemas gigantescos se resolvem em minutos

Tati.Oliveira 19/06/2022

Rand segue crescendo
Livro maravilhoso, o final deste volume não é tão emocionante quanto os demais, gostei muito do desfecho da Moiraine, entemos muita coisa do comportamento dela. O Rand e o Mat cresceram e amadureceram demais como personagens, se compararmos com os meninos que sairam dos Dois Rios. Considero uma das melhores séries a Roda do Tempo, quem gosta se Senhor do Anéis ou Guerra dos Tronos, precisa ler pois não fica atrás.

André Fiamoncini 18/06/2022

Ritmo e mais ritmo
Essa saga não para de me surpreender, a cada volume a história cresce e evolui. Mat e Rand amadureceram de forma incrível. Nynaeve a maior surpresa com o crescimento. Termino esse volume já com o sexto na estante.

M@g@ 04/06/2022

Detalhista
Algumas passagens desnecessárias e exageradamente detalhistas, algumas passagens empolgantes, já em outras parece mais que os personagens estão perdidos....
Basicamente o livros tem seus altos e baixos, porém os baixos estão em maior quantidade, estou lendo para saber qual vai ser o final mesmo, os detalhes estão me desanimando.

Ju 16/05/2022

Emocionante
Livro emocionante. Nesse quinto livro a saga continua muito divertida. As partes que contam a história do Rand estão mais legais. Senti falta do Perin. Espero ler mais sobre ele no sexto livro.

Lidia 27/04/2022

Gostei do livro, gostei de saber que é possível que uma aes sedai como Naynaeve consegue lidar com uma abandonada.

Brunna Fernanda Freire 19/04/2022

5° livro
Oficialmente um dos meus preferidos da série até agora.
O enredo e os personagens (que livro após livro vem se desenvolvendo de forma incrível) alcançou um verdadeiro ápice aqui.
Rand é definitivamente meu personagem preferido, sempre penso em como ele era no primeiro livro e comparo com ele neste, é impressionante o quanto o autor conseguiu desenvolvê-lo de forma tão realista e profunda.
Na verdade, ele tem feito isso com maestria com todos os personagens de maneira geral (com algumas poucas exceções que ainda considero serem personagens muito infantis e um tanto tolos).
Senti falta de Perrin neste livro e me pergunto o que tem acontecido em Dois Rios.
Mat se tornou um personagem muito mais interessante também.
Quando as reviravoltas, QUE reviravoltas! A história é uma das mais completas que ja li e me prendeu do começo ao fim! Essa série só me surpreende e me instiga a continuar lendo.

Joao.Sedai 22/03/2022

Um dos que eu tive mais dificuldade de Ler
As Chamas do Paraíso é o quinto livro de a roda do tempo e para ser honesto, seria muito difícil repetir o feito do quarto livro. Porém esse livro me irritou muito com o plot da Nynaeve e da Elayne, Rand indo em passos de tartaruga me irritou. Única coisa boa foi Rand e Aviendha e o Final