As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

Ricardo533 21/03/2022

Pouca coisa para se lembrar
Este volume achei cansativo e repetitivo, quase nada acontece, a escrita é baseada sempre em ameaças e medo de algo que pode acontecer mas que nunca acontece.

O Crowler 15/03/2022

Achei bacana.
Gosto cada vez mais do Rand, a Moirane também se consolidando como uma das melhores personagens da obra. Gosto de todos os personagens que contém pov nesse livro, por isso não tem como não deixar 5 estrelas.

Lucas 09/03/2022

Glória da luz
E a Glória da Luz brilhou sobre ele. E a Paz da Luz lhe rendeu homens. Unindo nações a ele. Tornando muitos um só. Mas os fragmentos de corações machucavam. E o que um dia havia sido se fez novamente ? em fogo e em tempestade, dividindo tudo ao meio. Pois a paz dele?? pois a paz dele?? era a paz?? era a paz?? da espada. E a Glória da Luz brilhou sobre ele.

? de ?Glória do Dragão?, composta por Meane sol Ahelle, a Quarta Era

Andrelfg 05/03/2022

Bom mas um pouco lento.
A história segue bem conduzida mas, por vezes, a leitura fica cansativa: alguns detalhes são meio exagerados, não tendo tanta importância na história. Da mesma maneira, alguns personagens que seguem histórias paralelas acabam sumindo.
Algumas reviravoltas (e algumas que chateiam) e algumas passagens que nos fazem sentir-nos vingados (Chupa essa, Liandrin!).
Não digo que vou continuar a ler os demais livros na força do ódio mas será algo semelhante.

Samuel - IG @ModernoLiteral 22/02/2022

Sequência perfeita
Diferentemente de outras sagas, o 5 livro é ótimo e mantém o alto nível da saga. Vou descansar a cabeça (afinal, esse é mais um calhamaço), terminar a leitura de Evelin Hugo, Iniciar e terminar o primeiro livro da série The Witcher, e lá pro meio do ano darei continuidade a essa saga PERFEITA

Fernando.Schneider 10/02/2022

E a jornada continua
Sigo adorando a saga, mas a leitura deste achei mais enfadonha em alguns pontos. Senti falta do núcleo do Perrin, que pra mim foi o melhor do livro 4, mas nesse nem chega a aparecer. De toda forma, o mundo, os diferentes pontos de vista nos capítulos, as vezes até de antagonistas - de maneira inesperada - e o modo com as peças dentro de cada livro e entre o livro atual e seus antecessores se encaixam seguem mantendo o hype da série em alta.

Chirles0 04/02/2022

Enrolação pura
Well well well
Dos 5 volumes esse foi o que mais enrrolou...

Neste o foco está no arco da Nynaeve e Elayne no "cirque du soleil" que POUCO teve a acrescentar à história, exceto (por muitas páginas) pelo desenvolvimento da Nynaeve - ela é confrontada de frente pelo seu temperamento, seus medos e angústias.
Temos também o arco do Rand como arquiteto de planos.
O Mat deixando aflorar qualidades dos fantasmas do passado - mesmo a contragosto.
E principalmente, vemos que nossos garotos não são mais garotos. Eles transam e fumam e já são homens feitos encarando a dura realidade na qual se encontram.

E gostaria de fazer menção a certo acontecimento SUPER IMPORTANTE ter sido levado de forma tão xoxa e insignificante que até agora quero esmagar a cabeça do Rand por "deixar pra lá, simplesmente aconteceu"
NÃO SEU MANÉZÃO VC TEM DE ENXERGAR O QUÃO IMPORTANTE ELA FOI PRA VC
Gostaria que Rand fique com um vazio tão grande que isso sirva de motor para os próximos eventos. ESPERO JORDAN QUE ASSIM SEJA.
O egoísmo dos personagens desse livro ainda me assombra - principalmente por parte dos ta'verens.

Desculpem, mas muita coisa incomodou nesse livro. Na verdade desde o 2° ele vem caminhando pelo fio da navalha em alguns aspectos.
Não sei se continuarei a ler a saga. Mas com certeza New Spring que fala sobre o passado de Moiraine e Lan é meta de leitura por se tratar de um presente digno para os fãs.

Um relacionamento de amor e ÓDIO com essa série, jamais senti tantos sentimentos conflitantes. *suspira resignada*

Cris 01/02/2022

?O pensamento é a flecha do tempo, a lembrança jamais apaga?
?Com sua chegada, renascem os temidos fogos. As colinas ardem em chamas e a terra se reduz a
cinzas. As investidas dos homens minguam, e as horas se tornam exíguas. Transpassa-se a muralha, e ergue-se o véu da divisão. Tempestades ressoam além do horizonte, e as chamas do paraíso purgam a terra. Não há salvação sem destruição, não há esperança deste lado da morte.?

Neste quinto livro, Rand e seus amigos saem do deserto Aiel, perseguindo Couladin para pôr um fim às dúvidas quanto a quem seria o Dragão Renascido. Enquanto isso, as meninas Nynaeve e Elayne seguem em perseguição da Ajah Negra mas encontram uma inimiga muito mais poderosa.

Senti falta da narrativa de Perrin, o que aconteceu depois da invasão dos Trollocs? E aquele final supreendente entre Moiraine e Lanfear? Espero realmente que suas aventuras não termine assim! No mais foi o livro mais ?arrastado? deles, o que gostei menos mas ainda assim a história vai se transformando e podemos perceber que Rand deixa um rastro de destruição por onde passa. E ainda assim todos o seguem, aonde quer que passe e destrua, há homens e mulheres o seguindo. A mudança é caótica e visível.

E a Glória da Luz brilhou sobre ele. E a Paz da Luz lhe rendeu homens. Unindo nações a ele. Tornando muitos um só. Mas os fragmentos de corações machucavam. E o que um dia havia sido se fez novamente - em fogo e em tempestade, dividindo tudo ao meio. Pois a paz dele? pois a paz dele? era a paz? da espada.?

SofieForever 12/01/2022

"E a Glória da Luz brilhou sobre ele. E a Paz da Luz lhe rendeu homens. Unindo nações a ele. Tornando muitos um só. Mas os fragmentos de coração machucaram. E o que um dia havia sido se fez novamente - em fogo e em tempestade, dividindo tudo ao meio.
Pois a Paz dele... - Pois a Paz dele... era a Paz... era a Paz... da espada.

E a Glória da Luz brilhou sobre ele."

Lewsy 10/01/2022

Fogo devastador neles <3
Passei um bom tempo sem ler a roda, desde 2016, voltei após o final da primeira temporada da série, e pela primeira vez agradeci o quanto a escrita do Robert é prolixa e repetitiva, pois acabei tendo tempo pra relembrar tudo o que tinha acontecido nos volumes anteriores.

Posso falar que tive um envolvimento tão grande com esse livro da roda, que nunca tinha sentido antes, talvez pelo visual já condensado da série de tv na minha mente ou pelo provável "amadurecimento" que tive durante os anos que li outros livros, mas cada detalhe ao decorrer da trama me fez ficar cada vez mais envolvido.

Gostei demais do desenvolvimento dos personagens nesse volume, principalmente de Nynaeve, senti falta do Perrin, mas entendo que ele precisava descansar depois de tudo o que aconteceu no livro 4, tive alguns problemas com o Mat, e preciso de um tempo maior e mais produtivo com ele pra que eu possa acreditar nas ações que ele vem fazendo, mas foi bem tensa toda a parte que envolvia Melindhra.

Senti os impasses que passavam na mente de Moiraine durante o decorrer da história, foi triste ver o quanto ela passou a se tornar apática, sabendo o que iria acontecer, e chorei muito na carta que ela escreveu e com o Lan fazendo carinho no cavalo de Moiraine, cheguei a ter dor de cabeça até, mas sinto que teremos algo meio Gandalf vindo por aí hahaha, pelo menos eu espero, não estou preparado pra se caso continue dessa maneira.

Egwene vem aprendendo cada vez mais, e nesse volume ela se abriu mais ainda pros estudos, espero que elayne e nynaeve dêem uma parada pra estudar também.

Ri tanto em vários momentos, principalmente na turma da equipe Rocket (abandonados) não consigo levar muito a sério esse grupo auahaua mas talvez com o desenrolar da história passarei a temer mais eles.

A Roda do Tempo possui uma escrita lenta, e não temos como negar, mas passei a pensar que ela já possui um final definido, e não teremos outros livros lançados futuramente, com isso os detalhes e as interações dos personagens brotaram das páginas, passei a aproveitar cada momento, cada interação, a escrita do Jordan começou a me deixar calmo e eu não conseguia pensar em mais nada a não ser na roda durante esses dias, e com isso lembrei do quão encantador é o tecer da roda.

Tô pensando aqui que irei esperar esquecer um pouco os detalhes do livro 6, talvez intercalando os livros da roda com outros, para que eu possa aproveitar mais o tecer sem sentir que seja muito.

Com o circo armado, estou bem ansioso para ler o próximo volume, quero muito ver as consequências dos atos de Rand e dos demais. Fico feliz por voltar a ler a série.

O quentinho no coração pela roda voltou. Livro 6 favoritado

Vinícius 09/01/2022

Estou realizando a releitura pra recordar a história. Dos primeiros 5 livros esse é o que eu menos gostei, simplesmente não teve trecho sobre o Perrin, achei sacanagem demais.
De qualquer modo a leitura ainda vale a pena

Ari Phanie 06/01/2022

Quase 950 páginas de muita enrolação, mas superou o último.

Alguns spoilers logo ali, meu anjo...

Depois de dois anos de muita hesitação e de cogitar abandonar essa série depois do super chato e decepcionante quarto volume, a série de tv me deu a motivação necessária para seguir em frente, me lembrou um pouco dos elementos que eu tanto gosto na história do Jordan (principalmente, mulheres com poderes rs), então eu finalmente comecei o quinto volume. E não foi um começo fácil. Se eu amo um livro, eu costumo reter mais informações e lembrar a história por mais tempo; se eu não gosto, o mesmo não acontece por óbvias razões; portanto, de A Ascensão da Sombra, eu lembrava quase nada, e como essa saga é gigantesca, eu tive que fazer um update para conseguir lembrar alguns fatos. E pela primeira vez fiquei contente pelo Jordan repetir coisas que supostamente já se sabe. Acho que eu fui dura sobre isso em leituras anteriores, mas tudo é uma questão de perspectiva. Enfim... meu começo foi complicado, mas em pouco tempo me habituei novamente.

Apesar desse livro ter melhorado muito em relação a alguns dos problemas que notei no quarto livro, ainda não seguiu a mesma qualidade dos primeiros volumes. Infelizmente, o Jordan persiste em dois dos principais problemas: a enrolação e o cabo de guerra entre os sexos. Meu, novamente, mais de 900 páginas, e você consegue contar nos dedos de uma mão os momentos realmente significantes dentro da história. Você também consegue enumerar os poucos momentos que decididamente precisavam estar lá. Mas, em contrapartida, são inúmeras as passagens que não precisavam de descrições tão longas, a exemplo: o conflito interno entre os Aiel é um lengua-lengua sem fim; foi pavimentado como um grande momento dentro da história, virou um momento anticlimático. Nynaeve e cia acompanhando o grupo itinerário não precisava de tanta descrição, ninguém quer saber da Elayne atravessando uma corda bamba, nem da briga da Nynaeve com uma tratadora de animais ou homens ou as amigas. Conflitos com Abandonados, Amigos das Trevas e Ajah Negra, pode, tudo bem, ótimo, manda mais; Mat com um blá blá blá eterno sobre ir embora, quem ele é, o destino dele... ARGH!! Até Rand teve um desenvolvimento melhor do que ele nesse aqui. E, finalmente, o trabalho porco que o Jordan faz nos relacionamentos entre mulheres e homens. Há sempre uma piada a cada três páginas com o teor: "Homens não fazem nada certo.", "Mulheres são irracionais." E então, há milhares de discussões e cabos para medir quem pode mais, o que não acrescenta NADA à história e eu não entendo o ponto disso. Pra mim, esse é o principal motivo para ainda não considerar essa uma saga premium.

Mas, como nem tudo é negativo, tem muitas coisas que eu curti nesse volume. No último livro, Min foi a personagem que mais me agradou, e nesse, o mesmo aconteceu. Eu adoro a personagem, ela é a mais "pé no chão" dentre todos, aquela que não quer se meter em confusão e não tem muitas complicações, mas mesmo assim se ver parte do grande jogo da Roda. Apesar de não ter muitos momentos excitantes, a viagem dela em companhia de Siuan, Leane e Logain, foi o melhor pra mim. Gosto de todos esses personagens e gostei da interação entre eles, e quero ver uma Min mais presente na história. Outra coisa que eu gosto muito: Nynaeve+Elayne+Tom. Esses três, juntos ou separados, foram os que entregaram mais momentos interessantes: Nynaeve e Elayne sendo capturadas pela agente da Torre, Nynaeve encontrando Moghedien em Tel’aran’rhiod e Nynaeve conhecendo um profeta fanático que ver Rand como um deus e que parece que vai trazer muitos problemas pela frente. Eu AMO quando autores escrevem sobre fanatismo religioso e como isso pode gerar caos, o que normalmente acontece, seja em ficção ou na vida real. Estou bem animada pra saber o que esse maluco vai aprontar para cima das pessoas, especialmente das mulheres. Outras coisas que amei: a heroína Birgitte, os povs de Morgase e Bryne são bem legais, eu curti bastante e queria ter visto mais. O amadurecimento de Rand também foi uma boa surpresa. Apesar dele continuar chato em relação às mulheres a sua volta, especialmente Moirane, eu senti que ele encheu menos o saco porque finalmente eu percebi um desenvolvimento, o percebi passar de garoto birrento para um homem. Meio birrento ainda, mas finalmente me pareceu que ele está virando o homem que era destinado a ser, e eu gostei muito de ver um aspecto mais dark do Rand. Eu sei que a história sobre o martírie, o salvador, mas eu gostaria de ver Rand cair antes do grand finale. Eu quero ver um Rand perdido na mácula, antes da grande guerra.

O final foi ótimo. Não posso dizer que todos os eventos me surpreenderam ou me impactaram (Moiarene+Lanfair), mas alguns eu realmente não esperava (Mat+Aviendha/Nynaeve+Moghedian). Eu gostei o suficiente para me motivar a ler o sexto. Mas são mil páginas e eu já estou receosa. Essa série é muito boa e tem os elementos fundamentais de um grande epic fantasy, mas para mim, o Jordan se estende sem necessidade e não consegue narrar relacionamentos que sejam normais e saudáveis. Eu quero continuar até o final, mas não sei até que ponto consigo relevar isso. Enfim, esse foi um bom livro, definitivamente melhor que o último, mas eu espero maiores avanços e qualidade superior do próximo. Veremos.
Ander 10/01/2022minha estante
Poxa, não vou conseguir ler a resenha.
Mas o importante vai continuar a série? hahaha

Ari Phanie 10/01/2022minha estante
Kkk não ler mesmo, não. Vou, sim.

Larissa.Gimenes 06/04/2022minha estante
São uns 15 livros, tenho medo de abandonar no meio por esses motivos. O fim do livro foi ok pelo, graças à Deus.

Ari Phanie 06/04/2022minha estante
Sim, menina, o negócio é complicado. Provavelmente vou abandonar, a não ser que encontre em audiobook. Físico/ebook não rola mais pra mim.

Ander 07/04/2022minha estante
Não abandonaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkk

Ari Phanie 07/04/2022minha estante
Ow, Ander, acho que não vai ter jeito, a não ser se encontre audiobook disponível. Como eu disse pra um colega daqui esses dias, não tenho mais tesão pela série. Quando eu leio, blz, eu curto algumas coisas. Mas se não tô lendo, não sinto a menor vontade de pegar ele, não encontro motivação e quando eu penso me dá preguiça kkk :(

Larissa.Gimenes 29/04/2022minha estante
O áudio book me ajuda muito, eu fiz uma assinatura na audible um tempo e consegui baixar os livros, recomendo hauahau

Ari Phanie 29/04/2022minha estante
Legal, Larissa, vou atrás dele ou de outro app semelhante porque só assim pra eu continuar essa saga.

Pedro 08/12/2023minha estante
O quarto volume chato? Oi? Claramente vc nao leu direitoou leu em um momento imaturo da vida. Isso aconteceu comigo quando li o semhor doas aneis com 13 anos e depois dos 20 reli e vi como tive a impressão errada. Enfim, esse 5º volume foi o menos bom dos 5 primeiros, mas ainda assim vale muito a pena a leitura. Final super empolgante!

Ari Phanie 09/12/2023minha estante
Querido, vc sabe o significado de opinião? Então, a minha não precisa ser igual à sua. O livro continua sendo chato pra mim e não darei segunda chance. Passar bem.

Pedro 27/12/2023minha estante
Ja to no 8º kkkkk

yascastro 30/12/2021

Esse é meu livro favorito da Roda do Tempo até agora, alguns momentos do enredo surpreenderam bastante. Recomendo a leitura até aqui dessa série.