As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

kk3thess 06/12/2021

Como de costume, a conclusão é excelente e tem momentos inspiradíssimos durante o livro. Ao contrário do costume, esse livro não justifica seu número de páginas de maneira alguma.

Por mais interessante que seja ver o mundo ganhando vida, que nem tudo tenha a ver o Dragão vs o Tenebroso, quando os momentos empolgantes e relevantes ficam quase que completamente reunidos na segunda metade do livro, algo não está certo. Até mesmo pensando em termos de adaptação, eu consigo enxergar esse livro todo sendo feito em 4/5 episódios da série televisiva sem perda de qualquer coisa substancial.

É uma decaída em comparação aos quatro anteriores sim, mas o universo de A Roda do Tempo continua tão rico, tão encantador e tão vivo que essa queda sequer abala minha empolgação com essa saga.

Ro Tonks 31/10/2021

Uma fantasia épica
O quinto livro da roda do tempo continua a épica aventura dos personagens que conhecemos já tão bem, após mais de duas mil páginas antecedentes. Muito melhor que o quarto livro, e mesmo que ainda possua a escrita extremamente detalhada, os acontecimentos do quinto livro ficaram marcados no leitor, que anseia em saber o final, ainda longe de ser desvendado.

Leandro 26/10/2021

Excesso de detalhes desnecessários
As Chamas do Paraíso não mantém o mesmo nível do anterior. Excesso de detalhes, por vezes cansativos e desnecessários, contribuem para deixar boa parte da leitura longa e cansativa. Outro ponto negativo é a ausência do melhor personagem dos 2 livros anteriores neste quinto livro. Acho q a história do livro poderia ter sido contada sem muita enrolação em 500 paginas, no maximo, ao invés das 900 deste volume. Apesar de tudo, classifico o livro como Bom. Mesmo assim aguardo ansioso pelos próximos volumes e torço para q os preços absurdos atuais deles baixem!

Mike Wazowki 30/09/2021

Longo e bem viciante
Não sei se é eu q acostumei com o estilo de Robert Jordan mas ainda q é um livro looooooooongo não enjoei em momento algum.
Acontece muitas coisas q no final percebi q esqueci muito do q se passou.
Um pouco sendo minha culpa por ter lido numa faze q andei lendo pouco, mas mesmo q defasado sempre q voltava a ler me entreti bastante.
Os personagens dão um ar d estarem mais maduros e isso ajuda a narrativa dando um ar d mais elaborado.
E parece até mesmismo falar mas tem muita reviravolta, assim teve hora q estava tão engajado na estória q quando aconteceu uma reviravolta fiquei d queixo caído.
Achei q meu preferido era o segundo mas mudei para esse quinto.
Falta ler o próximo e comprar o sétimo e último.

William Soares 09/09/2021

Melhor da série até agora
Achei o melhor livro da série até agora. Embora, se você gosta de alguns personagens vai ficar um pouco chateado. Aqui o Jordan fez algo parecido com Martin em ?O Festim dos Corvos? (Ou Martin fez igual a Jordan).

Enfim? São 300-400 páginas de viagens pra lá e pra cá e desenvolvimento de personalidade de personagens que você já conhece. O grande protagonista deste livro é o Rand, seguindo o mesmo padrão do livro anterior. Aqui podemos ver um personagem totalmente diferente do livro anterior. Está mais maduro e confiante.

Um ponto que me faz gostar muito desse mundo é que as coisas não são tão simples. O Tenebroso, embora seja o verdadeiro mal, não é o único mal. E as coisas não são tão ?pretas no branco?. Quem estiver lendo este livro com atenção vai perceber que existem muitas lutas pelo poder inclusive em personagens que ?estão? no mesmo lado.

Gostei muito do livro, embora tenha sido o que eu mais demorei a ler. Se eu fosse fazer um Ranking dos que li até agora eu faria assim: 5 > 2 > 1 > 4 > 3.
(Mas é minha opinião)

Allan.Oliveira 22/08/2021

Melhor do que o esperado
Vi tanto review negativo desse livro que tive foi medo, mas foi muito melhor do que as expectativas disparado, o desenvolvimento da nynaeve simplesmente incrível, e ainda teve aquele final pra quebrar meu kokoro de gayzinha sensível.

Giuliane.Souza 29/06/2021

O mais fraco
Primeiramente cadê o Perrin Aybara? Segundamente demorou muito pra acontecer alguma coisa dessa vez. O Rand me deixa com raiva as vezes... Mas essa história me traz um conforto quando estou muito ansiosa. Adoro fugir para esse mundo

Jussara 22/06/2021

Meu primeiro 5 estrelas da série, com certeza o melhor livro até agora, até a Egwene que tava me irritando ficou legal nesse livro, adorei o desenvolvimento da Nynaeve também.

Mirele 20/06/2021

Muita nostalgia
Olhe, é o normal nessa série o livro começar devagar quase parando e aí dar uma boa agitada. Isso me irrita um pouco, tenho que confessar.
No geral, gostei do livro, mas senti falta do Perrin, sinceramente. E sinto falta do Rand, aquele do começo, inocente e resmungão. É interessante ver o amadurecimento dele, mas ao mesmo tempo, no meio de um mundo pós-apocalíptico, eu prefiro o carpem diem do Rand do início, o pastor.

Renata.Oliveira 13/06/2021

Ok, foi bom
Gostei de algumas informações que recebemos no final, mas eu não gostei muito do desenvolvimento de história contada pela Nynaeve e pela Elayne, teve informações importantes mas eu achei que muita coisa lá não era necessária. Gostaria que tivesse mostrado o Perrin pelo menos em um capítulo.
O Jordan criou um monte de personagens, mas sempre deixa algum meio que de lado pra dar mais atenção a outro.
AIELS OS MAIORES E OS MELHORES.

Amal0 13/06/2021

As chamas do Paraíso
Um bom livro com algumas descrições cansativas. As melhores personagens Nynaeve, Elayne, Egwene, enfim as personagens femininas são muito legais. Rand é um pouco chato

Jaaqx 09/04/2021

Os volumes anteriores foram boas leituras, mas desde o quarto livro tenho achado espetacular. Fiquei estarrecida com esse...

Adri 07/04/2021

Adoro Robert Jordan
Acho a escrita de Robert Jordan magistral, contudo ele tem o péssimo hábito de deixar o melhor para o final, kkkk. Com relação a este livro em específico, foi o que eu mais demorei para ler. Isso porque ele é bastante focado no núcleo de Nynaeve e Elayne, duas personagens que eu pessoalmente não gosto (acho-as irritantes), o que deixou a leitura um pouco arrastada para mim. Também achei que algumas partes do livro eram desnecessárias, como Nynaeve e Elayne participando de números de circo. Claro que isso detalha bastante o mundo criado pelo autor, mas se fosse retirada, nada alteraria na narrativa geral. Também achei um erro deixar Perin de fora desse livro, erro que também cometeu o autor de game of thrones no quarto livro da série ao deixar alguns personagens de fora. No mais, é uma leitura sensacional que nos instiga a continuar. Rand tentando controlar sua mente e sua relação com Aviendha, personagem incrível, é delicioso de ler. Bom, se vc chegou até esta edição, não preciso explicar porque essa série é inesquecível.

Elyenai.Silva 17/02/2021

O livro é ótimo, continua no mesmo nível dos anteriores e os personagens continuam evoluindo de forma constante. Neste volume o foco é em Rand, Egwene, os Aiel, Mat, Elayne e Nynaeve. Perrin e o povo de Dois Rios nem aparecem.
Foi uma boa leitura espero poder ler os outros volumes que ainda não foram lançados no Brasil.