As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan




Resenhas - As Chamas do Paraíso


101 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Ari Phanie 06/01/2022

Quase 950 páginas de muita enrolação, mas superou o último.

Alguns spoilers logo ali, meu anjo...

Depois de dois anos de muita hesitação e de cogitar abandonar essa série depois do super chato e decepcionante quarto volume, a série de tv me deu a motivação necessária para seguir em frente, me lembrou um pouco dos elementos que eu tanto gosto na história do Jordan (principalmente, mulheres com poderes rs), então eu finalmente comecei o quinto volume. E não foi um começo fácil. Se eu amo um livro, eu costumo reter mais informações e lembrar a história por mais tempo; se eu não gosto, o mesmo não acontece por óbvias razões; portanto, de A Ascensão da Sombra, eu lembrava quase nada, e como essa saga é gigantesca, eu tive que fazer um update para conseguir lembrar alguns fatos. E pela primeira vez fiquei contente pelo Jordan repetir coisas que supostamente já se sabe. Acho que eu fui dura sobre isso em leituras anteriores, mas tudo é uma questão de perspectiva. Enfim... meu começo foi complicado, mas em pouco tempo me habituei novamente.

Apesar desse livro ter melhorado muito em relação a alguns dos problemas que notei no quarto livro, ainda não seguiu a mesma qualidade dos primeiros volumes. Infelizmente, o Jordan persiste em dois dos principais problemas: a enrolação e o cabo de guerra entre os sexos. Meu, novamente, mais de 900 páginas, e você consegue contar nos dedos de uma mão os momentos realmente significantes dentro da história. Você também consegue enumerar os poucos momentos que decididamente precisavam estar lá. Mas, em contrapartida, são inúmeras as passagens que não precisavam de descrições tão longas, a exemplo: o conflito interno entre os Aiel é um lengua-lengua sem fim; foi pavimentado como um grande momento dentro da história, virou um momento anticlimático. Nynaeve e cia acompanhando o grupo itinerário não precisava de tanta descrição, ninguém quer saber da Elayne atravessando uma corda bamba, nem da briga da Nynaeve com uma tratadora de animais ou homens ou as amigas. Conflitos com Abandonados, Amigos das Trevas e Ajah Negra, pode, tudo bem, ótimo, manda mais; Mat com um blá blá blá eterno sobre ir embora, quem ele é, o destino dele... ARGH!! Até Rand teve um desenvolvimento melhor do que ele nesse aqui. E, finalmente, o trabalho porco que o Jordan faz nos relacionamentos entre mulheres e homens. Há sempre uma piada a cada três páginas com o teor: "Homens não fazem nada certo.", "Mulheres são irracionais." E então, há milhares de discussões e cabos para medir quem pode mais, o que não acrescenta NADA à história e eu não entendo o ponto disso. Pra mim, esse é o principal motivo para ainda não considerar essa uma saga premium.

Mas, como nem tudo é negativo, tem muitas coisas que eu curti nesse volume. No último livro, Min foi a personagem que mais me agradou, e nesse, o mesmo aconteceu. Eu adoro a personagem, ela é a mais "pé no chão" dentre todos, aquela que não quer se meter em confusão e não tem muitas complicações, mas mesmo assim se ver parte do grande jogo da Roda. Apesar de não ter muitos momentos excitantes, a viagem dela em companhia de Siuan, Leane e Logain, foi o melhor pra mim. Gosto de todos esses personagens e gostei da interação entre eles, e quero ver uma Min mais presente na história. Outra coisa que eu gosto muito: Nynaeve+Elayne+Tom. Esses três, juntos ou separados, foram os que entregaram mais momentos interessantes: Nynaeve e Elayne sendo capturadas pela agente da Torre, Nynaeve encontrando Moghedien em Tel’aran’rhiod e Nynaeve conhecendo um profeta fanático que ver Rand como um deus e que parece que vai trazer muitos problemas pela frente. Eu AMO quando autores escrevem sobre fanatismo religioso e como isso pode gerar caos, o que normalmente acontece, seja em ficção ou na vida real. Estou bem animada pra saber o que esse maluco vai aprontar para cima das pessoas, especialmente das mulheres. Outras coisas que amei: a heroína Birgitte, os povs de Morgase e Bryne são bem legais, eu curti bastante e queria ter visto mais. O amadurecimento de Rand também foi uma boa surpresa. Apesar dele continuar chato em relação às mulheres a sua volta, especialmente Moirane, eu senti que ele encheu menos o saco porque finalmente eu percebi um desenvolvimento, o percebi passar de garoto birrento para um homem. Meio birrento ainda, mas finalmente me pareceu que ele está virando o homem que era destinado a ser, e eu gostei muito de ver um aspecto mais dark do Rand. Eu sei que a história sobre o martírie, o salvador, mas eu gostaria de ver Rand cair antes do grand finale. Eu quero ver um Rand perdido na mácula, antes da grande guerra.

O final foi ótimo. Não posso dizer que todos os eventos me surpreenderam ou me impactaram (Moiarene+Lanfair), mas alguns eu realmente não esperava (Mat+Aviendha/Nynaeve+Moghedian). Eu gostei o suficiente para me motivar a ler o sexto. Mas são mil páginas e eu já estou receosa. Essa série é muito boa e tem os elementos fundamentais de um grande epic fantasy, mas para mim, o Jordan se estende sem necessidade e não consegue narrar relacionamentos que sejam normais e saudáveis. Eu quero continuar até o final, mas não sei até que ponto consigo relevar isso. Enfim, esse foi um bom livro, definitivamente melhor que o último, mas eu espero maiores avanços e qualidade superior do próximo. Veremos.
Ander 10/01/2022minha estante
Poxa, não vou conseguir ler a resenha.
Mas o importante vai continuar a série? hahaha


Ari Phanie 10/01/2022minha estante
Kkk não ler mesmo, não. Vou, sim.


Larissa.Gimenes 06/04/2022minha estante
São uns 15 livros, tenho medo de abandonar no meio por esses motivos. O fim do livro foi ok pelo, graças à Deus.


Ari Phanie 06/04/2022minha estante
Sim, menina, o negócio é complicado. Provavelmente vou abandonar, a não ser que encontre em audiobook. Físico/ebook não rola mais pra mim.


Ander 07/04/2022minha estante
Não abandonaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkk


Ari Phanie 07/04/2022minha estante
Ow, Ander, acho que não vai ter jeito, a não ser se encontre audiobook disponível. Como eu disse pra um colega daqui esses dias, não tenho mais tesão pela série. Quando eu leio, blz, eu curto algumas coisas. Mas se não tô lendo, não sinto a menor vontade de pegar ele, não encontro motivação e quando eu penso me dá preguiça kkk :(


Larissa.Gimenes 29/04/2022minha estante
O áudio book me ajuda muito, eu fiz uma assinatura na audible um tempo e consegui baixar os livros, recomendo hauahau


Ari Phanie 29/04/2022minha estante
Legal, Larissa, vou atrás dele ou de outro app semelhante porque só assim pra eu continuar essa saga.


Pedro 08/12/2023minha estante
O quarto volume chato? Oi? Claramente vc nao leu direitoou leu em um momento imaturo da vida. Isso aconteceu comigo quando li o semhor doas aneis com 13 anos e depois dos 20 reli e vi como tive a impressão errada. Enfim, esse 5º volume foi o menos bom dos 5 primeiros, mas ainda assim vale muito a pena a leitura. Final super empolgante!


Ari Phanie 09/12/2023minha estante
Querido, vc sabe o significado de opinião? Então, a minha não precisa ser igual à sua. O livro continua sendo chato pra mim e não darei segunda chance. Passar bem.


Pedro 27/12/2023minha estante
Ja to no 8º kkkkk




Bruno 27/04/2023

Achei o mais fraco dos 5... Mas não é ruim.
Vamos lá... Jordan escreve com maestria, são tantos detalhes, que faz admirar o mundo que ele criou, mas ele peca em uma coisa. Esse livro é o mais enrolado dos 5, não que seja ruim, mas são 912 pags, poderia ser menor e sem muita enrolação. Mas vamos para as partes que n me fizeram largar a leitura, começando por os personagens: todos são personagens ótimos, principalmente Rand. A escrita de Jordan é muito boa, as cenas de batalhas são ótimas também, gostei do livro, mas esperava mais..
comentários(0)comente



Henrique 26/02/2024

As Chamas do Paraíso
Quinto livro de a roda do tempo e apesar de ser bom foi bem lento.
Levei um mês e pouco pra ler esse livro da roda do tempo porque teve capítulos grandes demais e em muitas partes do livro teve momentos muito lentos que desanimaram um pouco meu senti que nesse livro a história não andou tanto quanto poderia, nesse livro acompanhamos Rand enquanto ele parte em uma jornada pra conseguir apoio de outros clãs dos Aiel bem como aprende mais sobre usar o poder e a ser o dragão renascido, tem acompanhamos o Matt que coitado não quer ficar junto com o Rand quer só ir viver a vida dele kkkkk mas sempre acaba voltando pra junto do amigo, e também acompanhamos Nynaeve e Elayne em sua jornada pra encontrar o Rand como também para descobrir os planos de Morghiden e tirando esse pov principais tivemos também o arco da rainha Mogarse que foi até interessante de acompanhar mas o do Rand foi de longe o mais interessante mas mesmo o arco dele teve uma enrolação que eu acho que poderia ter sido bem mais encurtada o final do livro achei muito bom vários acontecimentos insanos um atrás do outro e um plot twist que eu não tava esperando no geral gostei do livro mas espero que no próximo tenha menos enrolação e tenha mais coisas interessantes pra se acompanhar e que venha o senhor do caos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andrelfg 05/03/2022

Bom mas um pouco lento.
A história segue bem conduzida mas, por vezes, a leitura fica cansativa: alguns detalhes são meio exagerados, não tendo tanta importância na história. Da mesma maneira, alguns personagens que seguem histórias paralelas acabam sumindo.
Algumas reviravoltas (e algumas que chateiam) e algumas passagens que nos fazem sentir-nos vingados (Chupa essa, Liandrin!).
Não digo que vou continuar a ler os demais livros na força do ódio mas será algo semelhante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Amanda 01/04/2024minha estante
Eita vontade de ver o spoiler, porém estou no 4 livro kkkkkk




Gabriela3872 27/02/2023

Maravilhoso
Aconteceu tanta coisa nesse livro que dá vontade de ler de novo só pra ter certeza de que eu não perdi nada.

Senti muita falta do Perrin, é só decidi que eu gostei muito desse livro ao final, apesar de a única coisa que eu poderia apontar como ponto negativo seria a falta do Perrin rsrs.

Achei esse volume mais lento que o anterior, o que de jeito nenhum tira a diversão.

As coisas que eu mais gostei foram: tudo sobre Mat, pra mim ele é o personagem cuja mudança mais me agradou, eu detestava ele nos dois primeiros livros, e agora ele entra fácil no meu top 5 favoritos; Siuan, Leane, Min E Bryne, eu tenho um pouco de problema com pessoas autoritárias ao extremo, e eu não era muito fã da Siuan por esse motivo e passei a gostar muito dela pós estancamento, mesmo sentindo pena dela e da Leane, e a possibilidade de romance entre ela e Bryne, além de ser divertida a interação, me apetece, gosto muito desse tipo de romance que não é romance; Morgase, apesar de também se encaixar nas pessoas autoritárias ao extremo, passou por poucas e boas e com a ajuda do Tallanvor, cheirinho de romance que não é romance, e Lini, conseguiu se soltar de Gaebril e eu achei isso de muito valor. Acho que esses foram os meus "maiores destaques".

Em relação ao Rand, me faltam palavras, pq eu geralmente estou com pena dele, até mesmo quando ele tá arrasando com o poder, o coitado parece que nunca vai ter paz.

Nynaeve, também uma pessoa autoritária kkkkkk, era uma das minhas favoritas nos primeiros livros, e ainda gosto muito muito dela, ainda no top 5, mas algumas atitudes dela, de Egwene e Elayne igualmente, me fizeram dar uma desanimada, o que não muda o fato de ela ser foda. Egwene evoluiu tanto, com o poder principalmente, espero que ela tenha mais destaque no próximo livro. Elayne é a personagem que quando eu penso que vai... não vai.

Teve muita coisa nas partes finais e eu adorei de todo coração.
comentários(0)comente



Amal0 13/06/2021

As chamas do Paraíso
Um bom livro com algumas descrições cansativas. As melhores personagens Nynaeve, Elayne, Egwene, enfim as personagens femininas são muito legais. Rand é um pouco chato
comentários(0)comente



M@g@ 04/06/2022

Detalhista
Algumas passagens desnecessárias e exageradamente detalhistas, algumas passagens empolgantes, já em outras parece mais que os personagens estão perdidos....
Basicamente o livros tem seus altos e baixos, porém os baixos estão em maior quantidade, estou lendo para saber qual vai ser o final mesmo, os detalhes estão me desanimando.
comentários(0)comente



Jothamon 14/03/2020

Moiraine
A história fica ainda mais tensa com tudo que acontece nela. As reviravoltas são maiores e muitas coisas, que eu nunca pensaria, acontecem.
O livro aborda muito a questão do poder crescente de Rand, a ligação que Mat tem com ele e como Nynaeve, Elayne e Egwene passam a conhecer mais o Poder Único.
Surpresas atrás de surpresas, o livro mantém um ritmo acelerado, mas maravilhoso, prendendo a atenção em casa página.
Maravilhoso.
comentários(0)comente



Adri 07/04/2021

Adoro Robert Jordan
Acho a escrita de Robert Jordan magistral, contudo ele tem o péssimo hábito de deixar o melhor para o final, kkkk. Com relação a este livro em específico, foi o que eu mais demorei para ler. Isso porque ele é bastante focado no núcleo de Nynaeve e Elayne, duas personagens que eu pessoalmente não gosto (acho-as irritantes), o que deixou a leitura um pouco arrastada para mim. Também achei que algumas partes do livro eram desnecessárias, como Nynaeve e Elayne participando de números de circo. Claro que isso detalha bastante o mundo criado pelo autor, mas se fosse retirada, nada alteraria na narrativa geral. Também achei um erro deixar Perin de fora desse livro, erro que também cometeu o autor de game of thrones no quarto livro da série ao deixar alguns personagens de fora. No mais, é uma leitura sensacional que nos instiga a continuar. Rand tentando controlar sua mente e sua relação com Aviendha, personagem incrível, é delicioso de ler. Bom, se vc chegou até esta edição, não preciso explicar porque essa série é inesquecível.
comentários(0)comente



William Soares 09/09/2021

Melhor da série até agora
Achei o melhor livro da série até agora. Embora, se você gosta de alguns personagens vai ficar um pouco chateado. Aqui o Jordan fez algo parecido com Martin em ?O Festim dos Corvos? (Ou Martin fez igual a Jordan).

Enfim? São 300-400 páginas de viagens pra lá e pra cá e desenvolvimento de personalidade de personagens que você já conhece. O grande protagonista deste livro é o Rand, seguindo o mesmo padrão do livro anterior. Aqui podemos ver um personagem totalmente diferente do livro anterior. Está mais maduro e confiante.

Um ponto que me faz gostar muito desse mundo é que as coisas não são tão simples. O Tenebroso, embora seja o verdadeiro mal, não é o único mal. E as coisas não são tão ?pretas no branco?. Quem estiver lendo este livro com atenção vai perceber que existem muitas lutas pelo poder inclusive em personagens que ?estão? no mesmo lado.

Gostei muito do livro, embora tenha sido o que eu mais demorei a ler. Se eu fosse fazer um Ranking dos que li até agora eu faria assim: 5 > 2 > 1 > 4 > 3.
(Mas é minha opinião)
comentários(0)comente



Nathalia.Ramos 28/06/2022

Eu gosto muito de ver os diversos pontos de vista nessa história
E vejo grande desenvolvimento nos personagens, mesmo eles me irritando muito
Mas é muito complicado engolir os desfechos dos livros dessa série, como problemas gigantescos se resolvem em minutos
comentários(0)comente



Feehsousa 19/05/2020

As chamas do paraíso
Ao meu ver o livro é bastante focado no desenvolvimento dos personagens tendo bastante destaque , principalmente, no desenvolvimento da Nynaeve, que, após esse livro, se tornou uma das minhas personagens favoritas da série.
No entanto, o desenvolvimento da história parece não progredir ate mais da metade do livro, (não que o livro seja parado ou entediante) mas tendo um final de tirar o fôlego e que, sem dúvida, é um dos finais mais marcantes de toda a série.
comentários(0)comente



Chirles0 04/02/2022

Enrolação pura
Well well well
Dos 5 volumes esse foi o que mais enrrolou...

Neste o foco está no arco da Nynaeve e Elayne no "cirque du soleil" que POUCO teve a acrescentar à história, exceto (por muitas páginas) pelo desenvolvimento da Nynaeve - ela é confrontada de frente pelo seu temperamento, seus medos e angústias.
Temos também o arco do Rand como arquiteto de planos.
O Mat deixando aflorar qualidades dos fantasmas do passado - mesmo a contragosto.
E principalmente, vemos que nossos garotos não são mais garotos. Eles transam e fumam e já são homens feitos encarando a dura realidade na qual se encontram.

E gostaria de fazer menção a certo acontecimento SUPER IMPORTANTE ter sido levado de forma tão xoxa e insignificante que até agora quero esmagar a cabeça do Rand por "deixar pra lá, simplesmente aconteceu"
NÃO SEU MANÉZÃO VC TEM DE ENXERGAR O QUÃO IMPORTANTE ELA FOI PRA VC
Gostaria que Rand fique com um vazio tão grande que isso sirva de motor para os próximos eventos. ESPERO JORDAN QUE ASSIM SEJA.
O egoísmo dos personagens desse livro ainda me assombra - principalmente por parte dos ta'verens.

Desculpem, mas muita coisa incomodou nesse livro. Na verdade desde o 2° ele vem caminhando pelo fio da navalha em alguns aspectos.
Não sei se continuarei a ler a saga. Mas com certeza New Spring que fala sobre o passado de Moiraine e Lan é meta de leitura por se tratar de um presente digno para os fãs.

Um relacionamento de amor e ÓDIO com essa série, jamais senti tantos sentimentos conflitantes. *suspira resignada*
comentários(0)comente



101 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7