A guerra não tem rosto de mulher

A guerra não tem rosto de mulher Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher

Liliane220 03/03/2024

O livro "Guerra não tem rosto de mulher" é maravilhoso! São histórias reais do quanto as mulheres lutaram na guerra e como lutaram!! Como pilotos de caça, artilheiras etc. Tudo o que mostra e fala só dos homens que lutaram, esse livro relata histórias reais de milhares de mulheres que lutaram na guerra. Ameiiiesse livro.

Alessandro81 17/02/2024

Minha resenha.
O livro foi além das minhas expectativas, eu esperava relatos e histórias simplistas, mas a autora me mostrou o lado temível da guerra pela visão sentimental e dura das mulheres. Foram tantas histórias tristes e ensurdecedoras... O livro não é fácil de engolir, são muitos contextos pesados e indescritíveis, e a autora conseguiu pôr em palavras, todos os sentimentos dessas mulheres.

Um comentário pessoal: o livro me mostrou o lado adaptativo do ser humano em sua mais plena forma, principalmente se considerarmos a presença da mulher na guerra, um lugar habitualmente ligado ao homem, como diria uma das mulheres do livro: "A mulher nasceu para amar. Não nasceu para odiar e matar". Continuando, muitas pessoas na guerra acabam por mostrar uma versão mais "animal" de si mesmas, menos sentimental e muito mais fria, capazes de matar e não sentir medo de morrer por anos. Mas que depois da vitória, depois da guerra, se mostram capazes de voltar a serem aquilo que eram antes do horror. E isso é o que eu achei mais impactante no livro, a forma como as pessoas, principalmente as mulheres, puderam se tornar outra pessoa em meio a dificuldade, puderam odiar e matar sem receio... Porém, aquilo que você toma durante a guerra, lhe volta 100x pior depois, todo ressentimento e aversão ao terror cometido.

Talita 17/02/2024

Pesado porém necessário
Leitura densa e forte, demorei quase 1 mês pra terminar pois a cada relato eu precisava pausar um pouco, respirar e então continuar.
É tão incrível e avassalador a visão feminina do conflito, grande maioria mulheres jovens, mães, que não sabiam o que teriam que enfrentar.
Leitura necessária para quem é mulher e gosta de história.

Isa 14/02/2024

Esse livro se trata do depoimento de mulheres que participaram, em diversos aspectos, da segunda guerra mundial. Muitas das coisas que eu li nele eu n imaginava q aconteciam, mulheres na linha de frente como Franco-atiradoras, sapadoras desmontando minas. Só por essas informações a leitura já seria de grande valia, mas o livro foca mesmo na alma humana, nas emoções, traumas e vidas daquelas mulheres, como elas se sentiam e como elas precisaram se transformar pra viver naquela realidade, simplesmente espetacular, indico muito.

DEA 03/02/2024

É difícil de falar sobre esse livro. Todos sabemos a importância de sempre lembrarmos os horrores que seres humanos "racionais e inteligentes" são capazes de cometer em períodos de guerra. É necessário lembrarmos para não repeti-los.
Mas esse livro é tão denso, tão pesado, que chega a ser surreal imaginar que isso aconteceu.
É realmente muito impactante.

Esse livro, assim como o anterior, que fala das crianças, também traz relatos porém neste caso são das mulheres que participaram da Segunda Guerra, exclusivamente as russas.
E é falado muito pouco sobre isso, leio frequentemente livros sobre a Guerra ou vejo filmes e documentários e em geral quando tem mulheres são representadas como enfermeiras ou espiãs.
No entanto as mulheres participaram da guerra ativamente e principalmente na Rússia e detalhe importante, na maioria das vezes voluntariamente, inclusive insistindo ou às vezes até suplicando. Elas tinham um forte desejo de defender a pátria, sua terra, pois eram ensinadas sobre isso desde crianças.

É um livro que vale muito a pena para quem não conhece muitos detalhes sobre a Segunda Guerra e principalmente sobre essa participação muito importante e especial das mulheres.

"... na guerra, o ser humano se torna terrível e inconcebível. Como entendê-lo?"

"Quantos anos serão necessários para reconstruir tudo isso?' A guerra mata o tempo, o precioso tempo humano."

"Pergunte para mim: o que é a felicidade?
Eu responderei... Talvez seja encontrar, entre os mortos, uma pessoa viva..."

"Como explicar a guerra a uma criança? Como explicar a morte? É responder à pergunta: por que lá matam? Matam até pequenos, como ela."

"Pergunta de Dostoiévski: 'o quanto há de humano no ser humano, e como proteger esse humano em si?'
Sem dúvida, o mal é tentador. Ele é mais hábil do que o bem. Mais atraente. Mergulho cada vez mais fundo no infinito mundo da guerra, todo o resto perde um pouco das cores, torna-se mais comum do que o comum. Um mundo grandioso e feroz.
Entendo agora a solidão da pessoa que volta de lá. É como se viesse de outro planeta ou do além. Ela tem o conhecimento de algo que os outros não têm, e só é possível conquistá-lo ali, perto da morte."
Brícia 24/02/2024minha estante
Misericórdia ?

DEA 24/02/2024minha estante
Esse livro foi bem difícil de ler ?

Brícia 26/02/2024minha estante
Eu imagino... ?

Luiz Henrique 21/01/2024

De tirar o fôlego... e lágrimas... principalmente lágrimas!
Sempre senti que a leitura era uma forma de viver várias vidas, sem se limitar em uma única forma de ver o mundo. Esse livro leva isso ao extremo.
Cada narrativa é totalmente singular, algumas são inspiradoras, outras são viscerais, mas o que reina nesse livro é o sentimento de profunda angustia e desolação. Já li coisas pesadas, principalmente ficção, mas pensar que tanto horror realmente aconteceu é difícil de acreditar. Também é difícil de acreditar que tantas pessoas ainda romantizam a guerra, embriagadas por histórias masculinas de heroísmo e sadismo.
Não é um livro fácil de ser lido sendo sincero, mas se tudo que eu falei te interessa, então eu recomendo que leia. :)

Rena_tooh 20/01/2024

Profundo, bonito e emocionante.
> Muitíssimo bom. Não recomendo se você não gosta de história, literalmente. É uma série de relatos reais e incríveis, da vida cotidiana de mulheres que serviram o exército pelo bem de seu país, em sua maioria não por Stalin, mas por sua terra e família.

> Essas mulheres tinham sonhos e passaram por muita coisa que realmente é ofuscada, e esse livro mostra a vida e pensamentos dessas mulheres. E foi bem impactante a questão do sangue, elas odiavam o cheiro dele e até tiveram traumas, na neve, no campo, em cadáveres carbonizados com sangue... russos e alemães, e as mulheres queriam amar e não sofrer, perdiam sua juventude... e MUITO mais. BAITA LEITURA, muito top!! Recomendo demais. ?

Fey 19/01/2024

Lindo, avassalador, triste, tudo, esse livro traz tudo a tona, a realidade da guerra do ponto de vista feminino é simplesmente incrível e tão tão linda, esse livro me mudou pra sempre, definitivamente.

Andressa 19/01/2024

?Depois da guerra passei muito tempo com medo do céu, até de levantar a cabeça para o céu. Tinha medo de ver terra arada. E as gralhas já estavam passando por ela tranquilamente. Os pássaros logo se esqueceram da guerra??

Faltam palavras pra definir os sentimentos que permeiam esta leitura. As vozes das mulheres que foram para a guerra, das mulheres que estiveram na resistência? Que viveram os horrores alemães.

Os relatos são emocionantes!

Suzana Alves 28/12/2023

Nós brasileiros não sabemos o que é guerra, e lê esse livro me deixou com mais certeza da nossa incapacidade de compreender o que se passa em uma guerra, é duro demais, difícil demais. O livro é excelente, bem escrito, sinto por tê-lo demorado tanto a lê. É triste encontrar nessas linhas o apagamento histórico de mulheres, isso é tão comum não é mesmo? "Preciso de soldados, não de damas. Damas não sobrevivem à guerra."

-Nyx 24/12/2023

- Finalmente chegou ao fim? '
- Levei muito tempo para terminar essa leitura, mas finalmente aconteceu!
Admito que não é o meu gênero favorito de leitura, iniciei por causa de uma LC e como eu não gosto de abandonar nenhum livro, decidi que mesmo não gostando desse tipo de leitura, iria ler até o fim.
Mas magicamente, quando já tinha lido bem mais da metade do livro, comecei a me interessar bastante? principalmente quando começou a relatar sobre amor e morte.
Mesmo não sendo muito fã desse gênero literário, não posso deixar de reconhecer o quanto a autora foi sensível em registrar cada detalhe, sentimento expresso nos relatos das mulheres que participaram da guerra. E posso dizer que gostei, é uma leitura necessária. '

Jessica Alves 18/12/2023

Em algum lugar do mundo nosso grito deve ser guardado.
A gente sempre associa a guerra ao homem, ao masculino, mas a Svetlana vem e nos mostra esses relatos de mulheres que foram para à guerra. Mulheres Russas que estiveram no front, tanto pegando em armas, como curando os feridos, mulheres que atuaram como guerrilheiras, todas defendendo sua nação. Eu não tinha imaginado mulheres em um papel desse. Sempre que a guerra me vem à mente é ao masculino que ela ESTAVA relacionada, não mais. É um livro relatos viscerais, doloridos, alguns são bem pesados, outros nem tanto, mas todos descrevem a guerra vista pelo ponto de vista feminino, com detalhes que homens não dariam.

Tainá 17/12/2023

Em cada página há algo doloroso e cruel sendo relatado. A guerra não tem rosto de mulher aborda uma realidade quase que ignorada (uma vez que, sim, a história, as artes e a cultura e tudo ao nosso redor voltam os olhos às figuras masculinas): a presença massiva de mulheres na guerra — jovens recém-saídas da escola, donas de casa, mães, trabalhadoras, profissionais altamente qualificadas, mulheres das aldeias, mulheres dos centros urbanos… —, também elas tornaram-se, como que da noite para o dia, franco-atiradoras, médicas/enfermeiras, mecânicas de guerra… Cozinheiras, lavadeiras e costureiras no front.

Apesar de referirem com louvor terem alistado-se voluntariamente para servir a Pátria (resultado provável da implacável propaganda stalinista), seus depoimentos sobre a lavagem de uniformes repletos de bichos, o cheiro de sangue nas ruas e nas florestas, de aviões a voarem a poucos metros acima de suas cabeças, dos anos sem verem seus filhos e parentes, das perdas e lutos sem tempo e espaço para serem sentidos, são contados num pós-guerra que pouco as abraçou: chegaram a receber medalhas e honrarias, mas eram, por exemplo, mal vistas para um casamento. Passaram a sofrer de doenças crônicas, perderam as suas casas ou não eram mais reconhecidas por seus filhos e pais. E é duro pensar que seus filhos, netos e bisnetos hoje vivem a guerra instaurada em 2022 na Ucrânia...

Samile20 15/12/2023

Esse com certeza entrou pro meu ranking de livros com mais marcações!!

Os relatos presentes no livro são tão impactantes e tão sensíveis que creio que seja um dos melhores exemplos em retratar tanto as barbaridades da guerra, quanto também os seus momentos mais sensíveis.

Apesar de todo o tempo que demorei pra finalizar essa leitura, toda vez que eu pegava o livro, era transportada para o universo dessas mulheres e completamente impactada por seus relatos.

Creio que ao se discutir a mobilização de sentimentos em relatos/estudos/pesquisas sobre acontecimentos históricos, esse seja um dos exemplos de êxito (apesar de ser um trabalho de cunho jornalístico).

Vivi 12/12/2023

O livro reúne vários relatos de mulheres que trabalharam na segunda guerra mundial. O livro é ótimo, mas é um livro difícil de ler. O tempo inteiro fiquei me colocando no lugar daquelas mulheres... Muitas delas se alistavam antes mesmo de completar 18 anos, eram crianças...