O Cão dos Baskervilles

O Cão dos Baskervilles Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Cão Dos Baskervilles

helena 23/06/2020

Nunca tive tanta vontade de ler as histórias de Sherlock Holmes quanto agora... Primeiramente só li esse livro por causa de um trabalho da escola, se não fosse por isso nunca teria lido. Achei essa história muito instigante, foi capaz de me prender completamente e fazer com que eu me sentisse parte da história, apesar de tudo isso o final do livro foi meio previsível e n me deixou surpreendida como esperava.

Maria Luiza 22/03/2022

Um dos grandes clássicos da literatura, um livro cheio de mistério que nos faz imaginar do começo ao fim o autor do crime.

barbara.luna.56 20/03/2022

Perfeito
Que autor incrível é o Arthur Conan. O livro empolga do começo ao fim. Não há nenhuma ponta solta ou assunto que tenha ficado sem explicação. É um deleite.

Nat 05/05/2021

Quando chamado para investigar a morte de Sir Charles Baskerville, Holmes e Watson são colocados diante de uma perspectiva um tanto incomum. Estaria a morte relacionada à uma velha lenda que ronda a família Baskerville? E estaria o sucessor, o jovem baronete Sir Henry, correndo risco de ter o mesmo fim de seu antecessor?
Tendo "vários fios na mão", o detetive então manda Watson para que fique junto à Henry, na residência dos Baskerville. Em uma terra cercada por pântanos e com vizinhos um tanto peculiares, temos então o desenrolar dessa história?
O tal cão infernal existe? Estaria ele matando os Baskerville, como dita a lenda? Quais os segredos escondidos no pântano?
A escrita do livro é bem fluída, e durante a história vamos criando várias teorias para tentar descobrir o que realmente está acontecendo. E sendo cada vez surpreendidos pela astúcia de Sherlock, o detalhismo de Watson e pelos segredos ainda não revelados.

Mateus893 30/12/2021

Impecável.
Eu não suspeitava de ninguém, pois sou péssimo nisso, então quem quer que fosse o assassino de Sir Charles Baskerville eu ficaria surpreso. Mas, descobrir a identidade desse indivíduo não foi o mais interessante e sim a maneira que a trama é conduzida, digna das narrativas de Conan Doyle. Há um ponto que me incomoda na história é Watson querendo dar uma de detetive, pra mim ele é perfeito sendo o melhor amigo do fenomenal Sherlock Holmes que narra os eventos, porque como detetive ele é uma falha e deixa a gente mais perdido que ele próprio, daí, na minha opinião, a história fica um pouco chata nessa parte... Mas, o fim é ótimo e você poderia até saber quem é o assassino da história, porém como ele fez e o porquê ele fez é impossível descobrir!!

Ju_allencar 31/08/2023

Que história!
Terminei o livro em dois dias, que história incrível. O livro nunca deixa saber quem é o vilão, você desconfia de todos. Super recomendo.

Carol 30/06/2021

Dizem ser o melhor mas não é tão bom quanto os outros, achei bem inferior, a história é cansativa.

_biel 09/04/2020

O mais famoso de Sir Arthur Conan Doyle!
O Cão dos Baskerville é o terceiro romance escrito por Sir Arthur Conan Doyle. O livro foi publicado pela primeira vez na revista Strand Magazine, de agosto de 1901 a abril de 1902. Na época em que chegou ao conhecimento do grande público, a obra causou espanto e horror em muitos leitores, visto que o cenário no qual o livro se passa é um local alvo de antigas especulações e lendas sobre manifestações sobrenaturais.

Poderia dizer que não há nada de novo no cânone não fosse por dois aspectos que demostraram-se pontos fora da curva se comparados as anteriores aparições do detetive. O primeiro deles é a maior atividade do médico cronista Dr. Watson dentro da investigação do crime, algo que é explicito ao leitor que tem na bagagem alguns contos de Doyle. Aqui, Sherlock Holmes fica boa parte do livro de fora da história, mas não se frustre caso tenha vontade de ler o livro, o autor tem criatividade o suficiente para dar a Watson tanto carisma quanto deu a Holmes. Contudo, mesmo que Watson não levasse consigo força o suficiente para carregar uma parte da história nas costas isso não seria problema, pois Holmes leva consigo uma onipresença embasbacante, que traz ao leitor a sensação de que está presente, mesmo que isso não aconteça na prática.

O segundo ponto que destaca essa história em relação as demais é a forma que toma o horror presente no livro. Apesar desta característica fúnebre estar presente nas obras anteriores, desta vez ela se apresenta de forma a dar arrepios no leitor. Isso porque o medo nos livros anteriores chega ao leitor na forma de ações humanas. A maneira como os crimes são praticados nas aventuras precedentes são o que dão ao leitor a sensação de desconforto e desolação. No presente trabalho, todas essas características lúgubres tomam a forma de uma aparição espectral, o que é infinitamente mais medonho. Poderia dar muitas explicações do porquê o que tem natureza espectral aterroriza mais do que o de natureza humana, mas resumo todo o que seria dito em apenas uma frase de Sherlock Holmes:
“O que é claramente conhecido aterroriza menos que o apenas insinuado e imaginado.”

A partir da análise desta frase e da aplicação dela nos dias atuais, é fácil imaginar que as bibliotecas estão mais habituadas a ver as suas prateleiras de livros relacionados ao terror fantasmagórico se esvaziarem mais rápido do que aquelas que guardam relatos de assassinatos e homicídios. Algum dia, creio eu, tal medo do sobrenatural se dissipará da espécie humana para que esta possa progredir, afinal, fora a inteligência de homens curiosos que deu aos medrosos a oportunidade de conhecer os mistérios da natureza sem anexá-los a ações supranaturais.

Afora essas duas particularidades, o livro carrega a mesma estrutura das inúmeras histórias escritas sobre o detetive, que deram a ele fama, prestígio e admiração.

Jefferson Vianna 01/06/2020

Um suspense policial que flerta com o sobrenatural...
“O cão dos Baskerville” foi o livro escolhido pelo Clube de Leitura para o mês de Fevereiro. Um livro que nos causou boas impressões e gerou uma conversa muito produtiva. Até o momento esta foi a minha primeira leitura da série Sherlock Holmes e confesso que me surpreendi bastante com a escrita do autor, assim como o gênero e a narrativa, que a principio foge totalmente da minha zona de conforto. A história apresenta-nos um suspense policial que flerta com ao sobrenatural, através de uma atmosfera densa e repleta de crimes que tendem ao acaso ou a uma suposta “maldição familiar”, Conan Doyle nos instiga a acompanhar as árduas e inteligentíssimas investigações de Holmes e seu fiel agente Watson, que começam a unir peças de um quebra-cabeça e a montá-lo, pouco a pouco, diante de nossos olhos. Um livro genial, considerado um clássico da literatura e que nos surpreende do começo ao fim. Leitura recomendada.

Italo.Ramos 06/06/2021

Vibrante!
Sherlock holmes como sempre abalando o leitor com suas aparicões inesperadas ate mesmo pro seu amigo watsson.
Esse caso fez a mente de sherlock pensar ainda mais com um misterio envolvendo lendas que pra ele era inacreditável ser verdade.
Contudo,oque ele pensou poderia ser verdade?mentira?uma lenda como quaisque outra?sendo mentira ou não sherlock com suas tecnicas soberanas e claro seu querido e amigo watsson predem o culpado e desvendam o tão misterio da charneca.

Lu 01/02/2023

Inacreditável!
A criatividade do autor em desenvolver tantas histórias bem amarradas, sem pontas soltas.
Adorei!!!

erchomai 14/06/2020

Perfeito
Um dos meus contos preferido de Sherlock Holmes, mesmo sendo a terceira vez lendo a escrita ainda me surpreende

Jennifer 23/09/2023

Superou minhas expectativas
Não sabia o que esperar do livro, mas gostei bastante. Foi meu primeiro contato com um livro do Sherlock e pretendo ler outros, pois fiquei bem intrigada com o método do detetive. Recomendo!

Nadine 04/06/2020

Visitando essa história pela segunda vez, eu me peguei pensando que Sherlock Homes era meio que um.... Engraçadinho?