Feios

Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Sara 26/01/2022

Potencialmente decepcionante
Não esperava muito desse livro quando comecei a ler (não tinha nem me atentado à sinopse), e fiquei agradavelmente surpresa com a história.
A personagem principal, Tally, é simpática e é fácil se conectar com seus sentimentos, e todo o enredo do livro é muito interessante. Contudo, tive a impressão de ter havido um desperdício dessa ideia. O livro tinha tudo para ser incrível, mas passa a sensação de ser raso em muitos aspectos importantes. É uma história incrível quando se conta, mas eu esperava me aprofundar e me maravilhar com a construção do universo distópico, com possíveis críticas socias, e com os personagens principais que prometiam muito carisma e mereciam um desenvolvimento melhor.
O que eu pude sentir foi como se eu estivesse mesmo vendo a história de longe, acompanhando os principais acontecimentos mas não me detalhando no que seria enriquecedor para a narrativa e para as pessoas que eu deveria me importar. Apesar de tudo, no fim ainda acredito que seja um livro bom e que valha a pena a leitura, estou apenas triste com a queda de expectativa...

Gabriella.Mengden 21/01/2022

Feios
Uma distopia clássica. É muito bem construída e escrita pelo autor e suas críticas são extremamente válidas. Achei que os personagens pareciam um pouco infantis demais nesse primeiro livro, mas é possível que essa tenha sido a intenção do autor, afinal, os feios e perfeitos sofrem uma lavagem cerebral constante sobre a realidade.
Normalmente, quem lê distopias não busca romance. Esse livro desenvolve um romance entre a personagem principal e outro personagem da trama, mas ele é tão mal desenvolvido que não há tempo de criar um vínculo entre eles e entre o leitor e o casal. É tudo muito genérico. Para quem busca uma distopia sem romance (ou com algum romance terrivelmente desenvolvido) é uma ótima leitura.

Anne 19/01/2022

a apologia e as críticas sociais que o autor faz aos padrões que a sociedade impõe são tão bem colocadas que apesar de todo o universo distópico nem parece que estamos lendo uma ?simples? distopia, e sim um
livro importante, necessário e um dos mais significativos que eu conheço

Lica 17/01/2022

Incrível
Meu primeiro livro de ficção achado por acaso em um sebo, recebendo o lugar de serie favorita de livros. Incrivelmente perfeito o quanto fui imersa nessa leitura e todas as outros do scott.

Amandha 10/01/2022

Distopia que merecia mais reconhecimento
Alguém no tiktok recomendou esse livro, mas ele não estava nos "queridinhos", nem vi muita gente falar, por isso tive a impressão de que poderia ser ruim, mas não foi.

Feios é uma distopia mais para um público adolescente/jovem adulto, com uma protagonista um tanto quanto intrigante. Digo isso porque geralmente nesse gênero de livro o/a protagonista costuma ser uma pessoa que de cara se demonstra contra o sistema apresentado, daí acaba se rebelando. Mas Tally Youngblood, a protagonista desse livro, de primeira é apenas mais uma pessoa que vive e tem suas crenças de acordo com o sistema.

Essa sociedade distópica é dividida entre feios e perfeitos. Aos 16 anos os adolescentes ganham uma transformação cirúrgica para se tornarem perfeitos, a qual muda todas as suas características consideradas feias (fora do padrão). Além disso, ela é uma comunidade super sustentável, seus habitantes não matam animais para ver ou desmatam florestas, isso porque no passado havia os enferrujados, o que seria o equivalente a nossa sociedade do mundo real atual. Vista como uma sociedade consumista, desigual e egoísta, a qual definhou num desastre ambiental.

A história então gira em torno de Tally, uma garota que está prestes a fazer 16 anos e ansiosa para se tornar uma perfeita. Seu amigo, Perus, por ser mais velho já passou pela transformação antes dela, e tudo o que ela quer é se juntar a ele. Até que em um imprevisto ela conhece Shay, outra feia de 15 anos, que acaba se tornando uma amiga. Mas aí que fica interessante, pois quem tem aquela característica rebelde típica de protagonista é ela. Shay abomina a transformação e não consegue se ver como perfeita, ela quer ser ela mesma, não quer fazer parte da massa.

Logo Shay introduz no conhecimento de Tally uma comunidade chamada Fumaça, para a qual pretende fugir. Tally resiste de primeira, mas os acasos acabam fazendo com que el seja obrigada - pelos perfeitos - a ajudar a rastrear a Fumaça, em troca de sua transformação.

Alguns pontos que preciso ressaltar: a jornada da Tally em relação a aparência física é interessante. Partes do livro em que ela entra em contato com coisas diferentes da linha de pensamento dela são cruciais para o sucesso da história. Por exemplo, quando ela conhece os pais de David (uma figura importante também) e ela percebe que o rapaz e seu pai são parecidos. O choque dela acontece devido o pensamento dela estar enraizada na cultura dos perfeitos, em que todo mundo é muito igual. Então as características "feias" de David e seu pai, sendo parecidas, a surpreendem.

Pra ser sincera, não curti muito a parte do romance e passei bastante raiva com a protagonista durante todo o livro kkkkkkkkkkkk mas tentei ao máximo compreender que ela acabou de completar 16 anos, que é só uma adolescente. Creio que o livro tenha esse misto de emoções mesmo, ela é só uma menina

Feios deveria ter mais reconhecimento, poucas pessoas falam dessa trilogia de livros. Particularmente, estou muito ansiosa pelo segundo livro!

Koralin. 09/01/2022

É um bom livro
Amei a ideia do livro, mas infelizmente assim como em Sombra e Ossos a protagonista me irrita muito, teve muitos elementos bons do livro, a escrita é boa e fluida, a descrição dos locais é maravilhosa, conseguia visualizar tudo perfeitamente, porém os personagens... Bem... Não gostei muito, em alguns pontos até tinha empatia, mas na maioria só passava raiva

laralala 07/01/2022

todos deveriam ler essa obra prima
simplesmente genial toda a coleção esplêndida, se eu pudesse sairia distribuindo essa trilogia pela rua

Lala 05/01/2022

Uma leitura super fluida e rápida, fácil de entender. Gostei bastante, estou enviada para ler o próximo!

dudareiis 03/01/2022

Impressionante
Comecei a ler o livro porque tinha visto sobre a adaptação da Netflix e a história me interessou bastante. Mesmo assim eu fui ler sem muitas expectativas. Só que MEU DEUS, minhas expectativas foram totalmente superadas. O livro me prendeu do começo ao fim e o universo em si é absurdo mas ao mesmo tempo conversa tanto com a nossa realidade que chega a assustar. A busca pela perfeição é um problema em qualquer sociedade.

Polyana.Christina 31/12/2021

''Fazer as pessoas se sentirem feias não é nada divertido’’
Feios é uma distopia onde ao completar 16 anos todos os jovens passam por uma cirurgia para ficarem Perfeitos. Para que todos sejam iguais e ninguém sofra preconceitos por causa de sua fisionomia. Acompanhamos Tally por sua jornada para se tornar uma Perfeita, mas as coisas não saem como o planejado para ela. Com uma escrita bem fluida e capítulos rápidos, Feios é uma distopia cativante e que nos faz pensar sobre os padrões de beleza. =Recomendo demais.
‘'Fazer as pessoas se sentirem feias não é nada divertido’’
‘’Ou talvez, depois que eles quebram e esticam seus ossos até alcançar o formato ideal, depois que arrancam seu rosto e raspam a pele, depois que enfiam maçãs do rosto plásticas na sua cara para que você fique igual a todo mundo... talvez, depois disso tudo, você simplesmente não seja mais tão interessante.'

nina 30/12/2021

ok
comecou chatinho, ai melhorou, ai ficou chato bagarai de novo, ai no final melhorou. basicamente a ideia é mt boa e mt inteligente, mas a escrita é meio boba e bleh mt provavelmente por causa da tradução. seila gostei, mas me irritei KKKKKKKK mas o final me deu vontade de ler a continuação entao isso é um plus

brenda 29/12/2021

A FUMAÇA VIVE!
Li esse livro pela primeira vez com 13 anos se não me engano e me lembro de ficar fascinada por ele.

Depois de 2 anos finalmente li o segundo, já não lembrava muito da história então isso dificultou bastante a minha leitura, o livro tem um universo extremamente complexo e confuso, uma distopia totalmente fora da realidade e pra completar eu não estava acostumada com o gênero de fantasia/ficção.
Dei uma estrela para o segundo livro, achei péssimo e levei meses parar chegar na metade do terceiro, nunca consegui terminar.

Mas quando saiu o anúncio da adaptação minha senti na obrigação de panfletar (apesar de ter falado muito mal do livro 2 e 3) já que o primeiro livro havia sido incrível pra mim.

Resolvi então ler denovo, para saber se eu havia gostado do primeiro livro apenas por conta da época em que li e que na verdade todos os livros eram ruins mesmo.
Não eram, o primeiro livro é sim PERFEITO (kkkkkkk) falo isso com a convicção de uma pessoa que nunca havia relido um livro.

Estou ansiosa para reler os outros dois apesar de sentir que a história realmente vai decaindo e que os outros livros não são tão bons.

É um plot extremamente inteligente e interessante espero que consigam fazer uma boa adaptação e que as pessoas consigam interpretar o universo do livro e se interessarem mais pela história.

? Meu nome é Tally Youngblood. E quero ser perfeita.

Eduarda.Rocha 22/12/2021

Distopia boa
Não sei pq esse livro não é comentado, é uma distopia muito boa. Li apenas o 1 e parte do 2 e gostei bastante.

vivi 18/12/2021

feios
no universo de feios, é apresentado uma sociedade que para evitar conflitos e desigualdades, tem como solução uma cirurgia, que transforma as pessoas, tornando-as perfeitas aos 16 anos. assim, os antigos feios e novos perfeitos passam a viver uma vida cheia de festas, com direito a ter tudo do melhor.

tally, prestes a fazer 16 anos, acaba de ficar sozinha na vila feia, já que seu melhor amigo se tornou perfeito. mas, em uma de suas ?aventuras? conhece shay, uma feia que não deseja se tornar perfeita.

a partir disso, a narrativa se desenvolve abrangendo diversas temáticas em torno da questão de aparências e estereótipos, acompanhando tally ter suas dúvidas sobre o que ser perfeito promete.

confesso que a escrita não é extremamente fluida, e acho que o livro todo tem descrições *demais*, o que atrapalha um pouco. porém, gostei muito dos personagens e a distopia construída é muito legal!

gostei das pontas soltas que ficaram para a continuação, e pretendo ler os próximos livros.

?o maior estrago é causado antes mesmo de eles pegarem um bisturi: todos vocês sofrem uma lavagem cerebral para acharem que são feios.?