Feios

Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

brenda 29/12/2021

A FUMAÇA VIVE!
Li esse livro pela primeira vez com 13 anos se não me engano e me lembro de ficar fascinada por ele.

Depois de 2 anos finalmente li o segundo, já não lembrava muito da história então isso dificultou bastante a minha leitura, o livro tem um universo extremamente complexo e confuso, uma distopia totalmente fora da realidade e pra completar eu não estava acostumada com o gênero de fantasia/ficção.
Dei uma estrela para o segundo livro, achei péssimo e levei meses parar chegar na metade do terceiro, nunca consegui terminar.

Mas quando saiu o anúncio da adaptação minha senti na obrigação de panfletar (apesar de ter falado muito mal do livro 2 e 3) já que o primeiro livro havia sido incrível pra mim.

Resolvi então ler denovo, para saber se eu havia gostado do primeiro livro apenas por conta da época em que li e que na verdade todos os livros eram ruins mesmo.
Não eram, o primeiro livro é sim PERFEITO (kkkkkkk) falo isso com a convicção de uma pessoa que nunca havia relido um livro.

Estou ansiosa para reler os outros dois apesar de sentir que a história realmente vai decaindo e que os outros livros não são tão bons.

É um plot extremamente inteligente e interessante espero que consigam fazer uma boa adaptação e que as pessoas consigam interpretar o universo do livro e se interessarem mais pela história.

? Meu nome é Tally Youngblood. E quero ser perfeita.

Eduarda.Rocha 22/12/2021

Distopia boa
Não sei pq esse livro não é comentado, é uma distopia muito boa. Li apenas o 1 e parte do 2 e gostei bastante.

vivi 18/12/2021

feios
no universo de feios, é apresentado uma sociedade que para evitar conflitos e desigualdades, tem como solução uma cirurgia, que transforma as pessoas, tornando-as perfeitas aos 16 anos. assim, os antigos feios e novos perfeitos passam a viver uma vida cheia de festas, com direito a ter tudo do melhor.

tally, prestes a fazer 16 anos, acaba de ficar sozinha na vila feia, já que seu melhor amigo se tornou perfeito. mas, em uma de suas ?aventuras? conhece shay, uma feia que não deseja se tornar perfeita.

a partir disso, a narrativa se desenvolve abrangendo diversas temáticas em torno da questão de aparências e estereótipos, acompanhando tally ter suas dúvidas sobre o que ser perfeito promete.

confesso que a escrita não é extremamente fluida, e acho que o livro todo tem descrições *demais*, o que atrapalha um pouco. porém, gostei muito dos personagens e a distopia construída é muito legal!

gostei das pontas soltas que ficaram para a continuação, e pretendo ler os próximos livros.

?o maior estrago é causado antes mesmo de eles pegarem um bisturi: todos vocês sofrem uma lavagem cerebral para acharem que são feios.?

juju 15/12/2021

Feios é perfeito!
Primeira vez que releio um livro.
Lido há mais de dez anos, resolvi reler essa história de ficção científica. Eu nem gosto do gênero, mas a história toda é muito boa e a tradução nesse livro é tudo pra mim.
Tem um pouco de tudo: amizade, amor, tretas e traição, perseguição, lutas, fuga... E uma história que tem um ponto, não é só entretenimento.

@ninh@ 15/12/2021

FEIOS - SCOTT WESTERFELD
Bom como começar este é o primeiro livro de Distopias que leio. Para este desafio tinha escolhido um outro, seria os Jogos Vorazes, mais não consegui comprá-lo à tempo, então arranjei os Feios. ele foi escrito por Scott Westerfeld, que um autor norte americano que escreve sobre ficção científica, escrevendo os Feios no ano de 2005, é uma série que fala basicamente de uma sociedade futura onde tudo é perfeito. então vamos a resenha, a história é de uma sociedade bem diferente, onde as pessoas são "feias", quando estes completam 16 anos, passam por uma cirurgia que possibilitam que se tornem perfeitos. Deixando bem claro que nesta sociedade os feios e perfeitos não se misturam.
A história central é da personagem Tally Youngblood que é uma feia com um corpo que possui imperfeições como todos os menores de 16 anos que após fazerem a cirurgia se tornará uma perfeita. Nessa sociedade dos feios , eles estudam e se divertem num subúrbio afastado da grande cidade. Enquanto que os "perfeitos" se gozam da vida boa, sempre com muitas festas tanto dia como à noite. Os " feios" sonham com esse dia que poderão se mostrar, sorrir. A nossa personagem não é diferente também sonha com esse dia. Só que tem a Shay, uma menina magrela e aventureira que começa dizer algumas coisas estranhas sobre a cirurgia , ela não sonha em completar 16 anos , se tornar perfeita, o que deixa Tally confusa com a situação. Enquanto não chega esse dia , elas se divertem quebrando as regras dos feios até que Shay resolve ir mais longe e fora dos limites da cidade. Ela se encontra com a Fumaça - uma comunidade de rebeldes que não querem ser operados, que preferem ser feios para o resto da vida.
Quando chega o grande dia da operação da jovem Tally, é colocado em Cheque pelos policiais secretos que cuidam dos assuntos de rebeliões, pois precisam da ajuda de Tally para encontrar a Shay ou melhor a Fumaça - a comunidade de rebeldes. Tally fica em dúvida se deve entregar a Shay ou abandonar os seus sonhos de tornar uma perfeita.
Tally resolve ir através de uma expedição até a Fumaça , à serviço dos Especiais, onde também conhecerá a verdadeira história dos perfeitos. Só que Tally conhece David, se apaixona, mas há um mistério, que envolve esse mundo em que vive, pensará duas vezes se quer ainda virar uma perfeita ou se continua feia.Com os rebeldes, a Tally conhece a verdade, acaba sendo perseguida pelos policiais especiais.
Gente, os Feios é um ótimo livro, o autor escreve muito bem a história , é uma leitura boa, sem monotonia, a Tally a personagem principal se mostra bem verdadeira e forte ao mesmo tempo apesar de ter ficado com um pé atrás com relação ao que fez com Shay, sua melhor amiga, aqui eu não mencionei o que é pois prefiro que vocês leiam para depois comentarem sobre o que eu digo, gostei mais da Shay.

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2012/03/feios-scott-westerfeld.html

Julia 12/12/2021

Maravilhoso
Um mundo totalmente diferente, mas que retrata a realidade.
Ao completar 16 anos a população passa por diversas cirurgias plásticas para ficarem perfeitos e passarem para o outro lado, deixando de serem feios. Tally, a protagonista sempre quis passar por esse momento, mas acaba descobrindo segredos sobre o q realmente acontece.

Ana 08/12/2021

comecei a ler com muita expectativa e de fato é um livro bom. mas é extremamente cansativo de ler, muita descrição desnecessária e demora muito pra acontecer qualquer coisa. não pretendo ler os outros livros, mas é uma história cheia de pontos relevantes e muita coisa aplicável na sociedade atualmente, o puro do livro obrigatório de Ensino Médio

Nicole 02/12/2021

envelheceu como leite
Então, esse livro estava há alguns anos no meu ?quero ler?, e finalmente consegui imiciar a leitura. O ponto é: a história se baseia em uma premissa fútil e ao longo da trama eu esperava que a história fosse se desenvolvendo e nos levando a ver que tudo aquilo era uma crítica, mas não consegui ver isso, infelizmente.

Detalhe para o fato de que os ?feios? são ligados aos traços do fenótipo negro, e são ?consertados? durante a transformação. Enfim, um racismo velado, não é possível que só eu tenha percebido isso.

Tem também o seguinte ponto: a personagem principal é alienada, desinteressante e o livro seria melhor se a narração fosse da Shay.

Ainda pensando se leio o segundo, pois vi alguns comentários interessantes aqui no skoob. Quem sabe um dia?

Gisele 19/11/2021

Nem lembro pq li esse livro. Acho que alguém sugeriu. Mas não faz meu tipo. Temática até interessante, mas a leitura é ruim, não flui.

Clarissacosta 12/11/2021

Viciante
A leitura de Feios fluiu pra mim muito rápido, a história não foi óbvia e nem deixou pontas soltas. Uma das minhas melhores leituras do ano, já vou seguir pra continuação.

Nena 11/11/2021

Fiquei bem curiosa ao ler a sinopse pelo tema abordado sobre beleza e estética e realmente é um bom tema a ser abordado mas é explorado de forma fraca e fica um quê de romance adolecente açucarado demais, gostei do livro mas nao tenho vontade de continuar a ler os próximos.

vempramimedicina 06/11/2021

Corpo e Mente Perfeitos, fáceis de controlar!
Já pensou em viver em uma sociedade na qual aos 16 anos você passaria por uma cirurgia plástica para tornar-se perfeita (o)?

Essa é a sociedade na qual Tally vive.

Até os seus 12 anos você é uma criança fofa e bonitinha, abençoada pela graciosidade da idade.

Dos 12 aos 16 anos você está na puberdade, onde as mudanças mais notórias começam a acontecer e ficamos num limiar de "nem criança, nem adultos". Na cidade da Tally, os adolescentes são conhecidos como "Feios".

Suas principais características, aquelas que se destacam mais, são utilizadas para te nomear, apelidar. Em outras palavras: eles usam sua aparência para praticar bullying com você. Não importa sua aparência, contanto que você esteja na faixa dos 12 aos 16 anos, você automaticamente é considerada (o) feia (o) e só será bonita (o), ou melhor, PERFEITA (O) aos 16 anos.

Quando você fizer 16, tudo será mudado em você: estrutura óssea, massa corpórea, dentição, visão, audição, pele, altura... cérebro.

Essa modificação foi proposta pelo governo em busca de estabelecer uma sociedade que não mais brigasse por aparência, por tons de pele diferentes, por desigualdade ou algo do tipo. Após a cirurgia todos seriam extremamente belos e iguais.

Interessante?

Quando a esmola é boa demais o santo desconfia, não é esse o ditado?

No primeiro livro da saga "Feios" nós vamos acompanhar a história da protagonista Tally que vive desejando pela sua tão sonhada cirurgia para poder juntar-se com seu amigo Peris em Nova Perfeição e poder aproveitar o melhor da vida.

Contudo, algumas adversidades acabam acontecendo no meio do caminho e sua operação acaba sendo adiada, o que, à princípio, deixa a garota bem chateada.

No início da trama podemos perceber como Tally é alienada pela ideia da Perfeição estética, todos para ela, se não tivessem passado pela cirurgia, são Feios e, por consequência, não são dignos de confiança, nem de credibilidade sobre o que pensam, sobre o que desejam e acreditam.

Mas, a culpa não é dela. Tally vive em um sistema que utiliza a educação para doutrinar as crianças desde muito cedo, ditando à população sobre o que deve ser considerado feio ou bonito, certo ou errado.

Nessa pegada, conseguimos perceber o quão parecido com a realidade esse cenário é, caso analisemos a Indústria da Moda e a Indústria Cultural.

Outro aspecto bastante visto na trama é a questão do bullying, presente também na nossa realidade e outro assunto extremamente atual na nossa realidade: cirurgia plásticas, dando foco especial para a harmonização facial que ficou tão comum nos últimos tempos.

Tally em certo momento fala: são corpos perfeitos, com mentes também perfeitas, fáceis de controlar.

Feios é uma distopia muito boa e que merece muito ser lida.

Skyllary 05/11/2021

Melhor do que esperava
De início eu achei uma história bem interessante quando eu li resenha sobre o livro me atraiu bastante a temática, só que à medida que o comecei ler me pareceu bem chatinho eu quase desisti de ler várias e várias vezes, mas eu não desisti. E à medida que eu fui lendo eu fui gostando, a narrativa foi melhorando a gente vê um desenvolvimento e um crescimento, ou melhor, um amadurecimento da personagem isso é muito legal e o final daquele gostinho de quero mais. Então digo vocês vão gostar leiam.