Mais do Que Isso

Mais do Que Isso Patrick Ness

Resenhas - Mais do que isso

fabricio.d.silv 23/12/2018

Mensagem interessante
Eu achei a mensagem que o livro passa interessante e importante, tem pontos bem emocionantes mas o desenrolar da história não me agradou muito, talvez pelo ar meio aventuresco dela. Bom talvez apenas não seja pra mim.

Mah Nunes 14/12/2018

Mais do que isso
Não recomendo??

Nath @biscoito.esperto 28/11/2018

QUE LIVRO, MEUS AMIGOS
Eu sou uma pessoa bastante cética. Quando me disseram que “Mais do que isso” era um livro Young Adult extremamente inovador e único, eu simplesmente achei que era exagero. Depois de ler centenas de YAs ao longo dos anos, a gente percebe que histórias adolescentes sempre caem nos mesmos topos literários. O que não é ruim, apenas algo que faz parte do gênero.

Mas eu estava errada. Esse livro é completamente diferente de tudo o que eu já li.

Não é exagero.

O livro começa quando nosso protagonista, Seth, morre. Ele cai na água fria do mar, se debate tentando nadar, bate a cabeça em uma pedra e morre. Eis que ele acorda numa caixa e todo enfaixado, com esparadrapos nos braços e pernas, mas, fora isso, nu. Depois do choque inicial de estar acordado e, talvez, vivo, Seth percebe que está na casa onde cresceu, na Inglaterra. A questão é que, além da casa estar toda empoeirada e desgastada, a cidade onde ele morava está abandonada. E ele morreu do outro lado do mar, nos Estados Unidos, e não sabe como foi parar ali.

Seth não sabe se está vivo, mas ele se sente vivo: tem fome, sente dor, está cansado e desidratado. Pior: está extremamente confuso e perdido.

O livro acompanha Seth tentando descobrir a resposta para três perguntas:

01) Ele está vivo ou morto?

02) Se está vivo, onde está todo mundo? O que aconteceu com a cidade abandonada? Como ele foi parar em outro continente? Alternativamente, se está morto, que espécie de pós-vida é essa? Ele está no inferno? No purgatório? O que ele precisa fazer?

03) Por que ele tem sonhos extremamente vívidos sobre seu passado, mas não consegue se lembrar direito de sua vida quando está acordado?

Uma das coisas que mais gostei nessa leitura foi o fato de que eu, com frequência, não fazia ideia do que eu estava lendo e para onde a história estava indo. Cada vez que Seth encontra uma resposta ou, no mínimo, uma solução para seus problemas (que são muitos), outras perguntas e enigmas surgem, e nós estamos tão confusos e perdidos quanto o protagonista.

Antes que você pense que esse livro é só uma história maluca e sem pé nem cabeça que não vai para lugar nenhum, saiba que este livro EXPLICA TUDO no final. Não vou dar spoilers, mas o livro não acaba sem termos respostas para quase todos os questionamentos.

No entanto, o que mais gostei do livro era a falta de certezas e perspectivas. Creio que Patrick Ness escreveu esse livro querendo apresentar um pouco da ideia do existencialismo, mas de uma forma mais material, para que um adolescente fosse capaz de entender a ideia abstrata da filosofia moderna.

O que é o existencialismo? Resumindo, é uma escola filosófica que aborda temas relacionados à existência humana no universo. Toma como princípio que nós, seres humanos, nascemos para questionar logicamente um mundo aleatório e que não faz sentido, ou que segue regras desconhecidas. Um dos principais filósofos existencialistas, Kierkegaard, acreditava que o mundo só tem o significado que nós damos a ele, e que o universo só existe por que nós o observamos. É semelhante à ideia de que uma árvore que cai numa floresta só faz barulho se alguém estiver lá para ouvir. Essa corrente também lida com temas da psique humana, como a falta se sentido (absurdo) do universo à nossa volta, o tédio que advém da desistência da compreensão do mundo vs. a ansiedade perante a impossibilidade de compreendê-lo.

Se você teve paciência de ler essa minha explicação sobre o existencialismo, saiba que o livro todo é uma alegoria a isso tudo. Seth tenta encontrar sentido num mundo enorme e absurdo, tentando compreender como o universo se constrói ao redor dele segundo suas observações, fazendo com que ele caia em delírios sobre o mundo ser real ou não. Isso tudo, somado ao mistério daquilo ser ou não um pós-vida, faz com que esse livro seja uma excelente e, por que não dizer, divertida alegoria ao existencialismo.

Seth quer saber o significado das coisas. Ele existe, está vivo, o mundo ao redor dele existe? Qual o sentido da vida, ou, ao menos, da morte? O que é a realidade? Será que existe... mais do que isso?

Eu amei esse livro. Devorei a história rapidamente, e quase comecei a ler o livro todo novamente logo após termina-lo, pois eu queria MAIS. Patrick Ness é um autor genial, que escreveu um livro maluco sobre ficção científica, terror, YA e filosofia, tudo ao esmo tempo. Além disso, o livro tem uma história verdadeiramente eletrizante, cheia de personagens diversas, momentos assustadores, acontecimentos hilários e revelações inesperadas.

Recomendo demais essa leitura. Um dos melhores livros que li em 2018.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

MAIS DO QUE ISSO
Patrick Ness é um daqueles autores que todo mundo fala bem, mas que eu li muito pouco. Meu primeiro contato com ele foi no começo do ano com Sete Minutos Depois da Meia Noite, que foi uma história escrita por ele, mas não concebida. Desde então fiquei ainda mais curiosa por entender tamanho buzz em volta de seu nome. Quando a Novo Conceito anunciou Mais do Que Isso, mesmo sem saber ao certo o que iria encontrar, resolvi apostar.

E, realmente, foi bem diferente de qualquer coisa que eu pensei. Primeiro imaginei que seria uma leitura mais lenta, como acontece comigo com Neil Gaiman, por exemplo, e não, o livro é muito fluido e fácil de ler. A escrita é jovem e há uma leveza na condução da história. Segundo, o rumo, contexto e moral da história foi longe do que eu imaginei quando comecei a ler, ou com o que a sinopse passa, e isso é muito curioso.

Na hora de fazer uma resenha todo esse mistério não ajuda muito, confesso. Pois, quase tudo que eu possa falar sobre condução de história pode ser um spoiler e eu não quero estragar a experiência pra ninguém. Então, ao invés de eu falar sobre aspectos da trama que me marcaram, vou falar sobre como eu me senti lendo.

Acho que o primeiro sentimento pra todos vai ser curiosidade, afinal é uma situação bem peculiar. O livro começa com Seth se afogando e ninguém que morre espera acordar. Tudo no cenário em que ele desperta é confuso e nesse momento há uma abertura para cogitarmos muitas coisas e teorias. Quando as memórias começaram eu achei interessante, mas em certos momentos do livro, apesar de elas serem importantes pra compreender o porque de Seth morrer, achei cansativo e preferi estar na trama principal do presente.

Por uma boa quantidade de páginas ele vai conduzir a narrativa sozinho, mas não permanecerá assim pra sempre. Ai, eu fiquei mais curiosa, porque queria mais explicações e aquele momento do “senta aqui que vou lhe contar uma história” parecia que não ia chegar nunca. Parece que nunca as coisas vão fazer completo sentido.

Quando um pouco é explicado eu fiquei: ok, isso é bacana. E eu digo a vocês que não tinha pego nenhuma diga da edição física do livro – máximo que vocês vão arrancar de mim – e não havia cogitado aquela possibilidade. Porque mesmo já tendo visto em outros livros, pareceu bem bizarro na situação exposta aqui.

“É ruim e pesado demais culpas a si mesma, então ela coloca a culpa em você.”

Há questionamentos super fortes aqui sobre como escolhemos conduzir nossa vida, homossexualidade e outros fatores que não quero spoilear ninguém – mais uma vez. Mas me peguei pensando que algo que o autor quis passar como extremamente ruim o tempo inteiro, provavelmente devido a situação em que o narrador estava inserido – e para ele, portanto, era ruim -, se analisado, não é assim tããão horrível. São escolhas e, quando há livre arbítrio, as pessoas tem o direito de decidir o que querem, certo?

E eu acho que o livro tinha todo o potencial pra desenvolver algo magnifico, mas quando o fim chegou eu fiquei apenas pensando que acreditava se tratar de um livro único. Mas, se realmente for, não faz sentido, pois não tem final. E eu não achei nenhum indicativo de que vai haver uma continuação, o que deixa a situação ainda mais confusa. E se tivesse um final, um ou outro ajustezinho, poderia ter virado algo realmente incrível. Fui até ler outras reviews depois da minha leitura, coisa que não faço, pra ver se eu tinha perdido algo, mas não, realmente há uma confusão geral sobre o rumo das coisas e provavelmente é isso que corta a vibe de quem ta lendo, levando de surpreendente a ok em uma escolha de desfecho.

Mesmo assim, admiro toda a construção feita em volta do enredo, o mistério e a forma quase sufocante como tudo foi sendo, aos poucos, revelado. Sigo intrigada pelas obras do autor e quero muito ler a Trilogia Mundo em Caos e The Rest of Us Just Live Here, esse último ainda não publicado no Brasil. Eu teria um perfil específico para recomendar esse livro, mas pra isso teria de entregar a cereja do bolo sobre o que ele realmente fala, então vou encerrando por aqui, esperando que tenha despertado a curiosidade nas pessoas certas ;)

site: http://resenhandosonhos.com/mais-do-que-isso-patrick-ness/
Rozangela 23/09/2020minha estante
A trilogia mundo em caos é definitivamente muito melhor e o final não fica tão aberto quanto nesse.

Gus | @escritavo 31/07/2018

Mais do Que Isso
Quem lê a sinopse não faz ideia do rumo que a história vai tomar. Fiquei impactado desde o começo mas chegou um ponto que eu já não conseguia mais viver se não terminasse o livro. Foi uma surpresa muito boa e agradável, é simplesmente incrível. Quem gosta de uma aventura e drama adolescente... esse é o livro certo.

Luan 16/02/2018

Isso é muito Black Mirror
Mais do que isso, de Patrick Ness, é, sem dúvida, um livro que divide opiniões. Certamente se ama ou se odeia a obra. O autor lançou mão de escolhas e caminhos que muitos leitores podem não aceitar por serem diferentes e fora da zona do conforto para um gênero como o Young Adult, onde este livro se encaixa. Se você for deste tipo, certamente não vai gostar. Já se você for um leitor aberto a novidades e escolhas que tiram um pouco da tranquilidade, certamente vai gostar de Mais do que isso, que é um senhor livrão - não em tamanho, mas em qualidade.

A excentricidade desta obra começa pela sinopse. A única coisa que o leitor pode e precisa saber é que o livro conta a história de um jovem de 16 anos, prestes a completar 17, que morre afogado. Mas em seguida, acorda em um lugar diferente e sozinho, forever alone, sem entender o que está acontecendo – assim como nós, leitores. Depois disso, tudo é uma constante descoberta. A gente começa sem saber o motivo da morte, como, quando e até mesmo o nome dele é, inicialmente, "escondido".

Algo que chama atenção em Mais do que isso é que o leitor vai rapidamente se identificar com o protagonista, uma vez que assim como o rapaz, o leitor não entendo o que está acontecendo e nem as razões. Juntos, ambos vão vivendo os acontecimentos para tentarem descobrir o que está acontecendo ali. Os primeiros momentos depois que ele acorda são interessantes. Mas as páginas seguintes se tornam um pouco repetitivas já que o protagonista está sozinho e passa o tempo tentando descobrir o que aconteceu. O único diferencial são as lembranças que ele tem da vida antes da morte, que nos leva de volta ao mundo dele para descobrir mais sobre a história.

O livro é dividido em quatro partes. Ele, que para mim já estava interessante, mesmo que um pouco repetitivo ou sem evolução, se torna ainda melhor quando a primeira parte chega ao fim e inicia a fase de descobertas. A partir daí, da segunda parte até o fim, o leitor junto com o próprio protagonista vão ser surpreendidos com muita ação e muitas revelações, que às vezes não passam de especulações, e outras podem ser uma dura realidade. A leitura se torna quase insana.

E eis que a gente chega ao principal ponto de discussão. Sem revelar os mistérios e, especialmente, a grande explicação para o que está acontecendo ali, o que acontece mais ou menos um pouco antes da metade do livro, é preciso dizer que eu fui totalmente surpreendido e não esperava para as explicações dadas por Patrick Ness. No entanto, é justamente aqui que muitos fãs de YA podem não aceitar direito os rumos que o livro segue, porque a gente se dá conta de que é ele é uma mistura de gêneros: além do YA, é possível dizer que tem um pouco de distopia e até ficção científica. E foi isso que me pegou tanto (positivamente).

O problema, no entanto, para mim – e para muitos leitores – residiu no fim da obra. Depois de uma série de explicações ousadas, mas interessantes, o autor acrescenta algumas mudanças e ainda deixa o fim meio que em aberto. O problema não é exatamente o encerramento aberto, pois alguns encaminhamentos antes dele até justificariam alguns fatos. Mas o problema é a soma do "fim sem fim" com a mudança que o autor acrescentou que resultou em algo que ficou muito amplo e carente de mais explicações.

Outra coisa que quero comentar sobre o livro é que ele poderia facilmente ser, quem sabe, uma duologia ou uma trilogia. Eu sou um grande fã de livros únicos, mas a história criada pelo autor é tão ampla e profunda que abre uma brecha para isso. Isso serviria, inclusive, para corrigir a falta de um final em Mais do que isso. Mas, de forma geral, o livro se satisfaz. Principalmente pela boa escrita, que já é uma característica do autor presentes nos outros livros dele que já li. Os diálogos, que sempre preso muito, soam naturais e não artificiais. A leitura, depois da primeira parte, voa, e a vontade é devorar as páginas rapidamente.

Mais do que isso é um livro cheio de significados. É uma young adult que trata de vários assuntos que, numa primeira olhada, estão "escondidos". Fala sobre sexualidade, sobre abusos, sobre guerras, sobre suicídio, sobre preconceito. São temas cada vez mais pertinentes nos dias atuais e o autor tratou de uma forma sutil, mas certeira. O leitor precisa se esforçar um pouco mais para entender qual o objetivo do autor ao escrever essa história abordando estes temas muitas vezes implícitos ali dentro. Esta é mais uma das grandes sacadas de Patrick, que conseguiu construir um livro sensível, arrebatador, reflexivo, com muita ação e um pouco de Black Mirror. Não consigo dar menos do que cinco para Mais do que isso, mesmo com alguns problemas como os já citados. Seria favorito, não fossem eles.
Ander 18/02/2018minha estante

ah sim haha

Lucas 12/03/2018minha estante
undefined

Paula Juliana 15/01/2018

'' - E isso é o que a era da internet fez com nós...''

Mais do Que Isso... tem que existir mais que somente isso, essa vida que vivemos, esse mundo que habitamos, esse destino que traçamos, será que é isso mesmo? Esse diariamente, essa rotina, essas pessoas? Lendo Mais do que isso não teve como não questionar a própria vida. Patrick Ness criou uma obra bem peculiar, bem particular, bem original.

Foi mais que interessante a forma que comecei a história com zero informações, e que ao longo que ia lendo, e cada vez mais me perguntava... que coisa é essa? Que história é essa? Para o mundo que quero descer... O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI?

'' Um livro (...). É um mundo particular também. [...] Um mundo de palavras, Seth reflete, onde se vive por um tempo.
- E então acaba (...).''

A narrativa de Patrick é difícil de descrever com palavras, a temática de sua obra não poderia ser mais ATUAL. Essa distopia, misturada com ficção científica, drama e suspense captura o leitor pela curiosidade, pela critica social, pela história pura e sua escrita bela.

''(...) A vida real é sempre apenas a vida real. Confusa. O que ela significa depende de como a encara. A única coisa que precisa fazer é encontrar uma maneira de viver nela.''

Vamos lá? O sabemos? - Ou pelo menos o que posso contar!!!

Seth morreu.
Seth se afoga. No mar. Mas não foi a água que tirou sua vida.
Foi a pancada na cabeça. Uma pedra. No mar. A dor. O sangue, e por fim, a água entrando nos pulmões e BUM...

Seth acorda, mesmo acredita ele morto, em sua casa antiga, semi nu, machucado, no meio de um nada e SOZINHO.

'' - A vida não tem que seguir da maneira que você pensa...''

Seth acorda em um mundo que só ele existe... Inferno pessoal? Outro lado? Então porque sente dor? Sede? Fome? Que morte é essa que desafia a lógica? A partir da primeira página o leitor é levado a pergunta após pergunta sobre o que está acontecendo com Seth.
Essa obra misteriosa é dividida em quatro partes, narrada em terceira pessoa, com capítulos intercalados entre passado e presente.

Patrick Ness é incrível. É a segunda obra que leio do autor e ele tem um modo incrível de escrever literatura, pura, com todas as nuances que ela pode ter. Sete minutos depois da meia-noite é divino e sensível, Mais do Que Isso é um tapa na cara de uma forma bem carinhosa e cheia de questões, Patrick fala da vida, sexo, família, as opções que temos, as escolhas que fazemos, e essa teimosia da humanidade de tentar controlar tudo... controlar a vida.

Mais do Que Isso não é uma obra para qualquer um, Patrick Ness não é uma autor para qualquer um. Amo a forma que prende as histórias, e nos amarra na narrativa, que nos faz ansiar por mais, afinal, tem que haver mais do que isso, né?! Conta e responde, e não conta, não responde, pensa, e nós faz pensar, vai e volta, segue em frente e quebra na curva, Mais do Que Isso é mais! Uma obra feita para leitores que são igualmente e inteiramente MAIS, não menos, não iguais... para os diferentes, as pessoas que são especiais! Recomendadíssimo!

'' Pessoas que olharam para o mundo de uma forma completamente diferente e, ao fazê-lo, tornaram o mundo diferente.''

site: https://overdoselite.blogspot.com.br/2017/08/resenha-mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Monica.Mirela 06/02/2018minha estante
Adorei sua resenha!!! Acredita que não entendi aquele final? Realmente pra mim foi sem sentido(assim como quase todo o livro). ;-;

Thuanne Hannah 26/10/2017

Sabe aqueles livros que te surpreendem do começo ao fim? Então, esse é um desses livros! O livro já começa narrando detalhadamente a morte cruel de Seth, o que me deixou bem assustada, e a cada página ficava mais curiosa para saber o que o motivou a fazer aquilo e onde ele iria parar após sua morte.

Creio que devido à sinopse não revelar muita coisa, tudo foi uma grande surpresa para mim, a todo momento tentava adivinhar o que estava acontecendo e confesso que não cheguei nem perto da grandeza da história. Não vou poder contar muito aqui, pois qualquer coisa que escrever poderá ser spoiler e o legal mesmo é ler sem saber o que te espera.

Seth é um jovem de dezessete anos que cometeu suicídio, motivado por tantos problemas e culpas que cercavam sua vida. Ele acorda nu e faminto, num lugar onde pensa ser o inferno, mas em sua memória ele se lembra de lá.

“Aqui está o garoto, afogando-se. Nestes últimos momentos, não é a água que o está derrotando; é o frio. Sugou-lhe toda a energia do corpo e lhe contraiu os músculos até uma dolorosa inutilidade, independentemente do quanto ele luta para se manter na superfície. Ele é forte e jovem, quase dezessete anos, mas as ondas gélidas continuam chegando, cada uma aparentemente maior do que a última.”

A história gira em torno de Seth, que tenta achar respostas naquele lugar abandonado e descobrir o motivo de ter ido par lá, naquele lugar onde houve tanto sofrimento, para ele e sua família.

“Se essa é apenas uma velha lembrança empoeirada na qual ele está preso, talvez não seja nem mesmo um lugar, talvez seja apenas o que acontece quando seus minutos finais de morte passam a ser uma eternidade.”

O livro é narrado em terceira pessoa e é dividido em quatro partes com vários capítulos, e esses capítulos são mesclados entre o presente, onde Seth tenta descobrir o que está acontecendo e onde está e lembranças do seu passado que vem em sonhos, um passado que é cheio das suas histórias traumáticas.

Seth é daqueles personagens que dá vontade de abraçar e dizer que tudo vai ficar bem. Ele é tão bom e ainda assim carrega tanta culpa... A cada lembrança que ele tem, vamos conhecendo um pouquinho mais sobre ele e descobrindo como ele se sentia.

Eu não conhecia o autor e fiquei surpresa com a forma que ele conseguiu entrelaçar essa história. É um misto de suspense e ficção científica que eu nunca tinha visto, é uma história bem complexa, tem que ter atenção ao ler para conseguir captar todas as informações possíveis para aproveitar ainda mais a leitura.

Indico muito essa história, ela é focada em Seth, porém, existem outros personagens que não posso descrever aqui, mas que merecem ser lembrados por serem tão especiais. Algumas questões sobre tudo que vivemos, a dúvida se tudo é real e aquela questão que provavelmente todos já devem ter pensado que é imaginar se por acaso pudéssemos voltar no tempo, faríamos tudo diferente? São bem presentes na leitura e te prenderá do começo ao fim.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/08/mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Ricardo Brandes 19/10/2017

Esperando mais do que isso...
Mais do que isso, novo lançamento da Novo Conceito, traz um romance perturbador do renomado autor Patrick Ness. Mas será que o livro é realmente mais do que isso? Confira o que achei da obra!
Começando pela capa, bem construída, simples, mas direta, apresentando uma sinopse de John Green sobre o livro. A porta aberta também apresenta um grande elemento do romance, que o leitor irá descobrir no decorrer da história.
O romance Young adult tem 430 páginas e parece extenso, mas os capítulos são curtos e acabam convidando leitor a ir além (pelo menos em sua parte inicial). Sim, a obra se divide em partes, com questões e pontos de vistas diferentes sobre a mesma história. A diagramação das páginas também facilita a leitura. Ponto pro autor!
Bom, logo de início, fiquei chocado com a intensidade dos primeiros capítulos. Seth, o personagem principal, se afoga, em seus momentos finais. São páginas de tamanha intensidade, que pude sentir na pele as dores e os dramas do personagem.
Os próximos 10 capítulos também foram bem interessantes e rápidos de ler, com uma história que despertou minha curiosidade em vários momentos.
São apresentados os dramas e mistérios da história, aos poucos, de forma bem lenta, com muitas surpresas para o leitor. Através de flashbacks, inseridos entre os momentos no presente, o autor procura explicar o que levou o garoto a se afogar. Com direito a um drama familiar de grande repercussão e mais alguns mistérios bem ocultos. Muito bom, até aqui.
A partir daí, senti que o livro começou a perder força. E incrivelmente, os capítulos começaram a se arrastar, lentamente, com divagações recorrentes do protagonista sobre seu passado. Fiquei bem chateado com a obra, que até então vinha surpreendendo com muita qualidade.
É fato que me senti enrolado pelo autor, na metade do livro pra frente, com um suspense lento e arrastado, feito com o intuito de prolongar o drama do romance e acrescentar mais páginas.
O resultado final foi um livro que começou com força total, apresentando dramas e questões existenciais, mas acabou decepcionando. Sim, eu esperava mais do que isso. Lamentavelmente, não encontrei neste romance.
Por RicBrandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/10/mais-do-que-isso-patrick-ness.html

Saleitura 11/10/2017

Mais do Que Isso, escrito por Patrick Ness, não é aquele tipo de livro sobre o qual você pode falar direito sem dar spoilers, afinal basta avançar brevemente na história e já se tem uma ideia completamente do que está acontecendo, e então quando se lê um pouco mais, sua ideia novamente muda quase que inteiramente.
Eu comecei a leitura sem saber nada do que me esperava, além de que todas as resenhas que eu havia lido tinham sido quase que completamente positivas. E eu sinto que essa seja a melhor forma de entrar nessa história.
Foi ótimo sentir que eu lentamente conhecia o personagem, e ia descobrindo o mundo conforme ele próprio o fazia. Dessa forma, sinto que foi muito mais fácil se apegar ao protagonista e se simpatizar com sua situação como um todo.

Tudo o que você precisa saber é: Um menino se afoga e acorda em um lugar inesperado em uma situação não muito confortável: machucado, envolto por bandagens, e extremamente confuso, afinal nada ali sequer faz sentido.
E a partir daí eu sugiro que você arrume um jeito de ler esse livro e descubra por si mesmo.
O livro não foi perfeito, claro, e a pesar das minhas 4,5 estrelas, eu ainda sinto que poderia ter tirado um proveito ainda maior da leitura se fossem por algumas pequenas alterações na forma como a história se desenvolveu. Não que eu saiba muito bem como essas alterações seriam feitas, na verdade, e grande parte delas, quando paro para pensar um pouco mais, ficariam melhores da forma como aconteceram, de qualquer forma.
Eu apenas me apeguei demais a certas partes da história e não queria ter deixado aquele mundo tão cedo e da maneira que deixei. O livro possui 432 páginas (se não me engano) e ainda assim, quando terminei, eu fiquei triste que não tinha mais.

Fazia tempo que eu não sentia isso com um livro, e me surpreendi com quão rapidamente eu fui de "Anh... Será que é tão bom assim?" para "Eu não acredito que isso acabou". Mesmo que eu quisesse ver mais de certos personagens e certas partes da história, eu entendo que a parte central do que o livro queria transmitir foi passada, e o resto estava lá apenas como forma de estabelecer os personagens e suas motivações, e por vezes é necessário se conformar que nem tudo possui uma sequência.

A narrativa foi em geral agradável de ler. Não é extraordinariamente única, e por vezes acabou por narrar em excesso momentos tensos que poderiam ter sido muito melhor contados e experienciados se tivessem sido escritos de outra forma, mas ainda assim, na maior parte do tempo, Patrick Ness conseguiu envolver o leitor e contar sua história da maneira desejada.

Mesmo que eu tenha sentido que o final se tornou estranhamente apressado, eu tive uma experiência ótima com a leitura de Mais do Que Isso, e mais do que indico esse livro. Em especial para quem prefere uma história movida mais pela construção e evolução dos personagens, e não tanto para a criação de um mundo, que aqui, ainda que tenha sido complexo e complexamente interessante, acabou tendo certos setores deixados de lado para o bem da construção dos personagens. Isso, por mais que possa incomodar alguns, era exatamente o que eu precisava naquele momento.

Como disse (muito bem) John Green: Não vou dizer mais nada. Apenas leia.

Resenha de Ana Carolina

site: https://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/10/resenha-mais-do-que-isso-de-patrick-ness.html

a world to read 09/09/2017

Seth está se afogando. Ele sente as ondas fortes, congelantes, vencendo a batalha que seu corpo inutilmente tenta travar. Há momentos, lapsos de esperança, em que ele ainda pensa ter controle, pensa que pode vencer e remediar o arrependimento que brota dentro de si por ter entrado no mar. Mas esses momentos vão, o mar é muito forte e cheio de vontade e quando menos, ele sente o escuro se aproximar junto a uma certeza: ele morreu.

"Tão mais do que ele um dia conseguirá ver. Tão mais do que ele um dia conseguirá alcançar. Tanto que só de passar os olhos ele já sabe que está para sempre fora do seu alcance."

O garoto acorda deitado no concreto, com parte de seu corpo nu e o resto apenas coberto por uma espécie de bandagens que mal cobrem qualquer coisa. Ele se sente fraco, desorientado, como se não soubesse muito bem usar seus músculos e mal se lembrasse de quem é. Na verdade, ele tem certa dificuldade, até que seu nome brota em sua cabeça: Seth.

Resenha completa em:

site: http://aworldtoread.com/2017/05/26/mais-do-que-isso-patrick-ness/

Carol - carollivros 27/08/2017

"Será que isso é um sonho?" p.22
Uma boa pergunta feita pela personagem principal, que muito se questionou durante todo o seu trajeto. Foi uma leitura interessante e os questionamentos... ;)

site: http://www.carollivros.com.br/2017/09/mais-do-que-isso.html

Cláudia.Borges 17/08/2017

Mais do que isso
Sinceramente o livro é fraco. Tem umas questões humanistas e existenciais envolvidas misturadas com ficção cientifica, então penso que não sou muito filosófica , porque perdi o fio da meada várias vezes e decepcionei geral com o final.
O protagonista Seth é muito divagador na maior parte do livro.
Bom eu esperava mais por ter gostado muito da primeira história do autor, então criei uma mega expectativa que, no meu caso, foi totalmente infundada.
Então se alguém mais leu ou lerá e tiver uma opinião diferente por favor compartilhe.
Ana 24/03/2018minha estante
Tô aqui, miga! Concordo! Fiquei triste pq esperava mais...

Fabi | @ps.leitura 15/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Seth acordou em outro lugar. Um lugar em que está sozinho, não há ninguém da sua família, na casa onde ele morou por um tempo. Ele acredita que está morto. Isso seria possível?

Durante a sua caminhada pela cidade onde viveu na infância, Seth tenta descobrir o que está acontecendo. Seria real ou um sonho? Onde estaria todo mundo? O que está acontecendo? É quando nessa jornada ele encontra Tomasz e Regine.

Tomasz e Regine estão na mesma situação que Seth: não sabem o que está acontecendo. Eles têm algumas teorias, mas nada que seja possível desvendar esse mistério. Aliás, eles sentiram quando a vida abandonou seus corpos, mas como eles estão ali e estão vivos?

Como estão sozinhos, eles se unem para desvendar esse mistério. Medo, dúvidas e lembranças os assombram (sem contar o Motorista que vaga por aquele lugar na caça desses "sobreviventes").

"Mais do que isso" foi o meu segundo contato com o autor Patrick. Confesso que no começo do livro não estava curtindo muito a leitura, achando a narrativa complicada demais e confusa, porém com o decorrer das páginas, fui me adaptando e no final adorei o livro.

O livro é dividido em quatro partes. Cada parte conta um pouco dessa jornada que Seth vem enfrentado para descobrir o que realmente aconteceu com ele. Aliás, ele entrou em um rio, se afogou, e como seria possível estar vivo e com outras pessoas?

É possível perceber a mensagem que o autor tenta nos passar através das páginas. Existe o preconceito por ser gay, por ser negro e existe o abuso sexual. Porém Patrick soube descrever isso de uma forma que não ocasionasse tanto impacto no leitor.

Por mais que eu tenha adorado o livro o que incomodou foi o final por ser aberto deixando que o leitor tire suas próprias conclusões sobre todo o ocorrido e que toda a explicação foi deixada para o final, sendo que, muitas coisas poderiam ter sido esclarecidas bem antes. Enfim, de qualquer forma, é um livro recheado de suspense e mistério e que vale a pena."

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/05/resenha-mais-do-que-isso.html