Belgravia

Belgravia Julian Fellowes

Resenhas - Belgravia

@biaentreleituras 07/09/2016

A jovem Sophia Trenchard fica radiante de felicidade quando recebe o convite para o baile da duquesa de Richmond. Um baile em que somente as grandes personalidades estariam presentes. A família dela não era integrante da alta sociedade, pelo contrário, era filha de um comerciante ambicioso (James Trenchard) que havia se tornado o principal fornecedor de suprimentos do duque. Se não fosse pelo seu envolvimento com o Lorde Bellasis (sobrinho da duquesa), jamais teriam sido convidados.

A mãe de Sophia (Anne Trenchard) estava preocupada com essa proximidade dos dois, tinha receio de que a filha fosse iludida por um casamento que jamais aconteceria, pois a posição social de Edmund Bellasis, o próximo duque, não lhe permitiria casar com a filha de um comerciante. Mas Sophia acreditava fielmente no amor que havia entre eles e, nem por um momento, duvidou das palavras de seu amado.

Na grande noite do baile, todos estranharam a presença da família Trenchard mas ninguém contestou as intenções da duquesa ao convidá-los. Seu sobrinho havia pedido o convite para a família e ela concedeu, mas quando percebeu que era a família do comerciante, não ficou satisfeita com o sobrinho mas já era tarde e não queria um escândalo. A noite seguia conforme o planejado, até que uma notícia ruim chegou, mudando o destino de todos os convidados.

Napoleão havia surpreendido a todos com a sua aproximação repentina, todos os soldados precisaram sair às pressas do baile para entrarem em batalha. Quando Sophia viu que Edmund seguiria com eles ficou desolada, mas sua mãe percebeu algo muito estranho no comportamento da filha, algo que ela não saberia dizer o que era mas, com certeza, era muito além do que a filha havia dito até o momento.

Após esse episódio, começa a segunda parte da história. Mais de vinte anos se passaram e a terrível noite daquele baile nunca foi esquecida, ficaria marcada para sempre. No confronto, muitos homens morreram, alguns deles estiveram no baile minutos antes e foram encontrados com as roupas da festa.

Agora o ano é 1841, as famílias de Sophia e Edmund não haviam se encontrado desde o triste acontecimento. Muitos segredos foram escondidos, mágoas foram guardadas e um sofrimento sem fim para ambas as famílias era vivido por décadas. Os tempos são outros, mas o inevitável momento das revelações estava se aproximando e as duas famílias não poderiam continuar indiferentes. Reviravoltas estavam por vir e tudo o que achavam saber poderia mudar a qualquer instante.

Leia mais no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/09/resenha-belgravia.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Suelen Mattos 06/09/2016

Foi além das minhas expectativas!

Eu sabia que o autor Julian Fellowes era o criador da série Downton Abbey, pela qual sou apaixonada, portanto mal podia esperar para conferir Belgravia. Fui cativada imediatamente pelo enredo, mas não imaginava que eu me apaixonaria tanto por esse livro como me apaixonei.

Belgravia é um bairro real de Londres — um dos mais ricos do mundo, localizado próximo ao Palácio de Buckingham — e é ali que se passa a história. Podemos acompanhar a ascensão dos Trenchard e como uma noite alterou o destino de todos, para melhor ou para pior. Mas apesar do foco neles, o livro tem vários outros personagens maravilhosos, complexos. E o autor soube trabalhar muito bem as tramas de todos eles, desde os empregados até os mais ricos do lugar. São várias situações paralelas, envolvendo pessoas de diferentes índoles e classes sociais, interligadas por um segredo. Tudo foi retratado com maestria, sem sobrecarregar a história, nem deixá-la confusa. A dinâmica foi bem parecida com a de Downton Abbey, apesar da história ser completamente diferente. Outra coisa em comum com a série é a presença de mulheres fortes. Elas reinam na trama, independente da idade. Numa época em que tinham poucos direitos, elas mostraram o poder da inteligência associada à determinação. Simplesmente incrível!

O livro ainda é rico em dados históricos e costumes da época, inseridos na história de forma muito natural, sem tornar a leitura entediante por causa disso. Ainda tem uma boa dose de escândalos, mentiras, mistério e suspense por conta do grande segredo que assombra a trama, o que aliás rende várias intrigas, armações e reviravoltas incríveis. E, mesmo não sendo o foco da história, ainda tem um toque de romance, singelo, mas essencial para que tudo se encaixe com perfeição. É um livro completo!

Eu já imaginava que Belgravia seria uma boa história, mas ela foi muito além das minhas expectativas. Um livro inteligente, criativo e surpreendente, cativante do início ao maravilhoso fim. E que final perfeito ele teve, fechadinho, sem pontas soltas. Super-Hiper-Ultra-Mega-Power recomendado. Esse eu assino embaixo, em cima, do lado, do outro...

Quer ler a resenha completa e saber mais sobre a história, além de ter acesso a materiais extras? Então visite o blog ROMANTIC GIRL:

site: http://su-romanticgirl.blogspot.com.br/2016/09/julian-fellowes-belgravia.html

Larissa 05/09/2016

Blog Por Livros Incrívreis
Editora Intrínseca
Tradutora: Rachel Agavino
Consultora histórica: Lindy Woodhead
Consultora editorial: Imogen Edwards-Jones
432 páginas
2016
Exemplar cedido em parceria pontual.

O baile da duquesa de Richmond ocorrido em 15 de junho de 1815 se tornou uma das mais trágicas festas da história. Ocorrido na véspera da Batalha de Waterloo, o evento que reuniu grandes personalidades da alta sociedade britânica em Bruxelas teve vários de seus convidados, todos belos rapazes, em campo de batalha ainda com os uniformes de gala.
Para Sophia Trenchard, a filha do fornecedor de suprimentos do duque de Wellington, aquela noite foi decisiva.Vinte e cinco anos depois, quando os Trenchard, uma família da classe industrial emergente, se mudam para o elegante bairro de Belgravia, ainda será possível sentir as consequências daquela noite e uma única revelação poderá alterar o destino de todos.
Entre aristocratas e novos-ricos, sempre há quem prefira que os segredos do passado continuem enterrados.

"O mais estranho em relação à guerra, [...] era como tornava todos tão imprudentes e impetuosos, como se o cheiro da morte iminente incentivasse os vivos a aproveitarem ao máximo seu tempo no mundo."

Belgravia é um novo e elegante bairro de Londres que abriga famílias aristocratas e e os ditos novos-ricos. Nesse bairro vivem os Trenchard, uma família que graças ao seu trabalho árduo e talento para os negócios, vai pouco a pouco subindo na sociedade. Sua convivência com as famílias de nascimento elevado traz de volta lembranças e segredos que nunca foram totalmente esquecidos ou apagados e ligações que nunca foram reveladas.

Quando iniciei a leitura de Belgravia eu não tinha expectativas e nem ideia do que esperar, mas o que encontrei nas páginas não foi nenhuma das possibilidades que passaram pela minha cabeça e não saber o que esperar me fez aproveitar e ter uma leitura muito mais agradável do imaginei que fosse possível ao ler a sinopse.
Julian conseguiu retratar muito bem a sociedade daquela época, com suas regras, convenções e preocupações, sem deixar a trama cair no clichê. Há sim alguns momentos mais fáceis de prever o que virá em seguida, mas nenhum deles faz o leitor perder a vontade de seguir em frente com a leitura. Os fatos históricos, como a batalha de Waterloo e a prosperidade dos comerciantes na década de 1840, também foram muito bem utilizados na trama.

Os personagens me pareceram bastante reais e contundentes com a maneira que os cidadãos da época parecem ser; pessoas comuns diferenciadas pelo seu nascimento e/ou situação social, com ambições, defeitos e qualidades. E segredos. Todos eles possuem ao menos um segredo que optam por manter escondido, o que proporciona...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/08/resenha-belgravia-julian-fellows.html

Bru | @umoceanodehistorias 05/09/2016

Belgravia é um romance histórico um pouco diferente do que estamos encontrando atualmente. Nessa obra o foco principal está nas intrigas e na descoberta de um segredo que mudará completamente a vida de muitas pessoas. O livro é divido em duas partes, o ano de 1815, às vésperas da Batalha de Waterloo, e o ano de 1840, quando Belgravia já estava construída.

O ano é 1815 e as regras tão rígidas à época ficaram um pouco de lado para que jovens pudessem aproveitar o momento antes de partir para a batalha. É isso que acontece com Sophia Trenchard e Edmund Bellasis. São dois jovens que estão extremamente apaixonados e não conseguem esconder isso. É por conta dessa paixão, que Sophia e seus pais, James e Anne, são convidados para o baile da duquesa de Richmond, tia de Lorde Bellasis. Os convidados estão se divertindo, mas Napoleão escolheu aquele momento para estourar a batalha. Mortes acontecem e a perda de pessoas queridas é inevitável.

“Ela estava naquele período da vida pelo qual quase todo mundo deve passar, quando a infância terminou e uma maturidade falsa, sem os impedimentos da experiência, dá à pessoa a sensação de que tudo é possível, até que a chegada da idade adulta prova que definitivamente não é.”

Agora, o ano é 1840 e o cenário passa a ser Belgravia, uma cidade que foi desenvolvida com muito luxo para abrigar membros ricos da sociedade londrina. Se passaram 25 anos desde a famosa batalha de Waterloo, mas, até hoje, as pessoas que estavam naquele famoso baile são questionadas de acontecimentos e guardam segredos e feridas em seu âmago.

A vida das famílias Bellasis e Trenchard mudou completamente. Agora, 25 anos depois da batalha, muitos segredos – que muitos não imaginavam – começam a vir à tona e intrigas são formadas.

É apenas isso que posso dizer da história, pois, qualquer outra informação, revelaria demais e faria a história deixar de ser instigante. A primeira coisa que me agradou nessa obra foi a escrita do Julian Fellowes, ainda não conhecia seu trabalho (sim, vivo debaixo de uma pedra) e fiquei encantada com o que li. O contexto histórico de Belgravia é incrível e as descrições que o autor fez, me fizeram sentir naquela época vivendo com aqueles personagens.

A narrativa ocorre em terceira pessoa e isso foi essencial para que o leitor pudesse acompanhar todos os núcleos de personagens sem ficar perdido. Temos desde os acontecimentos com membros de ricas famílias até o que os empregados conversam enquanto seus patrões estão dormindo ou em um baile.

O segredo nos é apresentando no começo da leitura e permite que acompanhemos o que as pessoas interessadas fazem para tentar descobrir. Desde suborno até roubo de itens, os personagens fantasiam sobre as mais diferentes possibilidades e isso, de certa forma, é engraçado, pois quase ninguém chega perto da verdade.

Com relação aos personagens, existe um, em particular, que me incomodou muito, pois ele se mostrou bastante machista e o sabe tudo. Todas as vezes que ele aparecia, eu sentia vontade de sacar uma arma e mata-lo. Apesar disso, é notável que a construção dele foi muito bem-feita, como todos os outros personagens.

Além das intrigas também temos, em segundo plano, a presença de um romance proibido, mas não vou dizer entre quais personagens, para que vocês descubram quando ler.

“(...) eu enfrentaria dragões, andaria sobre carvão em brasa, entraria no Vale da Morte, se achasse que teria alguma chance de conquistar seu coração.”

Em suma, Belgravia é um livro com uma edição linda, bem revisado e com uma história que me agradou em todos os sentidos e que foi impossível largar, pois a necessidade de saber que rumo tudo tornaria me deixou extremamente ansiosa. Recomendo a leitura de olhos fechados.

Gostaria de deixar meu especial agradecimento à Editora Intrínseca por ter me convidado para participar dessa ação e ter me dado a oportunidade de ter lido essa incrível obra.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/09/resenha-belgravia-julian-fellowes.html

Larissa Benevides 04/09/2016

Resenha: Belgravia
A ideia de Fellowes era trazer um romance estilo folhetim vitoriano. Assim, a cada semana um ebook seria lançado com um capítulo novo da história. Da mesma forma que uma série de TV, você teria que aguardar a semana passar para saber o que aconteceria com os personagens.

No final de 11 capítulos o livro físico então seria publicado e lançado para aqueles que quisessem ter a sua obra na estante.
"O passado, como já foi dito tantas vezes, é um país estrangeiro no qual as coisas eram feitas de forma diferente."

Belgravia traz a história de duas famílias que foram unidas por um segredo. O livro começa mostrando Sophia, filha do casal Anne Trenchard e James Trechard, entusiasmada com um convite para um baile com a condessa. Seu pai é um comerciante influente na sociedade, mas mesmo assim o convite é inesperado pelos pais, pois somente os nobres são convidados para esses bailes.

Com bastante descrição dos locais e costumes, sofremos a imersão nessa época e facilmente consegui montar os cenário e personagens em minha mente. Além disso o autor traz um pouco da história para esta ficção.
Resultado de imagem para a batalha de waterloo
Atores Vestidos como soldados britânicos em celebração dos 200 anos da batalha de Waterloo
O baile da condessa Richmond foi no dia 15 de junho de 1815, há mais de 200 anos atrás, em Bruxelas. Conhecido, pois ao final do baile todos os jovens saíram para batalha de Waterloo, ainda vestidos com trajes de gala.

De volta ao livro, temos Sophia apaixonada pelo lorde Bellasis e o jovem se mostra igualmente apaixonado. Porém, a mãe da jovem tenta fazer com que a filha entenda que o casamento entre um futuro conde e a filha de um comerciante seria uma coisa impossível.
"Havia momentos em que Anne Trenchard ficava irritada com os filhos. Eles sabiam muito pouco da vida, apesar do ar de superioridade. Tinham sido mimados desde a infância, estragados pelo pai, até que ambos tomaram a própria boa sorte como garantida e mal pensavam nela. Eles não sabiam nada sobre a jornada que seus pais haviam empreendido para atingir a posição atual, enquanto a mãe se lembrava de cada mínimo passo em terreno pedregoso."

Após o baile Edmund Bellasis segue para a batalha e deixa Sophia totalmente transtornada. Infelizmente o lorde não sobrevive e pouco tempo depois Sophia também falece. A jovem morreu durante o parto de um filho de Bellasis.

Então já podemos imaginar como esta notícia abalara a família Trenchard. Tentando a ascensão social, o pais de Sophia resolveram levar a filha para longe evitando a mancha em seu nome. Segundo a garota, Bellasis teria enganado com um casamento falso, assim o bebê que ela teria seria um bastardo e o nome dos Trenchard seria manchado.

A jovem morre logo após o parto e seu filho é entregue para ser cuidado com um conhecido de seus pais, o Sr. Pope e Sra Pope, casal que infelizmente ainda não tinha filhos.
"Anne respirou fundo para se acalmar e se levantou. A casa que a esperava era do tipo clássico e esplêndido, parecia um bolo de casamento, e tinha passado os últimos vinte anos sendo construída na recém-batizada Belgravia."

20 anos depois, seu pai, James Trenchard, já tem uma posição social mais elevada mas ainda assim não pode ser confundido com alguém da nobreza. Morando em Belgravia que era um bairro chique que ele mesmo ajudou a construir.

A trama gira em torno das duas famílias: Trenchard e Brockenhurst. Os conde Bronckenhurst e condessa Bronckenhurst são os pais de Edmund Bellasis. Sofrem por não ter nenhum herdeiro e ter que deixar tudo para seu sobrinho John, filho do irmão do conde Bronckenhurst.
"O entretenimento favorito de John não era jogar [...] preferia a companhia das mulheres... quanto mais bonitas, melhor. Em se tratando de senhoras respeitáveis, ele tendia para as casadas. Esposas entediadas eram mai propensas a ceder e, tendo feito isso, não ficavam em posição de pedir mais do que ele quisesse dar."

O fato de não ter nenhum herdeiro deixava o casal mais triste ainda porque sabiam que seu sobrinho era um interesseiro e gastava sua herança sem o tio ainda nem ter morrido. A verdade é que os irmãos Brockenhurst não se davam bem e a cada passagem em que se encontram fica mais claro este sentimento negativo.
"Peregrine olhou para ele, mas não respondeu. Nunca gostara de seu irmão Stephen, nem mesmo quando eram crianças. Talvez fosse por seu saudável rosto rosado. Ou pelo fato de que ele chorava muito, demandando atenção infinita. Houve uma irmã depois dos meninos, mas lady Alice não tinha nem seis anos quando foi levada pela coqueluche. Como resultado, Stephen, que era apenas dois anos mais novo que o irmão, tornara-se o bebê da família, um papel que sua mãe acabou incentivando bastante"

Anne Trechard, em um momento de solidariedade, conta para Caroline Bronckenhurst que sua linhagem não estava perdida, Bellasis teve um filho. Ambas são avós de um jovem de 20 e poucos anos, filho de Edmundo e Sophia. A partir desse momento que toda a história se desenrolará. Quanto tempo para que esse segredo mude completamente a vida dos envolvidos? E como ele vai influenciar a vida de pessoas próximas dos envolvidos também!?
"O fato é que ela tinha contado um segredo de magnitude inimaginável, um segredo que poderia lhes causar danos ilimitados, para uma completa desconhecida, uma mulher sobre quem sabia muito pouco ou nada. Ao fazer isso tinha dado a lady Brockenhurst a munição para derrubar toda a própria família. A pergunta era: essa munição seria usada?"

Mais do que um romance de época, Belgravia traz todas as intrigas, fofocas, segredos revelados e mentiras que uma novela traz para um telespectador. Acredito que a forma que o autor escreveu de maneira direta tornou esse livro tão interessante e de rápida leitura.

Até mesmo os personagens secundários tinham tramas interessante, por isso nem acredito que posso chamá-los dessa forma. rsrsrs
"Por que, por um erro de nascimento, Peregrine morava em um local tão esplêndido, enquanto ele tinha que se contentar com uma casa apertada e suja? Não era de admirar que apostasse, pensou Stephen. Quem não apostaria se a vida tivesse lhe dado um golpe tão amargo?"

Muitos planos secretos, romances escondidos, mentiras, descobertas, investigações e fofocas. Além de nos levar para Londres com as descrições dos locais e para época com a descrição das vestimentas e costumes.

A Intrínseca tem uma área reservada para o livro onde você pode ver os vídeos do autor explicando algumas de suas ideias e também baixar o primeiro capítulo do livro. Vou deixar o link Aqui.

O autor também escreveu a série de época Downtown Abbey e eu já coloquei na minha lista do Netflix. Para aqueles que também se interessam, a Netflix tem até a 5ª temporada e no total são 6 (a séria já foi finalizada).
"A ambição, a inveja, a raiva, a avareza, a bondade, o altruísmo e, sobretudo, o amor sempre foram e sempre serão poderosos a ponto de motivar nossas escolhas."

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/09/resenha-belgravia.html

Ana Luiza 02/09/2016

Um romance intrigante e viciante
A HISTÓRIA
É 1815 e a guerra parece alterar os ânimos dos nobres e ricos em Bruxelas. As rígidas regras sociais parecem não tão rígidas assim e, diante da ameça de sofrimento e morte, todo querem aproveitar cada minuto da vida. E os jovens Edmund Bellasis e Sophia Trenchard não são diferentes. Os dois são charmosos, bonitos e encantadores, perfeito um para o outro se ele não fosse nobre e, ela, filha de um comerciante. Contudo, mesmo com o receio de suas famílias, Edmund e Sophia não escodem seu afeto e intimidade, o que choca todos os nobres presentes no grandioso baile da tia de Edmund.

“Sophia vivia em um sonho, como o pai, e os sonhos poderiam colocar uma pessoa em apuros, se não tomasse cuidado.” Pág. 16

Contudo, a fofoca do belo nobre apaixonado pela moça inadequada acaba sendo esquecida diante da tragédia que se segue. No dia seguinte ao baile acontece a que se tornaria famosa Batalha de Waterloo. Mesmo tendo vencido, os ingleses lamentam pelas grandes perdas, muitos soldados, ainda vestidos com as roupas do baile, acabam morrendo no confronto, inclusive Edmund, algo que ficará marcado para sempre tanto na família do rapaz quanto na de Sophia.

Vinte e seis anos depois, o romance de Edmund e Sophia ainda assombra suas famílias. Os pais do garoto, Caroline e seu marido Peregrine Bellasis, perderam o sentido da vida quando perderam seu único filho e agora precisam se contentar em ver o título, a herança e todo o legado da família Bellasis ser passado para John, seu sobrinho arrogante e ganancioso. James e Anne Trenchard também tentam esconder sua decepção, pois o filho mais novo deles, Oliver, não se interessa pelos negócios da família, e se casou com Susan, uma garota irritante e mimada que só quer ascender socialmente. Mas, mais do que lamentar a perda de Sophia, que morreu pouco depois de Edmund, James e Anne guardam um segredo e arrependimentos profundos.

Entretanto, mais do que tristeza, os Bellasis e os Trenchard guardam desprezo uns pelos outros. Caroline não suporta que seu filho tenha sido seduzida por Sophia e que sua família burguesa tenha prosperado ainda mais nos vinte anos que se passaram. Já Anne odeia lembrar que sua filha foi enganada por Edmund, que forjou um casamento com a garota apenas para tê-la em sua cama. Contudo, Anne se odeia ainda mais por, vinte anos antes, ter entregado o filho dos dois para ser criado por desconhecidos. A mulher não suporta mais carregar a culpa por ter abandonado o neto e, um dia, vendo a tristeza de Caroline por ter perdido seu filho, Anne acaba revelando esse segredo para ela. Assim, as duas famílias acabam se entrelaçando em uma trama de intrigas, segredos e mentiras em meio aos bairros mais nobres de Londres. Inveja, ganância e desejo de vingança também entrarão na história, assim como a saga de um amor impossível e de redenção.

CONCLUSÕES FINAIS
Belgravia é um romance de época agitado e simplesmente perfeito. A história de amor é apenas pano de fundo para uma trama intrigante, recheada de segredos, mentiras, ambição e paixões obscuras. Um livro com personagens que soam reais e que nos fazem refletir sobre a natureza humana e os sentimentos que nos movem diariamente, Belgravia é cativante e emocionante do início ao fim, uma leitura que tensa, mas bela. Quem curte romances de época, assim como dramas excitantes, vai amar tanto o livro quanto eu. Belgravia foi uma leitura gostosa e viciante, que me fez torcer para o livro virar série de TV e que me deixou ainda mais louca para ver Downton Abbey! Também estou curiosa para ler mais livros do autor!

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/09/resenha-belgravia-julian-fellowes.html

Kris Monneska - Conversas de Alcova 29/08/2016

Um folhetim <3
Belgravia é um romance histórico, devido ao gênero literário e não no sentido de narrar uma história de amor que se passa no século passado, embora a história de amor sirva como um forte pano de fundo nessa narrativa e seja a base inicial para o desenvolver de toda essa trama.

A história se divide em duas partes e começa no ano de 1815 na Bélgica, às vésperas da batalha de Waterloo e nos apresenta aos membros da família Trenchard. James Trenchard um comerciante em ascensão e cheio de ambições. Anne sua esposa, uma mulher sensata e consciente de sua posição social, que não era vista com bons olhos da época, diferente do marido e os filhos Sophia e Oliver, dois jovens criados com requintes de uma grandeza social que o nome de sua família não dispunha. Nessa época Oliver é apenas um jovem menino, mas Sophia é uma jovem encantadora e espirituosa de 18 anos e beleza estonteante, que indo contra os costumes da época é cortejada por Lorde Belassis, o futuro duque de Brockenhurst e é devido a esse envolvimento e as consequências da batalha de Waterloo que se origina a parte dois dessa trama.
Agora o ano é 1840 e o cenário é Belgravia, uma nova área residencial desenvolvida para abrigar luxuosamente os membros da sociedade londrina, passaram-se 25 anos desde a famosa batalha de Waterloo, mas para duas famílias em especial essa batalha trouxe consequências diferentes e é entre essas duas famílias. os Trenchard e os Brockenhurst que nós vamos acompanhar o desvendar de vários segredos e escândalos.

Belgravia é uma obra complicada de se resumir sem dar spoiler, uma vez que o minimo detalhe já pode revelar demais, por isso acho melhor trazer agora as minhas considerações sobre a obra.
A Escrita do Julian Fellowes me cativou completamente, já fazia um bom tempo que eu não lia um romance histórico com esse estilo e foi maravilhoso matar as saudades. A obra é escrita de uma maneira mais folhetinesca, com vários núcleos de personagens, que vão da nobreza aos empregados, e cada um desenvolve as suas próprias histórias que interligadas nos conduzirão ao desfecho da trama principal.
Seguindo mais ao estilo dos romances históricos clássicos do que aos modernos, Belgravia é uma volta as raízes do gênero. Além e nos trazer um viés completamente realista do que foi a vida na corte inglesa naquela época. Os embates entre a nobreza, que previa o declínio da monarquia, e a burguesia emergente, que muitas vezes detinha mais posses, mas ainda assim era hostilizada pelos que detinham títulos. Uma vez que na época o comércio não era visto com bons olhos, assim como o enriquecimento devido ao trabalho. Ainda bem que os tempos mudam.

Com uma escrita simples, sem muitos floreios e de fácil entendimento Julian Fellowes nos conduz por sua narrativa a qual devoramos capítulo após capitulo incessantemente, em busca da verdade e do desfecho que o autor trará a sua narrativa. Essa que é tão cativante e arrebatadora, com seus personagens muito bem desenvolvidos, e suas tramas tão bem estruturadas e intrincadas. A Narração é leve, mas nos conecta completamente com a história que ainda nos premia com 'plot twiters' de tirar o folego, até culminar num final fabuloso.

A Edição da Intrínseca está com uma estética incrível, traz uma capa azul levemente aveludada e detalhes dourados, condizendo em tudo com as referências da obra. A diagramação também não deixa a desejar, a tipografia escolhida foi usada em um tamanho agradável e aliada as folhas amareladas facilitam bastante a leitura, a revisão está impecável.

Quero agradecer a Editora Intrínseca pelo convite para participar dessa ação, foi um prazer fazer essa leitura e conhecer a escrita do Julian que foi uma maravilhosa surpresa.
Recomendo a leitura sem dúvidas, principalmente aos amantes de clássicos históricos, essa é sem dúvidas uma obra que lhe trará um reencontro deleitoso com o gênero.

Espero que tenham curtido a resenha, Beijos!

Diane Ramos 29/08/2016

BELGRAVIA (Julian Fellowes )
Belgravia é um romance de época, escrito pelo criador da série Downtow Abbey, Julian Fellowes. Inicialmente, o livro foi lançado tanto lá fora quanto no Brasil em forma de e-books, mais precisamente 11 capítulos semanais, pois, o autor queria reviver a moda dos antigos romancistas que lançavam seus folhetins em jornais. A ideia é genial, mas, confesso que que fiquei imensamente feliz quando a Intrínseca lançou Belgravia em formato físico, pois assim podemos ter toda a luxuosidade da época em nossas estantes.
O livro se inicia em 1815, em Bruxelas, na véspera da Batalha de Waterloo, no lendário baile oferecido pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington. Porém, antes que a festa acabasse os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país, sendo assim, o duque de Wellington parte imediatamente com suas tropas, onde inevitavelmente muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.

Contrariando as exigências da época, encontra-se no famoso baile os Trenchard, família que fez fortuna com o comércio, e apesar de ter dinheiro suficiente para uma vida boa, James Trenchard não tem o status necessário para ser bem visto na sociedade, afinal ele é um descendente de comerciantes. Sonhando com a tão desejada ascensão social, James, planeja um casamento para sua filha Sophia com Edmund Bellasis, porém, toda essa ambição mudará drasticamente o futuro das duas famílias de forma impactante.
Após mais de duas décadas, a guerra e os mal entendidos ainda estão presentes na memória das duas famílias, só que agora um segredo vem trazendo tormento para os Trenchard, juntamente com as lembranças de Sophia e o motivo de sua morte. Quando a esposa Anne Trenchard resolve reabrir feridas do passado, ela acaba desencadeando uma trama movida por sentimentos e ambições.

A narrativa de Julian Fellowes flui muito bem, tanto que o leitor se vê envolvido naquele momento histórico, onde há vários fatos reais, como a Batalha de Waterloo, mesclados na ficção, e na minha opinião, essas passagens históricas enriqueceram em muito a obra, pois, dá aquela sensação de veracidade. A trama se desenrola alternando as histórias das duas famílias e a revelação de um segredo que as une, conforme os acontecimentos de 1815 vão sendo apresentados sob uma nova perspectiva, o futuro dos Trenchard e dos Bellasis vão tomando outro rumo, o caráter de alguns personagens são revelados e essas duas famílias vão se recuperando de décadas de sofrimento.
O que de longe mais me agradou foi a forma que o autor conduziu a história, onde ele aborda com maestria a história das duas famílias em um só momento histórico, de forma que os dois assuntos parecem fundir um no outro e torna-se um só. Não posso deixar de mencionar também sobre os personagens, que foram muito bem construídos, e apesar da grande maioria serem imperfeitos e ambiciosos, podemos perceber que acima de tudo eram simplesmente humanos que a seu modo tentava sobreviver e se dar bem naquela época.
O misterioso segredo que circula toda a obra deixa a leitura super agradável e fluída, de forma que quando ele começa a ser desvendado dá aquele friozinho na barriga, e inclusive, fiquei pensando com alguns leitores conseguiram ler o e-book semanal, pois, eu devorei a obra de uma só vez!
Enfim, Belgravia foi uma leitura que muito me agradou, acredito até que tenha sido uma das melhores desse ano. Se você é fã de romances de época não pode deixar de ler esse livro!
Leitura mais que recomendada!

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Giovana | Blog Dei um Jeito 28/08/2016

Olá, a senhora gostaria de uma xícara de chá, com uma colher de açúcar e duas de intriga familiar?
A família de James Trenchard foi surpreendentemente convidada ao baile da duquesa de Richmond, o que deveria ser uma noite de esbanjar suas posições sociais se tornou um marco de uma situação nem tão agradável: no fim da noite chegou a notícia de que Napoleão tinha invadido o país, os soldados tinham que partir imediatamente para a batalha com suas roupas elegantes, e nem todos voltaram.

Nessa noite ocorreu uma reviravolta na vida da filha mais velha dos Trenchard, junto com a nascimento de um segredo de família envolvendo eles e os Brockenhurst, este segredo que ficou intocado por 25 anos, que é quando a história se desenrola, em 1840, em que muitos chás da tarde com pessoas que estiveram no baile sempre envolvem o tópico desse dia em Waterloo.

Belgravia começou com a ideia de um folhetim semanal, em que cada semana você podia comprar pela internet um capítulo da obra, com essa ideia fica bem nítido que a história tem seus arcos que vão fechando e abrindo novos até chegar ao seu fim, sendo que o plot geral do capítulo está no título dos capítulos. Por conta de ter esse estilo e os capítulos serem grandes, você pode muito bem ler um capítulo por vez, como se estivesse vendo uma série de tv.

Julian Fellowes é o criador de Downton Abbey e já peguei para ler já sentindo uma imponência, gostei bastante da escrita do autor, que respira uma história de época, você pode pegar qualquer parágrafo que vai encontrar uma palavra, pronome de tratamento ou situação que lembre a época tratada.

Sobre os personagens um ponto que me incomodou foi o fato de alguns terem ideias bem superficiais, que cabeça de vento seria um elogio para pessoa, mas os centrais e poucos secundários têm sua bagagem de vida e personalidade interessante, que conseguem demarcar onde se passam, principalmente se tratando da Lady Maria Grey e a Sra. Anne Trenchard.

As intrigas que envolvem o segredo das duas famílias conseguiu ter um efeito em cascata, que atingiu as duas famílias completamente, incluindo os empregados, cada um de forma diferente e envolvendo interesses diferentes. Uma coisa que é interessante de se ver é a ascensão da família Trenchard na sociedade, que veio com a necessidade do mundo de coisas novas, como no caso, a inovação de técnicas construtivas e a necessidade de pessoas bem informadas no assunto, algo que pode encontrar paralelos no dia de hoje.

A edição de Belgravia é bem bonita na capa com esses detalhes dourados, que por conta desse casarão já me deixou querendo ver uma possível adaptação em minissérie nos mesmos moldes de Downton Abbey e War and Peace, e internamente no geral a edição é simples e sem erros de revisão.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2016/08/livros-belgravia-julian-fellowes.html

Vanessa.Marques 26/08/2016

Do mesmo escritor da série Downton abbey.

Brina.nm 26/08/2016

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Descrever sobre a incrível história de Belgravia é uma árdua tarefa pra mim, tanto porque gostei muito do livro e também porque a história é tão completa e cheia de intrigas e segredos, que qualquer parte que eu revele pode acabar sendo um spoiler e eu estaria estragando a experiência de algum leitor com o livro.

Mas basicamente a história vai girar em torno de duas famílias: Trenchard e Bellasis. James e Anne Trenchard são os pais da jovem Sophia, uma garota a frente de seu tempo, que não precisa que lhe deem nada, ela conquista, ela não precisa de aprovações ou conselhos sobre o que sente, mas não vamos falar sobre ela agora, vamos focar em seus pais. James é um fornecedor, ele consegue suprimentos para a cidade, e com a guerra cada vez mais perto seu comércio está ficando cada vez mais forte, porém ele não se contenta com isso, ele é um alpinista social, alguém que deseja estar lá em cima e ter uma vida boa e afortunada, alguém que luta para ser o que não é e com esse comportamento acaba irritando sua esposa Anne, uma mulher simples que não gosta de escândalos para si, e vê esse alpinismo do marido como uma ganância e até mesmo como um pouco de humilhação, pois as pessoas sempre comentam.

Sophia está cada vez mais perto de Edmund Bellasis, o próximo Duque de Wellington, e sua mãe está cada vez mais preocupada com a possível desilusão da filha, já que alguém tão importante não poderá se casar com a simples filha de um comerciante, mesmo que este esteja cada vez mais rico. Mas é durante o baile da duquesa de Wellington que a vida de ambas as famílias mudam. Napoleão está armando um cerco a cidade, e o duque e todos os soldados precisam ir ao combate, e entre eles está Edmund. Mas o que ninguém imaginava é que aquela batalha mudaria a vida das famílias para sempre. Os Bellasis perderiam seu único herdeiro na defesa da cidade, e os Trenchard perderiam algo mais valioso ainda. 30 anos depois aquela noite ainda é lembrada por muitos como uma lenda, mas alguns segredos estão perto de submergirem, e o que aconteceria com as famílias de Belgravia se este viesse à tona? Quão importante os acontecimentos de uma noite podem ser para deixar segredos tão fortes assim?

Belgravia é um livro de época completamente diferente, como nunca lido por mim. Diferente dos tradicionais romances onde a trama gira em torno de uma mocinha a frente de seu tempo e um rapaz inacessível, aqui a historia gira em torno dos segredos Do passado que devia estar enterrado, mas permanece mais vivo do que tudo para algumas pessoas, podendo levar alguns a glória e outros a ruína facilmente.

Narrado em terceira pessoa sob ponto de vista de vários personagens, vemos como era a Bulgária no ano de 1840 quando os comerciantes não eram mais vistos como a ralé e estavam conquistando algum prestígio na sociedade, mas que ainda sempre seriam desprezados por pessoas mais tradicionais e que sempre levariam em conta o seu status antes de tomar qualquer atitude.

Os personagens aqui são sem duvida marcantes, e as que mais chamam a atenção são aqueles mais velhos que praticamente regem o livro e carregam consigo segredos muito importantes, Anne com certeza foi a personagem que mais se destacou pra mim, com seus 60 anos ela não deixou de ser inteligente, sagaz e independente, não precisando que seu marido tomassem atitudes por ela, fazendo o que a sua consciência achava certo, mesmo que aos olhos de James não seja. A condessa de Brockenhurst também foi muito bem trabalhada, no começo podemos ate não gostar dela, a achando arrogante e metida com seu titulo, mas vamos a conhecendo melhor e entendendo os seus sentimentos, e conforme ela vai se relacionando com os outros personagens importantes do livro vamos vemos uma evolução absurda nela, mesmo com mais de 60 anos ela ainda aprende a ser uma pessoa melhor e dar valor as coisas certas, mesmo que estas estejam a frente de seu tempo

Mas não pense que não há um romance proibido aqui, ele acontece, porem não é o foco do livro, mas ainda assim vai fazer o leitor suspirar pelo casal e gostar muito da mocinha, que não se deixa amedrontar pela sua mãe mandona e seu casamento arranjado. Maria é forte, esperta e destemida, adoraria se aventurar por outros países e não toma atitudes erradas quando é pressionada. E Sr Poppe é um homem honesto e trabalhador, e com certeza você associara a qualidades dele a outros personagens, e ver que um filho sempre puxa a seus pais.

A trama do livro é muito bem construída, amarrada e envolvente. São capítulos curtos que conseguem prender o leitor na medida certa, deixando sempre uma ponta de curiosidade com o que acontecera nas próximas paginas, e surpreendendo a cada novo acontecimento. São muitos personagens, não há como negar. Mas cada um tem a sua história muito bem trabalhada e desenvolvida, de modo que ate os criados tem um desfecho, deixando tudo completamente amarrado e explicado, e dando os finais merecido a cada um, seja ele ‘justo’ ou não.

A diagramação do livro é linda, e a editora me surpreendeu muito. As orelhas do livro são maiores (quase o tamanho da capa) e internamente possui uma colocação dourada, dando todo um luxo clássico a obra. As divisórias de cada capítulo são bem clássicas também, e deixam você preparado para o que acontecerá nas próximas páginas. A ilustração da capa remete muito a história, e todo o tom azul, branco e dourado ficou perfeito. As páginas são amareladas, a fonte tem um bom tamanho e não achei nenhum erro de revisão.

Enfim, Belgravia é um livro de época completo e arrasador, ele entrega tudo o que promete e com certeza vai surpreender o leitor mostrando como alguns segredos podem abalar a vida de tantas pessoas, fazendo as agir precipitadamente por amor, ódio, vergonha ou ganância. Você verá que mesmo naquela época muitas pessoas e suas ações não eram diferentes das que acontecem hoje, e que um simples baile pode mudar a vida de todos para sempre. Se você gosta de um livro com romance, intrigas, segredos e uma boa dose de personagens fortes e marcantes, com certeza esse será o livro pra você.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/08/belgravia-julian-fellowes.html

Dai 26/08/2016

Uma história incrível, com uma abordagem histórica espetacular!
Recentemente lançada pela editora Intrínseca, Belgravia é mais uma super criação de Julian Fellowes, o mesmo autor da consagrada série Downton Abbey. A primeira fase desta história nos leva a junho de 1815, em Bruxelas, véspera da Batalha de Waterloo. Mesmo com toda a apreensão devido a guerra, a duquesa de Richmond não abre mão de realizar o lendário baile homenagem ao duque Wellington. A lista de convidados para essa grande celebração era seleta, somente as grandes personalidades da sociedade britânica se reuniam para a festividade. Por isso, a presença da família Trenchard foi uma grande surpresa para os presentes. James Trenchard é o principal fornecedor de suprimentos do duque de Wellington, e apesar de ser bem sucedido nos negócios e respeitado por seu trabalho, ele não possui a posição social necessária para participar deste tipo de evento. Porém, James é um homem ambicioso e perspicaz, ele se empenhou muito para vencer na vida e conquistar os bens que possui, e seu maior sonho é fazer parte da alta sociedade. Sua bela filha Sophia, também sonha em pertencer à nobreza, a jovem despertou o interesse de lorde Bellasis, sobrinho da duquesa de Richmond. Apaixonados, eles têm encontros às escondidas com a aprovação de James, que vê neste relacionamento a chance de alcançar sua ascensão social. Contudo, ao contrário do marido e da filha, Anne Trenchard tem o pé no chão, e mesmo se orgulhando de tudo o que o marido conquistou por seu próprio esforço, ela sabe que eles nunca serão bem visto pelas famílias de sangue azul, mesmo que possuam mais recursos financeiros do que muitos aristocratas.

O baile foi decisivo em vários aspectos, e no auge do evento, um infortúnio faz com que a festividade seja interrompida abruptamente. O exercito de Napoleão invade a cidade e vários homens saem às pressas rumo ao campo de batalha. Esta fatídica noite que se iniciou com comemorações, se finda com angústias e mortes, e esses acontecimentos marcaram não somente a história mundial, mas também a vida das famílias Bellasis e Trenchard.

Vinte e seis anos depois, mais precisamente em 1841, somos introduzidos na segunda fase da história, na recém construída Belgravia. James Trenchard investiu em um novo ramo, a arquitetura, e com muita astucia e trabalho, levou sua família a prosperar. Seu filho mais novo, que na época dos acontecimentos tinha apenas dezesseis anos, trabalha ao seu lado, mas para infelicidade de James, ele não apresenta tanto engajamento em seus negócios. Oliver cresceu um homem mimado, com tudo entregue de mão beijada; ele mora na casas dos pais com sua esposa Susan, uma mulher manipuladora e ambiciosa, que não mede esforços e nem consequências para atingir seus objetivos. Anne por sua vez, continua uma mulher centrada e reservada, que a pedido do marido, sempre comparece aos tediosos chás promovidos pelas damas bem nascidas. E é durante um desses eventos que ela encontra a mãe de Edmundo Bellasis, a condessa de Brockenhurst, que aproveita a oportunidade para saber um pouco mais sobre os acontecimentos do fatídico baile que ocorrera mais de duas décadas atrás. Para os Brockenhursts, essa noite causou estragos irreparáveis, eles perderam o seu bem mais precioso, e desde então, vivem com um enorme pesar.

Após esse encontro, muitos segredos que foram mantidos a sete chaves pelos Trenchards são trazidos à tona, e essas duas famílias vêem seus caminhos cruzados de uma forma irrevogável. Essa aproximação acaba chamando a atenção de muitos curiosos e oportunistas, principalmente pelo recente interesse das duas famílias pelo jovem Charles Pope, um empreendedor cheio de ideais e sonhos, que vem de uma origem humilde, mas que com muita perseverança e força vem conquistando seu lugar entre os comerciantes bem sucedidos. Pope é o elo que une as duas famílias, é a chave que abre um passado escandaloso e secreto; é também a cura para tantas dores passadas e a oportunidade de um futuro esperançoso.

O enredo alterna entre a história das duas famílias, além de outros personagens que são apresentados ao longo da narrativa. Quanto mais a trama se desenvolve, mais revelações sobre os acontecimentos que marcaram o ano de 1815 são expostos. Fellowes nos presenteia com uma obra deslumbrante, recheada de segredos, intrigas, escândalos, ganância, drama e amores proibidos. Ele criou uma história instigante, introduziu marcos históricos que se entrelaçaram com perfeição à trama, descreveu cenários luxuosos, construiu personagens com características fortes e realistas, que são imperfeitos e cheios de defeitos, mas que a sua maneira, também possuem qualidades. Julian tem uma sensibilidade notável, ele conseguiu me conquistar mesmo quando a personalidade de alguns personagens não conseguiu, ou quando a hipocrisia da época me irritava. Dentre tantos personagens que passaram por esta trama, os meus favoritos foram Anne Trenchard, Charles Pope e seu par romântico, lady Maria Grey. O livro é majestoso até mesmo em seu exemplar físico, onde a editora Intrínseca não economizou em detalhes e criou uma verdadeira obra prima que merece ser ostentada em minha estante. Belgravia é uma obra única, que esbanja elegância e que cativa o leitor a cada virada de página.

Confira a resenha completa no blog: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2016/08/resenha-belgravia-julian-fellowes.html

site: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2016/08/resenha-belgravia-julian-fellowes.html

@retratodaleitora 25/08/2016

Maravilhoso!
1815.
Pouco antes da Batalha de Waterloo a duquesa de Richmond oferece um baile lendário, que termina com a notícia de que o país estava sendo invadido por Napoleão naquele momento. A notícia não os pega totalmente de surpresa, já que a iminência da guera era evidente; mas isso não bastou para que as damas sofressem menos ao se despedirem de seus filhos, maridos e noivos. Aquela noite mudaria suas vidas para sempre.

James Trechard é um rico comerciante que está sempre tentando subir nos degraus da alta sociedade, porém sem muito sucesso. Sua filha, Sophia, conquistou a admiração do jovem Edmund Bellasis, único filho da duquesa de Richmond. Os dois vivem um romance em segredo, e foi ele quem conseguiu os convites do baile para os Trechard, que nunca seriam convidados de outra forma. Mas a relação secreta de Sophia e Edmund termina quando ele é morto em combate, deixando-a devastada e com um segredo que abalaria ambas as famílias.

"Esta é uma história sobre pessoas que viveram há dois séculos e, ainda assim, muito do que eles desejaram, muito do que se ressentiram e as paixões arrebatadoras em seus corações eram bastante parecidas com os dramas que vivemos agora, em nosso tempo..."

1840.
Vinte e cinco anos depois do famoso baile, as coisas mudaram muito para os Trechard. Agora James é sócio de um negócio muito lucrativo na área de construções e conseguiu conquistar muitas das coisas que almejava, apesar de ainda não fazer parte de tudo o que gostaria. Sua mulher, Anne, não compartilha das mesmas ambições do marido, mas não se opõe à maneira como vivem. Quando ela reencontra a duquesa Caroline Richmond, que se tornou uma mulher muito triste e amarga depois da morte do filho, o peso do segredo que guardou por 25 anos volta a incomodá-la, agora com mais intensidade.

Quando então uma revelação vem à tona, um novo personagem surge, e com ele muito mais intrigas, segredos e reencontros; além de traições e novas paixões. Depois de tantos anos alguns laços precisam ser refeitos e algumas histórias recontadas, mas nem todos estão satisfeitos com isso, e algumas conspirações são criadas para acabar com tudo, antes que seja tarde demais.

Belgravia é um romance de época escrito por Julian Fellowes, criador da premiada serie de TV Downton Abbey, e publicado no Brasil pela editora Intrínseca recentemente. Neste livro o autor desenvolve múltiplas tramas que vão se juntando durante a narrativa, feita em terceira pessoa, deixando o leitor totalmente preso na leitura do começo ao fim.

Ainda que possua uma base histórica e descrições de época e costumes, a narrativa é muito fluida e a escrita do autor excelente. Ainda que seja um livro de leitura fácil e rápida, isso não diminui de maneira alguma a qualidade da obra e, posso dizer a vocês, foi um dos melhores livros que li este ano.

O autor não se detém em nada que não seja necessário, e todas as descrições contribuem para uma leitura rica e interessante, que de tão incessante me fez imaginar estar assistindo a uma serie de TV, e o fato do autor ser um ótimo roteirista só me deixa mais animada para que Belgravia seja adaptado para as telas. As roupas, os modos, as aparências, a ambientação... tudo fez com que eu me sentisse parte do livro, na era vitoriana.

O final foi satisfatório, só gostaria que ele tivesse começado com a resolução de alguns problemas um pouco antes, para que não ficasse muito corrido. Ainda assim foi um final digno e eu adorei o fim que ele reservou para os personagens.

A edição está belíssima e não encontrei erros de revisão. Essa capa é simplesmente maravilhosa e retrata bem o clima da narrativa.

Definitivamente é um livro que indico a todos! Entrou para os favoritos e, pasmem, já estou com vontade de reler :D

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/08/belgravia-de-julian-fellowes.html

Ani 22/08/2016

Quando recebi o convite da editora Intrínseca para conhecer o universo de Belgravia eu fiquei extremamente empolgada. Afinal é um gênero que eu passei a adorar e corta qualquer ressaca que eu tenha passado.
Para quem não sabe, Jullian Fellowes, autor da obra, é o criador da queridinha Downton Abbey, uma série que infelizmente eu ainda não consegui assistir (#acabaTCC). Belgravia foi lançado primeiramente em forma de e-book em capítulos semanais, pelas minhas pesquisas, a ideia do autor era trazer de volta a forma como as histórias eram lançadas, por meio de folhetim (coisa que hoje é bem mais comum por causa do wattpad).

"Essa é uma história sobre pessoas que viveram há dois séculos e, ainda assim, muito do que elas desejaram, muito do que se ressentiam e as paixões arrebatadoras em seus corações eram bastante parecidas com os dramas que vivemos agora, em nosso tempo..."

O enredo se passa em 1800 e foca em duas famílias da Inglaterra. A primeira de Sophia Trenchard, filha de um comerciante bem sucedido que por suas provisões para os soldados em guerra, se torna popular com a alta sociedade da época e a segunda, pertence ao Lorde Edmund Bellasis, que assim como qualquer outra família tradicional da época, tinha certo preconceito com quem não fizesse parte do mesmo círculo que eles. O enredo se alterna entre as histórias das duas famílias e as ligações que as prende.

Foi meu primeiro contato com algo relacionado com o autor e eu preciso dizer que fiquei de boca aberta. Como vocês puderam perceber, eu dei uma sumida por aqui, por causa da faculdade, logo, parei algumas leituras, mas essa sempre me chamava para a conclusão.
Como eu citei, ele foi divulgado em forma de capítulos anteriormente, e talvez por isso, a leitura tenha tirado tanto o fôlego uma vez que em todos havia um fato ou uma revelação que me prendia e me deixava ansiosa. Julian é bem detalhista, e isso poderia ser um perigo, mas não. Ele soube dosar bem o que queria detalhar e é praticamente impossível não se sentir em Belgravia durante a leitura.

Cada personagem conta com sua carga emocional que foi bem condizente e especial. Destaque para Anne Trenchard, mãe de Sophia, uma mulher determinada e centrada o que é bem difícil se conhecer em obras do estilo, foi uma grata surpresa.
Sobre a parte gráfica, está lindo! A capa, a diagramação, a divisão dos capítulos (são bem longos, mas divididos em cenas, o que dá um respiro maior), espaçamento e as folhas amareladas formam um belíssimo trabalho da Intrínseca.
Em suma, foi uma leitura que me fez perder algumas horas de sono, mas valeu a pena e agora é hora de colocar Downton Abbey em dia.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2016/08/belgravia-julian-fellowes.html

Bruna 21/08/2016

Resenha: Belgravia
Nas férias fui surpreendida com um e-mail da Editora Intrínseca, se tratava de uma proposta de parceria pontual para resenhar "Belgravia", o mais novo romance de Julian Fellowes. No início não consegui acreditar que aquilo estava acontecendo realmente comigo, parecia algo muito bom para ser realidade. Depois de quase dois anos de blog finalmente consegui fazer parceria com uma das minhas editoras favoritas, isso me deu uma grande sensação de orgulho e de que eu estava fazendo a coisa certa, investindo aqui no meu blog. Foi uma ótima experiência para mim. Sinto que tive um grande crescimento como blogueira, sem contar a responsabilidade de fazer um bom trabalho.

"Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos

Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square."

1815, Bruxelas.

A família Trenchard vem prosperando com o comércio, mas mesmo assim a matriarca Anne Trenchard não se sente completamente confortável com o novo ciclo social que está começando a frequentar e sente que sua família nunca vai ser inteiramente aceita. Eles não nasceram nobres, apenas se enriqueceram graças a ambição de seu marido James Trenchard, que é um empreendedor nato.

Quando receberam a notícia de que haviam sido convidados pela duquesa de Richmond para o lendário baile em homenagem ao duque Wellington, Anne é a primeira a se manifestar dizendo que não se sente confortável para ir em tal evento, mas para James esse é um motivo para que ele se sinta honrado. Outra pessoa que também está esperando ansiosamente pelo baile é Sophie Trenchard, uma jovem de 18 anos, filha mais velha do Sr. e da Sra. Trenchard. Ela está apaixonada por Edmund Bellasis (sobrinho da duquesa de Richmond) e o baile parece a oportunidade perfeita para eles ficarem juntos.

"— Seu pai percorreu com sucesso um longo caminho, mais longo do que a maioria das pessoas poderia imaginar, por isso ele não vê as barreiras naturais que o impediriam de ir além. Contente-se com quem somos. Seu pai tem se saído muito bem no mundo. Você deveria se orgulhar."

A única coisa que ninguém poderia imaginar, era que a grandiosa festa seria interrompida pela invasão de Napoleão. Muitos homens foram à luta, e mesmo tendo saído vitoriosos na Batalha de Waterloo, muitas vidas foram perdidas nesse conflito o que afetará a vida de alguns envolvidos.

"Mais tarde, Anne se perguntaria como podia ter tanta certeza de que esse era o fim da história de Sophie. Mas, então, como disse a si mesma, quem saberia melhor do que ela que olhar para trás oferece um prisma que muda tudo? Ela se levantou. Era hora de descer e confortar a filha, que tinha acordado de uma bela fantasia em um mundo cruel."

1841, Londres.

Vinte e seis anos se passaram após o baile da duquesa de Richmond e da Batalha de Waterloo. Muita coisa mudou durante esse tempo. Anne e James Trenchard precisam lidar com a dor diária causada pela morte de Sophie, embora tenham uma situação financeira e social mais estruturada e morem em companhia de seu filho Oliver e de sua complicada esposa Susan.

Embora, a vida tenha mudado bastante para a família Trenchard, eles são obrigados a relembrar o passado quando Anne conhece, durante um chá, a condessa de Brockenhurst (também conhecida como Caroline Brockenhurst), a mãe de Edmund Bellasis. Caroline aproveitou o encontro com Anne Trenchard para fazer perguntas sobre o baile, por ter sido a última aparição social de seu filho antes da guerra.

"— Você deve ter muito orgulho de lorde Bellasis. Ele era um rapaz excelente, e gostávamos muito dele. Às vezes, nós oferecíamos um pequeno baile, com seis ou sete casais, e eu tocava piano. Parece estranho dizer isso agora, mas os dias que antecederam a batalha foram felizes. Pelo menos para mim."

Para Caroline e seu marido Peregrine, a perda do lorde de Bellasis não é algo que os afeta somente emocionalmente, mas também é algo que determina para onde irá à herança da família. Edmund morreu sem deixar herdeiros, de forma que todo o dinheiro e propriedades da família irão para o irmão mais novo do conde, o tio do lorde de Bellasis: Stephen Bellasis, sua esposa Grace e seu filho John. Comparado ao seu irmão mais velho, Stephen leva uma vida mais simples e almeja conseguir todos os bens da família com a morte de Peregrine.

Em meio a laços familiares que conspiram para conseguir a herança, Caroline acaba se torando muito próxima de James e Anne Trenchard, o que causa muita desconfiança entre as pessoas. E como se isso não fosse o suficiente, ainda há a presença do jovem Charles Pope, um empresário que vai causar bastante curiosidade entre as pessoas.

"— Estou procurando o Sr. Charles Pope — disse ela, sabendo muito bem que estava olhando para o próprio.
— Eu sou Charles Pope. — Ele sorriu, seguindo na direção dela. — Por favor, entre. — Ele fez uma pausa e franziu a testa. — Está tudo bem, Lady Brockenhurst? Parece que a senhora viu um fantasma."

Como sou uma grande fã de romances de época, não demorou muito para que eu ficasse interessada na história de "Belgravia". A sinopse me pareceu bastante interessante, e eu gostei muito de Julian Fellowes ter misturado alguns fatos de ficção com alguns acontecimentos históricos, como a Batalha de Waterloo. Como História sempre foi uma das minhas matérias preferidas do Ensino Médio, gostei de ver alguns acontecimentos reais presentes na história.

Outra coisa que me agradou bastante foi a capacidade de Fellowes construir relações bastante solidas entre os personagens, o que ajudou na construção da trama incrível. Não sei se outra pessoa seria capaz de fazer um trabalho tão cuidadoso, complexo e bem estruturado, como Julian fez. A narrativa é muito rica em detalhes! Pessoalmente acho que essa técnica acaba enriquecendo o texto e aumentando a capacidade de imaginação do leitor, mas algumas pessoas têm preguiça disso.

Se você gosta de romances de época, de uma trama extremamente bem estruturada, o livro "Belgravia" é um livro que você deve ter em sua estante. Acabei gostando do livro muito mais do que eu podia imaginar, e agora pretendo ler outras obras de Julian Fellowes.

site: https://escritorawhovian.blogspot.com.br/2016/08/resenha-belgravia.html