Belgravia

Belgravia Julian Fellowes

Resenhas - Belgravia

Beth 17/08/2016

Belgravia, uma decepção
Pensei que fosse um romance histórico, mas não é. A trama me lembrou das antigas fotonovelas, muito primária. Mas, se não me agradou, poderá ser apreciado pelos demais leitores.

Sueli 11/08/2016

O Passado É Um País Estrangeiro. Prepare o Seu Passaporte E Boa Leitura!
Cada leitor tem, de acordo com suas necessidades emocionais, expectativas diversas.
Eu, independentemente do gênero literário, faço absoluta questão da surpresa e do ineditismo, e BELGRAVIA, de Julian Fellowes, correspondeu a todas as minhas expectativas... Apesar de alguns clichês, mas isto está na conta, não é mesmo?
Apesar da “barriga”, em torno de 50% das páginas lidas, o romance teve a dose exata de emoções, dramas familiares, reconstituição de época – imagino que pela familiaridade de Fellowes com a realeza, já que o mesmo recebeu o título de Barão Fellowes de West Stafford, em 2011, tornando-se par vitalício do Pariato do Reino Unido e passando a integrar a Câmara dos Lordes. Portanto, leitores, ele escreve sobre um assunto que entende profundamente.
Em BELGRAVIA, todos que amaram Downton Abbey, irão encontrar personagens similares aos da série que apaixonou milhões de telespectadores ao redor do mundo.
Leitura imperdível!
Carla Sol 11/08/2016minha estante
Estou ansiosa para essa leitura! Expectativa nas alturas...rs... sou apaixonada por Downton Abbey!!

Joyce Oliveira 11/08/2016minha estante
tem algum outro autor que escreve parecido? n conheço Downton Abbey :/

Luh 11/08/2016minha estante
Que maravilha Sueli, estou querendo muito ler este livro, está na minha lista de desejados.
Obrigada por compartilhar conosco.
Bjs.

Carla Sol 11/08/2016minha estante
Joyce, assista Downton Abbey, é uma série maravilhosa escrita pelo mesmo autor de Belgravia! Tem no Netflix...vc não vai se arrepender! É viciante!

Carla Sol 11/08/2016minha estante
Joyce, assista Downton Abbey, é uma série de época maravilhosa escrita pelo mesmo autor de Belgravia! Tem no Netflix...vc não vai se arrepender! É viciante!

Joyce Oliveira 11/08/2016minha estante
ok :)

Rachel Ribeiro 11/08/2016minha estante
Já marquei para ler, amei Downtown Abbey

Sueli 11/08/2016minha estante
Sarah, eu espero que você goste tanto quanto eu. Caso se sinta entediada em algum momento, lembre-se das recompensas. ;)

Sueli 11/08/2016minha estante
Joyce, no momento, eu não lembro de nenhum autor/autora que escreva com Fellowes. Talvez, por eu estar muito acostumada com romances históricos escritos por mulheres. E, se puder, assista Downton Abbey porque éum seriado fantástico. Obrigada por comentar, querida.

Sueli 11/08/2016minha estante
Rachel, eu estou torcendo para saber a sua opinião sobre o livro. Eu acho que Caroline é muito parecida com a personagem da Maggie Smith. ;)

Sueli 11/08/2016minha estante
Luh, eu adoro compartilhar comentários sobre livros que adoro. Eu vou ficar torcendo para você gostar! Bjs

AnaFigueira 19/08/2016minha estante
Eu amo downton abbey e fiquei sabendo desse livro hj, vou já comprar o digital, mas me fala quais personagens de downton abbey vc achou parecido nesse livro ? E fala o nome dos personagens do livro tb.. POR FAVOR!

Sueli 20/08/2016minha estante
Olá, AnaFigueira.
Bem, eu vou tentar atender ao seu pedido, pois como já estou em uma outra "época", conhecendo novas "pessoas", as histórias mais antigas se perdem em meio a tantas lembranças que se misturam...
Mas... Vamos lá!
Em minha opinião, achei Caroline muito parecida com a minha queridíssima Lady Violet, interpretada pela maravilhosa Maggie Smith. Edmund, é claro que associei a Matthew. Anne Trenchard tem um perfume de Lady Isobel, mãe de Matthew e contraponto perfeito para Violet...
Você irá perceber que o Thomas, antes de sua redenção, na última temporada também está presente em alguns serviçais das duas famílias principais de Belgravia.
Contudo, eu não gostaria de estragar o prazer da sua leitura, além de lhe roubar a satisfação que você mesma faça as suas próprias combinações, ok?
Por favor, compre o livro, leia e volte para eu saber se você concordou comigo.
Bjks e bom fim de semana!

AnaFigueira 20/08/2016minha estante
Comprei o livro digital, comecei a ler ontem à noite. E nossa estou gostando muito. Não entendo como não pegou nota melhor esse livro aqui. Eu amo downton abbey e a série mesmo já tem um estilo meio parado. E esse livro com certeza é real demais! Quando começa a segunda parte do livro é tão triste, mas o q gostei e q não expõe tudo se uma só vez, as coisas simplesmente vão acontecendo, muito bom! Ultimamente ando meio sem tempo de ler, mas assim q terminar venho aqui para falar o q achei. Bjsssss

Sueli 20/08/2016minha estante
Beijossssss, te aguardo ;)

Flaveth 05/09/2016minha estante
Ja coloquei na lista! Amei

Sueli 05/09/2016minha estante
Isso mesmo, Flaveth. Recomendo com entusiasmo esse romance espetacular.
Ficção histórica, mas com muito conteúdo.
Bjks

Flaveth 05/09/2016minha estante
Bjo

Jennifer.Borelli 28/07/2017minha estante
Oi Sueli, concordo contigo a respeito da Caroline! Ela é muito parecida com a Violet (Maggie Smith).

Nilceia.Fernandes 26/01/2019minha estante
Acabei de ler!! É o tipo de escrita que me faz querer uma série, saga, trilogia..

Tamara 08/08/2016

Confesso que ao ver a sinopse de Belgravia eu fiquei muito empolgada, porque gosto de romances de época que nos levam a acompanhar os segredos e costumes de uma sociedade diferente da que vivemos atualmente, e além disso achei muito interessante o formato original, estilo folhetins, que o autor utilizou para publicá-lo.
Ao iniciar a leitura, fui presa pelas tramas construídas e pelos novos segredos que surgiam mas ao mesmo tempo fiquei incomodada por se tratar apenas das nuances e segredos de uma sociedade, sem um fio condutor mais empolgante.
Mesmo assim Julian Fellowes foi muito feliz na escrita de Belgravia, pois a cada fim de capítulo desejamos que venha logo o próximo e desejamos também saber mais sobre aquelas pessoas aparentemente tão compostas mas que ao mesmo tempo tinham tantas coisas a esconder e tantas decepções escondidas por máscaras de vidas perfeitas.
O ponto que mais me prendeu foi o retrato fiel da sociedade, aliado a fatos históricos que foram verdadeiros, como a batalha de Waterloo e a prosperidade dos comerciantes nos anos de 1840, além de que o modo como as pessoas se comportavam e seus hábitos diários também foram retratados de uma maneira bastante Realista.
Por outro lado e provavelmente por uma opinião bastante pessoal, fiquei o tempo todo esperando por algo mais grandioso, pois entendo que os segredos do livro eram chocantes para a época, mas a maioria são coisas bastante normais na sociedade em que vivemos. Porém, penso que esse estilo se deva ao fato de Julian ser um roteirista de séries e foi possível sentir isso no desenrolar dessa história, pois todo o tempo eu me sentia como se estivesse assistindo o episódio de algo, o que de nenhuma forma foi ruim.
Em relação aos personagens creio que os que mais me conquistaram foram Sophia e Edmund, e dois personagens que apareceram depois, Charles Pope e Maria Grey. O tom de amor impossível e sonhador relacionado a esses protagonistas me cativou muito. Outras personagens fortes que mereceram destaque são Anne e Caroline, ambas eram mulheres fortes e determinadas dispostas a conseguir manter seus segredos e proteger aqueles que amavam. Até mesmo os vilões ganharam uma personalidade muito realística para mim, por isso, ainda que eles tenham feito muitas coisas erradas não consegui ter uma aversão forte por ninguém.
Minha leitura foi em ebook e a editora intrínseca está de parabéns na revisão. A narração foi feita em terceira pessoa e a divisão ficou com os onze capítulos originais, todos com um tamanho grande mas que não atrapalharam na leitura.
Ao término do livro fiquei ansiando muito para que ele seja transformado em série, mesmo que eu não seja a maior fã delas, mas fiquei com muita vontade de ver atores dando vida a esses personagens tão cativantes.
Ainda cabe o destaque de que enquanto conversava com uma leitora, a respeito do livro, ela disse achar o estilo de Belgravia muito semelhante as obras de Jane Austen, e tenho de concordar completamente, pois Belgravia traz as mesmas intrigas e atos da sociedade que podemos encontrar nos clássicos da aclamada Austen.
Recomendo esse livro para todos que gostam de histórias carregadas de segredos familiares, e para todos aqueles que gostam de livros que tratam de uma época distante dessa em que vivemos.

site: Resenha publicada originalmente em: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-belgravia.html
Dessa 08/08/2016minha estante
Adorei a resenha Tamara!!!

Tamara 08/08/2016minha estante
:) :) fico feliz demais em saber disso; :)

Diego 02/08/2017minha estante
Tamara,adorei!Louco pra comprar Belgravia e também,adorei assistir a série Downton Abbey e se aí,tem personagens com características semelhantes aos de Downton,já quero!Rs kk.

Lina DC 04/08/2016

A história inicialmente se passa em junho de 1815, em Bruxelas, onde a família Trenchard recebe o convite da duquesa de Richmond para o lendário baile em homenagem ao duque Wellington. Receber esse convite é uma honra, ainda mais para James Trenchard, um comerciante que fornece mantimentos para os soldados. Apesar de ter uma posição importante, socialmente ele não tem o status necessário para participar desse tipo de evento. Mas James é um homem ambicioso que sonha com a ascensão social e se for necessário usar sua própria filha Sophia, de 18 anos, ele irá fazê-lo. Sophia está apaixonada pelo lorde Bellasis, o sobrinho da duquesa. Os dois tem trocado momentos a sós com a aprovação do pai da jovem e a própria jovem ambiciona um lugar na sociedade. Anne Trenchard, mãe de Sophia e esposa de James é uma mulher mais realista. Apesar da boa educação que recebeu, sabe que não é possível subir socialmente pois a família é de comerciantes e ao mesmo tempo que tem orgulho do trabalho duro do marido e de sua ambição, tem receio que sua constante necessidade de possuir mais o coloque em uma situação embaraçosa.
Durante o grande baile desenrolam-se alguns acontecimentos que ficarão marcados na história da humanidade, mas também na história das duas famílias.
Após o baile há uma passagem de tempo e o leitor é transportado para Belgravia, no ano de 1841. A família Trenchard prosperou; James soube usar seus lucros e investir em uma nova empreitada: a arquitetura. Seu filho Oliver, que na época dos acontecimentos tinha apenas dezesseis anos de idade, agora é um homem feito, mimado e casado com Susan, uma mulher ambiciosa que quer a todo custo entrar na alta sociedade londrina. Anne continua reservada e recebe convites para chás da tarde na casa de nobres a pedido de James. Em um desses chás ela encontra a condesa de Brockenhurst, a mãe de Edmund Bellasis. A condesa tem muitas perguntas sobre o infame baile, principalmente por ter sido a última aparição social do filho antes da guerra.
Os Brockenhurst sofreram uma perda terrível. Edmundo era seu único herdeiro e agora os abutres sobrevoam o casal, principalmente o irmão do conde, Stephen Bellasis, sua esposa Grace e seu filho John. Stephen ressente-se em ser o irmão mais novo e não ter herdado nada. Como clérigo, deveria viver uma vida simples, mas é extremamente ambicioso. Essa ambição foi passada para o seu filho John, que não se preocupa em conquistar nada. Tudo o que John deseja é herdar as terras, o título e o dinheiro do tio e não faz questão de esconder esse fato.
A trama se desenrola alternando as histórias dessas duas famílias e a revelação de um grande segredo que as une. Conforme os acontecimentos de 1815 vão sendo apresentados sob uma nova perspectiva, o futuro dos Trenchards e dos Bellasis ganham novas nuances, a índole de alguns personagens são reveladas e essas duas famílias começam a curar suas dores.
A obra é delicada e escrita com grande sensibilidade. O autor soube colocar a história das duas famílias em um momento histórico, de forma que os dois assuntos se fundem e tornam-se um só. A construção dos personagens foi muito bem feita. São personagens implacáveis, imperfeitos, ambiciosos e totalmente humanizados.
A construção do cenário é belíssima. Os detalhes na narrativa, a riqueza das descrições e toda a elegância da época saltam das páginas.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/