Último Turno

Último Turno Stephen King
Stephen King

Resenhas - Último Turno

João 22/10/2016

E eis que chega ao final a trilogia iniciada com Mr. Mercedes.
Confesso que estava ansioso e com altas expectativas com esse livro e não me decepcionei.
Encontrei nesse último livro a mesma escrita que me prendeu desde o primeiro livro que li do Stephen King.
Dizer que terminou como eu queria seria mentira.Preferia outro final mas o King é quem conta a história e está nas mãos dele decidir como tudo acaba.
Último Turno foi uma mistura de suspense com sobrenatural que me agradou muito.Depois da decepção que tive com Revival foi com grande prazer que mergulhei no sobrenatural desse livro.

Como sempre quando leio um livro do Stephen King fica aquele vazio,e sabendo que tudo se encerra aqui foi difícil se despedir dos personagens que me encantaram ao longo dos três livros.Bill,Holly,Jerome,Brad vão deixar saudades.Brad com certeza merece destaque na galeria de vilões criados por Stephen King.

Enfim,na minha opinião,King encerrou sua trilogia de forma satisfatória,pelo menos pra mim.
O mestre também mostra o quão frágeis e vulneráveis somos.Basta um simples empurrão e podemos acabar com nossa vida por pensar que não há solução.O King trabalhou muito bem a questão do suicídio nesse livro.

"Por que as coisas podem melhorar,e se você der uma chance sempre melhoram."

Excelente leitura!!
Rafa Ferrante 22/10/2016minha estante
Ótima resenha

Marselle Urman 07/02/2017minha estante
Curioso, na minha opinião Revival foi uma das melhores coisas que ele escreveu nos últimos tempos!

Ricardo Tavares 12/09/2017minha estante
O último turno é um bom livro policial, no entanto, o vilão, Brady, está sempre a frente dos mocinhos e o lance sobrenatural fica parecendo mais uma coisa de ficção-científica (transferência de mentes) do que sobrenatural. No filme "Corra", o roteirista conseguiu ser mais verossímil que Stephen King. No mais, é uma boa história que demanda paciência para aturar como Brady consegue sinal de internet nos lugares mais inóspitos, controlando dispositivos rudimentares à distância, a meu ver, no contexto geral essa é a maio falha da história, já que vemos falha de sinal de celulares o tempo todo, mas, para King, a tecnologia nunca falha, certamente isso é uma coisa sobrenatural. Nota quatro e a ressalva de que Achados e perdidos é o melhor dos três livros, com uma trama bem construída e um vilão tenebroso.

lays.azevedo.94 05/06/2022

King é um fenômeno por.um motivo...
Os livros dele são sempre maravilhosos, que te fazem entrar na história de.forma.profunda, onde vc quer descobrir mais mais até a última página.

Eu me apaixonei por essa trilogia e com certeza esse livro foi um final perfeito pra ela.

Vale muito a pena a leitura e com certeza me fez ser mais fã ainda do rei do terror.
sabrina758 05/06/2022minha estante
amg qual livro vc indicaria pra quem quer começar a ler os livros do king??

lays.azevedo.94 05/06/2022minha estante
Então, eu gostei muito dessa trilogia. Então recomendo Mr Mercedes

sabrina758 05/06/2022minha estante
aaa obrigadaa, vou ler

Ju 14/04/2020

Eu só faço pequenos comentários sobre a minha opinião sobre o livro, só """"resenho"""' por conta do desafio.

Começa a ter um pouco de sobrenatural, o que não sou fã, mas ainda assim é ~quase tão bom quanto os outros e eu achei que encerrou muito bem a trilogia.
Essa trilogia foi a primeira leitura do ano, claramente comecei muito bom. Como foi difícil parar de ler, ainda bem que estava de férias, porque não fazia mais nada. Amo quando tem a narração pela visão de dois personagens diferentes, amo suspense, amo visão de vilão, é perfeito.
Vic 14/04/2020minha estante
Adorei sua energia ao falar do livro! Qual é o nome da trilogia?

Ju 14/04/2020minha estante
Obrigada! Trilogia Bill Hodges, o primeiro é Sr. Mercedes. Eu não me dou bem com terror mas queria ler Stephen King, descobri esse maravilhoso suspense.

Vic 14/04/2020minha estante
Obrigada! ?

Alessandra825 29/06/2017

Maravilhoso!!! Mas estamos falando de Stephen King, né?
Quando esse cara foi ruim? Tá, tirando Joyland que é uma b****, o resto é incrível.
Vou sentir saudades de Hodges, Holly e Jerome
Lelinha 29/06/2017minha estante
Sério q vc não gostou de Joyland???!!! Eu amei!!! Dele só não gosto de O Iluminado.. .rsrs

Alessandra825 29/06/2017minha estante
Não li O Iluminado ainda...
Sim!! Achei a história muito enrolada e fraquinha. Acho que criei muitas expectativas e acabei quebrando a cara :/
Bjos!!

Lelinha 30/06/2017minha estante
rsrs, eu acho que Joyland, Zona Morta, O Corredor da Morte e Novembro de 63 são os "sensíveis " do King, os livrinhos mais românticos dele...rsrs

Laris 01/04/2021

Um final decente, mas não excelente
Em comparação aos dois primeiros livros da trilogia, o último turno acabou deixando a desejar um pouco para mim. A primeira metade foi extremamente difícil de ler, eu larguei a história por pelo menos um mês, sem a mínima vontade de terminar. Mas ainda bem que terminei, porque no fundo acho que gostei do que li. A história, que estava arrastada e difícil de engolir com todos os elementos sobrenaturais absurdos, toma um rumo que para mim acabou fazendo sentido no tema abordado: o suicídio. É claro que eu gostaria 100% mais se nessa história específica não tivesse sobrado para a "telecinesia" e "controle de mentes", mas no final o que contou foi a mensagem passada e os personagens cativantes. Os erros de King na construção da narrativa são mais do que recompensados por Hodges, Holly e Jerome, que para mim compensaram toda a frustração que eu tive com a primeira metade do livro. Pelo todo minha vontade era dar 3, mas sendo coração mole e tendo vivido pertinho desses personagens que tanto me apeguei, um quatro me pareceu muito mais justo.
@leiturasdabreh 13/12/2022minha estante
Laris eu tenho gatilho para suicídio, vi agora na sua resenha que esse tema é bem abordado no livro.
Queria saber se é algo muito descritivo e gráfico

Laris 13/12/2022minha estante
Oi Breh! Tem cenas bem explicitas sim, é uma parte que acaba sendo recorrente porque o suicídio em massa é o objetivo do vilão. As cenas em si que me recordo me marcaram bastante, entao pode ser desconfortavel para vc sim. Mas se vc decidir encarar, tenta levar mais pro lado sobrenatural, que sao mais como suicidios induzidos por forcas do alem do que pessoas em sofrimento psicologico, se isso ajudar em algo.

@leiturasdabreh 13/12/2022minha estante
Muito obrigada viu ????
Eu vou tentar encarar ele mais na frente quando tiver com a cabeça bem e tentar ler dessa forma que você falou ??

vortexcultural 10/10/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
Lançado em julho nos Estados Unidos, e transformado em um dos mais vendidos desde então, Último Turno, terceiro volume da trilogia Bill Hodges de Stephen King, chega em tempo recorde pela Suma de Letras em estratégia que concentrou o lançamento dos três volumes para este ano no país (originalmente, os dois primeiros romances saíram em 2014 e 2015).

A trama apresenta a possível última aventura do Detetive Aposentado William K. Hodges, trazendo novamente em cena o grande vilão de Mr. Mercedes, Brady Hartsfield, em um duelo aguardado pelos leitores desde Achados e Perdidos. Se o primeiro livro prestava uma homenagem ao detetive clássico, com o próprio autor afirmando que faltava um investigador deste estilo em seu hall de personagens, o novo romance deixa de lado eventuais convenções de gênero para também mergulhar em uma das características que fundamentaram King: o sobrenatural.

Diferente de Achados e Perdidos cuja trama explora, em grande parte, uma história sem o detetive, logo no inicio desta nova obra é possível sentir a mesma essência presente em Mercedes, transbordado pela presença característica da personagem, agora mais velho, em forma, porém, debilitado pelos naturais problemas da velhice. Embora seja coincidente, King e seu detetive compartilham quase a mesma idade, um efeito que imprime maior realismo no cotidiano de Hodges como se o próprio autor dissesse, ei, sei bem o que estou falando porque minhas juntas também doem.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-ultimo-turno-stephen-king/
Tavares 12/10/2016minha estante
Comprei esse livro,sem saber que havia outros volumes do msm, da pra ter uma boa leitura msm assim?

Vitão 12/10/2016minha estante
Tavares, creio que não... é melhor os anteriores para ter uma boa compreensão da estória.

Biel 12/10/2016minha estante
Não, você tem que comprar o MR. Mercedes primeiro e depois o Achados e Perdidos.

Geórgea 11/06/2017

Último Turno
O ano é 2016 e Bill Hodges, agora com quase 70 anos, continua trabalhando na sua empresa Achados e Perdidos juntamente com Holly Gibney, agora sua sócia. A vida continua normalmente e ambos trabalham em casos que aparecem esporadicamente em suas mãos, mas algo sempre está pairando no ar ao seu redor, o eterno fantasma de Brady Hartsfield, o assassino do Mercedes que continua hospitalizado em estado vegetativo.

Em um dia especialmente normal eles são informados por um ex-colega de trabalho de Bill sobre um caso intrigante envolvendo uma das vítimas de Brady, que sobreviveu, mas ficou tetraplégica e muito desfigurada. Martine Stover foi assassinada pela mãe que logo após cometeu suicídio. O mais intrigante é que ambas se davam bem e no local do suicídio existia uma letra Z marcada além de um zappit, um aparelho que contém jogos. O que duas senhoras de idade queriam com um aparelho que já está ultrapassado e costuma ser objeto de desejo apenas de crianças e adolescentes?

“Porque depois que bandidos como o Mr. Mercedes começam a falar (não havia muitos como ele, e graças a Deus por isso), eles estão a um ou dois passos de serem pegos. Isso era especialmente verdade sobre os arrogantes, e Hartsfield era a personificação da arrogância.”

Paralelo a esses acontecimentos, Brady continua em cima de uma cama de hospital e praticamente incomunicável. Muitos alegam sentir medo dele e que ele é capaz de fazer coisas com o poder da mente. Outros não acreditam nisso e o consideram quase morto. E esse será o seu maior erro. Bill está inserido na categoria dos que acreditam que Brady ainda é uma ameaça e passa a procurar uma ligação entre o assassinato de Martine e o suicídio de sua mãe, juntamente com os diversos casos de suicídio que estão aparecendo. Principalmente depois que antigas situações voltam a tona.

Minha Opinião

Escrevo essa resenha secando as minhas lágrimas. Bill Hodges está de volta para o desfecho dessa trilogia! Fiquei dividida entre ler esse livro rapidamente ou ir devagar aproveitando cada pedacinho do meu último encontro com um dos meus detetives preferidos. Logo de início já vi que esse não seria um livro fácil para mim. Comprovar que Brady, mesmo estando uma cama, é capaz de fazer jogos psicológicos terríveis com aqueles que estão a sua a volta foi surreal. Ele voltou da pancada ainda mais sádico e com poderes. Conforme a história avança ouvimos de Brady como foi desde o momento que Holly o acertou até o momento que eles descobriu os seus poderes e passou a aprender com eles e ver até onde eles iam. Assim como, o tempo que ele passou arquitetando e planejando a sua vingança que promete atingir não uma, mas diversas pessoas.

Como falar dessa história sem falar da grande amizade e zelo entre Bill e Holly? Os dois são encantadores e possuem um sentimento real, puro e sincero daqueles que encontramos poucas vezes na vida, isso quando encontramos. Dois opostos que se completam e que realmente se preocupam com o bem estar um do outro. Mesmo com todos os problemas que Holly tem, notamos a sua melhora e no quanto Bill a ajudou a superar essas barreiras. Quase não notamos aquele transtorno de personalidade que era tão visível nela no primeiro livro. Holly é uma pessoa muito mais segura e independente e um dos grandes influenciadores foi Bill. Ele é quase a sua inspiração, o seu porto seguro. E claro, não mencionar Jerome é um crime. Novamente ele demora a aparecer na história, mas quando aparece deixa a sua marca de maneira única.

“Bill Hodges é seu parâmetro, a forma como ela mede sua capacidade de interagir com o mundo. O que é só outra forma de dizer que ele é o jeito como ela mede sua sanidade. Tentar imaginar a vida sem ele é como ficar de pé no alto de um arranha-céu e olhar para a calçada sessenta andares abaixo.”

Outro ponto maravilhoso dessa história foi a volta de uma personagem do primeiro livro que eu nem lembrava mais que existia. Agora, ela será de suma importância para o desenrolar dos fatos e será sua cooperação decisiva para aqueles que querem deter Brady. O livro aborda diversas questões entre elas os suicídio que aqui é tema chave, principalmente quando envolve jovens. A abordagem que King toma é realista e deixa a sua crítica velada aqueles que ainda não entenderam o quanto podem afetar a vida de outras pessoas. Seja com atitudes ou palavras e até a omissão. Cabe a Bill, com a ajuda de Holly e Jerome, descobrir qual a ligação entre esses suicídios e quem mais está por trás disso, além de provar que Brady realmente está fingindo.

Recentemente a série baseada em Mr. Mercedes ganhou data de estreia: ela chegará nas telas dos Estados Unidos em 09 de agosto e Harry Treadaway (Penny Dreadful) será Brady Hartsfield. Eu não poderia ficar mais feliz com a escolha, pois ele é exatamente como eu imaginava Brady, além de possuir toda essa cara de louco e beleza assustadora, características que marcam o nosso assassino. Já Brendan Gleeson interpretará o meu amado detetive, decisão que achei perfeita e desde já estou contando com uma série maravilhosa e que realmente será um sucesso.

Como todo bom livro do meu King passei por diversos momentos de agonia onde pensei que tudo estava perdido, em outros senti um grande alívio, também passei muita raiva e, claro, derramei muitas lágrimas com um final que fechou com chave de ouro tudo que foi desenvolvido até aqui. Com certeza é uma das minhas trilogias preferidas e recomendo ele para todo mundo, não tenho palavras para descrever o quanto essa trilogia me tocou e me fez criticar o comportamento humano.

Não se preocupem com aquele King cheio de monstros e criaturas sombrias que vocês está acostumado a ver por aí, repito, aqui o nosso monstro é o homem. O que apavora bem mais, mas que também é um choque de realidade para aqueles que estão acostumados a acreditar que os verdadeiros monstros existem apenas nos filmes e nos nossos piores pesadelos. Se eu pudesse dar uma dica para você seria: LEIA ESSA TRILOGIA! Você não vai se arrepender.

site: http://resenhandosonhos.com/ultimo-turno-stephen-king/
Debora696 12/06/2017minha estante
Agora PRE-CI-SO comprar esses livros. E olha que nunca curti Stephen King.

Geórgea 12/06/2017minha estante
Você vai amar!!! Trilogia perfeita. S2

dudizz 07/03/2024

O primeiro livro foi incrível, mas o que foi esse último?
Eu não sei que raios o King quis inventar moda, que >pra mim< não combinou nada.

Não deixa de ser uma trilogia legal, os 3 livros são 3 vibes diferentes, e talvez seja por isso que não gostei. Não vi necessidade de por esse paranauê todo sobrenatural com o Brady no final.

E também odiei o que aconteceu com o Bill, apesar de logo no início já ser esperado.

Não achei que iria ter uma opinião dessa com algum livro do meu querido king, mas infelizmente esse não deu.
Teteu0800 07/03/2024minha estante
Concordo plenamente? achei que ficou muito diferente da proposta dos outros dois.
É bom, porém o mais fraco da trilogia .

dudizz 07/03/2024minha estante
@teteu seria mais legal se fosse uma história sozinha, fora da trilogia, fugiu bem dos outros..

Suh 23/05/2023

Último turno
Esse é o último livro da trilogia de Bill Hodges, nesse terceiro livro voltamos a ver o vilão Brady Hartsfield, que agora está em uma clínica de traumatismo.
Eu amei a trilogia, porém esse último livro, por conter ?poderes?, deixou o fim um pouco sem graça, tornando tudo possível.
Apesar disso, super recomendo, a trilogia é uma leitura fácil e rápida de ser lida.
Totti 24/05/2023minha estante
Esse terceiro livro me frustrou muito por ter poderes envolvidos, e por não estar estabelecido nos outros dois essa temática. Ao menos a jornada é muito boa. Ta sendo muito maneiro rever a Holly em Otersider.

Suh 24/05/2023minha estante
Simm, fiquei decepcionada com os poderes também, mas ler mais um pouco sobre a Holly e o Hodges é muito bom.

Francisco 09/07/2021

Hodges #3
Em 2016, Bill Hodges está com um câncer de pâncreas e trabalha na agência de investigação juntamente com Holly Gibney, a "Achados e Perdidos" e Jerome Robinson está de férias da Universidade trabalhando em construções de casas no Arizona.

De início, Hodges e Holly comparecem à casa de Martine Stover, uma sobrevivente do ataque do Sr. Mercedes em 2009 que ficou tetraplégica. Aparentemente, Martine foi assassinada por sua mãe Janice e esta, por sua vez, suicidou-se.

Brad Hartsfield, o Sr. Mercedes está há cinco anos em um hospital aparentemente em estado semicatatônico, mas está dotado de poderes sobrenaturais (telecinesia) que são utilizados em seu médico, o Dr. Felix Babineau e em outras pessoas afim de realizar suas vontades. Com o desenrolar da história, Hodges e Holly descobrem que a morte Martine e sua mãe possuem o envolvimento de Hartsfield. Com seu poder, agora planeja atingir uma cidade inteira.

Todo o livro me agradou bastante: escrita simples, enredo cativante e personagens marcantes em seu retorno após o fim de Achados e Perdidos. Essa é uma obra que recomendo sem hesitação alguma, embora esse seja o "mais fraco" de toda a trilogia.
isa :) 09/07/2021minha estante
O primeiro livro foi o que marcou mais! Simplesmente maravilhoso.

Francisco 10/07/2021minha estante
De fato Sr. Mercedes foi o mais marcante.

Valesca.Castelani 20/02/2023

Frenético
O livro tem acontecimentos do início ao fim.
A amizade continua sendo um dos pontos fortes da trilogia.
Outro ponto a evolução da personagem Holly, que dribla cada dificuldade, e nos mostra toda a sua capacidade e inteligência.
Um dos piores vilões que já vi.
Tem um ponto muito importante, fala muito de suicídio é forte .
King pra mim nunca erra
HenryClerval 02/03/2023minha estante
Não li esse ainda. Gostei da resenha.

Valesca.Castelani 02/03/2023minha estante
Pensa num livro que não para do começo ao fim
Amo a personagem Holly
Toda a superação dela nesse livro

Tulliu Cardia 27/07/2017

Honestamente achei esse o pior dos três. Na minha opinião, foi viajado demais. Eu sei que o SK às vezes viaja, porém, como os dois primeiros livros foram mais "pé no chão", achei que esse destoou um pouco da série.
Tirando isso, foi uma boa história, e uma ótima trilogia.

site: site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia
cris.tina.p 20/09/2018minha estante
Senti exactamente o mesmo que você.
O que me cativou no primeiro e segundo livro foi serem "normais".Ele viajou neste terceiro, o que me desiludiu bastante, me senti enganada.
Não sou fã do King e até abandonei 2 leituras dele por esse motivo.

Carol 23/05/2019minha estante
Achei bem viajado e chatinho. Adoro king mas preciso ser honesta kkk

Luciano.Soares 19/10/2023

Que desfecho
Não canso de babar ovo do SK.
E neste brilhante livro ele me fez continuar babando.
O desfecho dessa maravilhosa trilogia é simplesmente perfeito.
Todos os personagens são escritos de forma exuberante. O antagonista, então, rouba a cena (para variar).
O ritmo da narrativa é frenético. Difícil conseguir parar de devorar as páginas.
E o final é apoteótico e magnífico.
Vou sentir saudades de Hodges, Holly e Jerome (e do Brady também).
NayLyra 19/10/2023minha estante
Não sinta, comece o Outsider. ?
Pra mim foi 5 estrelas. ??

Luciano.Soares 19/10/2023minha estante
Tá na lista já ?

Renata_ Pandora 16/08/2023

Eu esperava muito mais dessa triologia, tem muito deus ex machina, a cada capítulo. ?
É bom para quem nunca leu policiais e está iniciando, a história é muito mastigada, fácil demais, é até um insulto.
Elvis23 18/08/2023minha estante
O que é deus ex machina

Renata_ Pandora 18/08/2023minha estante
Solução muito fácil e rápida que o autor cria

Kess 24/10/2021minha estante
Quero passar longe de qualquer quarto 217! Acabei de ler "O iluminado" e também tem um quarto 217! Você sabia disso? Porque eu não sabia!

Marcos 24/10/2021minha estante
Gente... agora que a ficha caiu kkkkkkkkkk e vou te falar uma coisa viu, o quarto do Iluminado é pior, mas o trem ruim só fica no quarto kkkkkkk aqui ele sai kkkkkkk