Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Cleany 26/01/2023

"Virginia Woolf era londrina. Adorava andar pela cidade e navegar por suas ruas. Observava anonimamente, admirava a história local e enxergava o 'encanto da moderna Londres' através dos olhos de grandes homens e londrinos comuns."

ler "cenas londrinas" é como passear por londres ao lado de virginia woolf. um livro simples, principalmente descritivo, sem algo especificamente chamativo, mas que se torna brilhante graças ao brio da escrita da autora.

nico.angelis 12/01/2023

primeiro contato
acho que eu não devia ter escolhido essa obra para ser meu primeiro contato com a autora, mas tudo bem... infelizmente, eu só gostei da última crônica. mas são todas bem escritas e a tradução é boa também.

Fernanda3199 06/01/2023

Retrato de Londres
Cenas Londrinas é um retrato das paisagens mais conhecidas da cidade pelos olhos da autora. Com uma visão um pouco mais realista e um pouco menos romantizada, os capítulos praticamente narram acontecimentos momentâneos dos locais escolhidos pela autora para narrar

Eduardo Mendes 30/12/2022

Reflexões sobre a sociedade
Para um primeiro contato com a obra de Virginia Woolf escolhi Cenas Londrinas, livro curtinho que reúne 6 crônicas da autora e retrata de forma observadora o dia a dia da capital inglesa, com suas ruas movimentadas, construções imponentes e bairros marcantes.

Em cinco das seis crônicas Virginia descreve a dinâmica de uma cidade moderna e abre mão de personagens para colocar Londres no centro da narrativa, com textos que tratam temas como capitalismo e consumismo, e que algumas vezes mostram traços elitistas no pensamento da autora.

No primeiro texto “As Docas de Londres” acompanhamos a rotina na região portuária da cidade, com suas embarcações que se por um lado trazem mercadorias e riquezas para abastecer a capital, por outro deixam a região do porto suja e deprimente no ponto de vista de Woolf.

Quase como numa continuação temos o segundo texto: “Maré da Oxford Street”. Aqui, Virginia direciona seu olhar ao popular centro de compras londrino, afinal, as mercadorias que chegam pelos navios e embarcações são o desejo de consumo das pessoas. O capitalismo fala alto e a autora descreve um lugar barulhento com clientes e vendedores negociando produtos numa cidade fervilhante.

Nos textos seguintes há espaço para se falar sobre a arquitetura de casas de algumas personalidades literárias importantes como Charles Dickens por exemplo. Woof escreve sobre antigas construções londrinas e discorre um pouco sobre política.

O último conto, “Retrato de uma Londrina” é um texto da autora que foi encontrado apenas em 2005 e o que mais me chamou atenção. É o único que tem uma personagem: Mrs Crowe. Aqui Virginia traz outra história sobre a cidade a partir de uma curiosa senhora que passa quase todo o seu tempo bebendo chá e recebendo a visita de amigos e vizinhos pra fofocar sobre a vida alheia.

Um livro curto que num primeiro momento se mostra despretensioso, mas que não deixa de apresentar algumas reflexões sobre a sociedade, e as mudanças de uma cidade em constante evolução.

site: https://jornadaliteraria.com.br/cenas-londrinas/

Thaís 28/09/2022

Londres pelos olhos de uma londrina
"Cenas Londrinas" traz uma nova cara de Virginia Woolf. Como ela mesma declarou, foi desafiante e saiu do estilo comum da autora. Prefiro ela assim, mais corriqueira e menos metafórica. Das obras de Woolf, exceto por "Mrs Dalloway", este foi o que mais me agradou.

Beca Nolêto 12/09/2022

Londres sob o olhar de Virgínia
Definitivamente, contos e crônicas não são meu estilo favorito de texto, mas é interessante conhecer um pouco de Londres sob o olha da autora.

hel! 27/08/2022

excepcional!
meu primeiro contato com a escrita da virginia e valeu a pena pra 🤬 #$%!& . a liricidade presente nos textos (até mesmo nas crônicas) é surreal. adorei acompanhar ela por londres e aprender o ponto de vista dela sobre alguns locais de lá. mesmo sendo um livro brilhante consegui perceber algumas falas elitistas, o que me surpreendeu muito, levando em conta como a mente dela era a frente de seu tempo em diversos outros aspectos. portanto, recomendo muito, levando em conta o tamanho ser acessível pra todos e a escrita sensacional.

Vitu 08/08/2022

literalmente cenas londrinas
?? tinha a ingênua noção de que os países pobres cresciam e prosperavam pelos benefícios que a Grã-Bretanha lhes proporcionava adquirindo seus produtos. Ela vê a chegada de mercadorias vindas de regiões remotas do globo, para serem desembarcadas nas docas do Tâmisa, como uma benesse para os países que as exportavam, e não como a espoliação a que o Império submetia os colonizados pela imposição de preços aviltantes e a manutenção das condições primitivas de produção exploração de seus produtos.?

adorei esse trecho da introdução sobre a autora, pois ele mostra o que você irá encontrar durante a leitura dos 5 ensaios nesse livro. por mais progressista que virginia fosse, ela ainda tinha uma visão deturpada pelos seus privilégios. seria interessante se existisse um volume contraponto, mostrando a visão de uma pessoa pobre sobre os cenários citados. mas a leitura é interessante, visto que londres é um lugar que conheço apenas por fotos e descrições dos outros.

carol 23/07/2022

Ai ai Virgínia...
Eu estou apaixonada por esse livro! Virgínia Woolf era uma britânico apaixonada por Londres, e a gente percebe tudo isso com ela contando coisas mais cotidianas sobre essa cidade. A beleza está mesmo no comum, e ela narra histórias sobre lugares comuns tão bem que me deu vontade de gritar. Quando ela disse que todas as casas tem estações do ano que se perduram, eu senti. Quando ela disse que não devemos passar tanto tempo no passado e nem dar tanta atenção ao presente, eu também senti. Fiz mais de 20 marcações nesse livro no kindle, mas sinto que o livro inteiro devia ser sublinhado. Um adendo para a passagem sobre a St.Clemence Dames Church...fui pesquisar e a igreja fica em um lugar tão comum e pode até não ser percebida por turistas mas já virou um lugar na minha lista pra conhecer. Deu pra perceber que amei, né?

Yeda 16/07/2022

Woolf e a ?não-ficção?
Acostumada com o fluxo narrativo das ficções de Woolf, é uma surpresa boa ver o quanto sua escrita é concosa e direto ao ponto se tratando de relatos, e ainda assim tem
uma pitadinha de romantização(o que torna as cenas mais interessantes). As descrições e comentários aqui só poderiam ser feito por alguém que ama a cidade(aténos seus defeitos) e tem certo ideal romântico sobre cidades famosas.

mari 14/07/2022

não se podia passar tempo demais no passado: não se devia dar uma atenção total ao presente
foi a primeira vez que eu li algo da virginia woolf e eu achei uma excelente introdução. ela descreve os cenários de Londres como se as palavras fossem um pincel e ela fosse traçando uma tela vívida do que ela vê, e isso me surpreendeu demais tendo em vista que ela narrou cenários aparentemente entediantes e conseguiu deixá-los fascinantes quando emprestou sua ótica. "retratos de uma londrina" está em outro patamar em relação as demais crônicas, magnífica. mrs Crowe, mesmo sem se pronunciar, me conquistou. amo uma fofoqueira

hibernarrd 27/06/2022

São crônicas muito interessantes sobre Londres, me senti visitando a cidade em seus anos 30. Aqui da pra notar o grande escopo de uma autora como Virginia Woolf, e me criou um grande interesse de ler outras de suas obras, principalmente Orlando.

Nii 16/06/2022

Pequenas crônicas que nos transportam a uma Londres da época de Virgínia Wolf. Crônicas pequenas e rápidas de ler, mas, sendo sincera, nenhuma marcante...

Poli 26/05/2022

O que achei de ?Cenas Londrinas??
Cenas Londrinas é um livro de não ficção, com exceção do último ensaio.
Eu não sabia exatamente o que esperar, mas Virginia Woolf nunca decepciona.

Meus ensaios prefeitos foram:
? Casa de Grandes Homens
? Abadias e Catedrais
? Retrato de uma Londrina (ficção)

Os demais ensaios eu acabei lendo de forma um picou arrastada, principalmente o primeiro que fala sobre barcos, e o lixo boiando no rio, não gostei. Mas, entendo a ideia da autora de mostrar o belo e o feio e devanear sobre tudo. A escrita de Woolf e maravilhosa.

Eu super indico a leitura para quem também ama a autora já que dessa forma ficamos um cadinho mais próximos dela, porque passeamos por onde passeou e temos ela como guia ?

Rê Lima 10/05/2022

Crônicas bem interessantes de Londres na época de Virgínia Woolf. Dos cais, das ruas, dos costumes, das pessoas famosas. Bem legal!