Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Arthur 29/10/2021

Adorei.
Os presentes ensaios escritos por Virgínia representam um ciclo de uma magistral observadora. Os relatos mesclados entre os olhos do londrino comum e a figura de importância social criam uma atmosfera convidativa, um almanaque da Londres que Woolf conheceu.

Este foi o meu segundo contato com os ensaios da autora e não me decepcionei, sua forma de escrever somado a sua forma de narrar é um convite para um universo que nenhum de nós viveu; e de alguma forma saímos dele pertencentes.

Amigos da Mrs. Crowe? Talvez?

Priscilla 27/10/2021

Foi meu primeiro contato com a autora. Gostei de todas as crônicas, fui realmente envolvida pela atmosfera londrina. Adorei de ?conhecer? a cidade através dos olhos da autora? várias descrições e mesmo assim a leitura flui bem! Quero agora conhecer outras de suas obras

Jess 16/10/2021

Cenas londrinas
Leitura bem fluida, gostei!! Me imaginei nesses lugares, fiquei com vontade de conhecer. Vale a pena ler. Marquei quase o livro inteiro rs

Paulo1584 02/10/2021

Woolf ensaísta
As cenas londrinas são quase fotogrias escritas de lugares e pessoas, principalmente escritores, que passaram por alí.

Woolf tem uma sensibilidade aguçada e uma clareza de ideias que envolvem o leitor, mesmo sendo um tanto desinteressado quanto à cidade (falo por mim aqui). O último ensaio, se é que podemos chamá-lo assim, revela uma preocupação interessante: retratar de forma literária aquilo que pode passar muito despercebido, ser uma senhora numa cidade grande no século XX.

Virginia Woolf é sensacional, mesmo em textos menos interessantes, como são para mim estes ensaios. Eles valem mais pela forma como são escritos, com a destreza dos detalhes, dos retratos nas paredes, do que por qualquer outra coisa.

Karinny 29/09/2021

Como grande fã de crônicas, não poderia deixar de conferir esse trabalho da maravilhosa Woolf. O livro nos apresenta a Londres do início da década de 30, em toda sua efervescência cosmopolita, em contraste com sua tradição aristocrática. Tudo é descrito de forma clara, documental, porém se conserva um lirismo e uma áurea de sonho, que torna a leitura muito fluida e gostosa.

Jeh 30/08/2021

Um bom livro
Um livro onde a autora demonstra sua paixão por sua cidade natal. Ela faz um retrato sobre o encanto de Londres em 1930 ao observar o encanto moderno de Londres

Maju Deolindo 22/08/2021

Cenas do cotidiano
Meu terceiro contato com a autora. Esse livro é uma coletânea de ensaios que a autora escreveu sobre lugares em Londres e o seu cotidiano. É incrível como uma cena considerada comum e simples, a autora consegue trazer muita profundidade. Uma boa opção para quem nunca leu Virginia Woolf.

AnaJu 24/07/2021

Primeira leitura de crônicas
Esse é o primeiro livro que leio de crônicas e confesso que achei a leitura um pouco arrastada e entediante? Não achei nada demais.

clarocarol 22/07/2021

Esse livro tem a magia de nos transportar a Londres. A forma como autora nos conta sobre a Londres da década de 20/30, é extremamente visual e da até uma sensação de nostalgia de algo que eu nunca vivi. O último conto foi meu favorito, me apeguei demais a personagem mesmo em 3 paginas de conto.

xoxoanalu 22/07/2021

the lakes by taylor swift on repeat
Sinceramente adorei as crônicas e dá para perceber o carinho que Virginia tinha por Londres em cada um.
Não é uma obra de arte da literatura, mas é uma leitura prática, descontraída que te deixa com um quentinho no coração (e acho que todos precisamos desse quentinho nesse frio, jokes apart).

Aylla19 19/07/2021

Um bom começo.
A primeira obra que li da Virgínia, a escrita é simplesmente MARAVILHOSA tenho toda a razão dela ser a minha favoritinha.
Provavelmente para alguns vai ser chato e entediante de ler porém de toda forma recomendo bastante começar sua jornada com a Virgínia por esse coletânea de contos.

Marcia 19/07/2021

Você conhece e mergulha no dia-a-dia da cidade de Londres, ciceroneado por Virginia Woolf. Muito chic!
São 5 crônicas escritas entre os anos 1931 e 1932, a maioria descritiva, em que a autora nos apresenta as paisagens, a arquitetura...
Quem já esteve e conhece Londres certamente amará o livro. Como não é o meu caso, apenas achei interessante.
Foi meu primeiro Woolf; quem sabe o próximo me conquistará.
@pedacosdeu

Douglas.Bonin 11/07/2021

Nossas cidades
Sentado na janela de meu quarto posso ver grande parte do centro de uma cidade que passou a pouco tempo de seus 100mil habitantes. O barulho infernal de motos - rapazes que num domingo noturno e frio, se arriscam, levando comida para cada infeliz que sente fome - nesta cidade, percebo hoje que em dez anos passados nesta mesma janela, os barulhos, cheiros e luzes mudaram. Cidades vivas.

Virgínia Wolf é colossal, e neste livro somos captados por uma Londres em constante movimento, que saía do século XIX e entrava no XX, que substituía os cavalos para os primeiros exemplares do Sr.Ford. E toda esta narrativa é fenomenal por permitir que, nós, brasileiros do século XXI, sintamos os primeiros áres do pós revolução e afins.

O último texto, para mim o melhor, faz pensar sobre a temporalidade; a figura daquela senhora que sabe tudo, desde os casamentos, nascimentos, divórcios e desilusões, sem sair de casa, encontraria na modernidade um obstáculo na "experiência ×2", que não permite que uma pessoa qualquer tenha capacidade de saber sobre tudo de todos. E acabe mal acompanhando tudo sobre si mesmo.

Recomendo, mas para aqueles que cansaram de leituras de miojinho. Recomendo para aqueles que se incomodam com os espaços que habitam Virgínia é impecável em suas descrições!
dani 12/07/2021minha estante
Fiquei intrigada! Mas tenho que me recuperar do último livro da Virginia antes de encarar outro.

Douglas.Bonin 12/07/2021minha estante
Meu, qual que você leu? Sabe que comecei mrs.dalloway e parece que não fui alfabetizado kkkk

dani 12/07/2021minha estante
Exatamente o assustador Mrs. Dalloway! Kkk

Douglas.Bonin 12/07/2021minha estante
Jesus... Agora fiquei com medo kkkkk

Ana 07/07/2021

Não sei se esses textos podem ser considerados como crônicas ou contos porque realmente se parecem como cenas, fotografias de momentos no cotidiano londrino. O que eu mais gostei foi "Abadias e Catedrais".

Gosto muito da foto da capa, me lembra um happening ou uma sessão do The Weather do Olafur Eliasson - o que não tem nada a ver com a foto, mas me lembra muito kkkkkk

Janaína 02/07/2021

Esse é/foi meu primeiro encontro com está autora. E gostei da experiência. São ensaios curtos, mas profundos. Neles a autora faz críticas, de modo bem inteligente e até com um certo humor, à sociedade londrina, ao seu modo de vida. Recomendo o livro sim.