Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Lucas Canabarro 05/05/2022

É, escolher conhecer um autor por uma obra que não é a sua mais famosa pode ser algo meio complicado.
A escrita é bem boa, mas a história é ok. É só uma forma de se aprofundar na Londres em que ela morava, simples assim. A escrita me fez querer ler mais obras da Woolf.

Eddie 01/05/2022

Imersão em Londres
Pra quem nunca viajou à Londres, essa é uma ótima visão do que pode ser visto nas terras da rainha.
Apesar de ser em outra época, a viagem nos faz querer conhecer mais a fundo tudo que a Londres tem a oferecer.
Cada cena é memorável.

Lorrany 07/04/2022

Sentimento de viagem
Esse livro foi o meu primeiro contato com a autora e posso dizer que foi legal. Durante as passagens você realmente se sente andando junto com ela pelas ruas e locais de Londres de uma forma tranquila e agradável. Apesar disso porém sinto que não é um livro que vou me lembrar por muito tempo e houveram também algumas falar deveras elitistas que me incomodaram um pouco, mas tendo em vista a época que foi escrito, não foi nada que atrapalhou minha leitura.

Ro Ximenes 24/03/2022

Senti falta
Em se tratando de Virgínia Wolff, senti falta de enrredo, o cenário merece enrredo e a autora costuma entregar enrredo. Faltou um tesão, mas um texto bom.

AmandaVM 22/03/2022

Seis crônicas em que Virginia Woolf descreve o que via na Londres de 1930.
Para quem gosta dos escritos dessa época. Para quem gosta de Vírginia Woolf.
E para quem quer se surpreender com o seu tom por vezes jornalístico, por vezes indiscreto. Mas sempre analítico e questionador.
As descrições das ruas de Londres, das casas de alguns escritores contemporâneos seus, o tom quase mordaz de algumas conclusões. É interessante acompanhar uma mudança de perspectiva de mundo, de um mundo que tentava acompanhar a evolução dos tempos, que então chegava aparentemente muito rápido.
Dizem que Virgínia Woolf sempre esteve à frente de seu tempo. Eis aqui mais uma prova disso.

Nicoly.Tonani 24/02/2022

Não sei o que essa mulher tem, mas os livros dela me deixam obcecada e sem vontade de parar de ler e com esse não foi diferente

Vivi 28/01/2022

Cenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas. Inicialmente publicado com cinco narrativas - produzidas entre 1931 e 1932 -, a este volume se soma a crônica descoberta na biblioteca da Universidade de Sussex, em 2005. É como se Virginia estivesse conduzindo o leitor por um passeio, começa nas docas de Londres, depois migra para o tumultuado comércio ambulante da Oxford Street, prossegue com um curioso giro por endereços de grandes homens - em busca de escritores ilustres. Há a contemplação das catedrais de St. Paul e de Westminster, e a visita à casa de Keats, em Hampstead. Por fim, o olhar se fixa na figura típica da mulher de classe média inglesa, para Ivo Barroso, ?a visão de um microcosmo representativo de toda uma nacionalidade?.

? Uma forma incrível de conhecer uma Londres de 1930 sobre a ótica de Virginia toda a sua expansão , seus habitantes sejam os mais carentes ou em alto escalão mas que de certa forma se fundem num resultado final. Impossível não imaginar cada cena. Um livro bem curtinho e que vale á pena conhecer.

Vini 09/01/2022

Cenas Londrinas
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Virginia Woolf, e não poderia estar mais satisfeito. Os ensaios desse livro descrevem Londres intrinsecamente pelos olhos de sua autora, e nos transporta ao cenário de forma vívida.

ingridosantos 02/01/2022

Cenas londrinas
Gostei bastante da leitura, acho que foi o primeiro livro que li dessa autora, mas pretendo ler mais.

Karol Rodrigues 31/12/2021

Um conjunto de ensaios inteligentes e que transbordam sentimentos. Um livro curto que nos transporta pra outra realidade. Uma leitura muito gostosa e rápida.
“Um retrato da década de 1930 em Londres — e uma aula sobre como explorar a consciência da modernidade."

lauren 23/12/2021

Woolf transporta o leitor pela Londres do início da década de 30 e desperta fortemente uma vontade de andar pelas ruelas da metrópole, procurando por esses pequenos tesouros cotidianos como ela faz.

luamagnetica 09/12/2021

Sinceramente só gostei de 2 ensaios: "Abadias e catedrais" e "Retrato de uma londrina" e para estes eu daria 5 estrelas.
O livro como um todo é um pouco maçante para mim, visto que a escrita é extremamente detalhada.
Esse foi meu primeiro contato com Virginia Woolf e me deixou mais curiosa para ler obras mais famosas da autora.

"A verdade é que não desejava intimidade, desejava conversa. A intimidade é um dos caminhos para o silêncio, e mrs. Crowe abominava o silêncio. Era preciso haver conversa, e que esta fosse geral e que abarcasse tudo. Não devia ser profunda demais nem inteligente demais, pois se progredisse muito nessas direções alguém certamente se sentiria de fora, e ficaria sentado ali, balançando a xícara de chá, sem dizer nada."

Khrys 21/11/2021

Diferente
Um livro diferente de tudo que já li. Quero ler outros livros da autora, achei a forma em que ela detalha essas cenas cotidianas de Londres (daquela época) fantásticas.