Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

asnmendes 25/06/2021

Este foi o primeiro livro de Virginia Woolf que arrisquei ler. Sabia que não seria fácil, mas topei o desafio muito em função do clube do livro que participo.

Cenas Londrinas é, em resumo, tudo o que o próprio título consegue transmitir à primeira vista. Através de 6 crônicas, Virginia Woolf nos leva a conhecer a cidade de Londres, suas ruas, subúrbios, campos e até a casa de algumas personagens.

Ao ler, tomei a liberdade de personifica-la como uma guia turística de leitores que viajam para a Londres de 1930. De maneira habilidosa, Woolf descreve muito bem o porto, as igrejas, as ruas mais movimentadas e, ao mesmo tempo, deixa a cargo do leitor criar imagens através das palavras que solta entre muitas virgulas. Ela contrapõe o natural ao urbano, destaca os impactos que essa relação gera na população e trás à tona perfis bem típicos das cidades cinzentas.

O mais poético, e por coincidência a cena que mais gostei, é o brilho e vida que a autora joga sobre o cais!!

Contudo, confesso que foi uma leitura difícil, lenta e estável. Acredito que Virginia Woolf possui uma obra incrível e gostaria muito de absorver as mensagens de seus romances e contos, mas neste momento, talvez por não estar preparado, não me envolvi tanto quanto gostaria.

raquel 24/06/2021

mais do que uma cidade
li algumas resenhas e fui com baixas expectativas para leitura e meu deus que erro.
não existe forma de Virginia Woolf não me encantar e não me fazer pensar em sentidos e sentimentos.

conhecer Londres pelos olhos dela está além de meras descrições.

Bia 21/06/2021

Uma surpresa muito boa
Obviamente já tinha ouvido muito bem da autora, mas nunca tinha lido nada dela e o ebook gratuito na amazon iniciou o processo. O prólogo nos apresenta Virginia Woolf e segue por seis crônicas incríveis onde Londres é retratada por diversos pontos locais e pessoas. A riqueza de detalhes do livro me encantou, a forma fluida como ela te apresenta as docas, a catedral de St. Paul, a abadia de Westminster ou até mesmo personagens como Carlyle e Crowe: é possível acreditar que você é um londrino típico, que cresceu ali e esse é o seu cotidiano.

"Não se podia passar tempo demais no passado: não se devia dar uma atenção total ao presente."

tavittu 10/06/2021

A primeira parte do livro é maravilhosa, mas depois vai ficando meio ble. Até que vem o capítulos da mrs Crowe e faz a obra terminar maravilhosa e divertida. Eu quero ser a mrs Crowe.

Me deu vontade de viajar, corona vai embora logo prfv ??

helenaslodk 04/06/2021

Crítico
Gostei, tem boas críticas e nos faz refletir, principalmente sobre capitalismo, consumismo e costumes. A leitura é bem rápida, cerca de 1 hora então é uma bos experiência. Algumas partes são bem descritivas do local e outras partes só citam o nome, então quem não sabe que local é aquele fica perdido.

gabriela 31/05/2021

seis histórias bem chatinhas sobre londres...
tirando a escrita não tem nada demais

Eduardo.Arruda 18/05/2021

Virginia Woolf
O livro possui 6 crônicas, que mostram a Londres dos anos 30 na visão da grande Virginia Woolf. O melhor (minha humilde opinião), é Retrato de uma Londrina.

Thay 16/05/2021

Cenas Londrinas
O livro é um conjunto de seis contos sobre Londres. E apesar da escrita de Virginia seja muito gostosa de ler pode decepcionar quem espera uma grande história.

Os contos são puramente descritivos, parece até que você e a escritora estão uma do lado da outra andando por Londres e ela te contando sobre a cidade que ela ama e suas reflexões.

Desde as docas até o interior das casas dos moradores daquele lugar a escritora deixa ricas reflexões sobre a vida e seu lugar de destaque e sutis críticas ao governo, ao sistema e as pessoas.

Rosana 12/05/2021

Cenas londrinas, é um relato de lugares turísticos; algumas celebridades da época; casas de grandes escritores; mas tudo pelo olhar da Virginia Woolf, que deixa claro o quanto Londres a faz bem.

Dry 09/05/2021

"O encanto da Londres moderna é ser construída não para durar, é ser construída para passar.?

Bom dentro do que é proposto, uma visão nua e crua sobre Londres.
Porém devo admitir que o mais interessante foi o pequeno resumo sobre Virgínia Wolf, que antecede as crônicas.
Só me fez ter certeza que preciso explorar muito mais sobre esse grande autora.

Gabriel 07/05/2021

Londres de Virgínia
Textos narrados pela autora com o objetivo de apresentar alguns pontos de Londres. Virgínia escreve de forma a desenhar a cidade através das palavras, colocando em seu texto toda emoção que ela sente por Londres.

A escrita de Woolf, de forma tão delicada e detalhada, é como um passeio realizado junto com a autora através de sua cidade.

Rod. 06/05/2021

Uma ótima leitura para quem quer conhecer um pouco mais de Londres. Virgínia realiza suas descrições com maestria, fazendo com q a leitura seja muito agradável.

Julinho 03/05/2021

Uma visão panorâmica da Londres Vitoriana
Virginia Woolf sempre bem humorada e com seu estilo irreverente e único - faz especial a experiência de ler sobre a paisagem londrina - como um flash de una câmara capturando alguns quadros eternizando um pedacinho de uma época que não existe mais.