Cenas londrinas

Cenas londrinas Virginia Woolf

Resenhas - Cenas Londrinas

Élida Mercês 31/03/2020

Passeio por Londres
O título da obra é autoexplicativo. Neste conjunto de ensaios, Virginia Woolf guia o leitor em um passeio por pontos turísticos de Londres, porém, apresentados por quem conhece o cotidiano da cidade.

Edna 10/03/2020

A nobreza x ralé
Mil dessas vozes estão sempre gritando pela Oxford Street. Todas tensas, todas reais...pela pressa de ganhar a vida...mesmo um moralista reconhecerá que essa rua espalhafatosa, alvoroçada e vulgar lembra-nos que a vida é uma luta; que toda construção é perecivel; que toda exibição é vaidade."

Os Seis Ensaios escritos na Primavera de 1931 e precedidos de uma Mini biografia "A outra face de Virgínia Woolf" por Ivo Barroso.

Todos os lugares descritos em Cenas Londrinas foram visitados com passeios minuciosos pela autora em _As docas de Londres existe uma inquietação que ela demonstra com a sordidez dos locais onde chegam as melhores especiarias, os vinhos que serão comercializados por uma fortuna exorbitante, e muito
questionamento nesse translate.

Em _A Casa de Grandes Homens o mais intrigante dos ensaios onde vimos com a casa de Carlyle, a rusticidade, a não adequação ao modernismo e se entende que cada ser é único em seus domínios, não da pra medir a intensidade ou a suavidade transportada em suas obras, apenas o encantamento que nos toma à Leitura só nos faz crer escrito por alguém muito especial independente de suas fraquezas humanas, quem ñ as tem?!
Só gostaria que Ela tivesse relatado a casa de Dickens pois ela visitou.

A comparação que Ela faz entre catedral de St. Paul que é imponente e ameaçadora onde homens ilustres ocupam paredes inteiras estão encerrados com suas "virtudes" duvidosas, enquanto que os vivos se acotovelam disputando um pequeno espaço nas ruas.

"O mero processo de nos manter vivos exige toda a nossa energia.

E a austeridade da Abadia de Westminster, longe de ser espaçosa, é estreita e pontiaguda, mas tb habitada por Poetas mortos outra realeza mais potente.

Com apenas 60 páginas e nos desperta um profundo fluxo de consciência, nos faz refletir, divagar por seus ensaios.

#Bagagemliteraria
#Mulheresnaliteratura
#Coleçaofolha

Eliane 10/03/2020

Retrato de uma londrina
Alguns relatos me chamaram a atenção mais do que outros: Casas de grandes homens; Retrato de uma londrina. Fiquei curiosa e quero conhecer mais dessa importante escritora.

bonderbooks 25/01/2019

Cenas surpreendente em uma das cidades mais vibrantes do mundo
Este livro faz parte da coleção Folha Mulheres na Literatura, do jornal Folha de S. Paulo, ele ocupa a posição de número #5. É um importante livro de ensaios (conto? crônica?), escritas entre 1931 e 1932, as cinco primeiras narrativas descrevem minuciosamente os passeios de Virginia Woolf pelas docas de East Side, subindo o curso do rio para o sul, até a chegada ao cais de desembargue de Tibury, e também passa pela Oxford Street e a sua variedade de comércio popular. Virginia se detém a contemplar a catedral de St. Paul e a austeridade da abadia de Westminster. E o passeio prossegue, passando pelas casas de escritores ilustres e termina com uma visita reveladora até a ?sala dos homens? da Câmara dos Comuns. O sexto e último relato ?Retrato de uma londrina? é que faz desta publicação ainda mais especial, pois ele só foi incluído nesta obra em 1970, e só agora foi publicado no Brasil. Suspeita-se que a sua exclusão se deu pelo fato de ser o único personagem fictício criado pela autora. A mrs. Crowe foi criada em homenagem à vida cotidiana da mulher inglesa, Virginia, consegue exemplificar muitos dos aspectos culturais dos ingleses neste conto surpreendente.

Citação: ?Vejamos se a democracia que enche os recintos não pode superar a aristocracia que esculpiu as estátuas. Mas existem ali inúmeros policiais. Um gigante de azul permanece em pé ante cada porta para que não pressionemos com excessiva rapidez nossa democracia. [Entrada aos sábados somente das dez às 12 horas]. É o tipo de aviso que detém nosso progresso sonhador?. (Essa é a câmara dos comuns)

Curiosidade: ?Cenas Londrinas? foi escrito depois dos dois principais romances de Virginia Woolf, ?Mrs. Dolloway? e ?Orlando?. Todos os lugares descritos em ?Cenas Londrinas? foram visitados pela autora especialmente para escrever os ensaios, que foram inicialmente publicados em uma revista.

Por que ler?
É uma oportunidade de se iniciar na obra de uma das mais importantes escritoras do século 20 e de ser conduzido por ela pelas ruas de uma das cidades mais surpreendentes do mundo.

Guilherme 08/01/2019

O detalhe que faz a diferença
A primeira vez que li Virginia eu me encantei com a sua maneira de escrever, mas não de sua narrativa, e sim da precisão de detalhes. O primeiro livro que li foi Mrs Dalloway, sendo que há personagens e se trata de uma história. Porém Cenas Londrinas não é uma história em primeiro momento, ela vai narrar sobre uma cidade, sobre todas as cenas. Mas aí está o detalhe, a cidade é a protagonista, ela vai dar vida para cada parede, para cada morador e vai também fazer críticas. É um livro curto, porém o livro que te faz viajar para uma Londres de um tempo atrás.

Adriana Scarpin 06/01/2019

Se você quiser aprender a fazer passagens descritivas de espaços e suas interações humanas, leia este livro, Woolf faz um tremendo exercício de estilo descritivo por Londres, são cinco pequenos ensaios por locais históricos e mais um conto ficcional. Um deleite.

Sanoli 08/07/2018

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/07/cenas-londrinas.html

Rai 10/06/2018

Cenas londrinas
Virginia coloca em palavras sua leitura da cidade de Londres. Escolhe pontos interessantes para abordar e discorre como ninguém. Leitura que não se deve deixar para depois.

meriam lazaro 27/03/2018

Um pitaco sobre o livro "Cenas Londrinas"
"Por mais românticos, livres e caprichosos que possam parecer, dificilmente há um navio nos mares que cedo ou tarde não ancore no porto de Londres."
Sob o olhar de Virginia, somos apresentados a cidade em cinco textos: docas, ruas, casas de grandes homens, abadias e catedrais, Câmara dos Comuns. O brinde final, na forma de conto, em que Virginia retrata uma típica londina: mrs. Crowe. Publicações esparsas em revistas da época, de linguagem simples, visão externa em que quase não percebemos a marca da subjetividade da escrita de Virginia Woolf. Sobra um desejo de passeio no tempo, pela Londres, na primavera de 1931.
#Cenas Londrinas - Virginia Woolf
Tradução de Myriam Campello
Editora José Olympio

Isabela1890 12/02/2018

Crônicas apenas descritivas sobre Londres não chamam minha atenção...

Victoria Ogando 14/12/2017

Apesar de não ser fã...
Esse livro é uma descrição de alguns lugares no qual a autora passou, os 5 primeiros foram escritos para dar a entender que era um homem escrevendo (pelo menos foi o que eu achei... não sou muito fã de contos porém acho que para passar o tempo ele é bom.

Fer Kaczynski 18/10/2017

Recebi este livro de ação do Grupo Editorial Record, com uma nova edição realizada pelo selo José Olympio, foi publicado originalmente em 1930 e agora ganha uma nova capa.

O livro registra as impressões de Woolf sobre a cidade por meio de passeios pelas docas do East Side, pelo comércio popular da Oxford Street, pela catedral St. Paul, pela imponente abadia de Westminster e pela Câmara dos Comuns. A autora percorre ainda ruas onde moraram escritores ilustres, como Thomas Carlyle e John Keats.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/09/resenha-cenas-londrinas-virginia-woolf.html

isa.dantas 15/09/2017

Que delícia percorrer a Londres de Virginia Woolf!

Poesia na Alma 09/08/2017

Rotina em Londres
Na rotina da vida moderna, cheiros, sons e pessoas passam despercebidas. Virgínia descreve uma cidade que só pode ser vista por quem viveu aquela época, não existe mais, seus personagens caricatos já morreram, a cidade de ontem não é a mesma cidade de hoje, assim como colocou o filósofo Heráclito “É impossível entrar no mesmo rio duas vezes”. É impossível viver essa Londres duas vezes “Embora Londres ainda exista, jamais será de novo a mesma cidade”. Então a autora imortaliza-a em palavras, fazendo um retrato falado de uma época que não fica no ostracismo.

continue lendo - http://www.poesianaalma.com.br/2017/08/resenha-cenas-londrinas.html

@chrisoliveira 03/08/2017

Nesta coletânea de crônicas da escritora inglesa Virgínia Woolf temos seis crônicas escritas entre os anos de 1931 e 1932, sendo que a última só foi descoberta posteriormente e acrescentada em 2005.

Nestas crônicas fazemos um verdadeiro passeio guiado por Londres, no qual a escritora nos fala sobre o comércio, sobre a arquitetura, as paisagens, dos artistas e suas artes, da política, da religião, da vida cotidiana dos moradores daquela cidade de modo geral.

Seja passeando pelo porto, pelas casas dos “ricos”, ou por igrejas, Virgínia pontua sobre o presente com um toque de nostalgia, apontando a vida moderna como reflexo da evolução da cidade.

Apesar de ser um livro curtinho, ele nos traz um panorama completo sobre a vida em Londres, não apenas do ponto de vista do observador, mas dos nativos daquela cidade, pois com sua narrativa ela deixa transbordar a essência londrina que carrega em suas veias.

Um leitura rápida, prazerosa e muito rica, que com certeza nos levará a conhecer um pouco da cultura londrina com o plus de desfrutar de uma excelente escrita.

PREÇO ACESSÍVEL 5/5
A HISTÓRIA PRENDE O LEITOR 4/5