Nerve

Nerve Jeanne Ryan

Resenhas - Never

Iza 17/04/2020

Honestamente?
Eu li esse livro esperando MUITO dele, iludida pelo filme, por edições de fãs com artistas diversos nesse universo que prometia ser intenso e desafiante, porém, quando li o livro de cara me deparei com uma situação um tanto confusa. Ao decorrer do mesmo, vemos uma personagem principal bastante retraída e que, sinceramente, não tem um desenvolvimento bem feito e tampouco a autora mostrou que ela teria uma evolução significativa, e seu companheiro entrega mais carisma e personalidade que ela, mesmo que ele não seja tão abordado na história. O livro tem uma promessa boa, porém para 300 páginas, não mostrou acontecimentos marcantes, cenas de fato boas e, sendo honesta, não consigo entender o sucesso do livro. Se fosse o caso de ser um livro introdutório para um segundo, até seria entendível a falta de coisas verdadeiramente significativas ou pouco desenvolvimento de personagens, porém é apenas UM livro onde não vi nenhum dos dois. Esperava muito mais sim, creio que se isso fosse uma saga teríamos um desenvolvimento muito melhor da personagem principal e demais.

Maicon 11/04/2020

Incrível e diferente
Eu li o livro pelo filme mas me surpreendi quando a história é totalmente diferente, mesmo que tenham o mesmo enredo.

Eu gostei muito da leitura e torci muito pela protagonista. Acho o filme melhor mas o livro também é.

Apesar de diferentes, são bons se não comparar. Tanto o filme quanto o livro tem seu início, meio e fim e uma história só sua.

É muito bom e indico demais...

Sheila 08/11/2016

Resenha: "Nerve" (Jeanne Ryan)
Por Sheila: Oi gente! Como estão? Resenha de um livro que terminei de ler em uma tarde e resolvi trazer logo para vocês! Lançado no Brasil pela Planeta, é também o nome do filme homônimo com Emma Roberts - que não assisti ainda.

Logo no prólogo somos apresentados a Abigail, e descobrimos que Abigail esta fugindo.
Ela correu para aumentar a distância e se encolheu em meio aos galhos de um imenso arbusto de rododendro.
Os passos ficaram mais altos e pesados, um peso que sugeria alguém grande. Era essa a tal "consequência" que aqueles cretinos que comandavam o jogo ameaçaram impor se ela não ficasse disponível para os fãs? Mas ninguém podia esperar que fosse simpática com os babacas que ligavam a qualquer hora, os malucos que a abordavam nos banheiros ou os doentes que criaram aquele site horrível com imagens dela e de outros jogadores sob uma mira telescópica.
Mas vamos descobrir que Abigail talvez venha a se arrepender - e muito - de ter aceito participar de um certo jogo que parece ter virado febre entre os adolescentes. Esta mistura de jogo com Reality Show é o Nerve, onde pessoas comuns se inscrevem ao fazerem vídeos contendo a realização de desafios muitas vezes extremamente vexatórios.

Neste ínterim acabamos conhecendo Vee, uma adolescente que esta participando de uma peça de teatro junto com os amigos da escola. Mas, ao contrario de sua amiga e estrela da peça Sydnei, Vee é apenas a maquiadora, ficando sempre por detrás dos holofotes enquanto sua amiga recebe todas as atenções.

E é em função de se desentender com sua amiga, que da um beijo mais prolongado do que o necessário no seu par romântico da peça, sabendo que Vee tem uma paixonite secreta pelo mesmo menino, que Vee resole provar que é uma pessoa de atitude e se inscreve para um dos desafios Nerve. Acompanhada de Tommy, um amigo, Vee vai até uma cafeteria e precisa adotar um comportamento inusitado.
Sou capaz disso? A pergunta se repete enquanto levanto o copo sobre a cabeça. É surpreendente que meu braço ainda funcione. Com uma voz que é um pouco mais que um sussuro, digo:
- Água fria me deixa quente.
Jogo o resto da agua do copo sobre a cabeça. O choque gelado clareia meu raciocínio. Ai meu Deus, eu consegui! E agora estou ensopada, queredo mais que nunca ter o poder de desaparecer.
Parece haver pelo menos três complicadores no jogo: em primeiro lugar, deve-se cumprir desafios muitas vezes em meio de pessoas que não fazem idéia do que a pessoa esta fazendo, o que pode se tornar constrangedor ou, como veremos adiante, perigoso. Segundo, há os observadores, que nem sempre conseguem manter a distância necessária e acabam as vezes atrapalhando. E, terceiro, a dificuldade dos desafios vai aumentando progressivamente.

Mesmo assim, Vee prova do gosto da adrenalina e acaba querendo mais. Além disso, o jogo promete premiá-la com as coisas que mais deseja, como se a conhecessem de forma íntima. E pe num desses desafios que Vee conhece Ian, que passará a ser seu par nesse jogo que promete muitas emoções e perigos.

Empolgados? Por que eu não fiquei nem um pouco. Nem com a história, nem com os personagens, nem com a narrativa, e acredito que talvez isso acabe sendo transposto para as palavras que escrevo. Há vários furos na história, mas talvez eu possa destacar três pontos para que ela não tenha me chamado a atenção.

Em primeiro lugar, os personagens. Não consegui criar nenhuma empatia por eles. Por mais que, no fim, haja por trás da história uma critica a busca de fama e notoriedade, isso se perde no meio da trama. Os personagens são rasos e futeis. A Vee então, me parece uma bela de uma cabecinha de vento. Assim, nos momentos de tensão, não há tensão. É difícil você se preocupar com o futuro incerto do personagem quando você não gosta dele.

Em segundo lugar, esperava desafios muito mais difíceis e assustadores. Nem mesmo o desafio final, que deveria ser o clímax, me pareceu ser algo "de verdade". Não senti emoção alguma junto com os personagens nem consegui me prender na narrativa das dificuldades que os mesmos enfrentaram próximo ao desfecho.

Por fim, parece que foram jogadas muitas informações aleatórias que poderiam ter sido aprofundadas, exploradas, explicadas, sei la, qualquer coisa, e não foram. Fiquei com a sensação de que ficou tudo muito no raso - personagens, histórias e desfecho. É uma boa leitura, mas nã é uma leitura arcante ou que eu repetiria.

E vocês o que acharam? Não deixem de comentar! Abraços e até a próxima.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

site: http://www.dear-book.net/2016/11/resenha-nerve-jeanne-ryan.html

Rani 04/03/2020

Não conhecia o livro até ver o filme.
Os desafios iniciais do livro são legais e tem até um bom ritmo, mas achei o final um pouco maçante.

sophia princesa 23/03/2021

briguem vagabundas ?
é o livro do meu filme favorito então eu não pude deixar de me decepcionar. é MUITO diferente mas isso não é necessariamente ruim. tudo é muito mais intenso no livro (inclusive a chatice da v). foi uma leitura muito rápida pra mim, pisquei e já tava no final. odiei como o livro acaboukkkkk gosto muito de final aberto mas esse ficou muito ruim. facilmente desceria o murro em todos os personagens desse livro menos o ian.

ju_artss2 17/08/2022

Se desse para colocar 0, eu colocava.
"Horrível, horrendo, horroroso, me faz mal."

Esqueça que o livro existe e vá assistir o filme. É raro um caso desses mas sim, o filme de "Nerve" é facilmente superior a essa obra radioativa por escrito.

A review escrita na contra-capa me deixa boquiaberta: "Os adolescentes vão se identificar. Para fãs de Jogos Vorazes." - School Library Journal. Ok, a review poderia ficar até a parte do vão se identificar porém, creio que nem essa parte alguém em sã consciência se identificaria com aquela protagonista podre e as situações.

A proposta é boa. Parando para pensar, o livro é de 2012 e já tinha uma ideia além de seu tempo pois essas coisas de desafios, apps que prometem te dar do bom e do melhor, troca da privacidade por fama e etc, são algo de tempos atuais!! E por incrível que pareça, a autora consegue errar no desenvolvimento de tudo e mais um pouco.

A história? Você acompanha Vee, uma garota que se cansou de ficar atrás das cortinas e decidiu entrar nos desafios para ganhar umas recompensas e se provar ser maior do que os outros pensam dela. "É um acúmulo de nada sobre nada".
Quando você chega no final você pensa: eita, vai rolar algo de verdade finalmente!
Mas não, não acontece nada de bom e ainda acaba em aberto.

Para ler esse livro você terá que ter muita vontade, pois, mesmo com 300 páginas, eu demorei 1 mês quase porque me deu cansaço de ler e eu fico: eu comecei e agora vou ter que terminar.

Minha nota real é 0/5. Odiei e espero nunca mais ler algo assim.

Natália Ranhel 05/08/2022

Ganhei esse livro quando cobri a cabine de imprensa de sua adaptação para o cinema.
Filme e livro seguem uma pegada Jogos Vorazes, focando bastante no uso dos celulares e desafios online. Mesclando uma quase distopia com realidade adolescente.
Porém, o filme me parecer melhor que o livro, mais focado no público do final da adolescência, enquanto o livro é mais raso e parece não se arriscar tanto para agradar um público mais jovem.

Carol 17/03/2022

Decepção
O livro tem uma premissa muito boa, mas peca muito no desenvolvimento dos personagens, que aliás tem intenções bem duvidosas e estranhas.

aquelacapitu 07/09/2016

Amei
Boom li em dois dias por falta de tempo se não teria lido em um de tão bom, a narrativa é gostosa e prende, a ideia do livro é INCRÍVEL apesar da autora ter deixado um pouco a dejesar no desenrrolar da história, mas confesso que não tem muito do que reclamar, o final não foi o que eu esperava porém analisando o livro como um todo eu AMEI!!!

Danielle 04/09/2016

Logo que vi a chamada do filme Nerve fiquei interessada em vê-lo, mas ao descobrir que ele era uma adaptação literária tive que ler antes de ir ao cinema. O livro tem uma narrativa muito fluída fazendo o leitor devorar cada página e tem um desfecho que vai deixar o leitor querendo mais páginas, só que não tem. O livro foi escrito em 2012, mas quem sabe com o sucesso do filme a autora não se inspire em escrever uma continuação. Comparando livro e filme posso dizer que muita coisa foi modificada, mesmo assim ambos me agradaram muito, mas chego até a dizer que o filme conseguiu superar o livro.

site: www.delirioselivros.com.br

Alice 03/09/2016

Poderia ser melhor
A história em si poderia ser mais explorada, ela se deixa se levar muito rápido por certas coisas. Além de que eu shippei errado, ela deveria valorizar mais o amigo dela. O final do livro é um pouco desapontador e você fica se perguntando se acabou ali mesmo.
Anya 05/10/2016minha estante
Nossa, acabei de ler agora e achei que só eu que tinha percebido, ou o meu estava faltando páginas. Que final foi aquele? Sério, não acredito no que li! Fica nisso e pronto?? E a história do Ian? Os acontecimentos da noite fatídica do acidente de Vee?? Aaaai, que decepção. Gostei muito do livro, mas foi muito mal desenvolvido. E a relação dela com o Tommy realmente foi duvidosa. bem como a reação dele diante essa situação. Não me convenceu...

Camilla Nunes 22/06/2018minha estante
Eu achei o filme bem mais legal. Concordo com tudo que você disse!

ingridontknowsh1t 14/07/2020

Olha Britto, sinceramente...
Apesar de ser o tipo de livro que se ler em um dia, isso se torna impossível quando a autora nos apresenta uma protagonista extremamente sem sal assim como os outros personagens desse livro. A única coisa que a menina faz o livro inteiro é lamber o c* dos machos, fora os desafios que são super sem graça e repetitivos.
Parabéns, nota 0

Quel 22/05/2020

Legal
No começo é bem cansativo, mas depois que a história vai se desenvolvendo com todos os desafios, o livro fica bem interessante.

Jack 26/10/2020

Eu me interessei pela leitura, pra amei o filme e quando descobri que havia livro, eu precisava ler. Para minha surpresa, são dois mundo bem diferentes. O enredo de um não tem nada a ver com o do outro. Fiquei o tempo todo comparando os dois e talvez isso tenha atrpalhado minha total apreciação pela obra. É um livro com situações mais pesadas que o filme, mas as personagens são tão legais quanto.

Fernanda Backendorf 31/03/2020

A ideia da história é boa e a narrativa é bastante cativante, mas após terminar a leitura senti que de certa forma foi meio simples demais.Tudo, exceto o começo, poderia ter sido mais desenvolvido. Os jogos aconteceram rápido demais (e foram poucos), sem um crescente forte e sólido. As pessoas e situações pedem tempo pra que possamos adquirir confiança nelas e isso Jeanne Ryan não nos concedeu.
rckmisa 31/03/2020minha estante
A história é boa mas o filme é melhor kkkk

Fernanda Backendorf 12/04/2020minha estante
Sim!! Os desafios foram melhores, mais coerentes e entretentes