A Divina Comédia: Inferno

A Divina Comédia: Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

DouglasPires 09/07/2023

Se já leu a bíblia a leitura será mais fácil.
Dividida em três partes principais: Inferno, Purgatório e Paraíso, cada parte apresenta uma jornada de Dante por diferentes reinos espirituais, retratando as punições e recompensas para as almas de acordo com suas ações em vida.

Uma obra complexa e rica em simbolismo, abordando temas como a busca pela salvação, a justiça divina, a redenção e a natureza do pecado.

laila99 08/07/2023

Intrigante e apaixonante. De início, achei que seria um desafio (e dos grandes) ler o livro todo sem abrir mão no meio do caminho. Porém, a poesia é tão avalassaladora e magnífica, que o número de páginas se tornou um detalhe e o universo de Dante se tornou parte de mim.

Rodrigo509 26/06/2023

O livro A Divina Comédia, do poeta renascentista Dante Alighieri (1265-1321), ganha uma edição brasileira e traduzida, em prosa, sob a tutela do escritor Eugênio Vinci de Moraes, e lançado pela editora LP&M Pocket.

No livro, Dante é um viajante peregrino, exilado de sua cidade Natal, Florença, e se depara com fatos, que misturam fantasia e religião, retratados em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Em diversas companhias, o poeta relata tudo o que viu, como pecados, pessoas ilustres passando provações tenebrosas, até a redenção de seus males.

A obra teve inúmeras adaptações na cultura Pop, sendo que a mais marcante foi a da banda Sepultura, que lançou o disco Dante XXI, de 2006, fazendo uma analogia do livro com a atualidade.

Sophia.DaAvila 09/06/2023

O que dizer de Dante?
Confesso que li apenas por conta do ?Inferno de Gabriel?, mas me apaixonei pela prosa do livro. Li cantando, cada sonata mais poética que a outra.
Eduardo Rockwell 10/06/2023minha estante
Qual a ligação com "Inferno de Gabriel"?

Pry Salomão | @leitoraredglasses 09/06/2023

Um Bom Clássico de Poesia
A primeira parte desses poemas escritos por DANTE, conta toda a sua decida até o Inferno acompanhando por Virgílio.
O livro é bilíngue português e italiano, a língua mãe de DANTE.
Uma leitura de vagar, porém com uma escrita de fácil entendimento, além de varias notas ao final de cada Canto.
Um bom livro para se conhecer, um clássico interessante para se ler.

Marcio 09/06/2023

Divina Comédia
Divina Comédia na tradução do escritor português Vasco Graça Moura. Essa tradução preza pela literalidade do texto mas mantendo a métrica e a rima dos versos.

Marcio 07/06/2023

Proseando o Dante
Trata-se de uma tradução em prosa da divina comédia feita por Eugênio de Moraes. É uma ótima alternativa para primeiro contato com a obra ou para ler uma edição em verso acompanhado da prosa para elucidar melhor algumas passagens.
Possui abundantes notas de rodapé e o texto respeita bastante o texto em verso e os acontecimentos da história.
Rogéria Martins 07/06/2023minha estante
Ótima resenha, Márcio!

Italo139 02/06/2023

Cara a divina comedia e perfeita o inferno de dante descreve cada ciclo do infermo esse louco e e muito foda

Iguer 31/05/2023

Enfim nasceu
Depois de quase um ano (literalmente faltavam alguns dias pra completar um ano), muitos abandonos e retomadas, consegui terminar. A leitura lenta e interrupta não foi por não gostar do livro, só pela densidade da escrita (o tradutor fez um trabalho tão bom que tinha vezes que eu ia olhar o texto original pra entender algumas frases kk). Mas valeu muito a pena!! O livro é muito bom e tem umas citações muito boas.

Joao.Alessandre 27/05/2023

Percepções e sentimentos da viagem com Dante
Não é uma resenha. Tenho total noção de minha insuficiência para agregar na análise de uma obra onde mentes brilhantes se debruçaram desde o período medieval até nossos tempos. O objetivo seria apenas deixar um registro breve das percepções e sentimentos que aos quais fui instado no evoluir da leitura.
Dante conseguiu imaginar a vida 'post mortem' entrelaçando uma visão espiritual com particularidades do momento político italiano do início do século 14.
De uma forma perfeita, elegante, foi capaz de desnudar o inferno onde a complexidade dos pecados são punidos sempiternamente com grau de sofrimento  em escala. Nos apresenta o purgatório com alívio na medida em que redenção é certa, porém o caminho é instável e os suplícios crescentes. Finalmente o paraíso se impõe fulgurante, acolhedor... lá encontra anjos, beatos, santos, Nossa Senhora resplandecente e, no derradeiro canto, a deslumbrante imagem de Deus.
Estes meses acompanhado pela  Divina comédia foram inesquecíveis, ricos, surpreendentes. Apesar dos percalços,  sequências obscuras e momentos de incompreensão o brilhantismo prevalece. A força desses versos é mobilizadora de uma forma indescritível. Nas páginas finais a sensação de esperança de que tudo não acaba produz conforto e consolida a vontade de viver cada momento como se fosse o termo de nossas vidas ...
Nyllaine 27/05/2023minha estante
??????????????????

Carolina.Gomes 28/05/2023minha estante
Ainda vou ler. Vc assistiu as aulas da UFPR no youtube?

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Sim. É um material muito interessante, completo. O professor Ernani tem uma didática ímpar. Não vi tudo porque são muitas horas mas o que consegui acompanhar ajudou bastante.

Cris 28/05/2023minha estante
???? adorei sua percepção. Assim que finalizei a 1ª parte pensei o mesmo: como posso resenhar uma maravilha dessa? Impossível rs.

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Oi Cris. Obrigado! Impossível resenhar mesmo. Companhias como Dante, Virgílio, Beatriz, santos e "influencers"? da época tornam a leitura uma viagem conturbada mas extraordinária.

Andreas.Caycedo 27/05/2023

Leitura obrigatória não ironicamente boa
Algumas alegorias datadas e momentos ultra abstratos a parte, é uma leitura fascinante. Confesso que a parte do Purgatório é a que menos me chamou a atenção.

osaif 24/05/2023

Obra-Prima
Definitivamnte é completamente compreensivem esse livro ser considerado uma obra prima. A escrita é unica, poética, ilustrativa, nunca li algo tão mágico. O inferno é de uma agonia transparente a criatividade na descricao de lucifer e cada detalhe e circulo do inferno é simplesmnte unica. No purgatório voce sente o alivio das almas junto do vazio de esperar para subir aos céus.
E o céu por si, chega a ser decepcionante, depois de tantas paginas tao incríveis e criativas, chegar a um local em que, ou são paginas de monologo, ou o Dante fala tipo "aiai meus olhos quanto brilho, me abençoem para conseguir descrever tanta graça". Realmente, eu sofri pra ler o final, me arrastei, tanto que não estou avaliando com 5 estrelas. Felizmente nas ultimas páginas, no encontro de Deus e nos ultimos dialogos, mas principalmente no ultimo canto ao encontro de Deus, o brilho, depois de tanta espera, tamanha graça e magia, enfim, realmente como Dante diz, palavras humanas não conseguem descrever, e esse sentimsnto é compartilhado a tal nivel ao leitor que nem eu agora conseguria descrever.

Gab 24/05/2023

Experiência rápida mas singular. Durante diversos momentos eu olhava ao meu redor (que não tinha mais ninguém além de mim) e falava em voz alta: meu Deus, que obra surreal. Literalmente surreal. Mas claro, lerei de novo na fase adulta, porque daqui até lá vou ter amadurecido bastante e enxergar as palavras de Dante com outros olhos, mesmo que hoje eu tenha compreendido boa parte delas. Mas que A Divina Comédia é fantástica ela é. E como!