A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Marcio 18/03/2023

Divina comédia em prosa
Trata-se de uma adaptação da Divina Comédia de Dante Alighieri escrita em prosa. É uma boa opção para um primeiro contato com a obra ou para acompanhar a leitura da versão em versos.

Natália Ranhel 17/03/2023

Acredito que esse foi um dos livros de leitura mais difícil que já li. Apesar de conhecer por cima alguns pontos da história, confesso que conhecia pouco.
Por exemplo, não sabia que era uma poesia separada em cantos. Toda a forma figurativa e metafórica de narrar os fatos exige bastante da atenção e interpretação de texto.
A viagem pelo inferno, purgatório e céu nos faz acompanhar a conversão de um pagão em cristão. E essa pegada religiosa da leitura me lembrou bastante quando inventei de ler a Bíblia.
Um clássico é um clássico, mas não consigo dizer que foi uma leitura prazerosa.

Ge Ribeiro 15/03/2023

Amei muito o inferno
A Divina Comédia é com certeza uma história necessária para quem quer entender um pouco de como nós (ocidentais) nos relacionamos com os ensinamentos cristãos. Dante aqui abordava muito da igreja católica medieval, a visão Aristotélica e suas próprias convicções e críticas sobre a igreja e o sistema da época. É engraçado ver que mesmo há tanto tempo, as coisas não mudaram tanto assim.
Dos três tomos, o meu preferido com certeza foi Inferno, a jornada de Dante com Virgílio por ali foi realmente uma aventura muito boa de se acompanhar.
O final do tomo Paraíso é uma das coisas mais bonitas que já li.
Sobre a edição, gostei bastante, pois, por se tratar de uma epopeia, a métrica não é algo que estou acostumada e as notas de roda pé são ótimas e me ajudaram muito a compreender o texto.

Matheus.Viga 11/03/2023

"Lágrimas, dores e suspiros são os anjos que nos conduzem a Deus"
Deixai toda esperança vós que entrais!
Obra magnífica. É extraordinário a quantidade de personagens reais, bíblicos e mitológicos citados no decorrer do livro. Mostrando até mesmo personagens locais contemporâneos de Dante para assim explicitar um contexto histórico daquela Itália, especialmente Florença. Além de trazer personagens que tiveram uma participação fundamental na história do mundo, incluindo o próprio Virgílio. Muito interessante a exposição de alguns papas no inferno e relacioná-los ao pecado da simonia, pura ousadia da parte de Dante dada a época. Durante a leitura teve momentos que senti um assombro, principalmente com algumas figuras horrendas e as perseguições do Diabo Negro, Minos e Gerião.

Muito bom a interação que o Dante faz com o seu leitor dando uma camada a mais de introspecção na obra, sem falar que ele foi um dos primeiros escritores a fazer isso. Exemplo: "Se tu, caro leitor, demorares para crer naquilo que direi, não me espantarei, porque o que vi ali só a mim mesmo consinto acreditar".

Ricardo de Andrade 10/03/2023

O épico dos três níveis da pós vida
Continuando os estudos em literatura, dessa vez eu me aventurei pela Divina Comédia, de Dante. E que aventura interessante...

Achei o poema de uma métrica muito específica e facilitadora, apesar das palavras precisarem ser lidas com bastante atenção para se ter algum entendimento. Seus cantos curtos também deixam a leitura menos cansativa.

Já no primeiro livro, Inferno, se percebe a grandeza que foi o poema de Dante para a literatura mundial.

Rafael1024 08/03/2023

Nos portões do inferno
Vai-se por mim à cidade dolente,

vai-se por mim à sempiterna dor,

vai-se por mim entre a perdida gente.

Moveu justiça o meu alto feitor,

fez-me a divina potestade, mais

o supremo saber e o primo amor.

Antes de mim não foi criado mais

nada senão eterno, e eterna eu duro.

DEIXAI TODA ESPERANÇA, Ó VÓS QUE ENTRAIS.

Marcio 06/03/2023

Purgatório
Dante está pronto para subir ao Paraíso e terminar a sua jornada de crescimento espiritual.

"Refeito retornei da onda santa, como de novas folhas, ao rompê-las de sua ramagem, se renova a planta: puro e disposto a subir às estrelas."

juuh.carol.3 03/03/2023

Clássico italiano para público juvenil
A divina comédia é um livro que se passa em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso, explicando o que o autor encontrou neles em sua passagem por cada um. Ele é guiado aos dois primeiros por Virgílio, autor de Eneida, e encontra muitas figuras da bíblia e da mitologia.
Dante explica os três da seguinte forma: O purgatório seria o meio do caminho, onde as pessoas esperariam para serem encaminhadas ao Inferno ou ao Paraíso e o retrata como o "reino do perdão". O inferno é o destino dos maiores pecadores, que não possuiam a chance do arrependimento, tamanhos erros haviam cometido. E o paraíso é o local das pessoas boas em vida e, assim como os anteriores, também é dividido em diversas partes.
Não posso explicar muito mais do que isso, pois a adaptação que li é muito fininha e conta rapidamente sobre locais e os motivos pelos quais as pessoas eram levadas para lá. O inferno é onde tem mais ramificação e mesmo o livro sendo pequeno eu tive que ler três vezes essa parte para conseguir prestar atenção.
Eu recomendo que leiam a obra original, pois é mais completa. Não a escolhi pois é narrada em cantos, em forma de poema e eu sempre tive dificuldade para ler esse tipo de livro, pois me perco fácil. O livro que eu li, adaptado por Cecília Casas, é em formato de romance, pois é direcionado ao público juvenil. Mas, se forem como eu, não percam a oportunidade de ler um clássico como esse, mesmo que adaptado.

site: https://www.instagram.com/p/BemCLHpBEEO/

Marcio 24/02/2023

Inferno
Livro que não é só uma historinha inventiva, mas sim um mergulho no abismo da alma humana e no que ela pode se transformar quando se entrega ao mau.

Lucas1894 23/02/2023

As palavras mais lindas que já vi
Uma obra tão complexa, filosófica e acima de tudo: FODA.
Conheci a história do Dante e sua amada Beatriz primeiramente no jogo de Ps3 chamado " Dante's inferno".
Zerei o jogo com o Dante indo para o purgatório e fiquei muito curioso para saber o que viria, procurei vídeos inteiros no YouTube sobre a história da divina comédia até que decidi finalmente ler esse material, estou apaixonado, preciso reler esse troço daqui há 10 anos quando tiver mais bagagem literária ainda para pegar todas as nuances da obra.

Aquele livro que pelo menos uma vez na vida devemos ler.

Leandro.Argentini 16/02/2023

Clássico
Não muito à-toa é um dos grandes clássicos desse, e quem sabe, de todos os planos. Leitura quase espiritual, quase renovando nossa fé.

NicholasJade 16/02/2023

?Puro e disposto a alçar-me às estrelas.?
Simplesmente uma das melhores leituras que eu realizei na vida e que teve seu final boicoitado pelas provas da faculdade.
Dante era um GÊNIO, e, ler sua obra com uma playlist do Jesper Kyd (Assassin?s Creed Ezio) foi a melhor decisão que eu tomei para 2023.
Poeta, permeado de catholic guilty, exilado e com muito ódio e ressentimento pelos florentinos, Dante escreveu a Comédia para exaltar seus ídolos e massacrar das formas mais criativas possíveis os seus inimigos.
Desde papas no inferno a sua amada Beatriz sentada ao lado de Maria, Dante nos conduz por todos os tipos de tormentos do inferno, acompanhado de Virgilio, inspiração do autor e a figura com quem Dante teve mais química na história toda. Segue ao lado do mesmo pelas provações do Purgatório e enfim alcança sua dama, no paraíso.
Confesso que dei altas gargalhadas com as condenações arbitrárias de Dante no inferno, talvez tenha feito um bingo com meus pecados segundo o autor e tenha desistido de saber onde eu vou parar, e igualmente me prendi ao purgatório, mas a falação crente do paraíso foi a parte mais cansativa e desestimulante, mas, ainda assim, não perde o charme dantesco e vale a pena de se ler.
Recomendo muito! Clássico, né rs

Andy 13/02/2023

Finalmente terminei a leitura deste livro, após cinco meses e mais uns livros na frente ;D
Embora a jornada de Dante pelo inferno, purgatório e paraíso me tenha sido muito interessante, algumas partes foram extremamente densas, tal como citações sobre políticos e conhecidos da terra natal de Dante, o que explica a demora em termina-lo. Precisei me comprometer a ler x cantos por dia para conseguir. As notas de rodapé esclareceram muitos pontos, mas não tornaram a leitura prazerosa como um todo.

unamello 12/02/2023

Obra Prima da literatura mundial
Um livro clássico com uma leitura bem rebuscada e complicado. Esse é definitivamente uma das minhas melhores leituras e com certeza meu livro favorito!! É um livro divertido, mesmo com uma difícil leitura (e entendimento em algumas partes) ainda sim é uma excelente leitura!! Recomendo à todos a lerem a Divina Comédia.