A Guerra dos Mundos

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Alan.Kardec 05/05/2021

Pobre de conteúdo.
Não gostei da história.
No princípio da composição e contrução da história, o desenrolar, finalmente e por fim, não menos importante! Uma história construída com bases por plágio.

Denise 08/06/2023

A primeira Invasão alienígena na literatura
Releitura desta que talvez seja a minha história favorita de ficção científica.

A primeira história de invasão alienígena, escrita no século XIX. É a base para todas as referências sobre o tema na cultura pop.

Muito bem escrito, narrativa fluida e bastante tensa, a gente mergulha junto com o protagonista na descoberta dos marcianos, no ataque dos tripods, na destruição total, na fuga das cidades e morte dos humanos.
Imaginar tudo isto acontecendo em pleno século XIX, o desenrolar da história faz total sentido, não é aquela ficção ?viajante?.

H.G.Wells é um mestre da ficção científica, um homem à frente do seu tempo, um verdadeiro visionário, que, na sua obra, traz reflexões pertinentes acerca da sociedade da época e do futuro da humanidade.

Ernani.Maciel 18/02/2020

O filme é muito diferente do livro
Por amar tanto o filme e gostar muito do Wells, decide ler o livro. São histórias distintas. Spielberg usou a essência do que Wells criou para conceber um filme atualizado e espetacular.

A história do livro gira em torno basicamente do personagem principal. Não é um livro recheado de ações e inúmeras reviravoltas, o desenrolar é paulatino e o texto reflexivo.

O grande destaque é a capacidade, ousadia e criatividade de Wells em confeccionar um livro abusando das ideias acerca da tecnologia futurista, isto no final do século XIX.

Segundo livro que li do Wells, espero ler o quanto antes O Homem Invisível.

Nota máxima.

Franklin Moreno 30/04/2023

A Guerra dos Mundos
Comecei a ler esse livro muito tempo atrás, quando ainda estava na escola. Na primeira tentativa, desisti antes de chegar na metade.
Na segunda tentativa, e penando muito para continuar a ler sem jogá-lo pela janela (até porque estragaria meu Kindle '-'), consegui terminar.
O grande problema deste livro é a chatice com que ele se desenrola. São muitos monólogos, chega a ser irritante de chato.
O autor enche de monólogos, descrições longas e horrivelmente entediantes, muitas vezes não acrescentam em nada. Ainda que haja vários monólogos, os personagens são rasos e descartáveis. Não há conexão entre eles. Todos são "se morrer, tanto faz". Não há profundidade alguma em qualquer um no livro (o personagem só lembra que existe esposa quando o livro termina, quanto amor).
E é isso. Acredito que mesmo com uma premissa excelente, não há como salvar um livro que seja extremamente chato. Não há história que aguente.
isisfy 01/05/2023minha estante
Esse livro está na minha lista. Depois dessa resenha acho que irá ficar no final da lista. Kkkkk

Franklin Moreno 02/05/2023minha estante
Kkkk eu espero que você leia, muitas pessoas falam bem demais.
Sei que é um clássico, que é do final do século XIX, que é um dos primeiros a abordar esse tema de modo científico, e também que é bem ambientado na Inglaterra, citando e passando por várias cidades. Mas eu particularmente achei muito entediante, não consigo ler livro assim ??

Raquel 28/03/2020

H. G. Wells nunca decepciona
O livro é tudo o que você espera e um pouco mais.
H. G. Wells conseguiu criar um mundo sci fi, que ainda nos dias atuais consegue surpreender. Os detalhes com que relata a história, a angústia e a corrida pela sobrevivência, fazem com que você queira saber mais e mais sobre o que vai acontecer.
Após o término do livro, tem a entrevista que ocorreu entre Wells e Orson Wells, quem relatou o livro em uma rádio norte americana e falou das consequências que trouxeram.

Mazza 04/05/2020

Atemporal
História excepcional, digna de roteiro de cinema, indicação certa. HGWells com suas histórias atemporais e escritas surpreendentes.

Davi Busquet 01/12/2020

Tal como o passado dizia
Máquinas assassinas atravessando vastas extensões de terras rurais, semeando destruição e morte em seu caminho; cidades, das pequenas às maiores, engolidas pelas chamas e pelo efeito de armas superiores; invasores impiedosos, sedentos por sangue e conquista, marchando sobre a Inglaterra, a Europa e o mundo, com sua tecnologia bélica avançada e a certeza de que o conquistado não é nada além que uma raça inferior e plausível de domínio. Os obsoletos canhões britânicos não dão conta, suas tropas são dizimadas aos milhares, e a população civil, apavorada, foge da obliteração e de um inimigo que declarou guerra ao mundo.
Por mais que esse possa parecer um cenário histórico da Primeira ou Segunda Guerra Mundial, com a poderosa Alemanha nazista massacrando a todos com sua blitz Krieg, armamentos e estratégia superiores — enquanto as demais nações agonizam com seus equipamentos e táticas do final do século XIX —, na verdade se trata da invasão do planeta Terra por marcianos, descrita de maneira detalhada e cativante pelo visionário da ficção científica, H.G. Wells.
Muito mais do que sinalizar para seus leitores como uma civilização alienígena, embora superior, pode ser cruel, imperialista e insensível, Wells anunciou o cenário caótico no qual a Europa mergulharia poucos anos depois, durante a Primeira Guerra Mundial, reafirmando ainda mais sua alcunha adquirida tantas décadas depois, de escritor futurista — sempre inspirado por uma imaginação visionária e inspirando as gerações subsequentes de escritores e leitores.
O próprio raio da morte descrito na obra, usado pelos marcianos para vaporizar humanos em seu caminho, seria o prenúncio da tecnologia laser; e os gases tóxicos usados para limpar trincheiras e fortificações, envenenando e matando soldados, quase parece que Wells estaria falando das armas químicas usadas na Europa poucos anos depois.
Sem contar, é claro, a narrativa acerca do pânico coletivo nas cidades no entorno de Londres (e até mesmo nela própria). Esse pânico, inclusive, foi realmente reproduzido de maneira quase integral, quando Orson Welles leu trechos desse livro em uma rádio nos Estados Unidos em 1938, sendo confundido por uma notícia real, e não parte de um programa de entretenimento.
A história, tanto a de Wells quanto a do mundo real, mostra claramente — quando as notícias sobre a aproximação de invasores chegam e a população se vê acuada, as autoridades impotentes e todo e qualquer ser humano se agarrando aos instintos mais básicos de sobrevivência — como começam as agressões, os roubos, saques e o canibalismo: o espírito humano individual e violento despido da sua frágil máscara de civilidade. Tal como dizia Wells.

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br

Cyrus.Veiga 23/01/2022

A Guerra Dos Mundos
Se eu tivesse que falar uma sinopse deste livro, ela seria muito simples: O livro trás um relato de uma pessoa comum tentando sobreviver a invasão marciana na terra.

Porém, a grande pegada do livro é que é como se fosse um relato de uma pessoa comum, um professor de filosofia narrando sua jornada para se salvar dos Marcianos que estão invadindo Londres e destruindo tudo pelo seu caminho com armar e máquinas completamente superiores as humanas. O personagem principal é forçado a passar por situações impossíveis e de extrema urgência para salvar sua família e a si mesmo.

Apesar do livro ser antigo, sua leitura é de fácil compreensão, mas não espere um livro de ação, aventura e luta contra Aliens. Entenda que é um livro sobre o gênero catástrofe e assim, trás uma narração em primeira pessoa, passando a melancolia, tristeza e sentimento de inutilidade diante de situações desgraçadas e desesperançosas que o personagem principal passa. Ele só quer fugir e sobreviver, enquanto está pensando no destino de seus entes queridos.

Possui um desfecho famoso e surpreendente que mostra a força daqueles que menosprezamos totalmente. Um livro bem atual considerando o cenário de 2021-2022.

Paula1735 10/01/2021

Absurdamente crível
Cuidado, esse livro pode causar dependência! Os primeiros capítulos são suficientes para te deixar ansioso em saber o que vem em seguida, igual uma série de televisão faz com você.
O enredo se passa na Inglaterra do século XIX, e o livro é como um relato acerca da invasão dos marcianos à Terra, onde um homem nos conta exatamente como se desenrolou esse fato. Parece clichê ouvir sobre isso hoje, mas para época, certamente foi um marco na história da ficção científica.
H. G. Wells é tão detalhista em sua abordagem que, se alguém apagasse minha mente e me desse esse livro como história real do mundo, eu acreditaria que tudo aquilo aconteceu: é absurdamente crível. Inclusive, algo parecido se deu em 1938 quando decidiram contar essa história em uma rádio de notícias, e as pessoas ficaram tão assustadas que houve até pânico em algumas cidades dos Estados Unidos. Isso porque o anúncio de que era uma história fictícia só foi dado no começo da transmissão, e portanto quem ligou o rádio depois disso achou que realmente estava acontecendo uma invasão extraterrestre.
Eu só achei que o autor foi bonzinho demais no final, mas mesmo assim, foi uma delícia descobrir o desfecho.
Recomendo demais para quem está começando no mundo dos livros, porque é uma obra curta, de linguagem acessível e muitíssimo interessante, que certamente vai te deixar com um sabor de "quero mais". Seria excelente se livros assim fossem indicados na escola! Além disso, quem quer uma história pra se entreter também vai gostar do título.
gabriel 17/05/2021minha estante
O realismo/credibilidade do livro é algo realmente que chamou a atenção. Parece que o cara tá relatando coisas que ele mesmo viu. Alguns reclamam que a narrativa é "arrastada", mas acho que isso foi necessário para dar realismo! Parece um relatório mesmo, bem secão, não um romance de ficção. E realmente, certos aspectos do final são por demais açucarados, porém acho perdoável.

@Estantedelivrosdamylla 30/06/2020

Bem, vamos lá ... @estantedelivrosdamylla
Quando eu leio um livro, independente de ser ou não um clássico da literatura, tento ser muito honesta, e com este não será diferente.

Meu primeiro contato com "A guerra dos mundos" foi na minha adolescência com o filme de mesmo nome, em que o Tom Cruise é o protagonista. Sempre gostei do filme, apesar de hoje em dia falarem muito mal dele Kkkkkk. Quando vi uma promoção do ebook fiquei muito interessada e comprei, coloquei na minha meta deste ano e finalmente o li.

O livro já começa cansativo, possui prefácio e uma introdução enormes (15% do livro) que dão alguns spoilers e contam detalhes repetitivos acerca do autor, como uma tentativa de já nos convencer que não estamos diante de qualquer obra mas de uma que se mostrou inovadora. Acho totalmente desnecessário tanta enrolação.

Quando começou (de vdd) o livro, eu achei bem legal e fácil a narrativa, porém com o decorrer foi se tornando chata pelo narrador ser muito detalhista quanto ao nomes das cidades da Inglaterra. No entanto ao me deparar com a ação, com os acontecimentos tudo se tornou mais fluido (a partir do penúltimo cap. Do livro 1).

Para não me estender mais ainda, venho dizer que recomendo a leitura, com todas essas ressalvas, pois levanta uma questão bem interessante ao final e nos faz ver durante todo o livro o nosso comportamento diante dos outros seres vivos mais fracos que compõem o nosso ecossistema.
Pedro.Henrique 01/07/2020minha estante
Com certeza um livro a frente de sua época e genial em sua mensagem, mas, senti o mesmo que vc, achei cansativo, como se a escrita do H. G. Wells não tivesse envelhecido bem :/

@Estantedelivrosdamylla 02/07/2020minha estante
Eu nunca li outro livro dele, mas pretendo ler "o homem invisível".

Pedro.Henrique 02/07/2020minha estante
Eu li uma hq da Vertigo que é adaptação do livro, o nome é O Ninguém, é legal

Carol.Camargo 18/07/2020

Um dos primeiros contatos com a ficção científica , leitura fácil e fluida.

Isa 19/02/2022

O pior livro que já li
Peguei por ser um clássico da ficção científica mas foi uma baita decepção.

Além da narrativa ser massante, quase não tendo diálogos, e apenas descrições cansativas um pouco difíceis de entender, a tradução da minha edição estava horrpilante. Havia INÚMEROS erros de concordância, inclusive concordância verbal. Este tipo de erro quando recorrente atrapalha muito a leitura, tornando-a confusa e muito lenta.

Foi extremamente difícil terminar de ler, até porque nem estava interessante. O título "Guerra dos Mundos" nada tem a ver com o que é narrado. Não há guerra, apenas um confronto bem mais ou menos no meio do livro (decepcionante demais).

Li resenhas mandando ler de novo se não gostou, porque "não entendeu direito o livro". Como entendo um livro cuja tradução me faz retornar na mesma frase 5 vezes para entender a concordância de um verbo ? Nem tem como, não via a hora de acabar. Tirar conclusões e reflexões deste livro foi impossível pra mim, chato e ruim demais de ler.

Não recomendo não, viu?
Leanderson 29/03/2022minha estante
O livro tem mais de 100 anos, e dada a época em que foi escrito, H.G. Wells foi incrivelmente criativo e inovador, além de determinar o pilar para muitas futuras adaptações e histórias do gênero. Além de que ele entrega muito bem o que eu esperava a descrição de uma invasão alienígena do ponto de vista de pessoas comuns, e a aparente desolação dos seres humanos frente à uma ameaça implacável. Ele teve todas essas ideias de como a terra seria invadida numa época onde nem mesmo aviões e o conceito de robôs existiam. E acertou demais.
Não era uma história para perder tempo com romances bestas ou papo furado, se tratava de uma invasão repentina e sem aviso de uma raça incompreensível ao ser humano.

Vinicius Nathan 05/08/2020

Um dos clássicos de H.G Wells e da ficção cientifica, até ler o livro só tinha uma vaga lembrança do filme lançado em 2005. Hoje a trama apesar de ser boa, não impressiona, mas saber que foi escrito publicado em 1898 é algo que te faz lembrar que Wells tinha uma criatividade excepcional, e nos faz lembrar que somos somente outros animais (racionais?) a habitar o planeta.

Chacon 11/11/2022

Invasão marciana
Como muitos, lí esse exemplar depois de assistir a versão Hollywoodiana. Salvo algumas adaptações, no livro, a história se passa no início do século XX, onde a humanidade não tinha tantos recursos tecnológicos como a passada na versão de Spielberg para se combater uma invasão alienígena a Terra.
Em ambas as versões o ser humano se mostra incapaz de combater os invasores. O livro compara bastante o invasor com o próprio ser humano, que se comparado aos outros seres da Terra, são em geral, seres destrutivos.
Uma história não convencional, na qual não se descobre nem o nome do personagem principal. Na leitura, perde-se algumas vezes, geograficamente falando, uma vez que se é narrado a fuga pela perspectiva do narrador de cidade pra cidade do centro de Londres as cidades mais interioranas da Inglaterra.
Não gostei tanto de desenrolar da história, mas me agradou o final.