O Rei Corvo

O Rei Corvo Maggie Stiefvater

Resenhas - O Rei Corvo

Mirele 28/04/2024

Quando comecei a Saga dos Corvos a escrita e o ritmo, acho que até mais que a história, me pegaram muito. A forma como a história era contada era muito única. Nesse livro, senti que até um pedaço isso possa ter se mantido, mas o final deu pra perceber claramente que a autora não sabia como terminar. E tudo bem, ela mesma assumiu que não estava bem na época e isso impactou na escrita. Mas acho isso meio triste.

Giovanni.Ostemberg 26/04/2024

Final corridin...
Sendo o final de um ciclo, a nota pra esse livro reflete a tetralogia como um todo.
Temos aqui um plot bem particular e boas ideias, bons personagens e uma escrita leve e dinâmica... no melhor tom dos clássicos adolescentes da sessão da tarde.
Tudo isso poderia render 5 estrelas à série, caso ela não cometesse o mesmo erro de tantas outras... o ritmo e a inconsistência do foco da narrativa.
Ao passo que a autora introduz novos personagens e expande o mundo ao longo dos livros, nos traz expectativas para o rumo de cada um deles ao final da história... mas esse balaio fica tão grande que em dado momento soluções são jogadas em 2 ou 3 páginas e outras ficam em um limbo pra imaginação do leitor escolher (não de uma boa maneira). Isso fica mais evidente nesse ultimo livro, onde personagens queridos e relevantes até então têm sua participação reduzida ou são apenas jogados em situações pra sabermos que ainda estão ali, e as próprias relações interpessoais entre os personagens e seu desenvolvimento acabam negligenciados em detrimento da história principal, que parece acelerada pra caber em menos páginas ou pra ser escrita em menos tempo.
Daaaí caimos no problema de ritmo... em livros anteriores temos vários momentos em que a história principal fica estagnada, enquanto a autora foca somente no desenvolvimento dos personagens e em aumentar o "balaio" supracitado.
Mas, no fim, o saldo é positivo e vou carregar boas memórias da série. Gostei de algumas soluções, de outras nem tanto e pretendo ler a outra trilogia da autora pra ver se mais algumas coisas que ficaram em aberto por aqui serão solucionadas.

lynchfolks 24/04/2024

Meu deus
Eu não consigo nem descrever o quanto esse livro (e essa saga) foram emocionantes pra mim.
Como eu AMO um found family. O plot é tão único e diferente de tudo que eu já li, os personagens são imperfeitos (como eles deveriam ser, porque todo mundo tem defeitos).

Eu vou sentir muita falta deles, parece que eu perdi um braço depois de acabar de ler.
E obviamente o mais importante: PYNCH!!!!!!!!!!

Thais 19/04/2024

Enfim chegou o momento em que as coisas aconteceram como eu previa já no primeiro livro. Mesmo assim, emocionante. Talvez um tanto quanto enrolado e alguns momentos de revirar os olhos, mas um final ok.

JL Marcal 13/04/2024

E o fim chegou
Foi bom acompanhar esta saga por quatro livros. Confesso que queria saber mais sobre os personagens após o final, mas eu gostei de como acabou. Recomendo demais!!!!!

linotea 07/04/2024

Boa ideia, mas a elaboração deixou a desejar
Essa não é uma saga ruim. Na verdade, o sistema de magia e os personagens foram muito criativos e únicos, tanto que eu li até o último livro, porque estava curiosa sobre como essas pessoas iriam lidar com tudo.

Mas é um enredo confuso e existem muitas coisas desnecessárias e sem sentido. Por exemplo, sinto como se a personagem do Noah nunca tivesse sido aprofundada de verdade, sendo que era uma personagem importante para a história; em contrapartida, no final do terceiro livro, somos introduzidos a um personagem secundário que desnecessariamente toma um papel importante no quarto livro.

Eu digo que é desnecessário porque os aspectos dessa personagem poderiam ser levados para uma personagem que já existia, ou distribuídos pelos "quatro" principais.

Os vilões também são um problema para mim. Em cada livro apareceu um vilão diferente que foi descartado ridiculamente no final. Cara, como que eu vou acreditar que Colin Greenmantle é um cara do mal fod4 se ele literalmente *fugiu* da cidade quando a coisa apertou? Não sei, nenhum vilão me apeteceu.

Também não gostei de algumas escolhas narrativas. Por exemplo, em um dos capítulos finais, uma cena de ação é narrada pelo ponto de vista de uma pessoa que está vendada, só escutando. Nos próximos capítulos, o que realmente aconteceu não é explicado convincentemente/visualmente, então foi difícil compreender. Senti que em muitos momentos dos livros a autora pecou na descrição de cenas ou eventos importantes.

Em suma, eu gostei muito do círculo de personagens principais e do sistema de magia, de verdade, e por isso queria muito que o enredo fizesse justiça a esses aspectos, mas não foi bem o que aconteceu. :/

Juliana 03/04/2024

Podia ser uma trilogia, mas o quarto livro ainda deixou certas pontas soltas no final que aquele gosto de quero mais não me agradou... porém foi um desfecho muito bom para os personagens e isso valeu muito. A parte boa de se ler uma série é que vemos gradativamente os personagens evoluírem (ou pelo menos é isso que esperamos), mas durante a saga toda Adam e Ronan tiveram suas melhores evoluções na história e isso me faz dar cinco estrelas.
Quase dou 4 por conta do Gansey, eu realmente não consegui engolir esse personagem, mas que bom que ele conseguiu concluir a busca dele e focar em novas aventuras.

athena 28/03/2024

O Rei Corvo by Maggie Stiefvater
O último livro da minha primeira saga do ano. vou ficar tão órfão dos meus bebês. amei todo o desenrolar da história durante os 4 livros mas o final me decepcionou bastante. achei que ficaram muitas pontas soltas e o final foi muito capenga, anêmico, manco. enfim, apesar disso vou sentir saudade dos meus corvos. te amo ronan, pra sempre.

Luisa.Procate 25/03/2024

O que achei deste último livro?
Devo dizer que não fiquei satisfeita como achei que ficaria quando comecei está série de livros. O melhor livro deles foi o primeiro, depois começou a desandar. As únicas coisas que eu queria ler eram as interações de Blue e Gansey, a aventura de achar o Rei Corvo e o final desta história. As interações foram a maior parte desapontadoras, o beijo que tanto esperei foi durado apenas um trechinho do livro, que o dos outros durou 1 página! Além de que achei mal explicado o que aconteceu em seguida. Não vou comentar sobre a aventura. E o final da história foi o que imaginamos no começo do livro e ao mesmo tempo não imaginado. Uma das únicas coisas boas que gostei muito neste livro foi o personagem Cheng, no começo você não gosta dele e acaba o livro gostando. E agora vou ler o conto ? Opala ? apenas para terminar tudo, espero gostar, sempre achei interessante a personagem desde que conhecemos ela nos sonhos de Ronan.

ana.lua. 19/03/2024

"Era isso: esse momento e nenhum outro, e pela primeira vez, até onde Gansey se lembrava, ele sabia como seria se sentir presente em dua própria vida"

Nicolly392 13/03/2024

Final justo
Amo essa saga, amei a releitura, já comprei o primeiro livro da Trilogia dos Sonhadores, e mal posso esperar pra começar. Valeu super a pena reler!

Jovana11 12/03/2024

Terminei a saga e estou feliz em saber que ela ainda me causa as mesmas sensações. Um livro mágico e com uma escrita única.