O Som do Amor

O Som do Amor Jojo Moyes

Resenhas - O som do amor

Marina Mendes 29/05/2021

Matt e Laura McCarthy são obcecados pela ideia de herdar a Casa Espanhola — uma construção malcuidada e quase em ruínas no condado de Norfolk, interior da Inglaterra, que tem um valor simbólico para os moradores locais. Para atingir esse objetivo, Laura, a mando do marido, faz todas as vontades do velho Sr. Pottisworth, o proprietário. Entretanto, como o homem nunca deixou nada por escrito, quem acaba por herdar a casa é uma parente distante, Isabel Delancey.

Vanessa704 28/05/2021

"Descobri que uma casa - apenas tijolos cimento, madeira, talvez uma pequena extensão de terra - podia ser uma obsessão". O Som do Amor, Jojo Moyes.
“O Som do Amor” é um livro da Jojo que não me cativou tanto quanto os outros da autora, mas que tem uma mensagem importante, aborda temas delicados como luto e traição, além de trazer personagens densos (e alguns até desnecessários). Não foi uma leitura rápida, mas é um bom livro.

Logo no início da narrativa descobrimos que a Família Delancey passou por uma perda recente, a morte Laurent. E Isabel Delancey que tinha uma vida mimada e tranquila com seus dois filhos e marido, descobre que o falecido deixou uma montanha de dívidas e alguns segredos.

Com esse acontecimento como plano de fundo somos apresentados aos personagens da história: Isabel Delancey, protagonista obcecada pela música, primeiro violino na Orquestra Sinfônica Municipal de Londres, e um tanto quanto negligente em relação aos filhos; Kitty, uma adolescente inteligente que teve que crescer rápido demais; Thierry, um menino que teve parte da sua infância maculada por segredos; Byron, um cara marcado por uma ação do passado; e Matt e Laura McCarthy, que têm um relacionamento conturbado e são obcecados pela Casa Espanhola.

A narrativa tem como ponto central e comum a todos os personagens a Casa Espanhola, propriedade deixada pelo velho Sr. Pottisworth para a Família Delancey, e objeto de desejo da Família McCarthy. Ao longo da história, vemos que todos possuem e/ou desenvolvem alguma relação com a Casa Espanhola.

Não obstante a isso, é importante ressaltar que o foco principal é o crescimento e amadurecimento da protagonista feminina e o desabrochar de seus filhos. Apesar de no início a leitura ter sido um pouco difícil e lenta; do meio para o final torna-se fluída e fácil.

Foi bonito acompanhar Isabel construindo uma relação com os filhos, conhecendo-os e ao mesmo tempo se redescobrindo como mãe, mulher, violinista e dona de casa; transformando-se em uma nova pessoa em meio a uma caótica reforma liderada por Matt McCarthy (ranços eternos).

Durante a leitura também somos apresentados a personagens secundários, mas que em algum momento são relevante para história. Conhecemos Asad e Henry, os “fofoqueiros” donos do mercado local; Anthony, filho dos McCarthy, que se torna amigo de Kitty (e crush); e Nicholas, um corretor de imóveis que está tentando se reinventar no mercado mobiliário. Também conhecemos a fundo Byron, o ajudante de Matt que desenvolve uma linda amizade com Thierry, ajudando-o a superar alguns traumas, e que se torna um ponto de apoio para Isabel.

Assim como em vários outros livros da Jojo, apesar de ser um romance, o livro não tem como principal foco o romance romântico, e sim o crescimento da protagonista, e o crescimento de uma família que perdeu sua estrutura básica e teve que aprender a se reerguer através da manutenção de uma casa velha, caindo aos pedaços e objeto de desejo de várias pessoas, e os sons de um violino. Acompanhamos uma Isabel um tanto quanto ingênua, tomar as rédeas da própria vida em prol da família, a tomar decisões – algumas certas outras nem tanto-; e o desabrochar de seus filhos.

Com o passar da história, desvendamos segredos e passamos por alguns plots, sentimos muita raiva, nos afeiçoamos aos personagens e aprendemos com eles.

“Eu é quem tive que aprender a dura realidade do que é importante.” Isabel Delancey.
Julia Agnes | @pontoparagrafoo 29/05/2021minha estante
Linda essa resenha ?

Janiele.Eler 25/05/2021

Leitura lenta e cansativa, só insistir por gostar muito de outros livros da autora, mas demorei mais de mês pra consegui terminar.

Callini.Santos 24/05/2021

Sobre: O som do amor
Esse livro realmente me surpreendeu. Nao estava esperando uma história fluida e intrigante, tanto que demorei anos para ter interesse em lê-lo. Ganhei em um aniversário a 3/4 anos atrás, e provavelmente se tivesse lido naquela época teria achado entediante.

A escrita é fluida e fácil de ler. Os primeiros capítulos são um pouco entediantes, mas a leitura engata um pouco antes da metade, onde desejamos saber qual vai ser o desenrolar da história, e nos últimos capítulos você já não quer largar mais.
  O desenvolvimento dos personagens é delicioso de se ler, ver eles amadurecendo - ou retrocedendo - e seguindo em frente é encantador. Se ficar atento as entrelinhas aproveitará mais ainda, pois muitas coisas não são ditas, então você precisa mergulhar de cara naqueles personagens para entender suas ações.
Um livro que recomendo se você quer ler sobre superação e personagens imperfeitos.

A história trata por um lado um casal que a anos deseja a casa vizinha, possuindo um plano para herdar quando o dono morresse e construindo projetos de como reforma-la e deixá-la como eles sempre sonharam. E quando tão esperado dia chega - a morte do senhor dono da casa -, eles descobrem que o velho não deixara nenhum testamento, e que suas terras iriam para sua parente distante, nao para o casal.
Ao mesmo tempo, vemos o desenrolar da vida de uma violinista que acabara de virar viúva, afundado em tristeza e melancolia, com dois filhos para  criar e contas a pagar. E quando abre a carta falando da casa que herdou de um parente que vira apenas quando criança, vê uma nova possibilidade de recomeçar.
Entretanto, o casal não esta disposto a desistir da sua tão sonhada casa, e a musicista não tem ideia onde esta se metendo. Com o passar da história, desvendamos segredos, sentimos raiva e nos afeiçoamos pelos personagens.

Diane 11/05/2021

Criei expectativas demais...
A Casa Espanhola, localizada no interior da Inglaterra, é a obssessão do casal Matt e Laura McCarthy. Mas, para conseguir a casa, precisam que o dono, Sr. Pottisworth, deixe a casa para eles. Só que nada sai como eles esperam e quem acaba herdando a casa é Isabel Delancey, uma parente distante.

Isabel é uma violonista que tinha uma vida tranquila em Londres, até que seu marido morre em um acidente de carro e a deixa sozinha, com dois filhos e muitas dívidas. Então ela vê uma chance de recomeçar quando herda a Casa Espanhola, mas o casal McCarthy não vai aceitar tê-la como vizinha e muito menos como proprietária daquele lugar.

"Descobri que uma casa podia ser o auge dos desejos de alguém, um reflexo de como as pessoas se viam, de como desejavam se ver. Descobri que uma casa - apenas tijolos, cimento, madeira, talvez uma pequena extensão de terra - podia ser uma obsessão."

Amo as histórias criadas pela Jojo, apesar de achar que criei expectativas demais para este livro. Primeiro, que apesar da Isabel ser violinista, o título não condiz tanto com a trama apresentada. Os personagens não me cativaram tanto, á exceção de Byron, que chegou timidamente na história e teve um crescimento absurdo.

Apesar de não ter sido fisgada tanto assim, ainda acho que a escrita da autora segue fluida, ela constroi bem os personagens, mas a história é lenta e um pouco arrastada. É uma narrativa que nos ensina muito sobre recomeços e crescimento pessoal, com grandes reviravoltas que acabam prendendo o leitor.

Tirza 01/05/2021

Se você gosta de livro lento, esse aqui é o seu livro.
O livro é muito, muito lento! Só foi começar a acontecer algo lá pelo 16 capítulo! E só foi realmente ficar bom nos 4 últimos capítulos.

Para fechar com chave de ouro, o final é insatisfatório.

Não recomendo.

Beatriz.Marchi 28/04/2021

Esperava mais
É um livro muito cansativo, esperava mais romance e não encontrei o que esperava.

Juliana Rodrigues 17/04/2021

Tive outras experiências literárias maravilhosas com a autora, por isso insisti tanto na leitura deste livro, apesar de ter achado a narrativa extremamente lenta e os personagens nada cativantes.

Talvez no início eu não tenha percebido que a intenção da autora era demonstrar a real evolução desses personagens ao longo dos capítulos.

Então, apesar de ter demorado, depois da metade da leitura comecei a ficar muito curiosa sobre qual seria o desfecho e posso dizer que o final me surpreendeu bastante.

"São as pessoas quem criam o próprio destino!"
Fernanda 22/11/2022minha estante
Boa noite sou nova aqui e ainda não sei como ler os livros alguém pode me dizer como é

Juliana Rodrigues 20/12/2022minha estante
Oi, Fernanda

Você consegue organizar as suas leituras pelo skoob, registrar histórico e favoritos, por exemplo, mas não consegue ler por aqui.

Simone 15/04/2021

Leitura um pouco massante
O livro começou com a apresentação dos personagens, mas desde do início não me prendeu muito atenção. Continuando a leitura se manteve um pouco lento, com detalhes que na minha opinião não fizeram muita diferença na história e o final foi um pouco decepcionante para mim. Em relação aos outros livros da Jojo, senti que falou algo.

Ize 13/04/2021

Matt e Laura McCarthy são obcecados pela ideia de herdar a Casa Espanhola - no condado de Norfolk, interior da Inglaterra, que tem um valor simbólico para os moradores locais. Entretanto, o falecido nunca deixou nada por escrito e quem acaba herdando a casa é uma parente distante, Isabel Delancey.

Isabel está enfrentam o luto do marido e ainda precisará lidar com as dificuldades de morar em uma casa antiga e que precisa de reformas urgentes e, principalmente, com a ganância de pessoas que querem ela e a família fora da casa.

Comecei a leitura muito animada, mas a narrativa lenta e detalhada me desanimou.

Giih 10/04/2021

Foi o segundo livro que li da Jojo e ela realmente consegue surpreender seus leitores com sua escrita peculiar. O Som do Amor foi realmente incrível, a cada capítulo que lia, mais presa eu ficava na história. Amor, segredos, comédia, superação, solidariedade, amizade e uma pitada enorme de confusão são os ingredientes dessa trama irresistível.

Denize.Bueno 20/03/2021

A musica
Como o amor pela música, pode aproximar ou afastar as pessoas, e como ele pode ser, fonte de união...

Andrea 18/03/2021

De onde surge o amor?
O livro conta a história de uma mulher batalhadora para sustentar filhos, morar sozinha em uma casa herdada precisando de inúmeros reparos, que tem o belo dom de tocar violino e isso encanta a todos e quem sabe até o amor.

Claudinha.Farrajota 17/03/2021

Um livro leve...
Isabel busca um recomeço após tantas perdas... mas decidi se mudar para uma casa que é objeto de desejo de muitas pessoas. Ela terá que encontrar forças não só para este recomeço mas também para lidar com a inveja é a vingança.

Ellen 15/03/2021

Inesperado
Bem diferente do que estou acostumada com a JoJo.
Nos primeiros capítulos você passa a conhecer cada historia das famílias que vão participar do livro e quando você menos espera da escolheu com quem vai se afeiçoar mais. Eu particularmente me aproximei muito da Isabel, mulher, mãe e esposa.
O livro trás situações muito mais parecidas com a vida real do que podemos imaginar, a ambição e o desejo é capaz de mudar pessoas e percebemos nitidamente isso no livro.
A leitura desse livro me fez abrir mais a mente e reparar mais as pessoas a minha volta, e tentar imaginar o real motivos de estarem perto de mim.
O final do livro??? Surpreendente eu nunca sequer imaginaria, valeu cada pagina de leitura, considerando que depois da metade do livro você não querer parar de ler.
Só não dei 5 estrelas porque em alguns momentos eu percebi a escrita um pouco detalhada demais em algumas partes, e falto detalhes em outras.