Juntando os pedaços

Juntando os pedaços Jennifer Niven

Resenhas - Juntando os Pedaços

Queria Estar Lendo 25/06/2017

Resenha: Juntando os Pedaços
Juntando os Pedaços é o segundo livro da Jennifer Niven -- autora de Por Lugares Incríveis -- publicado aqui no Brasil no começo de 2017 pela editora Seguinte e cedido em parceria para essa resenha.

Juntando os Pedaços é um livro diferente do que eu estava esperando, porque se eu for sincera, depois de Violet e Finch e Por Lugares Incríveis, eu estava pronta para me apaixonar e chorar muito. Mas não foi assim que aconteceu, muito pelo contrário. Foi como se o meu coração se enchesse de raios de sol enquanto eu lia esse livro -- e, se você perguntar ao Jack, tenho certeza de que ele vai te dizer que esse é meio que um efeito de passar muito tempo com a Libby.

A história começa no primeiro dia de volta as aulas, que também é o primeiro dia na escola para a Libby em mais de cinco anos. Porque a Libby costumava ser a adolescente mais gorda dos Estados Unidos e teve que ser resgatada da própria casa. Ela perdeu a mãe de forma muito repentina quando tinha dez/onze anos e o impacto dessa perda foi muito profundo. É algo com o que a Libby luta até hoje.

"Só as pessoas pequenas -- pequenas por dentro -- não aguentam o fato de alguém ser grande."

Do outro lado da história tem o Jack, que sofre de prosopagnosia, uma síndrome que faz com que seja impossível para ele reconhecer rostos, mesmo o rosto das pessoas que ama. Cada vez que ele desvia o olhar, é como se voltasse para uma pessoa completamente diferente. E Jack sabe como o ensino médio pode ser cruel, então ele decidiu que ia ser mais cruel ainda. Se os seus colegas soubessem de sua doença, ele rapidamente viraria um pária, então é melhor ser o caçador do que a caça.

A forma como os dois se aproximam não é inusitada para livros young adult, mas a forma como desenvolvem o relacionamento e como isso os ajuda a lidar com os próprios demônios é aquele toque especial que só quem já leu algo da Jennifer Niven pode entender.

Apesar dos temas que a Jennifer aborda, ela sempre dá um jeito de fazer a história ficar leve e fluida, uma forma de você se identificar loucamente com os personagens, por menos que tenham em comum.

Eu pude completamente me relacionar com a atitude de Jack de machucar o mundo primeiro para impedir que ele o machucasse, me relacionei até mesmo com a forma que a Carolina se apresentava para o mundo para mascarar a insegurança. Mas acho que a verdadeira estrela do livro é a Libby, que rouba todos os holofotes.

"Muitas pessoas nesse mundo acham que o pouco que fazem é o máximo possível. Você não, Libby Strout. Não nasceu para coisas pequenas! Não tem nada de pequeno em você!"

Ela já esteve em uma situação de vida e morte, ela já afundou em depressão, ela tem medos muitos comuns -- e se eu deitar aqui agora e nunca mais acordar? O que pode acontecer de uma hora para outra? -- e ela ainda precisa lidar com as pessoas que escolhem odiá-la simplesmente por ser gorda.

Mas o melhor de tudo é que a Libby não se deixa abater -- por muito tempo, ao menos -- com esse tipo de coisa. Ser rejeitada e destratada dessa forma pelos colegas faz com que ela se sinta mal, claro, mas faz com que ela escolha também. Escolha devolver ódio com amor, escolha viver, mesmo que muita gente lhe diga que não vale a pena. A Libby teve muito tempo para pensar na vida enquanto estava presa na cama, antes de ser resgatada, e uma coisa que ela percebeu é que só tem o agora.

A única garantia que a gente tem na vida é o agora e não dá para ficar esperando você ser magra/bonita/rica para viver e fazer as coisas que você quer, ser a pessoa que quer ser. Ser feliz.

"(...) estou confortável assim. Talvez eu perca mais peso. Talvez não. Mas o que as pessoas tem a ver com isso? Quer dizer, desde que eu não sente em cima delas, quem se importa?"

Então ela ergue a cabeça e segue em frente, porque apesar do que todo mundo diz ela importa, existe alguém que gosta dela e ela não precisa ser como você quer para ser feliz. Ela só precisa ser quem ela quer ser. A Libby não fica esperando que alguém venha resgatá-la ou passar a mão na sua cabeça, muito menos que a tratem como vítima de qualquer coisa. A Libby faz acontecer.

Sem contar que o romance que começa a se desenvolver é fofo e querido, nascendo de uma compreensão mútua e um toque de amizade. Jack e Libby se divertem quando estão juntos, entendem um ao outro e provocam sorrisos involuntários nos leitores.

"Ele fica falando minha filha como se quisesse dizer ELA É MINHA FILHA, SANGUE DO MEU SANGUE. VOU MATAR VOCÊ SE FIZER ALGUMA COISA CONTRA ELA!"

Eu jurava que o livro ia ser um pouco mais pesado, levando em conta Por Lugares Incríveis, mas a mensagem positiva e alegre de Juntando os Pedaços aquece o coração. Os diálogos leves e fluídos, os personagens cativantes, as situações comuns, a mensagem clara e direta. Com esse livro Jennifer Niven ganhou um lugar no meu coração, toda envolta em raios de sol.

Não tem como não indicar esse livro. Se eu pudesse eu saia distribuindo copias dele para todo mundo. Porque a gente precisa de mais histórias assim. A gente precisa falar mais sobre combater ódio com amor, sobre deixar as pessoas serem quem são, sobre cuidar da própria vida. Sobre como não temos o direito de fazer com que os outros se sintam pequenos e insignificantes só porque nos sentimos assim também e como os "padrões socialmente aceitáveis" estão criando pessoas tristes, inseguras e mesquinhas.

Todo meu amor por esse livro. Espero ansiosamente pelo próximo da autora.

Neidoca 01/07/2022

Muito interessante e necessário
Esse livro nos mostra que podemos superar tudo, pois seremos nós por nós, porém na vida vamos encontrar pessoas como Jack que teriam também seus medos e juntos aceitam e ajudam um ao outro! Muito bom esse livro! A leitura achei um pouco confusa quando trocam os personagens, mas no demais, vale muito a pena ler!

cotota 16/05/2021

ameii
que livro incrível!! ?não sou um merda mas estou prestes a fazer merda? é a primeira frase do livro e quando você percebe oque é vc fica tipo ?, tem meio que um plot twist, libby e jack são personagens maravilhosos, a escrita é por dois pontos de vista. recomendo!!!

Helô 28/01/2022

Caramba que história linda esse livro retrata, a força da Libby pra lidar com o preconceito que ela sofre apenas por existir e estar vivendo dentro do corpo dela... quanta personalidade, quanta paixão, quanta vida essa personagem exala, ela é a estrela do livro. O Jack também é incrível, mas não tenho certeza se gostei do jeito que a autora desenvolveu a personagem dele, acho que ficou faltando alguma coisa, ele tinha potencial pra ser uma personagem ? ainda mais ? sensacional, mas em algumas horas a personalidade dele falhava um pouco e eu me frustrava (como na cena do biquíni roxo, por exemplo, acho que ele poderia ter lidado melhor com a situação).
Mesmo assim o livro é incrível, o modo como o Jack fala da Libby é encantador, o jeito que eles vêem um ao outro é muito cativante, o jeito que eles se defendem e são confidentes um do outro também. No fim eu fiquei sem acreditar que já tinha terminado, a leitura me prendeu demais, muito bom!

Laritavdd 08/08/2023

Final fofo
O livro tem uma mensagem boa, tem uma história legalzinha, tem uma quantidade legal de páginas mas confesso q não me conquistou.
Achei CHATO mds! Uma história q tem mtas informações inúteis pra mim e com final meio ? e tbm um pouco previsível
O livro não é ruim, pelo contrário, é mto bom massssss é chatinho
É isso

@laladoslivros 18/09/2020

Um romance gostoso e não padrão
Eu leio MUUUUITOS romances, e os protagonistas desses tem/são o que deveria haver em todos os livros, que é diversidade. Um amigo me abriu os olhos pra isso, que os romances normalmente só tem mocinhas brancas e magras, e mocinhos brancos e fortes, vc vê logo pelas capas com pessoas. Então, esse foi um ponto muito positivo nesse livro para mim.

O segundo ponto, foi a personalidade da Libbs, que é incrível! A força que ela teve pra superar as merdas na vida dela, é realmente inspirador.

O terceiro, é o relacionamento dela com o pai, ficava bestinha nas cenas deles!

O quarto, é a evolução do mocinho. Acho que o Jack teve um começo definitivamente nada legal, mas no final eu tava muito apaixonada por ele.

O quinto e último, só pra nn acabar falando o livro todo aqui, é os personagens muito reais. Achei todos muito verossímeis, e o tema do bullying foi trabalhado muito bem.

Juntando Os Pedaços é um livro que vai conversar com crianças de 10 anos e conscientizar pessoas com 50. Queria comprar vários e sair forçando todo mundo a ler.

Isso é o quão maravilhoso é esse livro!
Joh 18/09/2020minha estante
??

Angelica.Silva 05/06/2021

Jack e Libby, eu amo vocês
Esse livro era tudo que eu precisava ler. Após algumas leituras pesadas, está me deixou com um quentinho no coração. Que livro fofo e ao mesmo tempo com uma personagem maravilhosa. Forte, linda e radiante como o sol, Libby você é incrível.
Que delícia de leitura, que ótimo livro, amei!

Mi 28/12/2021

Alguém gosta de você.
Incrível como a Jennifer consegue entregar tanta sensibilidade e amor nos livros. Eu acabei de ler agora e sinceramente ainda nem sei o que falar, mas sei que me senti abraçada com esse livro e com os personagens dele.
Tô com uma sensação de quentinho no coração que não vai passar tão cedo e só queria dar um abraço na Libby e no Jack, sabe quando a gente sente que o livro veio no momento exato que a gente precisava?
"Você não pode estar sempre bem. Ninguém está"

Goodevyning 19/08/2020

lindo!
um romance com varios pontos para serem esplrados

Marlú 03/06/2021

Leitura necessária
Juntando os pedaços é um livro necessário que fala de bullying, preconceito, amor próprio, respeito , aceitação , amizade e tudo um pouquinho mais que você possa imaginar que ajudará a construir um livro maravilhoso e importante que falará e reconfortara muitos.
"A vida é muito curta para julgar. Não é sua função dizer aos outros o que sentem ou quem são".
Tassio 03/06/2021minha estante
Antes eu tinha muita vontade de ler, mas não tô afim de passar raiva com o personagem principal ?

Mily 03/06/2021minha estante
Eu estou lendo é estou amando!!!

junirou 10/06/2021

Não tem nada de pequeno em você! GUys
No começo de juntando os pedaços a gente é jogado em uma atmosfera pesada e difícil, mas a autora consegue deixar tudo confortável e isso é incrível. Os capítulos são muito pequenos e não fica enjoativo nunca. A leitura é muita fluída e não é nem um pouco entediante.

Libbs e Jack são tão perfeitos e apaixonantes. O livro inteiro é muito fofo e acolhedor. Esse livro foi como um abraço. Naquele momento era dele que eu precisava. Recomendo pra todo mundo!

clara2851 29/04/2021

Achei incrível, apesar do pov alternado não ser minha coisa favorita, deu certo, tivemos um vislumbre de como a mente de cada um dos dois, Libby e Jack funciona, com uma linguagem simples e fluída. Esse livro trata de vários problemas enfrentados por adolescentes, como a gordofobia, e alguns que não são tão comuns, como a prosopagnosia. Além disso, há uma representatividade das minorias, com Jack sendo negro, Libby sendo sobrepeso, e também o desenvolvimento de personagens secundários homossexuais.
Por fim, foi uma experiência muito boa, os personagen não são perfeitos, e é isso que os torna interessante.

sara m 23/03/2021

Juntando os pedaços
achei bom mas nada uau tipo não teve uma emoção muito grande. achei as últimas páginas muito fofas mas se ela tivesse colocado mais tensão na separação deles seria mt melhor

expressodoslivros9 27/04/2021

Um belo lembrete do poder da compreensão!
Um livro sobre empatia, autoaceitação, coragem, esperança e amor. Obrigada Libby, por nos lembrar que na?o da? para carregar o mundo sozinha. Obrigada Jack, por nos ensinar a olhar para o que realmente importa.
Uma história profunda que nos ensina sobre valores importantes e novas formas de ver a vida. ????
????????

Nicole 03/01/2021

Passando pra avisar que terminei esse livro, e estou muito apaixonada!!! Houveram partes que chorei, que surtei, que fiquei feliz... Eu amei muito e sinto que aprendi bastante com este livro.