Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

José Igor 26/11/2017

Unhas roídas!
Que li-vro!!! É nessas horas que a gente sente orgulho da literatura nacional!

Cesar Bravo mandou super bem com esta história horrenda (principalmente na terceira parte do livro), e aliviou toda tensão com a incrível e divertida Lucrécia, a personagem que eu mais gostei. E juro que ri, mesmo roendo as unhas (literalmente) com este final!

O livro todo foi punk! Todas as partes foram surpreendentes! Os personagens foram muito bem construídos, os contos convergeram-se de forma delicada no fim. O ritmo da narrativa está perfeito. E mesmo os exageros que parecem inverossímeis no primeiro contato, parecem se encaixar perfeitamente com as insanidades que acontecem!

Agradeço a DarkSide Books por ter apostado grande no autor e sua história, e nos brindado com este terror maravilhoso!

Terror nacional de primeira qualidade! E, eu espero com toda vontade e receio (rsrs), que venha o próximo! Pois quero saber o que Lucrécia ainda tem a oferecer!!! Cesar Bravo está de parabéns pelo inferno que criou! Adorei o livro! Recomendo de olhos fechados... Péra! Não, de olhos fechados não! De olhos abertos... É melhor assim. Hehehe!

Boa leitura a todos! \m/
Cesar Bravo 28/11/2017minha estante
Resenha SENSACIONAL! Muito obrigado, meu amigo. Conte com novidades em breve. E conte com Lucrécia em um futuro mais distante. Abração!!!

José Igor 28/11/2017minha estante
Opa!!! Aguardando, com certeza, as novidades!!! Um abracão!!! \m/

Maria.Gabrielly 28/08/2022

Bom, porém estranho
Eu gosto muito de terror, é meu gênero preferido, mas minha experiência com esse livro foi estranha.
As novelas são sim interessantes, tudo muito bem amarrado e a escrita bem crua. Entretanto, acho que o autor não é pra mim, não senti verdade nesse livro, achei a narrativa chata em muitos momentos. A nota é pra mostrar que é bom sim, mas pra quem está começando o gênero, talvez eu já esteja impregnada com um terror mais elevado do que o encontrado aqui, pra mim o autor escreve bem mas peca na execução.
No mais, foi uma experiência bacana, talvez eu leia outros livros dele, mas é só um "talvez" mesmo!

Fred 24/03/2017

Aaaah o final!
Gostei MUITO dos 3 primeiros contos e por isso achei que o último viria pra fechar tudo de um jeito arrebatador, alguma surpresa de um ou do outro lado, algo que me deixaria de queixo caído, algo no mesmo nível ou até um nível acima dos demais contos (porque o melhor sempre fica pro final... ou não), mas não aconteceu pra mim. Gostei da descrição do inferno, a danação dos condenados e da parte da travessia com o barqueiro. A diante, esperei o improvável, algo tinha que acontecer, uma reviravolta, porque aquilo tudo estava muito "simples", fácil. Houve duas páginas no final da qual achei que a Lucrécia ou até mesmo o Lester iria fazer algo que mudaria tudo e zoaria a po#$% toda, Imaginei: "é agora!", mas acabou que fiquei só na vontade. Nada aconteceu a não ser o que já vinha sendo anunciado e isso me deixou meio frustrado. Apesar disso, no geral, achei um bom livro e recomendo.
Cesar Bravo 26/03/2017minha estante
Obrigado pela opinião sincera, Fred. Te espero nos próximos!!!

djalmanasc 19/02/2023

A freira?
Era noite e chovia muito quando o padre Giordano recebia uma velha cigana em sua casa de acolhimento a crianças abandonadas. Iolanda estava lá para o pedir pra ficar com seu irmão Lester, uma criança esquisita e acanhada, a qual não era mais bem-vinda em sua tribo e sofria ameaças de morte (sem motivo exposto ainda), por isso precisava de um lugar pra ficar.
Foi um diálogo denso, os olhos infantis carregavam muitas coisas, mas nenhuma delas eram coisas boas, muito menos santas. Giordano tinha tantos questionamentos? a começar pela diferença religiosa, mas após uma oferta de um saco de ouro pela estadia do abandonado, que podia ajudar a manter o lugar humilde, resolveu acolhê-lo. E não houve paz no orfanato desde esse dia. Afinal, há paz na casa de Deus quando o diabo está dentro dela?
Lester, além de estranho, amava pintar, e era bom nisso, sempre passava horas e horas se dedicando aos quadros. Em alguns dias, chegou um policial para avisar que a caravana que sua irmã estava na noite que o deixou, sofreu em um acidente bizarro e todo o grupo com mais de 40 pessoas morreram. Entre os corpos, um quadro pintado por Lester, de um retrato fiel e realista da cena fatal.

O livro se divide em 4 partes que se conectam. Primeiro conhecemos a infância de Lester, ele se torna uma lenda fascinante na vida de um pintor fracassado, Nôa. Que busca entender tudo que aconteceu anos atrás naquele orfanato. Logo após, entramos na vida de Marcos, um técnico de informática tão desgraçado quanto o protagonista anterior e sua relação com as trevas é ainda mais particular. Por fim, Lucrécia, outra lascada, uma garçonete que ouviu coisas que não deveria.

Veio aí a primeira decepção literária no terror pra mim? e essa bateu forte. Ultra Carnem, de Cesar Bravo, era o livro que eu estava mais ansioso pra ler desde que li meu primeiro livro de terror, que foi VHS, do mesmo autor. Foi ele que me fez me apaixonar pelo gênero e queria demais saber o que mais tinha nessa mente agoniante do escritor brasileiro. Em VHS, uma coleção de contos bem curtos, eu descobri que amava o estilo de horror religioso, então essa outra leitura seria um prato cheio, além de ser bem mais extenso e centralizado no mesmo assunto.

Os contos estão conectados e a história é maravilhosa. Bravo é um gênio. Mas é cansativa e ansiosa a forma que é escrita? Sinto como se ele segurasse sempre um plot estrondoso pra todo final de história ou capítulo, e esquece que precisa manter o leitor entretido no decorrer, sabe? É sempre um "calma que vai ficar bom" e fica bom, óbvio, eu sei disso porque ele fez isso em todos os 18 contos que já havia lido dele, só que esses eram curtos, não dá tempo ficar com tédio. Acho que ele até sabe disso, pois coloca um monte de coisas absurdas no meio, na intenção de assustar e só consigo pensar "ela disse isso?" (tulla's voice). É apelativo e não funcionou pra mim. A divisão excessiva de capítulos me incomoda também (mas entendo se o objetivo for parecer uma biblia)

Tenho a sensação que o final das 3 primeiras partes são "preciso acabar logo porque as folhas estão acabando". Mas a parte final (4) é uma surpresa boa, eu gostei. Amei a mistura das idéias de inferno cristão com o mitológico. Ela é mais enxuta e Bravo não tinha a intenção de destruir a vida da protagonista dessa vez.

Tentei ser o mais gentil possível porque o escritor é um querido e foi importante na minha trajetória literária. Me perdoa, Cesinha ?

Dani 25/03/2021

Nenhuma dor significa o fim da sensibilidade. Cada uma de nossas alegrias é uma barganha com o Diabo.
(Charles Bukowski)

Essa frase de início, define bem a mensagem que o autor passa através do livro.

O homem cava seu túmulo com o garfo diariamente.
(Mahatma Gandhi)

Esperava um final com uma resolução, o final aberto a uma continuação, me desapontou um pouco.

Markarroni 01/10/2019

Quem é você na sua essência?
A julgar pela capa, eu estava esperando algo bem sangrento e nojento. Mas o que eu recebi foi um terror com uma pegada filosófica.

Uma coletânea de 4 contos que se conectam através do protagonista do primeiro conto, e, no final, as histórias se cruzam e o resultado é sombrio. Algumas partes deram um certo medo, confesso, mas outras foram apenas tristes e viscerais, pois evidenciaram o que há de pior na natureza humana.

Mesmo sendo um livro de terror, é perceptível a graciosidade da escrita de Cesar Bravo. Gostei bastante da escrita assertiva e autêntica. Além de medo e tristeza, senti anseio, desejo, espanto, estranhamento, alegria, confusão, raiva, horror, nojo… Foi literalmente um mix de emoções.

Bravo errou levemente no enredo, visto que é um pouco raso. A narrativa é acelerada, pois Cesar é bem objetivo, o que ajuda na fluidez da leitura, mas prejudica de forma moderada na criação da atmosfera. O final foi um pouco previsível e com um nível de terror baixo. Estava quase chegando na fantasia. De qualquer forma, achei deveras interessante o pequeno passeio aterrorizante e filosófico.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/

Jady.Vitorio 11/03/2023

4/5
Gostei bastante do fato que as histórias se ligam uma com a outra como ser fosse uma continuação, gostei bastante da trama da história

CONRADO0 15/11/2022

Bom começo sobre César Bravo
Primeiro contato com César Bravo.
Os contos foram bem construídos e entrelaçados com sucesso no final. Primeiro livro do gênero terror, mas confesso que não me deixou com o sentimento de medo, contudo vale ressaltar que amei da atmosfera criada, as personagens, a imersão na história foi feita com sucesso.
Os diálogos foram muito bem estruturados e a descrição narrativa do Inferno foi a melhor que já li até então...[deu até vontade de fazer um tour guiado...kkk]
Todavia a história escalou de uma maneira muito perfeita, criando uma expectativa de um desfecho igualmente apoteótico,
porém o final não atendeu o mesmo nível expectativas que acabei criando...
Culpa minha? Pode ser, talvez eu não tenha captado corretamente a proposta do autor mas não apaga o brilho da narrativa...

Clauclau/Eu leio sim e daí 20/09/2023

Sufocante e tenebrosa
De início vale lembrar que essa leitura não é recomendada para leitores sensíveis, pois o teor descrito contém cenas fortes e explícitas de maldade. A eterna luta entre o bem e o mal, o sagrado e o profano, Deus e o diabo, o ser humano e as consequências de suas atitudes.

Com uma escrita fluída, sufocante e tenebrosa Ultra carnem incomoda com suas pinceladas reais e dramáticas, com as atitudes do ser humano desajustado moralmente. No livro encontramos 4 histórias que se unem e completam, não pense que são histórias soltas, elas apenas são separadas para tornar a leitura mais emersiva e prazerosa. A cidade de Três Rios, em São Paulo, mostrará que realmente as pessoas se deixam levar pelo poder, dinheiro, notoriedade e ganância e isso arrastará para o fundo aqueles, por quem dizem que amam. Perceberemos que o inferno pode estar em qualquer lugar e que para tudo será exigido um preço altíssimo a ser pago. A pessoa submergi na areia movediça da cobiça e é sugado por ela. Os segredos e desejos podem ser o pior algoz. O ser humano é o seu próprio demônio.

Eu indico!

MayGeek 07/07/2018

Leitura finalizada ?
Se você tem o estômago fraco para as atrocidades humanas prepare o espírito e o estômago antes de ler essa obra de arte. .

Cesar Bravo consegue colocar os desejos humanos de uma forma crua e verdadeira .. a cada parte do livro você começa a entender como os sentimentos e os desejos mais obscuros que existe em todos nós são palco para algo mais profundo entre o céu e o inferno. .

Nas 4 partes do livro vamos conhecer a história de Wladimir Lester, Nôa, Marcos Cantão e Lucrécia.. que mostram como desejos podem ser ouvidos ou ignorados.. e quando são ouvidos como é prudente ter certeza do que está sendo solicitado?

Como sempre Cesar Bravo consegue descrever as cenas de uma forma que você sente o sangue nas mãos e desperta aquele lado mais quieto da sua mente onde ninguém admite mas existem coisas e curiosidades que você anseia e não teria coragem de falar para ninguém.

Afinal? ?De onde vem o mal que inspira sua alma?? .

Boa leitura e bons pesadelos.. e lembrem.. onde um ignora e tenta ter fé através da dor e privações o outro escuta e convenhamos .. as vezes o lado de baixo é mais tentador do que reino dos céus.. ?
Cesar Bravo 26/07/2018minha estante
Afinal? ?De onde vem o mal que inspira sua alma??

Essa continua sendo a grande questão, e só pessoas corajosas e leitores com enorme sensibilidade se atrevem a responder essa pergunta.

Muito obrigado pelo carinho de sempre May! Amei ler sua opinião

Abração!!

Carla513 19/04/2021

Perfeito!
Leitura pesada, mas fluida. Incrível como o autor conseguiu interligar os quatro contos que ocorreram em espaços e épocas diferentes. Sempre é muito interessante essa batalha entre o céu e o inferno. Recomendo!

Ana Costa 28/01/2017

O TERROR NACIONAL COMO DISPUTA ENTRE CÉU E INFERNO
Ultra Carnem é o universo expandido do livro de contos Além da Carne (2013), que foi publicado de forma independente pelo autor. Ele é um romance dividido em 4 contos (“O abandono”, “Gênesis”, “O pagamento” e “O inferno”) que possuem ambientação, épocas e personagens diferentes, mas que se ligam de forma discreta até se conectarem completamente no quarto conto.

Os personagens deste livro são movidos por ambição, luxúria e desejos egoístas, e a escolha narrativa nos faz ter dificuldades em sentir empatia por eles. O narrador-observador nos conta as mais sujas motivações e esfrega na cara do leitor o quanto o homem pode ser intrinsecamente atraído pelo mal, dada a oportunidade. Para os personagens de Ultra Carnem, as oportunidades aparecem e a partir daí uma cadeia de acontecimentos os leva a conhecer uma antiga maldição cigana e o próprio Lúcifer (um personagem estereotipado, mas simpático).

Infelizmente a maioria das personagens femininas desempenha papéis secundários e lugar-comum, com exceção de Lucrécia. No entanto, considero a vivência de um trauma uma alternativa fácil para justificar suas motivações. Apesar disso, o livro segue prendendo o leitor que decide não se incomodar por isso.

Fiquei um pouco incomodada com a ausência de elementos para contrapor toda a negatividade, o lado “satânico” da narrativa. Acho essa dualidade necessária para dar mais força à intenção do autor de que o céu e o inferno brigam por mais almas. Em “Ultra Carnem”, no entanto, o inferno ganha por larga vantagem, e a gente acha bom.

César Bravo arrisca em escrever sua própria “hierarquia do inferno”, que remete aos círculos de sofrimento do inferno, de Dante, em “A Divina Comédia”. Talvez por não ter medo de errar, ele acerta. Uma narrativa tão rápida e envolvente como a de Stephen King encontrando a visceralidade poética de Clive Barker, esta é a escrita de César Bravo. Que venha mais!

site: http://www.annacstt.com/2017/01/resenha-ultra-carnem.html
Cesar Bravo 29/01/2017minha estante
Obrigado, Anna! Fiquei muito feliz que tenha gostado, avaliado e resenhado meu livro.
Compreendo seus incômodos, suas observações serão levadas em consideração em um próximo trabalho.
E sobre a comparação com dois de meus mestres, só posso agradecê-la mais uma vez.
Abração

Ana Costa 29/01/2017minha estante
Fico sempre impressionada com sua humildade e carisma em ler e comentar todas as resenhas do seu livro, César! Isso não se vê sempre, e só me faz admirá-lo mais ainda! Obrigada!

Cesar Bravo 31/01/2017minha estante
Imagina, o mínimo que posso fazer é retribuir o carinho e a atenção que recebo. Abração

Lissa 26/03/2023

Nhe
Eu tinha mais expectativas em relação a esse livro depois que li VHS.
Primeiro que VHS menciona Ultra-Carnem como um açougue que possui um pacto e eu achei que esse livro fosse sobre isso. Fiquei um pouco decepcionada quando percebi que não era o caso.
Ainda acho muito legal a forma com que o Cesar Bravo consegue contar histórias completamente diferentes e mesmo assim conecta-las uma a outra como se fosse uma só.
No geral, gostei das histórias. Mas a ultima, sobre a Lucrécia, me decepcionou um pouco. Essa ideia de inferno atualizado, uma empresa hierarquizada e etc, não me apeteceu muito. Me pareceu mais uma comédia de alguma forma estranha do que um livro de terror.
De resto, ainda não vou desistir de Cesar Bravo. Stephen King já me decepcionou muito mais e eu segui por mais tempo.

zehguih 17/01/2021

Surpreso!
Foi um livre que tive muita vontade de ler a partir do momento em que vi a capa. Os contos são maravilhosos, o ponto de ligação entre eles é incrível. O último conto foi meio forçado, mas no resto foi um livro incrível. Recomendo a todos que pode ler sem medo, não terá decepção.

lwst_boy 26/03/2021

E vamos de carne mal passada sangrando
O livro é um belo soco no estômago capaz de incomodar pessoas mais ligadas ao catolicismo, uma leitura crua e forte que em certas partes chega me deixou com náusea, um ótimo livro e muito intrigante.