Enquanto Eles Não Vêm

Enquanto Eles Não Vêm Robson Gundim

Resenhas - Enquanto Eles Não Vêm

Nat.Rizzo 05/02/2022

Tenso, intenso e incrível!!!
Eu realmente ADOREI esse livro! Tem uma vibe terror clássico, algo meio resident evil, é uma junção incrível!!

É um livro ótimo, mas em alguns momentos me senti perdida, por exemplo: a história da família mombatch foi um pouco difícil de acompanhar em alguns momentos, tanto pela enorme quantidade de nomes diferentes quanto pelo excesso de informação que acabou ficando um pouco massante.

Mas isso em alguns momentos bem isolados!! O livro cumpriu seu papel, eu tive medo e fiquei entretida demais com a história!! Além de não esperar o plotwist final (ou qualquer plotwist).

Recomendo demais a leitura você não vai se arrepender!!

Christiane.Sérgio 21/01/2022

Este livro me fez lembrar as histórias da coleção vagalume, que tanto amo.
Autor jovem, brasileiro e baiano com parte do corpo em Lovecraft...muito feliz e impressionada com a leitura.
Amei!

Gênero: Terror
N° de páginas: 341
Disponível: Amazon

?Sinopse

Na primavera de 1978, um misterioso ataque assolou os habitantes de Paraíso Florestal, uma pequena cidade localizada em uma área remota da Bahia. Trinta e sete anos depois, um terrível incidente engole a pequena cidade, obrigando as autoridades a enviarem uma equipe de soldados para investigar o ocorrido.
Desde sua chegada à pacata cidade, David e Lívia deparam-se uma calma sepulcral; ninguém é encontrado nas ruas, nos becos ou nas casas. Na escolinha, os cadernos abertos datam o dia atual. No hotel, um barulho no andar superior denuncia a presença de alguém...
Tomados pela sensação de ameaça iminente, os soldados refugiam-se em uma antiga mansão, desconhecendo o verdadeiro horror que varreu a pequena Paraíso. Dentro daquelas paredes, oculto pelas trevas, o maior e mais escuro de todos os medos os espera.

?Citações

"Você pode simplesmente persistir naquilo que faz. Pode salvar vidas, prender criminosos, imitar o comandante.... Mas nada mudará o fato de tudo ficou para trás."

"A civilização humana não está acostumada e nem tampouco preparada para lidar com isso."

?Opinião

Eu estou completamente apaixonada e fascinada com essa história.
Eu ainda não li nenhum livro do H.P. Lovecraft, mas Enquanto eles não Vem é um livro inspirado em histórias clássicas de horror/terror.

Quando li o Prólogo, eu fiquei surtando meu Deus que história impecável, os fatos se concentram perfeitamente. É o melhor de tudo a história se passa aqui na Bahia, imagina minha felicidade ?
A ambientação da história é perfeita descrita de uma forma que prende o leitor até o último capítulo..

As ilustrações que contém no livro são lindas, é uma leitura que fluiu maravilhosamente bem e quando percebi já estava finalizando.
É uma história repleta de ação, suspense, trama e não tenho reclamações sobre essa história, o que eu preciso é da continuação?

A escrita do Robson é perfeita e ele já me influenciou a ler os livros do H.P. Lovecraft!
Recomendo muito?
Já leram Enquanto Eles Não Vem?
Gislaine 21/12/2021minha estante
Esse livro está na minha lista de "quero ler", a sinopse chamou muito a minha atenção.

Fenrir 15/12/2021

O melhor de suspense que li este ano!
Autor nacional fã de lovercraft e de resident evil tbm pelo visto! História com suspense e mistérios que parece até um jogo de PlayStation! Personagens cativantes e o cenário muito bem descrito . Recomendo
Robson 29/12/2021minha estante
Gratidão! A segunda edição dele entrou hoje na amazon, você pode atualizar no seu kindle e conferir algumas novidades, antes do lançamento do novo volume. Abraço! =)

vica 15/10/2021

a narrativa começa bem, mas a partir do momento que os protagonistas entram na mansão me parece que ela se perde um pouco. por mais que eu tentasse muito, não entra na minha cabeça que em um espaço tão curto de tempo e em meio àquele horror todo que os protagonistas estavam vivendo eles conseguiriam parar pra ler aquele tanto de coisa e, ainda, desvendar o mistério. e embora eu aprecie bastante o esforço do escritor em colocar ilustrações e adicionar as cartas e reportagens, isso só sobrecarrega o leitor de informação e atrapalha o ritmo de leitura.

além disso, a construção das personagens é rasa e não muito convincente. apesar das claras tentativas do autor, o aspecto psicológico das personagens não é bem explorado e, por isso, o desenvolvimento das personagens é praticamente inexistente, dando a impressão que a história não leva a lugar nenhum. inclusive, há diversos detalhes que são apresentados em certo momento da narrativa e simplesmente esquecidos depois.

há, ainda, diversos aspectos problemáticos que permeiam todo o enredo. primeiramente, toda a glorificação do militarismo e, especialmente, do imperialismo americano que é apenas... bizarro. fora isso, toda a idealização e da família mombach é, no mínimo, insensível. o modo como os interesses "arqueológicos" da família foram romantizados expõe uma visão completamente racista e colonialista. inclusive, falando de racismo, outra coisa que me incomodou bastante foi toda a caracterização do casal kalulu e kadica. os únicos personagens negros da história são retratados como exóticos e subserventes, sua função pro desenvolvimento da história não é muito clara e, por mais que seja dito que eles são de uma aldeia africana (me recuso a usar da palavra "tribo"), em nenhum momento é especificada sua nacionalidade ou etnia. mas como esperar diferente de um livro que começa com uma citação de lovecraft?

no geral, entretanto, não consegui desgostar totalmente do livro. embora a narrativa fique confusa a partir da segunda metade do livro e no final nada leve a lugar nenhum, ainda foi uma leitura divertida e intrigante e isso se deve muito ao estilo de escrita do autor, que se mostra fluida e muito competente na descrição de lugares, objetos e seres (por mais que deixe a desejar na descrição psicológica de suas personagens) e na narração de cenas de ação. o suspense consegue ser mantido de forma constante no decorrer da narrativa, e os elementos do horror são utilizados de forma excelente. ainda assim, não recomendaria pra ninguém.
Robson 17/10/2021minha estante
Olá, Vica. Tudo bem?

Sou o autor do livro. Assim como outros leitores não ficaram satisfeitos com algumas questões do livro, me desculpo por não ter atendido suas expectativas. Eu gostaria de me desculpar contigo também se parte do enredo ou do texto te incomodou com relação aos personagens. Nunca foi da minha intenção utilizar os personagens africanos de forma pejorativa, muito menos abranger o continente africano nesse sentido. A Lívia e o Calebe são negros, mas não foquei muito na parte física deles. Não sei qual foi a edição que você leu também, mas lançamos uma nova edição na Amazon e em breve atualizaremos a edição física também.
A família Mombach é do tipo fanática, conforme aponta a biografia não autorizada, e obcecada pelo oculto. A minha intenção era fazer com que a família fosse a grande vilã por trás da primeira camada do enredo.
Os membros dela (como Jeremy, Nora, Clayton e Daniel) eram/são seres desprezíveis, e sem nenhum escrúpulo, mas não foi intencional passar um teor racista. A parte onde é citada a "história dos Mombach" é inclusive feita sob a visão de um personagem misterioso, justamente para dar essa conotação de que alguém próximo da família está narrando aqueles casos (que também não sabemos se são verdadeiros).
Colocar a África como pano de fundo, inclusive, foi uma referência a Rose Red, série escrita pelo Stephen King (há uma postagem completa no meu blog onde cito as referências). Enfim, prestarei atenção nesse detalhes, e farei de tudo para melhorar. Mais uma vez, desculpas por ter causado esse desconforto em você.

Deixarei o link da postagem em meu blog, se você quiser acessar qualquer hora: http://robson-gundim.blogspot.com/2019/12/enquanto-eles-nao-vem-referencias.html

Nayonara 21/09/2021

Não sei bem o que sentir sobre esse livro, foi tudo doido demais, algumas coisas sem muito sentido, mas adorei o empenho do autor colocando as manchetes de jornais, ilustrações dos quadros etc

Moriah 01/09/2021

Uma história horripilante bem construída
É o segundo livro que leio nesse gênero e nacional. Assim como o primeiro, eu gostei demais desse! Eu ficava aflita e ansiosa junto com os personagens. E ler a noite dá uma intensificada no terror kkkk

Gostei demais! A nossa literatura nacional é rica demais!

Danilo 24/08/2021

Leia um livro pela capa!
Com uma clara inspiração em Resident Evil, Robson Gudim nos guia por um povoado hostil no interior do Brasil até as profundezas de uma mansão tomada por monstros e mistérios. A ambientação que o autor consegue criar é tensa e atmosférica e vai se tornando cada vez mais claustrofóbica. Estamos em um beco sem saída, cercados por criaturas que escaparam de um pesadelo e a luz está ficando cada vez mais fraca.

Porém é preciso dizer: onde o autor acerta em seu cenário, ele peca em muito nos personagens genéricos que o povoam. Aqui vale a máxima narrativa "MOSTRE AO INVÉS DE CONTAR" em que Robson Gudim parece deixar completamente de lado. Não acompanhamos o quando o personagem principal é incrível, somos simplesmente lembrados disso de maneira constante através de diálogos ou pensamentos. Numa tentativa de se aprofundar em seu psicológico, vemos logo no início que a imagem de sua esposa o assombra no espelho para ser COMPLETAMENTE esquecida no resto da história. Ao invés de criar personalidades tão perfeitas, isso poderia ter sido usado na construção de um herói angustiado, assediado pelas memórias de ter falhado com sua mulher e poder falhar novamente imerso naquele pesadelo.

Os personagens aqui simplesmente servem para te levar pela história que o autor quer contar.

E a escolha de como ele faz isso também é duvidosa. Numa mídia digital onde o jogador pode escolher como manusear seu tempo e sua urgência, parar para ler diários e notinhas é uma coisa. Porém o uso constante desse artificio no livro interrompe a tensão e a própria verossimilhança da narrativa, além de muitas vezes confundir o leitor trazendo um excesso de informações. Cada vez que os personagens paravam para ler alguma coisa eu parava também o livro por um tempo. E aqui o autor ainda perde a oportunidade de mostrar mais suas qualidades: a cidade, os monstros, o survival horror. A ponto de deixar muitas pontas que poderiam ter sido exploradas em aberto como os soldados desaparecidos ou a criatura gigante que ataca a dupla de protagonistas na delegacia.

É muito bom ver esse tipo de história nacional, que se passa em território nacional, ganhando cada vez mais força. Destaque também para a capa, esse design incrível foi o que me apresentou ao livro.
Robson 29/12/2021minha estante
Obrigado por dedicar parte do seu tempo com o livro. Uma pena não ter atendido todas as suas expectativas, e como mencionei a outro leitor, para mim é muito importante ler as críticas construtivas e com toda certeza dar o meu melhor para melhorar. Neste segundo semestre de 2021, eu e a editora revisitamos o livro e a nova edição já está chegando neste mês na Amazon. Se você tiver mesmo a edição antiga, você consegue atualizar para a nova, gratuitamente. Mais uma vez obrigado! Grande abraço!

marcadeods 01/08/2021

Um terror que me surpreendeu demais
Um livro que mistura fantasia, terror, suspense policial e ainda é ambientado no Brasil, esse livro consegue entregar um pacote completo!

A história vai falar do policial David que recebe uma missão diferente do esperado: investigar um caso de sumiço e ataque em uma cidade chamada Paraíso Florestal, distante de boa parte da população do Rio de Janeiro. Ao ser designado a missão com a Lívia e perder de vista seu chefe e demais companheiros, começa a aventura da dupla: entrar em uma cidade onde de nada se sabe e ,aparentemente, não se encontra mais ninguém.

Um livro curto mas que te trás diversas reviravoltas e uma história muito bem feita!!! A ambientação desde livro é digna de deixar o leitor imerso nos locais e a narrativa arrepia e prende até a última página do livro! Os personagens são tão bem feitos que as ações e falas fluem muito naturalmente, e você cria apego e esperança por eles.

Trás um terror diferente do que eu esperava, o plot, apesar de ter sido "entregue" na segunda metade do livro (o que fez a "grande revelação" nos últimos capítulos não ser tão chocante) é muito legal e bem planejado, não deixando nenhuma ponta solta e me trazendo um estilo Love Craft que tanto falam.

Me prendeu e agora quero ler "Arquivos Mortos" e saber o que acontecerá agora com o policial e sua parceira ao depararem com descobertas e uma situação catastrófica ao final do primeiro livro.

Victória 16/07/2021

gente???
Eu gostei demais da leitura, da ambientação, da escrita do autor e da história. Infelizmente senti que deu uma decaída nas últimas páginas, mas foi incrível o quanto eu conseguia sentir a agonia dos personagens vivenciando aqueles horrores em Paraíso Florestal, a escrita foi impecável na descrição desse tipo de cena (que houveram muitas), foi intenso e muito interessante de ler.
Curti demais esse livro, mas o final foi meio confuso, aliás, o universo é meio confuso. Ainda tem umas pontas soltas, umas coisas que não foram explicadas, e outras meio complexas de digerir. Sei que tem uma continuação, que inclusive pretendo ler, e que pode ser que seja melhor explicado. No geral, curti bastante!
Robson 29/12/2021minha estante
Muito obrigado Victória por ter lido e por dividir suas impressões. Todos os comentários são importantes para a evolução da gente que ama ler e escrever =) Neste segundo semestre de 2021, eu e a editora revisitamos o livro e a nova edição já está chegando neste mês na Amazon. Se você tiver mesmo a edição antiga, você consegue atualizar para a nova, gratuitamente. Tem algumas novidades nela! Mais uma vez obrigado por ter lido! Grande abraço!

Kemi 11/07/2021

Um livro bom de um autor promissor
A sinopse do livro e a premissa me chamaram muito a atenção por se tratar de uma história envolvendo coisas estranhas acontecendo em uma cidadezinha remota e com um passado misterioso.

A Cops é uma corporação de militares de elite treinados para as situações mais inusitadas possíveis, assim a situação em Paraíso Florestal é uma missão atribuída a eles.

Os personagens mais centrais da missão são David que foi um dos primeiros recrutados do cops e Lívia que entra na cops especialmente para essa missão específica de investigar o desaparecimento de outros dois militares do cops que haviam sido en[*****]s para esse mesmo local.

Como o livro é contado todo praticamente dá perspectiva dos dois, eu esperava mais desenvolvimento dos personagens em si. Fiquei com uma impressão um pouco raza deles. O ritmo também é mais lento no começo, só consegui engatar no ritmo depois da página 100. O plot dos Mombach também achei que poderia ter sido explorado um pouco melhor, sendo introduzido um pouco antes no desenvolvimento.
A resolução é interessante, mas senti falta de alguns personagens que senti que foram esquecidos sem um final claro.

Para quem gosta de livros nesse estilo e com tendências mais ao horror e ficção científica, é um bom livro. A história é bem interessante e com elementos que vão instigando a leitura e algumas coisas que são colocadas no começo fazem mais sentido no decorrer do livro. Não foi um favorito, mas quero ler o livro anexo desse para saber mais sobre o universo.
Robson 29/12/2021minha estante
Gratidão por ter lido e por trazer sua opinião. Para mim é muito importante ler as críticas construtivas e com toda certeza no próximo volume tentarei melhorar. A nova edição já está chegando neste mês na Amazon. Grande abraço!

Klinef 19/06/2021

Gostei bastante da história, fiquei meio perdida em algumas partes mas da pra relevar, pra mim foi uma leitura rápida e gostei mesmo.
Robson 29/12/2021minha estante
Gratidão! Houve uma revisitação ao livro e a nova edição já está chegando neste mês na Amazon, com nova revisão e algumas adições no texto e ilustrações. Se você tiver a edição antiga, você consegue atualizar para a nova, gratuitamente. Mais uma vez obrigado! Grande abraço!